projectos para a baia de luanda

Post on 30-Jun-2015

3.523 Views

Category:

Technology

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Os estudos preliminares que efectuámos indicam que será necessário dragar cerca de quatro milhões de metros cúbicos de areia, o que constitui um desafio técnico e económico no que respeita à eliminação ou à potencial reutilização dos materiais dragados.

Areia limpa e sedimentos poluidos observados durante inspecção do local

Extensão calculada de sedimentos contaminados

Desenvolvimento proposto

Em termos gerais, o projecto abrange duas tarefas fundamentais:A primeira tarefa consiste em proceder à dragagem e limpeza da Baía de Luanda.Esta obra fora já anteriormente identificada e classificada de urgente em termos ambientais, dado o assoreamento a que a Baía está sujeita e a inevitável deterioração do estado das suas águas.

A solução que propomos para este desafio consiste na utilização dos resíduos de areias para alargar a Avenida Marginal entre 40 e 80 metros, criando um espaço para novas faixas de rodagem e para estacionamento, bem como sistemas de gestão do trânsito.

Esta opção irá, não só diminuir a saturação de tráfego que os utentes suportam actualmente, mas também oferecer uma oportunidade para recriar e revitalizar a zona marginal.

O que nos traz à segunda tarefa proposta,que consiste em dotar a Avenida Marginal de novas infra-estruturas e serviços e em restaurar e preservar as fachadas dos edifícios existentes, transformando a zona ribeirinha num local atraente e festivo para os habitantes e visitantes da cidade.

O mandato que nos foi conferido estabelece que cabe à entidade promotora a responsabilidade de garantir a viabilidade financeira do projecto, propondo as formas de compensação necessárias.Adoptámos, por isso, uma concepção inovadora e moderna de financiamento, que não só proporcionará à entidade promotora os meios para garantir a exequibilidade do projecto na íntegra e realizar as obras públicas de grande envergadura, mas também assegurará à cidade importantes mais-valias:

Propomos criar na Baía, através da recuperação das areias de dragagem, duas pequenas ilhas, que ficarão disponíveis para urbanização.Projectamos a construção, sujeita a restrições de densidade e altura, de edifícios de escritórios de grande qualidade, um hotel, apartamentos e moradias nessas novas ilhas . . .

. . . que ocuparão apenas quarenta e sete hectares de um total de mil e novecentos hectares que constituem a Baía – ou seja, menos de três por cento da área total da Baía, num local em que a água, na maré baixa, não passa do joelho.

top related