projeto multimídia - roteirodemultimidia.files.wordpress.com  · web viewpartituras em cima do...

Post on 03-Jan-2019

215 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1

Centro Universitário Senac

Curso de Bacharelado em Audiovisual

Projeto de Pitching do Curso Bacharelado em Audiovisual

Turma – 3MA 01/2009

PÁLEO

Projeto do roteiro de multimídia “PÁLEO”, para

avaliação de Pitching do curso de Bacharelado em

Audiovisual do Centro Universitário Senac, 3º

semestre matutino (Turma 3MA 01/2009).

Patrícia Black

Raíssa Negromonte

São Paulo

Junho de 2009

2

SUMÁRIO

Objetivo .................................................................................................................. página 3

Storyline ................................................................................................................. página 3

Sinopse ................................................................................................................... página 4

Proposta de direção ................................................................................................ página 7

Roteiro Interativo ................................................................................................... página 9

Fluxograma ........................................................................................................... página 20

Decupagem geral de produção (cronograma e análise técnica) ........................... página 21

Funções das integrantes do projeto ...................................................................... página 23

Anexo 1 e bibliografia ………………………………………………………….. página 24

3

OBJETIVO E JUSTIFICATIVA

A proposta do projeto está em volta do conceito de “paleontologia urbana”. A idéia é que o usuário possa entrar, investigar e contemplar lugares abandonados da cidade e, a partir da interação com alguns de seus objetos esquecidos, fazer uma viagem ao passado e revivê-lo com os próprios olhos.

Essa “escavação” remete o interagente a observar momentos pessoais, que, com o tempo, acabaram massificados, perdendo seus detalhes. Passando por ambientes de diferentes épocas, o projeto tem o objetivo de colocar o interator na posição de um voyeur com privilégios – que não só assiste, mas também faz parte – proporcionando a chance de conhecer esses lugares que já foram tão marcantes para a cidade de São Paulo e reconectá-los a seus passados.

Mais do que isso, o projeto tem o objetivo de, através da apresentação desses ambientes, conscientizar o usuário quanto a existência de um passado abandonado ou até renegado de São Paulo. Revelar essas construções misteriosas que para muitos passam despercebidas. Isso faz com que o interagente crie a consciência de que todos contribuem para a história da cidade, inclusive ele próprio, que também será passado um dia.

STORYLINE

4

O projeto possibilita a experiência de reviver o passado através da reconstrução de episódios que aconteceram em lugares (apartamentos, casas, prédios, etc) que, hoje, estão abandonados. Esses lugares convivem diariamente com a paisagem agitada de São Paulo, e muitos até passam despercebidos devido ao caos do cotidiano.

Através da “invasão” desses lugares, o interator tem a chance de circular por tais ambientes em dois momentos: no presente, em que tudo se encontra deteriorado e inabitado, e no passado, numa época em que o local ainda era “vivo”. Assim, o espectador coloca-se na posição de voyeur, sendo a ele concedido o privilégio de observar particularidades íntimas escondidas nesses espaços. O projeto proporciona uma “paleontologia urbana”, possibilitando uma “escavação” para se conhecer não só o passado preso nesses ambientes, mas o passado da própria cidade. Serão 6 ambientes no total, cada um pertencente a uma década diferente do século XX.

SINOPSE

A primeira página apresentará a cidade de São Paulo ao usuário, colocando-o diante de imagens (fotos) e sons que representam o caos

5

urbano, com sua poluição visual e sonora. Entretanto a São Paulo apresentada, vista pelo interator a partir de uma rotação 360º, será uma releitura fotográfica, feita a partir da escolha de pontos diferentes da cidade (ex: Minhocão, Av. Paulista) que ao serem colocados juntos numa montagem fotográfica, simbolizarão a São Paulo como um todo.

