guia do calouro caco ufrrj

16
1 junho de 2013 - UFRRJ Guia do calouro de jornalismo junho de 2013 - UFRRJ

Upload: caco-ufrrj

Post on 08-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Este é um guia do calouro criado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACO) da UFRRJ em junho de 2013. Apesar de se destinar aos calouros dessa época, tem dicas importantes para calouros em geral da UFRRJ e calouros de Jornalismo de qualquer universidade. Façam bom proveito e compartilhem. :)

TRANSCRIPT

Page 1: Guia do calouro CACO UFRRJ

1

junho de 2013 - UFRRJ Guia do calouro de jornalismojunho de 2013 - UFRRJ

Page 2: Guia do calouro CACO UFRRJ

2

{ bem-vindosMais um período pela fren-

te! No caso dos calouros, o pri-meiro. 2013-1 chegou depois dos intermináveis semestres de 2012, e o curso de Jornalismo receberá mais uma turma. Esse guia, fei-to pelo CACO, é destinado para todos os calouros. Nele, você encontrará a nossa programação da Semana de Integração e dicas sobre a vida universitária na Uni-versidade mais bonita do Brasil. A Rural é incrível. Vocês não podem deixar de assistir o pôr do sol no Lago Açu, de papear na escada depois de “bandejar” e de ir às festas. São tantas coisas para listar... Mas o mais importante é descobrir como é o seu jeito de viver a Rural, procurar quais vão ser seus lugares preferidos e os motivos para eles entrarem na lis-ta. Aos que vieram de outros esta-dos, a Rural garante acolhimento. Afinal, muitos vieram de longe. A saudade de casa é presente, mas a de voltar para Seropédica quando as férias já deram o que tinha que dar também é.

Queridos, mantenham a cal-ma, aproveitem tudo e se apai-xonem pelo jornalismo. Fiquem atentos: ele é viciante.

Manual do calouro de jornalismo

junho de [email protected]

Publicação especial do Centro Aca-dêmico de Comunicação (Caco) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Revisão: Victor Ohana

Diagramação:Samara Costa e Victor Sena

Integrantes do CACO (2013/2014) Chapa Conexão

3º períodoGabrielli ThomazJenniffer FerreiraLigia MiguelMariana RibeiroVictor Ohana

5º períodoSamara CostaVictor Sena

7º períodoAlerrandre BarrosCarolina Vaz Pollyana Lopes

Page 3: Guia do calouro CACO UFRRJ

3

O Centro Acadêmico, é um grupo de alunos, regido por um estatuto, que representa os interesses dos estudantes de um determinado curso. Nosso papel é promover eventos voltados para os alunos dentro da Rural. Além disso, incentivamos a organização de excursões a eventos externos, levamos aos professores as deman-

das dos estudantes e, como consequência, as respostas, dentre outras funções de caráter coletivo, preferen-cialmente. Para entrar em contato com o CACO, basta procurar um de nós ou en-viar um e-mail para caco [email protected]. Também estamos no Face-book na página: facebook.com/caco.ufrrj.7

{ o que é o Centro Acadêmico?

Foto

: Vic

tor S

ena

Page 4: Guia do calouro CACO UFRRJ

{ vamos nos integrar?Nós preparamos algumas atividades para vocês, independentes das preparadas pela turma de veteranos, o 5º período. São momentos de integração, e o objeti-vo é nos conhecermos melhor e debatermos assuntos de jornalismo (ou não!). Qualquer aluno do curso pode (deve) participar. :)

05 de junho, quarta-feira, tudo no Salão Azul (3º andar do P1): 17h30 Roda de ideias Vamos, em grupo, debater, trocar impressões, e descobrir sensações a partir de textos e imagens.

19h Esquete de teatro do grupo Casa do OutrosLucas Gomes, estudante do 3º período do curso, é um dos atores.

19h30 Apresentação do curso aos novos alunos Essa atividade é uma apresentação oficial dos professores aos calouros, com a participação do Centro Acadêmico.

06 de junho, quinta-feira: 14h30 Gincana surpresa para os calouros - Pátio do ICHS

07 de junho, sexta-feira: 15h Cine Caco - Salão Azul (3º andar do P1)Como de costume, sexta-feira é dia de Cine CACO, o nosso cineclube! O filme desta sexta-feira será “O Show de Truman”, de Peter Weir. Truman (Jim Car-rey) é um vendedor de seguros que, aparentemente, vive uma vida normal, sem grandes surpresas. Porém, alguns comportamentos estranhos, de algumas pes-soas, levantam suspeitas, e ele acaba descobrindo o que está por trás. Visibil-idade, fama e “show do eu” são temas que rodeiam esse filme, e que iremos debater logo após!

