radiação ionizante

45

Upload: janielson-limah

Post on 19-Dec-2014

1.961 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Radiação ionizante

TRANSCRIPT

Page 1: Radiação ionizante
Page 2: Radiação ionizante

RADIAÇÃO IONIZANTE

Flávio, Janielson, Junior, Larissa, Renata

Page 3: Radiação ionizante

Sumário:

ObjetivoRadiaçõesRadiações ionizantesComo Funciona a radiação alfa, beta e gamaRaio-x

Saúde – TerapiaRadioterapiaOs IrradiadoresBraquiterapia

RADIOGRAFIATOMOGRAFIAMAMOGRAFIA

Aplicações Industriais das Radiações Ionizantes

AGRICULTURA E PESQUISA BIOLÓGICA

Page 4: Radiação ionizante

OBJETIVO

Pretende-se que os alunos conheçam alguns efeitos a aplicações ionizantes. Além disso, pretende-se esclarecer o tema RADIAÇÃO, que geralmente é ligado à malefícios e o caráter prejudicial das mesmas, e mostrar aos alunos a importância na utilização pelo homem da radiação ou de elementos radioativos considerando os devidos cuidados.

Assim, pretende-se que o aluno ao final deste seminário tenha a capacidade de refletir criticamente sobre este assunto, identificando os aspectos positivos e negativos na utilização da radiação pelo homem.

Page 5: Radiação ionizante

RADIAÇÕES

São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta

velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e

que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas

podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo

homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito

elevados.

As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, microndas,

ondas de rádio AM e FM, radar, laser, raios X e radiação gama.

Page 6: Radiação ionizante

RADIAÇÕES IONIZANTESÉ a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. A energia mínima típica da radiação ionizante é de cerca de 10 eV.

Pode danificar células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves ( exemplo: câncer), levando até a morte. A radiação eletromagnética ultravioleta ou mais energética é ionizante. Partículas como os elétrons e os prótons que possuam altas energias também são ionizantes. São exemplos de radiação ionizante as partículas alfa, partículas beta , os raios gama, raios-x.

Page 7: Radiação ionizante

COMO FUNCIONA A RADIAÇÃO ALFA, BETA E GAMA

Alfa

Beta

Gama

A radiação alfa é constituída por núcleos de hélio e pode Ser detida por uma folha de papel. A radiação beta é constituída por elétrons e pode ser detida por uma folha de alumínio. A radiação gama é constituída por ondas eletromagnéticas e é parcialmente absorvida ao penetrar em um material denso

Page 8: Radiação ionizante

RAIO-X

É uma radiação bastante penetrante e, conforme sua energia, é

capaz de atravessar grandes espessuras. Por isso, é bastante utilizada em aplicações médicas de radioterapia e aplicações industriais, como medidores de nível e gamagrafia.

Page 9: Radiação ionizante
Page 10: Radiação ionizante

APLICAÇÕES

Saúde - Terapia

Page 11: Radiação ionizante

RADIOTERAPIA

Consiste em eliminar tumores malignos (cancerígenos) utilizando radiação gama, raios X ou feixes de elétrons. O princípio básico é eliminar as células cancerígenas e evitar sua proliferação, e estas serem substituídas por células sadias.

Page 12: Radiação ionizante

TRATAMENTO

O tratamento consiste na aplicação programada de doses elevadas de radiação, com a finalidade de “matar” as células alvo e causar o menor dano possível aos tecidos sadios intermediários ou adjacentes. Como as doses aplicadas são muito altas, os pacientes sofrem danos orgânicos significativos e ficam muito debilitados. Por isso são cuidadosamente acompanhados por terapeutas, psicólogos , apoio quimioterápico e de medicação. Os pacientes irradiados não ficam radioativos e, assim, podem ser manipulados e carregados normalmente.

Page 13: Radiação ionizante

OS IRRADIADORES

Os irradiadores, denominados de Bombas de Co-60, possuem uma fonte radioativa de alta atividade, cerca de 3000 Curies, circundada por uma blindagem muito grande e com uma “janela” de saída de um feixe colimado, após a retirada de um obturador. Trata-se de um equipamento portador de uma fonte radioativa de alta atividade e que, não pode ser “desligado”.

Quando ocorre uma queda na rêde elétrica, a fonte é recolhida na posição de máxima blindagem e o obturador é fechado.

Ele deve ser operado por técnicos bem treinados e em salas especiais, dotadas de dispositivos de segurança para paciente, operador e toda a instalação.

Page 14: Radiação ionizante
Page 15: Radiação ionizante
Page 16: Radiação ionizante

BRAQUITERAPIA

Trata-se de uma radioterapia localizada para tipos específicos de

tumores e em locais específicos do corpo humano. Para isso são utilizadas fontes radioativas emissores de radiação gama de baixa e média energia, encapsuladas em aço inox ou em platina, com atividade da ordem de dezenas de Curies. Os isótopos mais utilizados são Ir-192, Cs-137, Ra-226. As fontes são colocadas próximas aos tumores, por meio de aplicadores, durante cada sessão de tratamento. Sua vantagem é afetar mais fortemente o tumor, devido à proximidade da fonte radioativa, e danificar menos os tecidos e órgãos próximos.