A partir disso o interator observará o “cotidiano imagético” da cidade, sendo ainda estimulado por ruídos de diferentes naturezas, especificamente urbanos, como barulho de carros, buzinas, falação, etc. Escondidos entre os prédios estarão as construções deterioradas. A proposta é que o interator perceba inicialmente os ambientes abandonados por uma diferença sonora: todos os ruídos da cidade se silenciarão no momento em que o usuário passar o mouse em cima de uma das construções e ficarão apenas ruídos misteriosos (barulho de passos, porta batendo, sussurros) específicos daquele lugar. Esse será o convite de entrada para cada um desses ambientes abandonados, e ao clicar no som referente o interator será levado para dentro da construção, mais especificamente para um dos cômodos dos apartamentos.

Nessa segunda parte da experiência, o ambiente abandonado será apresentado pela primeira vez e o interator terá a oportunidade de vasculhar por ele (transitando em 360º). Espera-se que, assim, o usuário encontre objetos esquecidos que ao serem clicados, o levem à reconstituição do exato momento no passado em que esses faziam parte do cotidiano daquele local. No entanto, nem todas as pistas encontradas serão passes para o passado, algumas serão simples interações com o

ambiente (acender a luz, abrir a janela, etc).

Na terceira parte da experiência, após clicar no elemento-chave, uma reconstituição fotográfica reconstruirá o local, ambientando uma ação do passado que se

6

relaciona com o objeto escolhido. Após assistir a essa cena que se passa no local (espécie de flashback), novamente, o interator poderá vasculhar pelo ambiente reconstruído (transitando em 360º) e interagir com alguns de seus elementos/objetos.Exemplo de processo de interação: após passar o mouse em cima de um prédio abandonado na reconstrução fotográfica de São Paulo, ouve-se um barulho de telefone tocando. Após clicar no prédio/ruído, um quarto abandonado é apresentado. Transitando no ambiente através da rotação 360º observa-se um espelho quebrado apoiado na parede. Ao clicar nesse elemento, que no caso é a marca-chave, o ambiente automaticamente começa a se reconstituir e no fim do processo ele se parece com o original, quando ainda era “vivo”. Assiste-se a cena de uma menina se arrumando no quarto, escolhendo suas roupas no espelho, ação que representa um episódio passado naquela casa em função do objeto-chave. Após a cena acabar e o personagem desaparecer de quadro, o ambiente está livre para investigação. Pode-se então interagir com alguns elementos do quarto, como, por exemplo, espiar o diário da menina.

Através de um atalho no canto da pagina o interator poderá decidir se voltará ao ambiente deteriorado ou à pagina principal, recomeçando o processo de escolha.

O ideal é que o projeto proporcione uma espécie de paleontologia urbana, em que o interator “escava” vivências passadas, embalado pelo mistério de invadir um espaço que não pertence a ele nem a ninguém, mas ao passado somente. O universo lúdico está em reviver o passado – um sonho comum que se torna possível.

7

PROPOSTA DE DIREÇÃO

O passado dos detalhes de uma cidade como São Paulo se perde e raramente é resgatado. Isso acontece principalmente nos atos mais cotidianos da vida, que, por serem os mais recorrentes, são os menos registrados e, portanto, os menos recordados.

Um exemplo é a quantidade de lugares abandonados espalhados pela cidade: apesar de alto, pouco se diz ou se sabe sobre eles e sobre quem já passou por lá.

A intenção do projeto é que se possa não só entrar nesses locais a fim de contemplá-los como são hoje, como também redescobri-los como já foram em suas épocas mais “ativas”.

Utilizando cômodos abandonados reais, a proposta é caracterizá-los de acordo com as tramas criadas, mantendo o máximo possível dos elementos verdadeiros à história de tais lugares.

Assim, a proposta é que haja o máximo de imersão do usuário, através de uma viagem pelas paisagens esquecidas mais belas de São Paulo e seus fantasiosos, porém possíveis, passados.

O enaltecimento da beleza natural do abandono desses lugares ficará por conta da iluminação adequada e do tratamento da imagem, que também estabelecerá um clima de mistério e segredo. Sua caracterização será simples, porém muito precisa, para que se possa manter fidelidade às origens de tais locais e também à intenção da trama.

Os objetos presentes tanto nos locais abandonados como nos reconstituídos deverão ter atenção especial, já que alguns serão as marcas-chave das interações.

