plano anual de atividades€¦ · apoios educativos - melhorar os resultados escolares; -...

Post on 14-Oct-2020

6 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PROENÇA-A-NOVA - 160799

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

ANO LETIVO 2015/2016

2

INDICE

A - ATIVIDADES A DESENVOLVER AO LONGO DO ANO B - ATIVIDADES A DESENVOLVER – 1º PERIODO C - VISITAS DE ESTUDO - 1º PERIODO B1 - ATIVIDADES A DESENVOLVER – 2º PERIODO C1 - VISITAS DE ESTUDO - 2º PERIODO B2 - ATIVIDADES A DESENVOLVER – 3º PERIODO C2 - VISITAS DE ESTUDO - 3º PERIODO D – ATIVIDADES/VISITAS DE ESTUDO A DESENVOLVER AINDA SEM DATA E – ANEXOS:

3

A - ATIVIDADES A DESENVOLVER AO LONGO DO ANO

Finalidades/Objetivos do Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Melhorar a taxa de sucesso pleno; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Responder adequadamente às diferentes necessidades individuais.

Ao longo do ano letivo

Apoios educativos - Melhorar os resultados escolares; - Desenvolver metodologias diferenciadas que respeitem diferentes ritmos de aprendizagem e o envolvimento do aluno; - Utilizar recursos diversificados e adequados.

Conselho de docentes; Conselhos de turma; Direção

Alunos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Melhorar a taxa de sucesso pleno; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Responder adequadamente às diferentes necessidades individuais.

Ao longo do ano letivo

Salas de estudo - Melhorar os resultados escolares; - Desenvolver metodologias diferenciadas que respeitem diferentes ritmos de aprendizagem e o envolvimento do aluno; - Utilizar recursos diversificados e adequados.

Conselhos de turma; Direção

Alunos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Melhorar a taxa de sucesso pleno; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Responder adequadamente às diferentes necessidades individuais.

Ao longo do ano letivo

Tutorias - Desenvolver medidas de apoio aos alunos, designadamente de integração na turma e na escola e de aconselhamento e orientação no estudo e nas tarefas escolares; - Promover a articulação das atividades escolares dos alunos com outras atividades formativas; - Desenvolver a sua atividade de forma articulada, quer com a família, quer com os serviços de apoio educativo e especializado e com outras estruturas de orientação educativa.

Conselhos de turma; Professor tutor; Direção

Alunos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Melhorar a taxa de sucesso pleno; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Responder adequadamente às diferentes necessidades individuais.

Ao longo do ano letivo

Coadjuvações - Melhorar a qualidade das aprendizagens; - Melhorar os resultados escolares.

Direção Alunos

- Respeitar e valorizar a diferença através do direito a uma integração plena; - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo do ano letivo

Projeto BioAromas

- Desenvolver competências que promovam a integração na vida ativa pós-escolar; Promover a formação integral do aluno; - Desenvolver o conhecimento relativo às plantas aromáticas e medicinais, seus benefícios e utilização;

Docentes do grupo 910; Município de Proença-a-Nova; Centro Ciência Viva da Floresta;

Alunos com NEE integrados no Projeto

4

- Aplicar os conhecimentos desenvolvidos. Escola Superior Agrária de Castelo Branco

- Promover a Educação Ambiental e a cidadania na escola; - Incrementar o gosto pelas temáticas do Ambiente; - Promover ações relacionadas com a melhoria da qualidade ambiental na escola; - Estimular a criação de parcerias locais; - Fomentar a participação dos alunos nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal e comunitária.

Ao longo do ano

Projeto Eco Escola Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos na biblioteca escolar; Recolha e separação de RSU; Recolha de REEE; (Com a colaboração da União de Freguesias Proença-a-Nova Peral; Comemoração do dia da água; Visita de estudo à ETA e ETAR de Proença-a-Nova; Visita de estudo às instalações da empresa Valnor (Avis); Comemoração do Dia Mundial da Alimentação com os alunos do 6º ano; Elaboração de desdobráveis, cartazes e jornais de parede com mensagens de sensibilização para o uso racional da energia; Palestra subordinada ao tema: ” Holografia”; Exposição de casas, carros e fornos ecológicos elaborados pelos alunos; Concurso Geração Depositrão

- Sensibilizar para a separação dos RSU; - Divulgar a Política dos 5 r´s; - Sensibilizar para o bem escasso que é a água; - Equacionar a sustentabilidade dos recursos hídricos; - Sensibilizar para a poupança de energia; - Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável.

Equipa Eco Escola; Alunos do 5º ao 12º ano; União de freguesias Proença-a-Nova Peral

Comunidade escolar

- Responder adequadamente às diferentes necessidades individuais; - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo do ano letivo

Implementação das medidas previstas no D.L.3/2008, recorrendo a apoios humanos e técnicos adequados

- Promover o sucesso educativo; - Garantir o progresso nas aprendizagens; - Adequar o processo de ensino e aprendizagem.

Docentes; Psicólogo; Outros técnicos de saúde

Alunos integrados na Educação Especial

- Respeitar e valorizar a diferença através do direito a uma integração

Ao longo do ano letivo

Desenvolvimento de planos individuais de

- Desenvolver competências que promovam a integração na vida ativa pós-escolar;

Direção; Docentes do

Alunos abrangidos pelo

5

plena; - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

transição facilitadores da integração na vida ativa pós-escolar

- Promover a formação integral do aluno; - Promover o contacto com outras instituições da comunidade; - Formar para o desempenho de funções inseridas no mundo do trabalho.

grupo 910; Diretores de turma; Colaboradores de outras instituições

PIT

- Promover canais de comunicação adequados à otimização da divulgação da informação; - Promover o trabalho colaborativo intra e inter departamentos; - Fomentar a participação dos Pais/EE no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus educandos.

Ao longo do ano letivo, com a periodicidade trimestral

Edição do Jornal Escolar: “ Nova Geração”

- Motivar os alunos para a leitura e para a escrita; - Aprofundar a prática da escrita como meio de expressão das próprias vivências; - Divulgar as boas práticas escolares.