17h30 Palestra de Correspondência InternacionalSerão dois palestrantes: Marília Martins, ex-correspondente internacional do Jornal O GLOBO e professora da Puc-Rio , e Francho Baron, correspondente do jornal espanhol El País no Rio de Janeiro. 4

Page 5: Guia do calouro CACO UFRRJ

{ vamos nos integrar? { calendário acadêmico

JUNHO

3/6 - Início do primeiro período letivo de 2013.27/6 - Término do prazo para renova-ção do trancamento de matrícula na UFRRJ no ‘Quiosque dos Alunos’.

AGOSTO

28/8 - Prazo final para trancamento de matrícula no curso de graduação no 1º período de 2013; data final para solicitação de prorrogação do prazo do curso e reintegração ao curso de graduação para ex-alunos.

JULHO

2/7 - Prazo final para cancelar a matrí-cula em uma ou mais disciplinas; data final para solicitação demovimentação interna (mudança de campus, turno e modalidade – presencial ou a distância )

SETEMBRO

7/9 - Feriado (Dia da Independência).23 a 27/9 - Provas optativas.24/9 a 2/10 - Prazo para lançamento das notas finais no Sistema Acadêmico res-ponsáveis pelos professore das discipli-nas oferecidas.

5

Page 6: Guia do calouro CACO UFRRJ

{ grupos organizadosA UFRRJ é conhecida pela sua diversidade e pluralidade. Por ter estudantes de inúmeras regiões do país e consequentemente culturas distintas, criou-se o costume de formar grupos de interesse. Além de promover atividades durante o ano letivo, os grupos con-tribuem para uma formação mais abrangente, humana e consciente do aluno. Aqui, na Rural, você encontra grupos regionais, religiosos, esportivos e interdisciplinares. Veja abaixo alguns deles.

Grupo Pontes

O grupo tem como tema central a diver-sidade sexual e faz um continuo debate sobre questões de gênero e as opressões. Para promover a ideia, o Grupo Pontes realiza eventos anualmente.

Núcleo Universitário Negro (NUN)

O Num promove o debate e atua na pre-servação da memória e identidade do povo negro. O grupo também realiza eventos ao longo do ano para debater questões raciais e sociais.

QUESTÕES DE GENÊRO, SEXUALIDADE E COR

Ano passado o grupo realizou na Rural o X ENUDS, o maior encon-tro acadêmico do país so-bre diversidade sexual

6

Page 7: Guia do calouro CACO UFRRJ

QUESTÕES DE GENÊRO, SEXUALIDADE E COR

7

Katumbaia

O Katumbaia é um grupo de estudo e ativismo em direitos aos ani-mais da UFRRJ, Seropédica e todo o Rio de Janeiro. Durante os econtros os membros discutem filosofia vegan, direito dos animais, ética, especismo, saúde, e questões alimentares.

DEFESA DOS ANIMAIS õ

- Associação Erva Doce- Grupo de Teatro “Os Filhos da Arte”- Centro Cultural Senzala de Capoeira- Grupo de Capoeira Angolinha- Grupos Capixaba- Grupo Paulista- Seleções Universitárias

RELIGIOSOS OUTROS

- Aliança Bíblica Universitária- Capelania- Célula- Pastoral Universitária- Núcleo Espirita Universitário da - Universidade Rural (NEU-RURAL)-Grupo de Oração Universitário

A +

O trote na UFRRJ é terminantemente proibido.Deliberação n° 9, de 1/02/12 do Conselho Universitário

Integração sim, trote vexatório não!

Page 8: Guia do calouro CACO UFRRJ

{ mídias da Rural

No Blog da Graduação (blogdagradu-acao.blogspot.com), há textos de gente de todos os períodos de Jornalismo da Rural! Muitos já foram estagiários lá, na Pró-Reitoria de Graduação.

O ICHS em Foco (ichsemfoco.blogs-pot.com), blog de notícias do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, existe desde 2010, quando só havia a primeira turma (hoje, 7º período). É um projeto mantido pela professora Ivana Barreto.

Há também a Agência de Notícias (agenotic.wordpress.com), que foca no jornalismo como ferramenta para divulgação da ciência. O projeto é da professora Alessandra Carvalho.

No Facebook, a página Por Dentro da Rural te ajuda a se programar para os eventos que irão acontecer na Univer-sidade. É uma agenda do que está ro-lando, “a um curtir” de distância.

