radiaçao ionizante

Post on 10-Jul-2015

334 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM

EFEITOS DA RADIAÇÃO

IONIZANTE

Radiação ionizante: Radiações cuja energia ésuficiente para arrancar elétrons de seus orbitaisatômicos, pois essa energia é maior do que a deligação dos elétrons com seu núcleo.

.

As radiações ionizantes existem no Planeta Terra desde a suaorigem, sendo portanto um fenômeno natural. No início, astaxas de exposição a estas radiações eram certamenteincompatíveis com a vida.

A irradiação costuma atingir moléculas biológicas abase de átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono enitrogênio por isso os seres vivos sãoConstantemente atingidos já que essa é suaconstituição básica.

Alfa: Essa radiação possui carga positiva, é constituída por 2prótons e 2 nêutrons, a barreira que não permite sua penetração éa folha de papel alumínio.

Beta: A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso seassemelha aos elétrons.

Gama: A Radiação gama não é muito energética, mas éextremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano,é detida somente por uma parede grossa de concreto ou poralgum tipo de metal.

Raio X: É um tipo de radiação eletromagnética penetrante e invisível ao olho humano, com comprimento de onda menor que o da luz visível.

Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular detodas as enzimas da células, o DNA passa a ser a molécula chave noprocesso de estabelecimento de danos biológicos. Ao sofrer açãodireta das radiações (ionização) ou indireta (através do ataque deradicais livres) a molécula de DNA expõe basicamente dois tipos de

danos: mutações gênicas eQuebras da molécula.

Quebras da molécula: resultam na perda da integridadefísica do material genético (quebra da molécula);

Mutações gênicas: correspondem a alteraçõesintroduzidas na molécula de DNA que resultam naperda ou na transformação de informaçõescodificadas na forma de genes;

A introdução de mutações no genoma de umacélula é considerada indispensável para a induçãode um câncer por ação das radiações. No entanto,mutações radioinduzidas não evoluemobrigatoriamente para câncer.

Nem todas as radiações a que somos expostos vão

causam danos ao DNA que possam evoluir para um

agravo biológico.

Conseguimos lidar naturalmente lidar com certas

quantidades de radiação.

Síndromes de irradiação aguda correspondem a um conjuntode manifestações clínicas apresentadas por indivíduossubmetidos a exposições envolvendo altas taxas de dose,altas doses e exposição de área importante do corpo (corpointeiro).

Síndrome Prodrômica Período de Latência

As consequências da irradiação destas linhagensvariam conforme o sexo do indivíduo irradiado, o quereflete a diferença existente entre a produção deóvulos e a produção de espermatozoides.

Na mulher, a fase de intensa proliferação das células germinativas femininas (ainda na fase fetal) é a mais vulnerável à ação das radiações.

No homem, a produção de espermatozóides é umprocesso extremamente vulnerável à ação dasradiações por envolver uma linhagem celular emconstante estado de proliferação. Em todas asetapas do processo células podem morrer.

O feto apresenta uma intensa proliferaçãocelular,portanto, o feto é extremamentevulnerável à ação das radiações ionizantes.

Efeitos da Radiação - Chernobyl - Bebezinho nascido de pais expostos à radiação em 1986, na Ucrânia

conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.

Sócrates

OBRIGADO

top related