Equipa do Jornal Escolar; Comunidade educativa

Comunidade Escolar

- Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade; - Promover canais de comunicação adequados à otimização da divulgação da informação.

Ao longo do ano letivo (mensalmente)

Atividades em Agenda - Divulgar as atividades a desenvolver ao longo do mês.

Direção Alunos, professores, comunidade

- Aumentar a taxa de sucesso pleno; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Otimizar os recursos do Agrupamento

Quartas-feiras durante o ano letivo, das 13h 55 min às 15h 40 min

Atelier de Matemática - Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Desenvolver o cálculo mental e o raciocínio; - Desenvolver destrezas numéricas e de cálculo; - Desenvolver a capacidade de compreender e resolver situações problemáticas; - Promover a socialização; - Reforçar as aprendizagens; - Prestar apoio a alunos com mais dificuldades em conteúdos específicos da disciplina.

Docentes do Grupo 230

Alunos do 2º ciclo

- Reforçar o sentido de pertença ao Agrupamento; - Potenciar a qualidade das relações humanas e a participação democrática dos alunos na vida da escola; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza.

Ao longo do corrente ano letivo todas as 4ªs à tarde

Clube dos Pequenos Cientistas

- Contribuir para o desenvolvimento da literacia científica; - Incentivar a curiosidade acerca do Mundo Natural e da Ciência; - Desmistificar a ciência enquanto área de conhecimento apenas acessível a uma minoria, promovendo, ao mesmo tempo, o respeito pela investigação científica de qualidade; - Promover competências no âmbito do processo do pensamento científico, nomeadamente na prossecução das fases: observar, registar, formular hipóteses, experimentar, confirmar e criticar; - Favorecer a autonomia, criatividade e responsabilidade no desenvolvimento de tarefas;

Professor Jorge Santiago

Todos os alunos do 3º ciclo

6

- Fomentar a cooperação, de forma igualitária e desinteressada, entre os alunos que frequentam o espaço do Clube dos Pequenos Cientistas, na realização de atividades e projetos comuns.

- Dinamizar projetos numa perspetiva de construção da cidadania; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Potenciar a qualidade das relações humanas e a participação democrática dos alunos na vida da escola; - Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Promover a valorização da Escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

Ao longo do ano letivo

Atelier/ Clube de Artes: Colaboração interdisciplinar na construção e pintura de adereços diversos para apoio à realização de atividades inseridas no PAA; Execução de trabalhos diversos ao longo do ano letivo com recurso à técnica do guardanapo, pintura em acrílico, entrançados em ráfia, estanho, moldes em gesso e modelação em pasta DAS; Pintura de peças e objetos em gesso, vidro, madeira, telha e tela; Tapeçaria Bordada

- Desenvolver o gosto pela utilização de novos materiais e pela aplicação de diferentes técnicas; - Favorecer a autonomia e a responsabilidade no desenvolvimento de tarefas propostas pelos docentes ou selecionadas pelos alunos; - Despertar o espírito crítico e o sentido estético. - Desenvolver a criatividade; - Fomentar a cooperação entre os alunos que frequentam o Atelier de Artes na realização de projetos comuns.

Docentes dos grupos 240, 530 e 600

Alunos dos 2º e 3º ciclo

- Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

Ao longo do ano letivo

Clube Europeu - Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos; - Promover, com o recurso a parcerias, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre a Europa; - Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças; - Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas; - Contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação; - Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Professoras Ana Isidoro, Elsa Neves e Teresa Silveiro

10º e 11º anos (cerca de 20 alunos)

7

- Promover a qualidade no processo ensino/aprendizagem; - Contribuir para o desenvolvimento da literacia musical; - Dinamizar as iniciativas expressas no Plano Anual de Atividades e demais planos e projetos do Agrupamento; - Promover a imagem do agrupamento na comunidade local.

Ao longo do ano letivo

Clube de música - Desenvolver o sentido estético e o gosto pela Música; - Conhecer vários instrumentos e géneros musicais. - Recolher e interpretar temas musicais de géneros e culturas diferentes; - Proporcionar atuações em público para os alunos perderem a timidez; - Vivência de vários conceitos de música.

Professor Mário Cardoso

Alunos dos 2º e 3º ciclos e secundário

- Potenciar a qualidade das relações humanas; - Promover os valores de cidadania; - Promover a responsabilidade, autonomia, a participação criativa e a solidariedade.

Ao longo do ano letivo

Oficina de Teatro: “Companhia agapanto #4”

- Promover atividades de sensibilização para as artes performativas, a partir da prática teatral, nas suas múltiplas vertentes; - Promover o cruzamento das abordagens artísticas com as práticas pedagógicas; - Contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens estéticas; - Abordar do ponto de vista artístico alguns conteúdos literários e da memória coletiva.

Professora Ana Monteiro

Comunidade educativa

- Promover a Educação para a Saúde.

Ao longo do ano letivo

Atividade Externa do Desporto Escolar: Desporto Adaptado; Futsal; Voleibol; Natação; Ténis

- Proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar desporto de uma forma regular ao longo do ano letivo.

Grupo de Educação Física

Alunos do 5º ao 12º ano, respeitando escalões e género de cada grupo-equipa

- Promover os valores da cidadania; - Potenciar a qualidade das relações humanas.

Ao longo do ano letivo

Trabalhar os Direitos da Criança

- Promover e defender os direitos da criança; - Ouvir e dar voz à criança e ao jovem; - Contribuir para o desenvolvimento harmonioso e integral da criança e do jovem.

