problemas com relação ao saneamento básico pronto!

Post on 15-Jun-2015

4.006 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Problemas com relação ao saneamento básico.

O que é saneamento básico.

• É o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de agua e disposição de esgoto, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: Controle de animais e insetos, prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, etc...

A respeito. • Apesar da importância para a saúde e meio ambiente, o saneamento básico no brasil está longe de ser adequado. Mais da metade dos domicílios brasileiros (56%), ou (cerca de 25 milhões de lares, não possuem qualquer ligação com a rede coletora de escoto. IBGE) e 80% dos resíduos gerados são lançados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento.

• Enchentes, lixo, contaminação dos mananciais, água sem tratamento e doenças apresentam uma relação estreita com a falta de saneamento. Diarreias, dengue, febre, tifoide e malária, que resultam em milhares de mortes anuais, especialmente de crianças, são transmitidas por agua contaminada com esgotos humanos.

• Em 2008, mais da metade da população brasileira 56%, não tinha acesso à rede coletora de esgoto.

• Apenas 28,5% dos municípios brasileiros tratavam seu esgoto.

• Nesse mesmo ano, quase um quarto da população não tinha acesso à rede de abastecimento de água.

• De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, 94% dos municípios brasileiros possuem abastecimento de água, mas somente a metade desse número possui rede de esgoto. Ainda em 2000, apenas 74% dos domicílios brasileiros tinha acesso à água potável.

• Ainda segundo esta pesquisa, entre os 5.507 municípios do país, mais de 1,3 mil enfrentam problemas com enchentes. A coleta de lixo é amplamente difundida, porém a grande maioria dos municípios (63,3%) deposita seus resíduos em lixões a céu aberto e sem nenhum tratamento. Os aterros sanitários estão presentes em apenas 13,8% dos municípios brasileiros, e apenas 8% deles afirmam ter coleta seletiva.

• A ausência de investimentos em itens tão fundamentais como os serviços de saneamento têm impactos sobre a saúde da população e no meio ambiente. Um estudo da FGV, afirma que o SUS recebe cerca de 800 pacientes/dia com doenças causadas pela falta do serviço.

• As principais doenças adquiridas pela falta de tratamento do esgoto são: Dengue, malária, hepatite, leptospirose e a febre amarela que estão diretamente ligadas a má qualidade da água.

• De acordo com a pesquisa do IBGE existe grande desigualdade da distribuição dos serviços pela grandes regiões do pais. A região sudeste destaca-se como a área com os melhores serviços de saneamento. Por outro lado, as regiões nordeste e norte são as que apresentam os piores índices.

Malária Malária ou Paludismo, é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmódio, transmitidos pela picada do mosquito Anófeles. A malária mata 2 milhões de pessoas por ano e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. É a principal parasitose tropical, e uma das mais frequentes causas de morte em crianças nesses países. Segundo a OMS, a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem.

Leptospirose A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans.É transmitida por roedores e outros mamíferos silvestres, podendo também ser transmitido por fezes de cães e gatos. Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a bactéria junto com a urina.

Hepatite

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas). Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus(vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc.). Outras causas: drogas (álcool, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anticoncepcionais, etc.),

DengueÉ uma doença transmitida por um mosquito (Aedes aegypti), que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex sp.), que pica de noite.

• Trabalho realizado por:

• Bruna Ramos nº03• Cristiane Oliveira n°6• Helen Cristina nº11• Jefferson França nº12• Neyviton Silva nº27

top related