Na reconstituição dos ambientes, o trabalho de direção de arte ocorrerá em torno de pesquisa de

8

artigos e imagens correspondentes à época desses lugares, uma vez que tais reconstituições serão realizadas por montagem fotográfica.

A música será um elemento muito forte presente em quase todos eles, pois determinará o clima da cena de cada ambiente, além de fixar a época em que a ação acontece.

A intenção é obter a comparação contraditória entre os ambientes abandonados e suas reconstituições, provocando no interator ambos o estranhamento e desconforto do abandono e o acalento que aquele mesmo lugar já teve. Essa contradição se estenderá à beleza e complexidade imagética dos dois ambientes. Os locais abandonados representarão a beleza triste, da solidão e do fim; enquanto os locais reconstituídos simbolizarão a beleza do cotidiano familiar, o calor de um lar, seja ele qual for.

A interatividade da obra dependerá da curiosidade do usuário. Assim, se poderá colocar em prática o conceito de paleontologia já mencionado, que consistirá em observar e procurar por pistas em cada ambiente, podendo chegar à reconstituição daquele lugar inicialmente abandonado e encontrar mais elementos de interação.

A experiência não seria a mesma se o usuário fosse um simples espectador, pois perderia todo o espírito investigativo da obra. A proposta é fugir da informação “mastigada”, para que o interator possa participar, além de absorver o que lhe é apresentado.

Referências visuais estão no anexo 1.

9

ROTEIRO INTERATIVO PÁGINA PÁLEO - INTRODUÇÃO

Será a introdução de toda a experiência.

Sua representação consistirá numa montagem fotográfica de alguns dos pontos mais marcantes da cidade de São Paulo, relacionados ao tema do projeto.

Assim, o interator poderá circular em 360 graus por uma São Paulo recriada através de experiência visual e sonora, podendo sentir, dessa forma, os ambientes que serão apresentados.

O link da página introdutória para cada uma das cenas e seus ambientes ocorrerá por sons específicos de cada um, que serão o início da interação do usuário.

Som 1: ao ser clicado, encaminhará o interagente à cena 1.1.

Som 2: ao ser clicado, encaminhará o interagente à cena 2.1.

Som 3: ao ser clicado, encaminhará o interagente à cena 3.1.

Som 4: ao ser clicado, encaminhará o interagente à cena 4.1.

Som 5: ao ser clicado, encaminhará o interagente à cena 5.1.

Som 6: ao ser clicado, encaminhará o interagente à cena 6.1.

CENA 1.1 - AMBIENTE 1A - SALA ANOS 70 ABANDONADA - DIA

A sala está vazia e suja mostrando que ninguém passa por lá há muito tempo.

Poucos móveis e alguns objetos caracterizam o ambiente. Com o cursor do mouse, é possível circular em 360 graus pelo cômodo e descobrir que 3 desses objetos são interativos. A ordem de interação dependerá do usuário.

Interação 1: cinzeiro sujo - quando clicado, o cinzeiro ficará limpo.

Interação 2: papel de parede rasgado - quando clicado, o papel de parede se rasgará no sentido em que o cursor o levar.

Interação 3: VITROLA QUEBRADA - quando clicada, dará início à

10

RECONSTITUIÇAO 1.

RECONSTITUIÇAO 1:

A partir da MÚSICA A do vinil riscado vinda da vitrola quebrada, o ambiente 1A se reconstituirá através de uma montagem fotográfica (móveis e objetos surgirão, preenchendoo lugar, e as paredes e chão serão "restaurados"), até ficar como era quando era habitado na década de 70. Da mesma forma, a MÚSICA A, que começa em baixa qualidade, se reconstitui até ficar como era originalmente.

Com a RECONSTITUIÇAO 1 completa, inicia-se a CENA 1.2.

CENA 1.2 - AMBIENTE 1B - SALA ANOS 70 RECONSTITUÍDA - NOITE A decoração do ambiente reconstituiído é típica dos anos 70, com influências do Tropicalismo e da cultura Disco.

A sala é composta de cores mais quentes, que deixam o ambiente agradável e confortável, com iluminação indireta (abajour, velas).

Música A toca na vitrola.

Mulher 1 (25 anos) está apoiada na janela da sala fumando e com uma taça de vinho quase vazia na mão.