Representante da CPCJ; Diretores de Turma

Alunos do 1º ciclo e 5º ano

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem;

Ao longo do ano

SuperTmatik - Fomentar o gosto pela Matemática. Docentes do grupo 110

P1, P2. P5, P7

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem;

Ao longo do ano

Canguru matemático - Fomentar o gosto pela Matemática. Docentes do grupo 110

Alunos dos 2º, 3º e 4º anos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo do ano

Leitura autónoma e orientada, em articulação com a Biblioteca Escolar

- Sensibilizar os alunos para a importância da leitura; - Promover o gosto pela leitura como fonte de cultura, de lazer e de prazer;

Docentes dos grupos 110; 210, 220 e 300;

Alunos do1º, 2º e 3º ciclo

8

- Conhecer e divulgar obras e autores.

Biblioteca Escolar.

- Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

Ao longo do ano

Trabalhos de Expressão Plástica no âmbito da Educação Literária; Exposição final de trabalhos no átrio da escola

- Sensibilizar os alunos para a importância da leitura; - Promover o gosto pela leitura como fonte de cultura, de lazer e de prazer; - Reforçar o envolvimento da Escola com o meio; - Divulgar junto da comunidade, o projeto.

Docentes do grupo 110

Comunidade educativa

- Promover os valores da cidadania; - Potenciar a qualidade das relações humanas; - Contribuir para uma vivência informada, autónoma e responsável dos jovens, no âmbito da saúde e da sexualidade.

Ao longo do ano

Projeto de Educação Sexual: (no âmbito das turmas)

- Dar resposta às questões colocadas pelos alunos; - Alertar para comportamentos responsáveis que promovam hábitos alimentares corretos; - Promover e defender os direitos da criança; - Ouvir e dar voz à criança e ao jovem; - Contribuir para o desenvolvimento harmonioso e integral da criança e do jovem; - Contribuir para a prevenção de problemas de comportamento nos jovens e a promoção do seu bem-estar bio-psico-social; - Refletir sobre a dinâmica de relações que se estabelecem no dia-a-dia – os afetos implícitos nessas relações e o impacto que os mesmos podem causar no desenvolvimento psicossocial e no relacionamento interpessoal dos adolescentes; - Reconhecer que a sexualidade humana envolve sentimentos de respeito por si próprio e pelos outros; - Refletir sobre a prevalência e epidemiologia das principais IST em Portugal.

Equipa do projeto de educação para a saúde; Diretores de turma; Conselhos de turma; SPO; Pais/EE; Técnicos de saúde; CPCJ

Turmas do 1º ao 12º ano

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania.

Dias a definir ao longo do ano

Dias de Campo:

Parque Eólico do Vergão; Zona de S. Pedro do Esteval; de Cardigos; do Peral; de Sobreira Formosa; do Sobral Fernando, do Estevês; da Catraia; do Cabeço do Moinho, Folga;

Visita a locais/quintas que contemplem PAM

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de aprendizagens e conhecimentos ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Manifestar o desejo de descobrir por si próprio, vendo, mexendo e experimentando; - Adquirir saberes multidisciplinares; - Identificar as plantas mais comuns na região; - Reconhecer a utilidade das plantas; - Recolher plantas aromáticas e medicinais de origem espontânea; - Compreender a influência dos fatores do meio sobre as plantas; - Reconhecer que as plantas precisam de determinadas condições ambientais para se desenvolverem;

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI; Município de Proença-a-Nova; Centro Ciência Viva da Floresta; Pais/E.E.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI; Assistente Operacional; Técnicos; Município de Proença-a-Nova e/ou da Ciência viva

9

- Manifestar uma atitude responsável face à proteção da Natureza.

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Promover os valores de cidadania.

Dias a definir Uma vez por mês

"Histórias, Estórias e outras coisas mais...!" Visita do bibliotecário/ contador de histórias; Visita à Bibliomóvel

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Promover a inter-relação entre os alunos que frequentam a sala B4 e os alunos da turma regular; - Promover práticas de animação de livros e da leitura (Bibliomóvel); - Cativar os alunos para a leitura dos contos tradicionais e de outros livros; - Estimular a criatividade e a imaginação.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI; Bibliotecário e BE

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI e suas turmas regulares, seus DT / professores envolvidos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania.

Ao longo do ano letivo

Mostra de Produtos BioAromas: Restaurante “Vale Mourão”, Sobral Fernando; Restaurante “Ti Augusta”, Figueira CCVF das Moitas; Iniciativas da CM e da BE “Quintais da Zona do Pinhal” Proença-a-Nova

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; Envolver os alunos nos hábitos usuais das épocas festivas; - Promover nos alunos o despertar de sentimentos: amor, solidariedade, paz, partilha e alegria - Dar a conhecer o projeto BioAromas; - Planificar e Organizar todo o processo da amostra dos produtos; - Angariar fundos para desenvolver a noção do dinheiro e incentivo para estabelecer relações pessoais e partilha; - Promover a socialização.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI; Empresas; Centro Ciência Viva da Floresta; Município de Proença-a-Nova; BE

Comunidade Educativa e população em geral

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Melhorar os espaços e equipamentos escolares; - Promover os valores de cidadania.

Ao longo do ano letivo

Manutenção do canteiro do pátio exterior da escola

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Campo de demonstração.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Comunidade Educativa

- Dinamizar projetos numa perspetiva de construção da cidadania.

Ao longo do ano letivo

Exposições temáticas ao longo do ano letivo em parceria com a biblioteca escolar

- Dar a conhecer à escola e aos encarregados de educação os trabalhos elaborados pelos alunos ao longo do ano letivo; - Desenvolver a criatividade;

Professores de E.V. e E.T.

Alunos do 2º e 3º ciclo

10

- Desenvolver o espírito criativo e o sentido estético; - Desenvolver o gosto pela utilização de novos materiais e aplicação de diferentes técnicas.

- Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores; - Dinamizar e enriquecer os espaços escolares.

Ao longo do ano letivo

Cantinho das Línguas - Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; - Divulgar os trabalhos realizados pelos alunos; - Promover o espírito crítico e a criatividade dos alunos; - Promover o espírito de cidadania.

Departamento de Línguas e alunos dos 2º e 3º ciclos

Comunidade Educativa

- Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem.

