semana acadêmica de jornalismo ufrrj - comunicar 2015

Post on 16-Feb-2017

406 Views

Category:

Sports

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Semana Acadêmica de Jornalismo UFRRJComunicar 2015Cristina DissatACERJ / Fim de Jogo

Primeira filaBlogueiras de moda

Nem sempre na primeira fila

... Brincadeira, ok? Mas...

Blogueiras de futebol

O fato de a NYFW banir blogueiros de moda da primeira fila causou revolta na internet. Muitos não entendiam e achavam até falta de respeito com os seus trabalhos.

Mas, em tempos de globalização e do crescente acesso de toda a população a internet, qualquer pessoa pode fazer um blog e se julgar no direito de sentar na primeira fila. Resta aos profissionais que organizam os eventos de grande porte, fazerem a filtragem de quais blogs realmente entendem do assunto e o levam como trabalho sério.

www.profissaomoda.com.br

Vídeo Depoimento – Gabriela Moreira – ESPNhttps://www.youtube.com/watch?v=3V54HyAjJLE

Tainá Oliveira – Repórter do Blog Fim de Jogo

"Um dos primeiros comentários que ouvi quando disse que trabalharia com Jornalismo Esportivo foi o típico "mas você é mulher e não entende nada de futebol". Três anos se passaram desde que entrei para a Equipe do Fim de Jogo, e ainda me deparo com perguntas como: "mas você entende de futebol mesmo?".

Não vou generalizar, também têm aqueles que apoiam, puxam conversas inteligentes e sempre querem aprender mais contigo, mas o preconceito ainda está longe de ser nulo. Você está sujeita a piadinhas, olhares maldosos, e uma cobrança maior do que o normal. Se você cometer um pequeno erro que seja a justificativa não será diferente: "é porque é mulher". Se você der algum tipo de opinião que desagrade algum torcedor corre o grande risco de ouvir xingamentos baixos e inimagináveis.Toda profissão tem seu risco, o nosso é esse. Mas nem por isso me sinto intimidada, muito pelo contrário, quanto mais piadas e comentários maldosos eu ouço, maior a vontade de executar bem a minha profissão e lutar para que essa etapa seja vencida."   

Donas da Bola

Priscila UlbrichDonas da Bola

Vivenciei algo que me encheu os olhos. Depois de mais de 3 horas conversando com o Zico, na sede do CFZ, ele me acompanhou até a porta para se despedir (eu e outras jornalistas do Donas da Bola). Lá, “profissionais” de uma grande emissora esperavam por ele. Zico fez as apresentações, mas, quando nos afastávamos, um deles me dirigiu a seguinte pergunta:

- “Mas me diz uma coisa. o que vocês perguntaram ao Zico: que perfume ele usa, a marca da roupa que ele veste?”

O ódio subiu e a vontade de dar uma respostona bem dada, também. Mas antes mesmo que eu respondesse, eu ouvi:- “Rapaz, elas entendem mesmo de futebol. E muito! Se eu fosse você não perdia tempo e dava uma olhada no donasdabola.com.br”.

Ahhhhhhh! Fomos “defendidas” pelo próprio ZICO

Donas da Bola

Equipe do Blog Fim de Jogo sempre teve com homens e mulheres. Atualmente são três mulheres.

Elise Duque – Batom Futebol Clube

Vídeo depoimento

https://www.youtube.com/watch?v=ROhcR9KwZuk

Atualmente estagiária de jornalismo na ACERJ

Na ACERJ Números de 2014 - 2015

No período foram 167 novos associados, sendo 27 mulheres.

- Não existem dados finalizados de todos os associados – cerca de mil. Caso a projeção seja seguida – teríamos cerca de 16% de mulheres entre os credenciados.

Copa Maracanã ACERJ 2014 – preliminar feminina.

Priscila Ulbrich  Mulher que quer trabalhar com futebol tem

que matar um leão por dia.  O preconceito é grande. Não se iludam achando que o mundo está evoluído e o pensamento humano também. Não está.  Não queremos ser feministas ou machistas. Queremos estar juntas a todos aqueles que amam esse universo. Queremos compartilhar e vivenciar o que há de melhor   

Você não precisa deixar de curtir certas coisas.... Porque trabalha com futebol

Obrigada, Contatos:Cristina Dissatdissat@dcpress.com.brcontato@fimdejogo.com.brwww.fimdejogo.com.brwww.acerj.com.brwww.slideshare.net/cristinadissat@fimdejogo

top related