produção de Álcool combustível no brasil. proálcool programa nacional do Álcool

Post on 17-Apr-2015

157 Views

Category:

Documents

20 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Produção de Álcool Combustível no Brasil

Proálcool

Programa Nacional do Álcool

O Proálcool tem como objetivo substituir a gasolina por álcool etílico ou etanol (criado em 1975). No governo de Ernesto Geisel, devido a crise do petróleo

Desde 1975, o álcool já era conhecido como combustível alternativo e não explorado devido ao custo baixo do petróleo, Na década de vinte, existiam no Brasil veículos movido a combustível composto 75% de álcool e 25% éter.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o álcool foi utilizado como combustível para misturar na gasolina ou utilizados em motores convertidos.

Entre 1.977 e 1.979, a cana-de-açúcar foi utilizada para a produção do álcool combustível, com objetivo de adicioná-lo a gasolina; posteriormente utilizado para abastecer veículos movidos a álcool hidratado, que passaram a ser produzidos em grande escala, devido a retração na venda dos veículos a gasolina e o aumento no preço do Petróleo.

Em 1980, os veículos apresentaram problemas de manutenção e além de boatos da produção ser insuficiente para o abastecimento dos veículos a sua comercialização foi abandonada.

A partir de 1.982, houve incentivo do Governo, para retomada da comercialização, criando incentivos e facilidades aos compradores, maior prazo de financiamento, taxas mais baratas, abastecimento de álcool aos sábados (os postos fechavam as sextas e reabriam às segundas)

E hoje o álcool combustível é oferecido em todos os postos, e todos os dias...

Problemas ambientais com o cultivo da cana-

de-açúcar

Um dos grandes problemas são com os cortadores de cana,que muitas das vezes são escravizados, trabalham até a exaustão sendo freqüente a morte de trabalhadores durante o corte.

A queima da palha do canavial visa facilitar e baratear o corte manual,mas no Brasil as queimadas são uma prática proibida por lei há vários anos.A queimada libera gás carbônico, ozônio, gases de nitrogênio e de enxofre,que são lançados diretamente na camada de ozônio.

Essas queimadas também são prejudiciais a saúde,pois liberam uma indesejada fuligem da palha queimada,que contém substâncias cancerígenas.. As internações por problemas respiratórios, intoxicações aumentam muito com a época das queimadas.

O uso de produtos agrotóxicos sem controle,e o despejo do mesmo, perto ou até em rios.

Trabalho realizado pelos alunos:

Letícia

Lucimeire Ricardo

Odair

top related