8

Você também encontra materiais de alunos do curso no Radiotube (radio-tube.org.br) e no Issuu (issuu.com), mas não tem uma maneira muito fácil de encontrar. Você pode tentar, no radiotube, pelos nomes de alunos do 7º período, e no Issuu por palavras como “seropédica” e “UFRRJ”.+

Page 9: Guia do calouro CACO UFRRJ

9

{ mídias da Rural

Page 10: Guia do calouro CACO UFRRJ

10

Page 11: Guia do calouro CACO UFRRJ

CH

EG

AR

À A

UL

APa

ra c

hega

r do

cen

tro d

e Se

ropé

dica

km

49

à R

ural

, voc

ê pr

ecis

a es

tar

em a

lgum

po

nto

de ô

nibu

s a

parti

r da

Far

mác

ia

Uni

vers

itária

, sen

tido

Rur

al, e

peg

ar u

ma

vanz

inha

bra

nca

por R

$ 1,

50. E

la p

ode

te

deix

ar n

o In

stitu

to d

e Ve

terin

ária

(18)

, ou

no P

1 (1

), ou

no

ICH

S (6

). M

ON

EY

!N

o km

49,

ali

na ro

dovi

a, p

erto

dos

mer

-ca

dos,

os b

anco

s Ita

ú e

Bra

desc

o, e

, de

ntro

da

univ

ersi

dade

, vo

cê e

ncon

tra o

B

anco

do

Bra

sil n

o P1

(1),

e o

Sant

ande

r no

PQ

’ (4)

, um

pré

dio

verm

elho

e fe

io.

FOM

E?

Não

, vo

cê n

ão p

reci

sa a

lmoç

ar m

iojo

e

jant

ar x

-bur

guer

pod

rão.

Voc

ê po

de t

o-m

ar c

afé

da m

anhã

, al

moç

ar e

jan

tar

no

Res

taur

ante

Uni

vers

itário

Ban

dejã

o! F

ica

entre

os

pont

os 5

e 7

, no

map

a. P

ara

isso

, vo

cê p

reci

sa c

ompr

ar tí

quet

e. C

ada

carte

-la

com

nov

e tíq

uete

s de

ref

eiçã

o (a

lmoç

o ou

jant

ar) c

usta

R$

13,0

5. Já

a c

arte

la p

ara

café

da

man

hã c

om n

ove

tíque

tes,

cust

a R

$ 6,

30. P

ara

com

prá-

las

você

dev

e ir

à sa

la

35 d

o P1

. Não

se

esqu

eça:

ela

fica

abe

rta

som

ente

até

as

15h!

Pel

o m

enos

um

a ve

z

na se

man

a vo

cê te

m q

ue c

hega

r mai

s ced

o na

Rur

al, o

u pe

dir p

ara

um a

mig

o co

mpr

ar

para

voc

ê. M

as n

ão é

o tíq

uete

que

te

gara

nte

o al

moç

o: v

ocê

prec

isa

ter

carte

i-rin

ha d

a un

iver

sida

de. S

e vo

cê a

inda

não

te

m, a

nde

sem

pre

com

sua

gra

de d

e ho

rá-

rios,

que

tenh

a o

seu

nom

e, e

sua

car

teira

de

iden

tidad

e pa

ra e

ntra

r no

Ban

dex.

WI-

FISi

m, a

Rur

al T

EM in

tern

et w

i-fi e

m a

lgun

s lu

gare

s! N

o P1

, na

bibl

iote

ca (2

) e n

a sa

la

de e

stud

os (

7),

por

exem

plo.

Mas

, pa

ra

aces

sar,

você

pre

cisa

ter u

m e

-mai

l e se

nha

da R

ural

. Is

so v

ocê

faz

na C

OIN

FO,

na

sala

26

do P

1, d

as 0

8h à

s 17h

.

DE

PR

A C

ÁVo

cê já

dev

e te

r ouv

ido

fala

r que

a R

ural

é

o m

aior

cam

pus d

o pa

ís. N

ão é

ver

dade

. El

e é

o se

gund

o m

aior

cam

pus.