Homem 1 (29 anos) entra em quadro com garrafa de vinho numa mão e uma taça na outra. Ele vai até a Mulher 1 e completa sua taça. Homem 1 apoia a garrafa e o cigarro no parapeito da janela e pega o cigarro da boca da Mulher 1 e dá um trago.

Os dois ficam bem próximos, quase cochichando, rindo e se olhando intensamente. Ele a puxa pela cintura para o centro da sala, convidando-a para dançar.

No caminho, ela coloca sua taça sobre a mesinha entre a janela e o sofá.

No centro da sala, se aproximam ainda mais e dançam no ritmo da música. Homem 1 abraça Mulher 1 apaixonadamente ainda dançando; os dois começam a se beijar.

Ainda se beijando, o casal senta no sofá, enquanto Homem 1 equilibra sua taça no braço do sofá. A música continua e o casal também.

Mulher 1 para, levanta-se e o pega pela mão, levando-o para o quarto (os dois saem de quadro).

11

CENA 1.3 - AMBIENTE 1B - SALA ANOS 70 RECONSTITUÍDA - NOITE

Com a saída do casal, o ambiente torna-se disponível para o interator "transitar".

Interação 4: interruptor que liga a luz negra - quando clicado, deixará todo o ambiente "neon".

Interação 5: taça de vinho - quando clicada, será derrubada, derramando o vinho sobre o sofá Interação 6: calcinha no sofá - quando clicada num pedaço de pano (calcinha) entre as almofadas, a calcinha será revelada.

Interação 7: vitrola - quando clicada, trocará os discos. Haverá três opções de música: MÚSICA B, MÚSICA C e MÚSICA D.

ATALHO PARA PÁGINA PÁLEO: quando clicado, encaminhará o interator para a página inicial.

ATALHO PARA O AMBIENTE 1A: quando clicado, encaminhará o interator para o ambiente 1A.

CENA 2.1 - AMBIENTE 2A - SALA ANOS 60 ABANDONADA - DIA

A sala está escura, com as cortinas fechadas. Com apenas uma fresta de luz vinda da janela, não se pode enxergar o lugar com muita nitidez.

Apenas duas cadeiras, uma mesa e alguns objetos sobre ela caracterizam o ambiente. Com o cursor do mouse, é possível circular em 360 graus pelo cômodo e descobrir que 3 desses objetos são interativos. A ordem de interação dependerá do usuário.

Interação 8: cortinas - quando clicadas, se abrirão, iluminando a sala, permitindo visualizá-la melhor.

Interação 9: interruptor - quando clicado, haverá um barulho de "choque" elétrico.

Interação 10: LIVRO DESGASTADO com bilhete dentro - quando clicado, dará início à RECONSTIUIÇAO 2.

RECONSTITUIÇAO 2:

A partir do LIVRO desgastado encontrado, o ambiente 2A se reconstituirá (incluindo o próprio LIVRO), numa espécie de

12

viagem ao passado, através de uma montagem fotográfica (móveis e objetos surgirão, preenchendo o lugar, e as paredes e chão serão "restaurados"), até ficar como era quando era habitado na década de 60.

Com a RECONSTITUIÇAO 2 completa, inicia-se a cena 2.2.

CENA 2.2 - AMBIENTE 2B - SALA ANOS 60 RECONSTITUÍDA - NOITE

Com decoração típica dos anos 60, composta por cores escuras (mostarda, verde, etc), o apartamento é organizado de forma madura.

No escuro, não se vê nada além de algumas luzes baixas (que não revelam o ambiente), algumas chamas ocasionais de isqueiros e brasas de cigarro espalhadas pelo espaço. O ambiente está em silêncio, ouvem-se somente alguns sussurros. De repente, a porta se abre e o apartamento se acende, revelando sua decoração de festa-surpresa com balões, copos e bebidas.

O apartamento está repleto de pessoas esperando pelo Rapaz que acabou de chegar.

TODOSSurpresa!

Surpreso, o Rapaz mostra-se meio perdido, mas animado pela comemoração.