Ao longo do ano

Intercâmbio online e troca de correspondência com alunos de português do Instituto de Educación Secundaria Rodrigo Móñino, Badajoz

- Ser capaz de estabelecer relações de afinidade/ contraste entre a língua materna e a língua espanhola; - Alargar conhecimentos acerca da cultura hispânica; - Diversificar conhecimentos no âmbito das línguas e cultura espanhola.

Professora Ana Rita Ruivo; Professor de português do Instituto de Educación Secundaria Rodrigo Moñino, Badajoz

Alunos de espanhol

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Estimular o interesse pela leitura e pela escrita em língua Inglesa.

Ao longo do ano letivo

Cambridge English penfriends (troca de cartões com alunos de outras nacionalidades)

- Desenvolver a compreensão e produção escritas em inglês; - Motivar para a aprendizagem do inglês; - Contatar com outras culturas.

Professores de inglês

Alunos do 1.º, 2.º e 3.ºciclos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Estimular o interesse pela leitura e pela escrita.

Ao longo do ano/mensal

Hora do conto - Promover o gosto pela leitura e escrita.

Biblioteca Municipal com a colaboração dos avós

Alunos dos JI de infância do Agrupamento

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo do ano/mensal

Aprender fazendo - Promover a socialização; - Reforçar as aprendizagens; - Aprender as profissões.

Biblioteca Municipal

Alunos dos JI de infância do Agrupamento

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Fomentar a articulação curricular e pedagógica entre ciclos; - Promover a qualidade no processo

Ao longo do ano

Plano Nacional de Leitura: “Leituras em Vai e Vem” “Histórias de Perlimpimpim”

- Aprofundar hábitos de leitura em/com a família; - Criar incentivos à produção de textos orais. - Alargar intencionalmente as situações de comunicação em diferentes contextos, com diversos interlocutores, conteúdos e intenções que permitam às crianças dominarem a comunicação como emissores e como recetores;

Educadores dos JI do Agrupamento; Educadores e Professores dos JI e EB do Agrupamento.

Alunos dos JI do Agrupamento; Famílias Alunos do Pré-Escolar e 1º ano do 1ºciclo do EB

11

de ensino e aprendizagem.

- Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura.

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

Ao longo do ano letivo

Projeto” O Borboletário”

- Identificar o nome das lagartas e das borboletas; - Observar diretamente o ciclo vital desses animais; - Sensibilizar as crianças para as ciências experimentais; - Promover a participação dos pais e da comunidade neste projeto; - Desenvolver a capacidade de observar, a curiosidade de saber e a atitude crítica; - Compreender a relação entre os animais e as plantas; - Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns: - Valorizar o sentido do liberdade, colocando-os a voar ao ar livre depois do seu nascimento.

Educadora do JI-P3

Alunos do JI-P3 Encarregados de educação

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo do ano letivo

Projeto: “Crescer com a Ciência”

- Levar as crianças a compreender alguns conceitos científicos elementares; - Favorecer o desenvolvimento da capacidade de pensar cientificamente; - Observar e tentar interpretar a natureza e os fenómenos que observam no dia-a-dia.

Educadores dos JI do Agrupamento

Alunos dos JI do Agrupamento

- Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

Ao longo do ano

Brincar a reciclar - Reforçar o envolvimento da Escola com o meio; - Divulgar junto da comunidade, o projeto.

Educadores dos JI do Agrupamento

Alunos dos JI do Agrupamento; Famílias

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo do ano

Projeto etwinning; (Y)our Story, (Y)our Country, (Y)our Culture

- Desenvolver a capacidade de compreensão e produção em Inglês; - Reconhecer especificidades culturais de ambos os países/regiões (Portugal e França/ Proença-a-Nova e Crécy la Chapelle; - Melhorar as competências na área das TIC;

Professora de Inglês

Alunos do 8º A

- Promover por um lado o apoio a pessoas carenciadas e pelo outro a responsabilidade social de cada aluno enquanto cidadão.

Ao longo do ano

“Um dia pelos outros” Projeto de solidariedade social

- Desenvolver um projeto de solidariedade social; - Angariação de fundos, sendo a verba recolhida canalizada para uma causa social à escolha dos alunos (Liga Portuguesa Contra o Cancro; Cruz Vermelha; Unicef; Causa Local (ainda a definir).

Professores de EMRC; Diretores de turma; Associação de Pais

Alunos do 5º ao 12º ano

12

- Promover o sucesso escolar dos alunos com NEE.

Ao longo do ano

Apoio psicopedagógico a alunos com necessidades educativas especiais (NEE): - Referenciação de alunos para a Educação Especial, na deteção ou suspeita de necessidades educativas especiais; - Avaliação das funções do corpo por referência à Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (C.I.F.); - Elaboração dos relatórios técnicos-pedagógico, definindo o perfil de funcionalidade do aluno. - Elaboração e avaliação dos projetos educativos individuais; - Consultadoria aos docentes de educação especial na planificação de atividades educativas; - Consulta psicológica individual; - Apoio psicopedagógico a pais e encarregados de educação; - Apoio psicopedagógico a docentes e assistentes operacionais.

- Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a deteção de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas; - Proceder à avaliação global de alunos com problemas de desenvolvimento, com dificuldades de aprendizagem, com competências e potencialidades específicas e prestar o apoio psicopedagógico mais adequado; - Propor, de acordo com os pais e em colaboração com os serviços competentes, o encaminhamento de alunos com necessidades especiais para modalidades adequadas de resposta educativa; - Articular modalidades de complemento pedagógico, de compensação educativa e de educação especial, tendo em vista tanto a individualização do ensino como a adequação de currículos e de programas.

SPO Grupo de Educação Especial; Diretores de turma; Parcerias: Hospitais centrais; Gabinete de Informação e apoio ao Aluno; Órgão de gestão; Centro de saúde; Câmara Municipal de Proença-a-Nova

Alunos com NEE

- Melhorar os resultados escolares; - Manter a taxa de abandono escolar em níveis residuais ou inexistentes; - Contribuir para a formação integral, desenvolvendo o espírito de cidadania, valorizando a dimensão artística, promovendo a prática desportiva, a educação para a saúde e para o ambiente e

Ao longo do ano

Apoio psicológico e psicopedagógico individual a alunos: - Consulta psicológica; - Estabelecimento e divulgação de planos de intervenção sistémicos e ecológicos.

- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal; - Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar.

SPO Parcerias: CPCJ; Segurança Social; Hospitais centrais

Alunos do ensino pré-escolar ao ensino secundário

13

património; - Promover o mérito e a excelência.

- Promover o sucesso educativo e a qualidade no processo de ensino e aprendizagem. - Melhorar os resultados escolares; - Manter a taxa de abandono escolar em níveis residuais ou inexistentes.

Ao longo do ano

Apoio psicológico a pais e encarregados de educação: - Consulta psicológica; - Formação

- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas.

SPO Parcerias: CPCJ; Câmara Municipal de Proença-a-Nova; Centro de saúde; Hospitais centrais; Segurança Social; DT´s

Pais/ encarregados de educação

- Promover o sucesso educativo e a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo do ano

Consultadoria a docentes

- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a docentes, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas.

SPO Parcerias: Coordenadores de escola e de docentes

Docentes do pré-escolar ao ensino secundário

- Contribuir para a formação integral, desenvolvendo o espírito de cidadania, valorizando a dimensão artística, promovendo a prática desportiva, a educação para a saúde e para o ambiente e património.

Ao longo do ano

Colaboração nas iniciativas promovidas no âmbito do projeto de educação para a saúde

- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal; - Diminuir os comportamentos de risco, promovendo a mudança de atitudes favoráveis a comportamentos saudáveis; - Contribuir para uma vivência informada, autónoma e responsável no domínio da saúde.

Gabinete de informação e apoio ao aluno e SPO; Parcerias: Centro de saúde; IDT

Comunidade educativa

- Contribuir para a formação integral, desenvolvendo o espírito de cidadania, valorizando a dimensão artística, promovendo a prática desportiva, a educação para a saúde e para o ambiente e património.

Ao longo do ano

Apoio psicopedagógico a assistentes operacionais

- Promover competências técnicas e relacionais que possibilitem responder de um modo adequado às exigências decorrentes do exercício da sua profissão.

SPO Parcerias: DT´s; Órgão de gestão

Assistentes operacionais

14

B - ATIVIDADES A DESENVOLVER - 1º PERIODO

Setembro 2015 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Potenciar a qualidade das relações humanas.

2 de setembro Receção aos novos docentes; Almoço convívio com pessoal docente e não docente

- Potenciar um ambiente facilitador para a integração dos novos docentes.

Direção Professores e pessoal não docente

- Garantir a inclusão de todas as crianças e jovens; - Potenciar a qualidade das relações humanas; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

17 de setembro Receção/Adaptação das crianças (pré-escolar)

- Estabelecer relações interpessoais com os vários sujeitos no processo educativo; - Facilitar a integração dos alunos nas escolas e nas turmas; - Promover a familiarização com as regras de funcionamento da escola e diversos serviços.

Direção; Docentes; Pessoal não docente

Alunos dos JI; Alunos do 1º ciclo; Pais/Encarregados de educação; Docentes; Pessoal não docente

- Garantir a inclusão de todas as crianças e jovens; - Potenciar a qualidade das relações humanas; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

18 de setembro Receção aos alunos do 5º ano

- Facilitar a integração dos alunos na escola e nas respetivas turmas; - Promover a familiarização com as regras de funcionamento da escola e diversos serviços; - Facilitar o relacionamento entre os diversos elementos da comunidade.

Direção; Diretores de Turma; Docentes

Alunos do 5º ano; Pais/Enc. de educação; Docentes; Pessoal não docente

- Reconhecer o esforço e o sucesso dos alunos no âmbito das aprendizagens académicas, da participação desportiva e das atitudes meritórias.

18 de setembro Dia do Diploma Cerimónia de Mérito dos Alunos – Ano Letivo 2014/2015

- Visa promover uma cultura de excelência, mas também incentivar todos os alunos a obter mais e melhores resultados; - Representa a valorização do mérito e da excelência, e torna patente o reconhecimento do trabalho, de aptidões, de comportamentos e de atitudes dos alunos, proporcionando, também, o seu reconhecimento público.

Direção; Associação de Pais e Encarregados de Educação; União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral

Comunidade Educativa

- Garantir a inclusão de todas as crianças e jovens; - Potenciar a qualidade das relações humanas;

21 de setembro Receção aos alunos: 1º ciclo e do 6º ao 12º ano

- Facilitar a integração dos alunos na escola e nas respetivas turmas; - Promover a familiarização com as regras de funcionamento da escola e diversos serviços; - Facilitar o relacionamento entre os diversos elementos da comunidade.

Direção; Diretores de Turma; Docentes

Alunos; Docentes; Pessoal não docente

15

Outubro 2015 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Implementar medidas apropriadas para os alunos com necessidades educativas diversificadas; - Fomentar o desenvolvimento do espírito ecológico manifestando respeito e estima pelo património natural.

7 de outubro

“Dia Mundial do Animal – 4 outubro”

Saída de campo:

Visita a Vila Velha de Rodão - Estalagem Portas de Ródão – espaço com animais; - Agrupamento de Escolas - instalações e Estufa de Plantas decorativas; - Centro interpretação Arte Rupestre Alto Tejo; - Cais fluvial – passeio para observação das gravuras rupestres e passagem pelas Portas de Ródão

- Observar a natureza e os seus aspetos físicos; - Promover o gosto e a realização de atividades ligadas à produção de plantas; - Adquirir, desenvolver saberes sobre a Arte Rupestre; - Proporcionar momentos de lazer entre os elementos do Projeto Escola BioAromas; - Fomentar/Interiorizar atitudes comportamentais; - Assinalar o “Dia do animal” tomando contato com animais.

