sar sof joa_cata_moda_vestuario

Post on 27-May-2015

1.187 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Vestuário para banhosAcessóriosMaquilhagemRoupa de mulherRoupa de homemCabelos e perucasTrajes do povo

As senhoras usavam, na praia, calção escuro, de castorina (pano de lã macio e lustroso), vestido de mangas compridas com folhos, fechado no pescoço, e sapatos de lona.

Protegiam o cabelo comtouca de oleado e quandosaíam do banho agasalhavam-se com uma capa comprida.

Os homens usavam fatos de malha com riscas horizontais brancas e pretas. Esses fatos iam até aos joelhos e tinham meia manga.

No princípio do século XX, os fatos de banho, de pano, tapavam o corpo quase por completo e as mulheres usavam também toucas de folhos para proteger o cabelo. Assim, entrar na água significava ficar ensopado.

As mulheres usavam nos cabelos jóias e laços, assim como nos vestidos. Em dias de festa prendiam nos corpetes uma jóia em forma de laço a que chamavam laça.

Também usavam muito os leques. Hoje são usados quando está muito calor, mas na altura eram sinal de luxo e elegância.

Os homens usavam para grande surpresa sapatos de salto alto atados com laços ou com fivelas (que às vezes, eram de prata ou ouro), e punham maquilhagem e cabelo postiço. Ao pescoço usavam sempre um jabot, que na actualidade é equivalente à gravata.

Na cabeça a moda era um chapéu muito engraçado em forma de triângulo, a que se chamava Tricórnio.

Quando iam para festas, tanto homens como mulheres, usavam mascarilhas.

A moda exigia que os rostos fossem pálidos, por isso colocavam um creme gorduroso e por cima aplicavam um pó branco feito de grãos de arroz. As bochechas e os lábios eram coloridos com um creme carmim, uma cor parecida com o vermelho.

Nessa época também era comum as mulheres terem sinais junto aos lábios, por isso colocavam uns falsos, feitos com pedacinhos de tecido chamado tafetá.

As mulheres usavam vestidos de seda muito apertados na cintura, com grandes decotes e muitos, muitos laços por todo o lado, nos vestidos, no cabelo e nos sapatos.

Também usavam uma roupa interior chamada espartilho para ficarem com uma cintura ainda mais fina, embora nessa altura as mulheres gostassem de ser robustas, ou seja, não tão magras como agora, no século XXI.

Na parte inferior usavam as anquinhas, que eram uma armação muito larga para dar volume às ancas por baixo dos vestidos.

Os homens vestiam meias de seda e usavam calções justos pelo joelho. Usavam camisa branca com rendas e folhos nos punhos, colete apertado e casaca.

Os homens usavam perucas, ricos ou pobres. No entanto, foram os mais ricos que começaram a usá-las e a diferença entre as várias classes sociais percebia-se pelo tamanho e forma da peruca. As perucas eram feitas a partir de cabelo humano, crina de cavalo ou bode e até mesmo de fibras vegetais.

Existiam perucas para várias ocasiões.

Ao contrário das outras pessoas o povo usava roupas simples e sem luxo…

Livro “ Era uma vez…Histórias do tempo do Marquês”

Internet: www.centenariorepublica.pt/escolas/curiosidade-vida-epoca/banhos-de-mar

Google imagens Fotografias tiradas na “Festa da Criança” em

Oeiras

• Catarina Gomes, nº 3• Joana Almeida, nº 13• Sara Ferreira, nº 23• Sofia Santos, nº 25

5º H / EB2,3 Conde de OeirasÁrea de Projecto – 2009/2010Professoras: Natércia Barbosa e Carla

Fernandes

top related