Com a MÚSICA E, da época, ao fundo, a festa toma forma e as pessoas vão se acomodando pelo lugar. Perto do Rapaz, há sempre um grupo maior de pessoas, parabenizando-o.

Uma das convidadas lhe entrega um pacote de presente. O Rapaz o abre, revelando um LIVRO.

Não se ouve nada em detalhes, apenas burburinho de festa, risadas, brindes, isqueiro e música.

Após um tempo, todas as pessoas em quadro vão desaparecendo (fade out), deixando o apartamento como está.

CENA 2.3 - AMBIENTE 2B - SALA ANOS 60 RECONSTITUÍDA - NOITE

Sem as pessoas, a sala fica disponível para o usuário mexer, investigar e interagir, como se fosse o único convidado da festa.

13

Interação 11: bilhete dentro do livro - quando clicado, será possível ler sua mensagem.

Interação 12: balões - quando clicados, estourarão.

Interação 13: LPs - quando clicados, trocarão a música ambiente. Haverá três opções: MÚSICA F, MÚSICA G e MÚSICA H.

ATALHO PARA PÁGINA PÁLEO: quando clicado, encaminhará o interator para a página inicial.

ATALHO PARA O AMBIENTE 2A: quando clicado, encaminhará o interator para o ambiente 2A.

CENA 3.1 - AMBIENTE 3A - SALA ANOS 80 ABANDONADA - ENTARDECER

É o ambiente mais conservado (dentre os outros abandonados), ainda assim, aparenta estar abandonado há anos.

Há poucos móveis, como apenas uma mesa média no meio da sala e uma cômoda no canto, com uma das gavetas meio aberta. Com o cursor do mouse, é possível circular em 360 graus pelo cômodoe descobrir que 3 desses objetos são interativos. A ordem de interação dependerá do usuário.

Interação 14: fósforos promocionais de uma boate da época - após encontrados e clicados, se acenderão.

Interação 15: gaveta semi-aberta - quando clicada, se abrirá revelando uma fita cassete dentro.

Interação 15B: FITA CASSETE - quando clicada, quando clicado, dará início à RECONSTIUIÇAO 3.

RECONSTITUIÇAO 3:

A partir da gravação defeituosa vinda da FITA CASSETE da secretária eletrônica, o ambiente 3A se reconstituirá (incluindo a gravação, que se transformará até ser como era originalmente), numa espécie de viagem ao passado, através de uma montagem fotográfica (móveis e objetos surgirão, preenchendo o lugar, e as paredes e chão serão "restaurados"), até ficar como era quando era habitado na década de 80.

Com a RECONSTITUIÇAO 3 completa, inicia-se a CENA 3.2.

CENA 3.2 - AMBIENTE 3B - SALA ANOS 80 RECONSTITUÍDA -

14

ANOITECER

O apartamento tem uma decoração básica, sem muitos móveis e um pouco desorganizada, um apartamento típico de um jovem solteiro. Ouve-se som de porta batendo e de chaves na fechadura.

O telefone toca e a secretária eletrônica atende imediatamente (som).

Há alguns objetos específicos da época espalhados pela sala, como jogos, utensílios, etc.

A sala está vazia, mas há uma fumaça saindo de um cinzeiro, um copo semi cheio e o vitrola ligado dão a impressão de que havia alguém ali até pouco tempo.

Com o fim do recado, o interator já é permitido a circular pelo ambiente e a interagir com alguns de seus elementos.

Interação 16: vitrola - ao ser clicada, mudará a música ambiente. Haverá três opções de música: MÚSICA I, MÚSICA J e MÚSICA K.

Interação 17: secretária eletrônica - quando clicada, tocará outro recado, que terão ligação entre si, estabelecendo uma certa linha narrativa entre as gravações. Interação 18: janela - quando clicada, se abrirá, quebrando um vaso acidentalmente, ao deixá-lo cair.

ATALHO PARA PÁGINA PÁLEO: quando clicado, encaminhará o interator para a página inicial.

ATALHO PARA O AMBIENTE 3A: quando clicado, encaminhará o interator para o ambiente 3A.