Mes

mo

assi

m, é

mui

to g

rand

e! M

uito

s al

unos

de

outro

s cu

rsos

sof

rem

mai

s co

m i

sso

do

que

nós,

tend

o qu

e at

rave

ssar

a U

nive

rsi-

dade

dia

riam

ente

! O

s prin

cipa

is lo

cais

que

voc

ê va

i fre

quen

-ta

r, al

ém d

o B

ande

jão,

são

: P1

(pon

to 1

), In

stitu

to d

e C

iênc

ias

Hum

anas

e S

ocia

is

(IC

HS,

pon

to 6

), Pa

vilh

ão d

e Aul

as T

eóri-

cas (

PAT,

pon

to 2

1) e

Inst

ituto

de

Zoot

ec-

nia

(IZ,

pon

to 1

2).

Para

iss

o, e

xist

em o

s ôn

ibus

, qu

e ca

ri-nh

osam

ente

cha

mam

os d

e Fa

ntas

min

has,

porq

ue n

em s

empr

e ap

arec

em...

. mas

não

cu

sta

nada

dec

orar

alg

uns h

orár

ios e

traj

e-to

s olh

ando

na

tabe

la.

PS: S

e vo

cê e

stá

ness

e m

eio

de “

de lá

pra

” e

não

tem

o q

ue f

azer

, pod

e da

r um

a pa

ssad

inha

lá n

a Sa

la d

e C

ultu

ra (e

ntre

os

pont

os 5

e 7

do

map

a, n

a en

trada

dos

alo

ja-

men

tos m

ascu

linos

).A

Sal

a de

Cul

tura

é u

m e

spaç

o de

leitu

ra,

conv

ívio

e la

zer.

É ad

min

istra

da p

or e

stu-

dant

es c

om o

apo

io d

a Pr

ó-re

itoria

de

As-

sunt

os E

stud

antis

e d

a Pr

ó-re

itoria

de

Gra

-du

ação

. Seu

obj

etiv

o é

estim

ular

o c

onta

to

dos

estu

dant

es c

om j

orna

is e

rev

ista

s de

di

vers

os t

ipos

, pe

nsan

do n

a fo

rmaç

ão d

e um

cid

adão

refle

xivo

e c

rític

o. A

lém

dis

so,

o Es

paço

real

iza o

ficin

as, c

inec

lube

s, ro

das

de le

itura

, exp

osiç

ões e

out

ros e

vent

os c

ul-

tura

is. O

hor

ário

de

func

iona

men

to é

de

8h

às 2

2h, t

odos

os d

ias.

{ rur

al: e

ago

ra?

Page 12: Guia do calouro CACO UFRRJ

12

{ e o jornalismo?

Page 13: Guia do calouro CACO UFRRJ

13

Chega de Wikipedia

Agora você é um estudante de jornalismo, vai fazer reportagens de verdade (espera-se!), e chega de ficar procurando tudo online.Mas até online você tem que saber onde procurar: re-vistas, jornais, sites de pesquisas como IBGE, sites de ONGs, Diário Oficial, secretarias, prefeituras e ministérios.

Como entrevistar?

Primeiro: bloquinho e papel na mão. As perguntas já estão anotadas. O principal para deixar a timidez de lado e abordar alguém para dar entrevista é ter claro o seu objetivo, o que você pre-cisa saber. Então você aborda, pergunta se está tudo bem, se apresenta, explica que é estudante de jornalismo, e per-gunta se poderia fazer algumas per-guntas sobre... (a palestra? o que está achando do jogo? o que está achando do show? gostou da organização?).

Se a pessoa topar, você procure sa-ber o nome e sobrenome, idade, profissão (ou curso, e de qual período) e depois co-mece a entrevista. Não se esqueça de es-crever o nome corretamente (Luiza pode ser com Z ou com S), e preste atenção às respostas, porque podem levar a outras questões. No final, agradeça e sorria.

Como fotografar?

Em eventos com várias pessoas (é o que mais cobrimos nos primeiros perío-dos: palestras), é interessante tirar em que elas apareçam. É fundamental também, claro, registrar imagens dos palestrantes (e saber os nomes deles, para a legenda!) e dos espectadores que fazem perguntas.

Se você for tirar foto de um grupo e não conseguir enquadrar todo mundo, cuidado para não cortar a testa e nem o braço de ninguém (é melhor descartar a pessoa inteira do que ficar só metade).

Page 14: Guia do calouro CACO UFRRJ

14

Nós, do Centro Acadêmico de Co-municação, esperamos que todos tenham gostado do guia. Sejam bem-vindos à Rural e ao curso de Jornalismo, que está de braços aber-tos para vocês. Um ótimo início de período! A gente se encontra por aí.

Page 15: Guia do calouro CACO UFRRJ

15

Foto

: Vic

tor S

ena

Page 16: Guia do calouro CACO UFRRJ

16