projeto de aprendizagem robótica na escola

Post on 28-Jul-2015

52 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Projeto de Aprendizagem

Robótica na aprendizagem de Matemática

Equipe: Claudiomar Ramos

Francisca Aguiar Jane Demétria João Valentim

Wadson Benfica

Robótica e Matemática

O projeto de aprendizagem aqui exposto surge como uma ferramenta para servir de concretização da aplicação prática de diversos conteúdos desenvolvidos na área de matemática do Ensino Fundamental a partir da utilização de uma plataforma de hardware livre conhecida como Arduino.

A escolha dessa plataforma se deu primeiramente pelo seu baixo custo e também pela sua capacidade de interação com diferentes dispositivos (motores, leds, sensores etc) que possibilitam ao aluno a experiência de construir na prática alguns conceitos adquiridos em sala de aula (Matemática) seja no trabalho com robótica ou com sistemas de automação simples para residências ou industriais.

Apresentação

Arduino

O conteúdo trabalhado em sala de aula nem sempre é absorvido pelos alunos. Isto é um fato comum na maioria das escolas brasileiras, principalmente nas públicas.

Verifica-se que o conhecimento aprendido não se aplica à prática, pois é pouco vivenciado dentro do ambiente escolar ou mesmo fora dele.

Portanto, torna-se necessário estreitar o diálogo interdisciplinar entre as matérias de ensino e correlacionar o conteúdo desenvolvido em sala de aula com a realidade social do aluno.

MOTIVAÇÃO

O projeto de aprendizagem aqui apresentado surge como uma ferramenta para servir de concretização da aplicação prática de diversos conteúdos desenvolvidos na área de matemática do Ensino Fundamental II a partir da utilização de uma plataforma de hardware livre conhecida como Arduino.

A escolha dessa plataforma se deu primeiramente pelo seu baixo custo e também pela sua capacidade de interação com diferentes dispositivos (motores, leds, sensores etc) que possibilitam ao aluno a experiência de construir na prática alguns conceitos adquiridos em sala de aula (Matemática) seja no trabalho com robótica ou com sistemas de automação simples para residências ou industriais.

JUSTIFICATIVA

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos a partir do uso de tecnologias (softwares e hardwares) livres e de baixo custo onde o educando possa interagir com os conceitos curriculares de temas ligados à Matemática e Ciências a partir da construção de projetos (sistemas de automação ou robótica) que despertem o raciocínio lógico para a resolução de tarefas e problemas.

OBJETIVOS

Objetivos Específicos - Desenvolver a prática da teoria de resolução de problemas; - Abrir espaço para a discussão sobre profissões ligadas às áreas de engenharia

em geral; - Despertar o interesse pela área de Matemática; - Promover a interação entre alunos a partir da prática de resolução de

problemas estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade;

- Interagir com a construção de projetos com tecnologias tão comuns em nosso cotidiano e entender o funcionamento de sistemas embarcados em automóveis, residências e fábricas;

- Iniciar no mundo da robótica educacional; - Apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade

escolar e em eventos (feiras e mostras) a nível municipal e/ou estadual e nacional;

- Compreender a aplicação prática de temas ligados à Matemática dentro do Ensino Fundamental;

OBJETIVOS

A metodologia básica a ser trabalhado ao longo do projeto será estimular o aluno à prática da resolução de problemas a partir de conceitos previamente trabalhados pelo professor em sala de aula.

Os conceitos sobre programação, eletrônica e mecânica serão sempre acompanhados de aulas práticas para que o aluno vislumbre o resultado dos conhecimentos que ele for adquirindo sobre determinados assuntos.

METODOLOGIA

BECKER, Fernando. O que é construtivismo. Série Ideias. N. 20. São Paulo. FDE. 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Tera. 1987.

NASSIF, Vânia Jorge et al. É possível integrar a teoria à prática no contexto de sala de aula? Uma resposta através do Método Seminário revisado através da Pesquisa-Ação em um curso de Administração. Revista de Ciências da Administração. 9. Maio, 2007.

SAVIANE, Dermeval. A nova lei da educação. Trajetórias, limites e perspectivas. 11ª ed. Campinas, SP. Autores Associados. 2008.

SOUZA, Renata Beduschi de. O uso das tecnologias na educação. Disponível em: https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx. Acessado em 04 out. 2014.

MCROBERTS, Michael. Arduino Básico. 1ª São Paulo. Novatec. 2011.

ARDUINO: Guia iniciante. São Paulo: Multilógica Shop. Versão 1.0. 150p.

REFERÊNCIAS

top related