Page 17: Radiação ionizante

Devem ser manipuladas por técnicos bem treinados e oferecem menor risco que a Bomba de Co-60. Os pacientes não podem se deslocar da clínica, portando estas fontes, pois podem causar acidentes em outras pessoas. Assim, a manipulação e a guarda destas fontes devem ser seguras e cuidadosas. Durante a aplicação, a fonte emite radiação de dentro do paciente e, assim, o operador e outras pessoas não devem permanecer por muito tempo, próximas. Após a retirada da fonte, nada fica radioativo.

Page 18: Radiação ionizante

RADIOGRAFIAA radiografia é uma imagem obtida, após um feixe de raios X ouraios gama, atravessa a região de estudo e interagir com uma emulsãofotográfica ou tela fluorescente, existe uma grande variedade de tipos, tamanhos e técnicas radiográficas.

Page 19: Radiação ionizante
Page 20: Radiação ionizante

Radiografia oralRadiografia de tóraxRadiografia de membrosRadiografia de crânioRadiografia de cérebroRadiografia de coluna

Page 21: Radiação ionizante
Page 22: Radiação ionizante

TOMOGRAFIA

Page 23: Radiação ionizante

O princípio da tomografia consiste em ligar o tubo de raios X a uma filme radiográfico por um braço rígido que gira ao redor de um determinado ponto, assim durante a rotação do braço, produz-se a translação simultânea e homotética do foco (alvo) e do filme. Assim, os pontos do plano de corte dão uma imagem nítida, enquanto que nos demais planos, a imagem sai desfocada.

Page 24: Radiação ionizante

MAMOGRAFIAA imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, produzidos em tubos especiais, após a mama ser comprimidaentre duas placas

Page 25: Radiação ionizante
Page 26: Radiação ionizante
Page 27: Radiação ionizante

A mamografia constitui hoje, um instrumento poderoso para aredução de mortes por câncer de mama, a mamografia possibilita somente suspeitar e não diagnosticar um tumor maligno. O diagnóstico é complementado com o usode biópsia e ultrassonografia. O risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício obtido.

Page 28: Radiação ionizante

APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

Page 29: Radiação ionizante

RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

Page 30: Radiação ionizante

MEDIDORES NUCLEARES

Page 31: Radiação ionizante

MEDIDOR DE NÍVEL

Page 32: Radiação ionizante

MEDIDOR DE DENSIDADE E/OU UMIDADE

Page 33: Radiação ionizante

DETECTORES DE FUMAÇA

Page 34: Radiação ionizante

IRRADIADORES INDUSTRIAIS DE GRANDE PORTE

Page 35: Radiação ionizante

ACELERADORES DE ELÉTRONS

Page 36: Radiação ionizante

AGRICULTURA E PESQUISA BIOLÓGICA

Page 37: Radiação ionizante

ALIMENTOS COM E SEM IRRADIAÇÃO

Page 38: Radiação ionizante

COMO FUNCIONA A IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

Irradiação de alimentos é um processo básico de tratamento comparável à pasteurização térmica é feito em uma sala ou câmara especial de processamento por um tempo determinado ,ao congelamento ou enlatamento em uma sala com paredes de concreto, com dois metros de espessura, que contém a fonte de irradiação (Cobalto 60). Um sistema de esteiras transporta automaticamente o produto para dentro do ambiente de irradiação e após a irradiação o remove de lá. Em casos de ser necessária alguma manutenção na sala de irradiação, a fonte é recolhida ao fundo de uma piscina, cuja água absorve a energia da radiação, protegendo assim os operadores.

Page 39: Radiação ionizante

IRRADIADOR INDUSTRIAL

Page 40: Radiação ionizante

VANTAGENS

A irradiação de alimentos é uma técnica eficiente para eliminar ou reduzir microorganismos , parasitas e pragas, sem qualquer prejuízo ao alimento . É um processo que retarda o apodrecimento, reduz o grande volume de perdas de produção, elimina as pragas e atende às rígidas normas de exportação.

DESVANTAGENS

A irradiação pode causar algumas alterações nos alimentos. Os radicais livres fazem com que o alimento adquira sabores desagradáveis, característicos de alimentos irradiados. Alterações de cor também podem ser observadas em carnes e peixes.

As proteínas, o amido e a celulose podem ser quebrados por ação das radiações sofrendo modificações benéficas, como o amolecimento de carnes, ou maléficas com a perda do nutriente.

Page 41: Radiação ionizante

GERAÇÃO DE ENERGIA

Page 42: Radiação ionizante

REATOR NUCLEAR

Um reator atômico controla a energia liberada numa fissão. O calor liberado nessa reação é usado para ferver água, cujo vapor acionará uma turbina geradora de eletricidade um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear. Essa reação ocorre de forma descontrolada, por exemplo, na explosão de bombas atômicas; mas os reatores possuem mecanismos que impedem isso, fazendo com que a reação seja controlada e reaproveitada para gerar energia elétrica.

Page 43: Radiação ionizante

REATOR NUCLEAR

Page 44: Radiação ionizante

FISSÃO NUCLEAR

A fissão nuclear é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons.

Page 45: Radiação ionizante

OBRIGADO A TODOS PELA COMPREENSÃO