Docentes da Sala de Apoio à concretização dos Currículos Específicos Individuais acompanhados pela assistente operacional

Alunos do Projeto Escola BioAromas

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover a valorização da Escola enquanto principal veículo e motor da educação nos seus diferentes domínios.

12 a 16 de outubro

Semana da Alimentação: Atividades/ receitas saudáveis

- Sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação equilibrada; - Desenvolver hábitos para uma alimentação saudável; - Progredir na aquisição de hábitos relacionados com o bem-estar, segurança e higiene pessoais.

Docentes do Grupo 100

Alunos dos JI do Agrupamento

- Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Dinamizar e enriquecer os espaços escolares; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem.

12 a 16 de outubro

Comemoração do dia da Hispanidade (12 de outubro); - Elaboração de “abanicos” alusivos aos países de língua oficial espanhola; - Exposição na Biblioteca Escolar e eleição do “abanico” mais original. - Visionamento do filme “Mortadelo y Filemón contra Jimmy el cachondo”

- Ser capaz de estabelecer relações de afinidade/ contraste entre a língua materna e a língua espanhola; - Alargar conhecimentos acerca da cultura hispânica; - Conhecer a diversidade dos países que falam oficialmente espanhol; - Diversificar conhecimentos no âmbito da língua e cultura espanholas.

Docente da disciplina de espanhol; Docentes da disciplina de educação visual; Biblioteca Escolar

Alunos de espanhol

- Promover a Educação para a Saúde

14 de outubro Corta-Mato Escolar (Campo Sra. Das Neves)

- Proporcionar aos jovens a oportunidade de praticar Atletismo numa especialidade diferente daquelas que são abordadas nas aulas de Educação Física;

Docentes do Grupo de Educação Física

Alunos do 4º ao 12º ano

16

- Selecionar alunos para representarem a nossa escola e participarem no Corta-Mato Escolar - Fase Regional: CAE Castelo Branco.

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania; - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Contribuir para uma vivência informada, autónoma e responsável dos jovens, no âmbito da saúde.

16 de outubro Dia Mundial da Alimentação:

VIª Oficina: As Plantas Aromáticas e Medicinais na Alimentação

O valor das Plantas Aromáticas e das Leguminosas

“Acabar com a fome” Objetivos de desenvolvimento sustentável

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de aprendizagens e conhecimentos ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Conhecer e descobrir uma ou outra especificidade de algumas plantas aromáticas e medicinais; - Sensibilizar os participantes para as virtudes inerentes a este tipo de produtos; - Promover a utilização de PAM- Plantas Aromáticas e Medicinais na alimentação, fomentando a confeção e degustação de ementas e doces aromáticos; - Partilhar receitas culinárias com plantas silvestres e ervas aromáticas, e aprender a tratar os cuidados básicos de saúde com as plantas que temos ao nosso alcance. Dar a conhecer o projeto BioAromas; - Planificar e Organizar todo o processo da confeção e amostra dos produtos; - Desenvolver a noção do dinheiro; - Estabelecer relações pessoais e partilha; - Incentivar para atividades pré-profissionais. - Incutir nos alunos a necessidade de ter uma alimentação saudável e equilibrada; - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; -Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável; - Alertar e sensibilizar para comportamentos responsáveis que promovam hábitos alimentares corretos.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI; CCVF; Chefe Rui Lopes; Escola Superior Agrária de Castelo Branco

Docentes do grupo 110 Docentes do Grupo 230; Equipa EcoEscola

Comunidade Educativa Alunos do 1º ciclo Alunos do 6º ano

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Promover os valores de cidadania.

16 de outubro Conferência: “O humor na sociedade atual”. Pelo Professor Doutor Nuno Jerónimo (UBI) no âmbito de um protocolo com o Departamento de Sociologia da UBI

- Abordar uma forma “de pensar na realidade de uma maneira diferente, de uma maneira divertida”; - Tomar contato com mecanismos existentes para provocar o riso; - Perceber o porquê do público olhar para o humorista “como um cientista social” ou uma “espécie de etnógrafo”; - Olhar para a sociedade através de um olhar

Professora Ana Monteiro

11º e 12º ano,

Comunidade Local

17

distinto e positivo.

- Promover a Educação para a Saúde.

28 de outubro Mega-KM (Fase Escola)

Proporcionar aos jovens a oportunidade de praticar Atletismo numa especialidade diferente daquelas que são abordadas nas aulas de Educação Física; Favorecer o desenvolvimento de algumas das capacidades motoras, nomeadamente a resistência (meio-fundo); Selecionar alunos para representarem a nossa escola e no Mega Km - Fase Regional: Fase CAE Castelo Branco.

Docentes do grupo de Educação Física

Alunos do 5.º ao 12º ano

- Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Promover a formação integral do indivíduo; - Promover os valores de Cidadania.

30 de outubro Confeção de broinhas dos Santos no forno comunitário

- Sensibilizar as crianças para a importância da preservação do património gastronómico; - Promover o conhecimento das tradições usuais de cada região na data assinalada.

Docentes dos grupos 100 e 110

Alunos do Pré-escolar e 1º ciclo de Proença-a-Nova

Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; Fomentar a participação dos Pais /EE no acompanhamento do processo ensino e aprendizagem.

30 de outubro Desfile das bruxas pelas ruas de Proença-a-Nova

- Sensibilizar para o conhecimento de outras culturas; - Envolver os encarregados de educação na elaboração de chapéus e vassouras para o desfile; - Comemorar o dia das bruxas; - Envolver as crianças na confeção dos fatos.

Educadora do JI-P3 com a colaboração dos EE

Alunos do JI P3 EE Comunidade

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Reforçar o sentido de pertença ao Agrupamento;

26 a 30 de outubro

Celebrar o Halloween: decoração de portas alusivas a esta tradição britânica; Elaboração de desenhos alusivos ao tema, com o objetivo de decorar o espaço escolar (1º ciclo)

- Incentivar o gosto pela aprendizagem da Língua Inglesa e respetiva cultura e tradições; - Participar de forma consciente na construção de uma competência plurilingue e pluricultural; - Dinamizar o espaço escolar.