CENA 4.1 - AMBIENTE 4A - SALA/ATELIER ANOS 20 ABANDONADO - DIA

A sala não tem nenhum móvel, apenas um quadro rasgado pendurado na parede, uns tacos do chão fora do lugar e um vaso vazio, com algumas folhas secas em volta. Com o cursor do mouse, é possível circular em 360 graus pelo cômodo e descobrir que 3 desses objetos são interativos. A ordem de interação dependerá do usuário.

Interação 19: escada - quando clicada, cai sobre uma mesa, espalhando os pincéis que estão sobre ela.

15

Interação 20: espécie de corda - quando clicada, abrirá o teto solar.

Interação 21: QUADRO rasgado - quando clicado, dará início à RECONSTIUIÇAO 4.

RECONSTITUIÇAO 4:

A partir do QUADRO rasgado, o ambiente 4A se reconstituirá (incluindo o QUADRO, que voltará a ficar "novo"), numa espécie de viagem ao passado, através de uma montagem fotográfica (móveis e objetos surgirão, preenchendo o lugar, e as paredes e chão serão "restaurados"), até ficar como era quando era habitado na década de 20.

Com a RECONSTITUIÇAO 4 completa, inicia-se a CENA 4.2.

CENA 4.2 - AMBIENTE 4B - SALA/ATELIER ANOS 20 RECONSTITUÍDO - DIA

O atelier está vazio.

O ambiente tem clima despojado, com organização caótica, mas confortável.

Há obras de arte, jornais e livros espalhados de forma organizada pelo atelier, como se fossem instrumentos de trabalho.

Há um divã praticamente no meio da sala, e uma mesa com duas cadeiras próxima à janela. Partituras em cima do enorme piano completam o cenário.

De repente, ouvem-se batidas fortes e constantes na porta, mas ninguém responde. Seguida das batidas, uma voz masculina grita de fora.

SENHORIO (EM OFF)(voz séria, firme)

Seu Floriano, seu Floriano? Nãoadianta fugir, o senhor AINDA nãopagou o aluguel do mês passado, e o

desse mês já vem chegando! SeuFloriano? Assim não dá mais... Todomês essa encrenca? (pausa por uminstante) Tá na hora de arrumar umemprego de verdade... (voz já se

distanciando)

16

CENA 4.3 - AMBIENTE 4B - SALA/ATELIER ANOS 20 RECONSTITUÍDO - DIA

Com a saída do Senhorio, a sala fica disponível para o usuário mexer, investigar e interagir.

Interação 22: bloco de desenhos e rascunhos - após ser encontrado e clicado, o bloco poderá ser folheado, fazendo com que seus desenhos sejam descobertos.

Interação 23: quadro na parede - quando clicado, poderá ter seu desenho alterado, dependendo do sentido do cursor do mouse.

Interação 24: partituras - quando clicadas, serão tocadas pelo piano sozinho. Haverá três opções de partituras: PARTITURA A, PARTITURA B e PARTITURA C.

ATALHO PARA PÁGINA PÁLEO: quando clicado, encaminhará o interator para a página inicial.

ATALHO PARA O AMBIENTE 4A: quando clicado, encaminhará o interator para o ambiente 4A.

CENA 5.1 - AMBIENTE 5A - QUARTO ANOS 50 ABANDONADO - DIA

O quarto é inteiro iluminado pela luz do sol que entra pela janela.

No quarto inteiro, há apenas uma penteadeira suja com seu espelho quebrado e a banqueta com estofado rasgado.

O armário vazio tem todas suas portas abertas. A sujeira marca o abandono de muito tempo. Com o cursor do mouse, é possível circular em 360 graus pelo cômodo e descobrir que 3 desses objetos são interativos. A ordem de interação dependerá do usuário.

Interação 25: armário - ao ser clicado, se abrirá, revelando um pé de sapato com salto quebrado dentro.

Interação 26: maçaneta da porta do quarto - quando clicada, revelará que a porta está trancada.

Interação 27: ESPELHO quebrado - quando clicado, dará início à RECONSTIUIÇAO 5

RECONSTITUIÇAO 5:

17

A partir do ESPELHO quebrado, o ambiente 5A se reconstituirá (incluindo o ESPELHO, que ficará inteiro), numa espécie de viagem ao passado, através de uma montagem fotográfica (móveis e objetos surgirão, preenchendo o lugar, e as paredes e chão serão "restaurados"), até ficar como era quando era habitado na década de 50.