Docentes dos grupos 220 e 330

Alunos do Agrupamento

Novembro 2015 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no

4 de novembro Comemorações de datas festivas:

Dia de todos os Santos

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos;

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI e comunidade

18

respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania.

Confeção de Broas de Alfazema e a bebida “Jeropiguissima” com hortelã pimenta

- Promover o conhecimento das tradições usuais de cada região na data assinalada; Envolver os alunos nos hábitos usuais dessa época festiva; - Promover nos alunos o despertar de sentimentos: amor, solidariedade, paz, partilha e alegria; - Dar a conhecer o projeto BioAromas, fomentando a confeção e degustação e doces aromáticos.

Educativa (sala de professores)

- Promover a Educação para a Saúde.

11 de novembro Mega Sprinter (Fase Escolar)

- Proporcionar aos jovens a oportunidade de praticar Atletismo numa especialidade diferente daquelas que são abordadas nas aulas de Educação Física; - Favorecer o desenvolvimento de algumas das capacidades motoras, nomeadamente a velocidade, impulsão; - Selecionar alunos para representarem a nossa - Fase Regional: Fase CAE Castelo Branco.

Grupo de Educação Física

Alunos do 5º ao 12º ano

- Promover a formação, consolidando o conceito/ prática da educação e formação ao longo da vida; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

11 de novembro 1º Eliminatória das Olimpíadas Nacionais de Matemática

- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Desenvolver o raciocínio.

Docentes dos grupos 230 e 500, em colaboração com a SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática)

Alunos do 5º ao 12º ano

- Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local.

11 e 13 de novembro

Magustos em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa

- Proporcionar às crianças um convívio agradável; - Contactar com tradições populares; - Valorizar e preservar as tradições.

Docentes dos grupos 100 e 110; Associação de Pais; Município de Proença-a-Nova

Comunidade educativa

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover os valores de cidadania.

20 de novembro Comemoração do dia mundial da filosofia

- Oferecer uma oportunidade para enfatizar mais uma vez a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. - Destacar a importância da disciplina na estimulação do pensamento crítico e independente e a sua capacidade em trabalhar no sentido de uma

Professora: Ana Monteiro, Turmas 10º A e B; Turmas 11º A e B

10º e 11º anos

19

melhor compreensão do mundo, promovendo a tolerância e a paz.

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover os valores de cidadania.

26 e 27 de novembro

Atividades integradas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

- Sensibilizar para a importância da prevenção como um fator determinante na aplicação da hierarquia de gestão de resíduos; - Consciencializar sobre a estratégia de prevenção de resíduos e promover boas práticas de prevenção.

Valnor; CCV da Floresta; Docentes dos grupos 100 e 110

Alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover os valores de cidadania; - Potenciar a qualidade das relações Humanas.

24 a 27 de novembro

Comemoração do Dia Nacional da Cultura Cientifica Atividades experimentais em sala de aula

- Adquirir saberes multidisciplinares de forma lúdica; - Desenvolver a capacidade de análise e o sentido crítico; - Despertar no aluno o interesse pela descoberta e pelo conhecimento.

Docentes dos grupos 510 e 520 em colaboração com o CCVF (Centro de Ciência Viva da Floresta)

Alunos 3ª ciclo

- Promover a Educação para a Saúde.

25 de novembro Nestum Rugby - Proporcionar aos alunos a experimentação duma variante (TAG-RUGBY) do Rugby tradicional, de forma lúdica e competitiva; - Selecionar as melhores equipas para participarem, na Fase Regional.

Docentes do grupo de Educação Física

Alunos do 5º ao 12º ano, respeitando escalões e género de cada grupo-equipa

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens;

26 de novembro “Thanksgiving Day” almoço típico na cantina da escola e atividades a desenvolver na sala de aula

- Incentivar o gosto pela aprendizagem da Língua Inglesa e respetiva cultura e tradições; - Participar de forma consciente na construção de uma competência plurilingue e pluricultural; - Dinamizar o espaço escolar.

Docentes dos grupos 220 e 330

Comunidade educativa

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover os valores de cidadania; - Potenciar a qualidade das relações Humanas.

27 de novembro Comemoração do Dia Nacional da Cultura Cientifica Palestra subordinada ao tema: ”Holografia”

- Adquirir saberes multidisciplinares de forma lúdica; - Desenvolver a capacidade de análise e o sentido crítico; - Despertar no aluno o interesse pela descoberta e pelo conhecimento.

Dr. Pedro Pombo, diretor do Centro de Ciência Viva de Aveiro; Grupo 510; Equipa EcoEscola

Alunos das turmas 10º A, 11º A e 12º A

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Promover os valores de cidadania.

27 de novembro Conferência: “Tessituras entre a história e os mitos”. Pela Professora Doutora Valétia Amim (UESC - Brasil) no âmbito de um protocolo com o Departamento de Sociologia da UBI

- Interligar os diferentes atores educativos. - Partilhar saberes e experiências; - Garantir a integral formação dos alunos. - Promover atitudes positivas face ao conhecimento. - Promover a educação para a cidadania.

Professores Ana Monteiro, Higino Fernandes e Rosa Roque

Alunos das turmas 10º B, 11º B e 12º B; Comunidade Local

20

Dezembro 2015 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover a formação integral do indivíduo; - Promover os valores de cidadania.

3 de dezembro Peça de teatro “Estendal de Contos” pelo grupo AtrapalhArte. Peça de teatro “Os Bichos” pelo grupo AtrapalhArte

- Contribuir para o desenvolvimento harmonioso e integral da criança e do jovem; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Município de Proença-a-Nova; Biblioteca Municipal

Alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos

- Promover a formação integral do indivíduo; - Promover os valores de cidadania.

3 de dezembro

Ação de sensibilização “Prevenção Rodoviária” - Programa Escola Segura - GNR

- Promover comportamentos de segurança junto da população escolar; - Sensibilizar os alunos para as questões da segurança rodoviária.