Com a RECONSTITUIÇAO 5 completa, inicia-se a CENA 5.2.

CENA 5.2 - AMBIENTE 5B - QUARTO ANOS 50 RECONSTITUÍDO - DIA

O quarto é adulto e muito feminino, com decoração típica dos anos 50.

Sobre a penteadeira, há cosméticos e bijuterias. Ao lado, há uma cama grande e confortável.

Garota 1 (20 anos) vestida apenas com combinação (roupa de baixo), bobs nos cabelos e chinelos, arruma-se sentada à frente de sua penteadeira.

Ela levanta-se e caminha até o espelho de corpo inteiro.

Vai até seu armário, saindo de quadro por um instante, de onde tira três opções de vestidos.

Ela volta ao espelho, compara as roupas, coloca-as sobre a cama e retorna à penteadeira para dar os toques finais (tira os bobs, passa batom, etc).

Levanta-se novamente, coloca o vestido de sua escolha, troca os chinelos por sapatos, tira a bolsa do cabideiro e sai do quarto, esquecendo o rádio ligado.

CENA 5.3 - AMBIENTE 5B - QUARTO ANOS 50 RECONSTITUÍDO - DIA

Com a saída da Garota 1, o interator pode mexer em seu quarto e interagir com alguns objetos. Interação 28: diário - após ser encontrado e clicado, será possível ler o diário da Garota 1, revelando alguns de seus segredos.

Interação 29: batom - ao ser clicado, o cursor do mouse se transformará um "pincel de batom", permitindo que o usuário deixe um recado no espelho. Para voltar ao normal, basta clicar para fora do espelho.

18

Interação 30: rádio - quando clicado, a estação de rádio mudará. Haverá três opções de estações: ESTAÇÃO A, ESTAÇÃO B e ESTAÇÃO C.

ATALHO PARA PÁGINA PÁLEO: quando clicado, encaminhará o interator para a página inicial.

ATALHO PARA O AMBIENTE 5A: quando clicado, encaminhará o interator para o ambiente 5A. CENA 6.1 - AMBIENTE 6A - SALA ANOS 70 ABANDONADA - DIA

Na sala, há apenas um sofá sujo com o estofado estragado e uma pilha de caixas e revistas no canto.

Parte do sofá está coberta por um lençol.

Perto dele, há uma mancha no chão.

Com o cursor do mouse, é possível circular em 360 graus pelo cômodo e descobrir que 3 desses objetos são interativos. A ordem de interação dependerá do usuário.

Interação 31: mancha no chão - ao ser clicada, uma goteira virá do teto, atingindo a mancha

Interação 32: janela - quando clicada, se abrirá, permitindo que o som da cidade entre no ambiente.

Interação 33: SOFÁ velho - quando clicado, dará início à RECONSTIUIÇAO 6

RECONSTITUIÇAO 6:

A partir do SOFÁ velho, o ambiente 6A se reconstituirá (incluindo o SOFÁ), numa espécie de viagem ao passado, através de uma montagem fotográfica (móveis e objetos surgirão, preenchendo o lugar, e as paredes e chão serão "restaurados"), até ficar como era quando era habitado na década de 70.

Com a RECONSTITUIÇAO 6 completa, inicia-se a CENA 6.2.

CENA 6.2 - AMBIENTE 6B - SALA ANOS 70 RECONSTITUÍDA - NOITE A decoração é simples antiquada, fora de moda para a época.

Aparenta ser um apartamento organizado e comum, de classe-média.

Uma menina (14 anos), sua mãe e sua avó estão sentadas à

19

frente da televisão assistindo novela.

Enquanto a menina pinta as unhas, mãe passa roupa e avó as guarda no cesto.

Ação continua até que as três vão desaparecendo (fade out), deixando o apartamento como está.

CENA 6.3 - AMBIENTE 6B - SALA ANOS 70 RECONSTITUÍDA - NOITE

Sem as pessoas, a sala fica disponível para o usuário mexer, investigar e interagir.

Interação 34: álbum de fotos de família - após ser encontrado e clicado, se abrirá, revelando algumas fotos pessoais da família retratada.

Interação 35: cesto de roupas - quando clicado, desarrumará as roupas dobradas dentro dele.

Interação 36: televisão - quando clicada, mudará os canais. Haverá três opções de canais: CANAL 1, CANAL 2 e CANAL 3.

ATALHO PARA PÁGINA PÁLEO: quando clicado, encaminhará o interator para a página inicial.

ATALHO PARA O AMBIENTE 6A: quando clicado, encaminhará o interator para o ambiente 6A.

20

FLUXOGRAMA

(Anexo na pasta do projeto.)

21

CRONOGRAMA DE PRODUÇÃO

Pré-produção: consistirá numa pesquisa de lugares (prédios, casas, etc) abandonados em São Paulo e seus referentes contatos para a realização dos ensaios fotográficos. Além disso serão estabelecidos os atores, as datas de gravação, os ensaios (atores e testes de equipamento) e a procura/compra dos objetos de arte.

Produção/Gravação: será realizada em basicamente duas etapa, sendo elas a gravação das cenas com os atores em estúdio (estúdio de imagem do Centro Universitário Senac) e a execução dos ensaios fotográficos nos ambientes pré-determinados.

Pós-produção: consistirá primeiramente no tratamento/edição de imagem e som do material captado (vídeo e fotografia) e depois na programação do site.

Pré-produção 4 semanas (3 de agosto a 3 de setembro)

Produção/Gravação 2 semanas (entre 6 e 26 de setembro)

Pós-Produção 10 semanas (entre 27 de setembro e 15 de novembro)

ANÁLISE TÉCNICAPré-produção:

2 diárias no estúdio de imagem do Centro Universitário Senac para testar equipamento de luz e tela chroma, que serão usados na gravação das cenas (1 FITA)

22

6 diárias para ensaio com os atores (1 diária para cada cena/núcleo de atores) – não será necessário nenhum equipamento ou estúdio do Senac.

Produção/Gravação

Gravação das cenas com atores em estúdio de imagem do Senac – 6 diárias, 2 FITAS (1 diária para cada cena/núcleo de atores)

Ensaio fotográfico nos ambientes abandonados escolhidos – 6 diárias

Locações

LOCAÇÃO(ambientes reais –

apartamentos, casas, escolas - dos quais serão feitos ensaios

fotográficos)

DESCRIÇÃO(todos os ambientes serão decadentes e

abandonados)

N° DE DIÁRIAS

Ambiente 1 INTERNA 1

Ambiente 2 INTERNA 1

Ambiente 3 INTERNA 1

Ambiente 4 INTERNA 1

Ambiente 5 INTERNA 1

Ambiente 6 INTERNA 1

23

24

Estúdio/Cenários

No estúdio serão gravadas as cenas (mostradas após a reconstituição de cada ambiente) com os atores. Não haverá montagem de cenários complicados, as ações serão todas feitas em tela Chroma com a utilização de no máximo alguns objetos de cena (6 diárias para gravação, montagem e desmontagem - sendo 1 diária para cada cena/núcleo de atores).

Pós-produção

A pós-produção estará dividida em basicamente dois núcleos:

1) edição, tratamento de imagem/som das cenas gravadas no estúdio.2) edição, tratamento de imagem/som, animação e programação das

fotografias tiradas e reconstruídas.

NUCLEO 1 (CENAS)

NUCLEO 2 (FOTOS)

Tratamento e edição de imagem

3 diárias (8h p/ dia)

42 diárias (6h p/ dia)

Edição de som 2 diárias (8h p/ dia)

21 diárias (6h p/ dia)

Programação e Animações 28 diárias (8h p/ dia)

FUNÇÃO DAS INTEGRANTES

25

A direção do projeto será feita por Raíssa Negromonte e a produção por Patrícia Black.

26

Anexo 1 – referências visuais

Fonte

htto:// infiernodelarazon.blogspot.com

27

http://www.rexona.com.br

top related