GNR (Programa Escola Segura) Grupo 100; Grupo 110

Alunos do 2º ano de Proença-a-Nova

- Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Promover os valores de cidadania.

3 de dezembro

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de Dezembro:

“Torneio de Boccia” Visualização de um filme/

documentário /animação sobre a diferença

- Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e mobilizar para o bem estar da comunidade escolar; - Promover nos alunos o despertar de sentimentos: amor, solidariedade, paz, partilha e alegria.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI e docente de DEA; Docentes do grupo 910

Alunos da sala de apoio aos CEI e alunos das turmas; Comunidade escolar

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Implicar a comunidade educativa na dinâmica do Agrupamento, reforçando o seu sentido de pertença;

5 de dezembro Comemoração dos 40 anos do Ensino Público no Concelho de Proença-a-Nova - Exposição temática

- Celebrar os 40 anos de ensino público em Proença-a-Nova

Direção; Município de Proença-a-Nova

Comunidade educativa

- Implicar a comunidade educativa na dinâmica do Agrupamento, reforçando o seu sentido de pertença; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores; - Dinamizar e enriquecer os espaços escolares.

9 de dezembro

Comemoração do dia Internacional dos Direitos Humanos Exposição de trabalhos sobre os Direitos Humanos; Largada de balões com frases alusivas ao tema; Palestra sobre Direitos Humanos com a colaboração da Amnistia Internacional´ (sujeita a confirmação)

- Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças; - Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas; - Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Clube Europeu Comunidade escolar (Turmas e Clube Europeu)

21

- Promover a formação integral do indivíduo; - Promover os valores de Cidadania.

9 de dezembro Atividade no âmbito da Educação para a Cidadania: Visita ao Lar do Montinho

- Desenvolver o espírito de solidariedade, partilha e amor ao próximo; - Incutir na comunidade, família/escola, o espírito natalício pelos mais frágeis; - Desenvolver competências afetivas.

Professores: Fernanda Alvarenga, Fátima Delgado e Mário Cardoso

Alunos da turma P5; Alunos do clube de Música; Idosos do Lar do Montinho

- Promover a valorização da Escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Estimular o interesse pelas atividades de grupo/coletivas.

16 de dezembro

Concerto de Natal Opereta “Á procura de um pinheiro” e Espirituais Negros”

- Comemorar o Natal (mimar, dramatizar, declamar texto, canções); - Estimular o convívio entre os intervenientes da Escola; - Incentivar a Escola / Meio; - Fomentar a Interdisciplinaridade; - Promover o gosto pelas atividades de grupo e pelo convívio.

Docentes de Educação Musical; Departamento de Expressões; Alunos do 2º Ciclo e 3º ciclo

Comunidade escolar e local

- Promover a formação, consolidando o conceito/ prática da educação e formação ao longo da vida; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

16 de dezembro

Tarde de Jogos Matemáticos - Desenvolver os aspetos lúdicos da Matemática; - Dar a conhecer a Matemática de forma “divertida”.

Docentes do grupo 500

Alunos do 3º ciclo

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania.

17 de dezembro

Sorteio do Cabaz de Natal

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Angariar fundos para desenvolver a noção do dinheiro e incentivo para estabelecer relações pessoais e partilha.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Comunidade escolar

- Promover a formação integral do indivíduo; - Promover os valores de cidadania; - Fomentar a participação dos Pais

17 de dezembro

Festas de Natal em Sobreira Formosa e Proença-a-Nova

- Proporcionar às crianças e/ou familiares um convívio agradável; - Proporcionar momentos de alegria e confraternização, festejando o Natal.

Docentes dos grupos 100 e 110

Comunidade educativa

22

/E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local.

- Potenciar a qualidade das relações humanas.

21 de dezembro

Ceia de Natal - Comemorar o Natal; - Proporcionar momentos de alegria e confraternização; - Contribuir para a manutenção do bom clima existente no agrupamento.

Direção Pessoal docente, não docente e respetivas famílias

- Promover a Educação Ambiental e a cidadania na escola; - Incrementar o gosto pelas temáticas do Ambiente; - Promover ações relacionadas com a melhoria da qualidade ambiental na escola;

Última semana de aulas do 1º período

Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos de 8ºano, na biblioteca escolar

- Sensibilizar para a separação dos RSU; - Divulgar a Política dos 5 r´s.

Equipa EcoEscola; Alunos do 5º ao 12º ano

Comunidade escolar

Ao longo do 1º período Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania;

Novembro e Dezembro

Cabaz de Natal

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Angariar fundos para desenvolver a noção do dinheiro e incentivo para estabelecer relações pessoais e partilha.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI Diretores de turma e alunos das turmas

Comunidade

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo

Novembro e Dezembro

Comemorações de datas festivas: Natal: Cartões de “Boas Festas”

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

23

sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local.

Construção de motivos de Natal/Prendas de Natal

desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Promover o conhecimento das tradições usuais de cada região na data assinalada; - Envolver os alunos nos hábitos usuais dessa época festiva; - Promover nos alunos o despertar de sentimentos: amor, solidariedade, paz, partilha e alegria; - Angariar fundos para desenvolver a noção do dinheiro e incentivo para estabelecer relações pessoais e partilha.

e comunidade

C1 - VISITAS DE ESTUDO - 1º PERIODO

Dezembro 2015 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

2 de dezembro Visita de estudo ao Lar do Montinho

- Fomentar as relações interpessoais; - Fomentar laços de amizade e solidariedade; - Contribuir para a formação integral dos alunos.

Grupo 110 e Clube de Música

Utentes do Lar

B1 - ATIVIDADES A DESENVOLVER - 2º PERIODO

Janeiro 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a formação integral do indivíduo; - Promover os valores de cidadania.

5, 7,11,13,14 e 18 janeiro

Ação de sensibilização “Prevenção Rodoviária” - Programa Escola Segura - GNR

- Promover comportamentos de segurança junto da população escolar; - Sensibilizar os alunos para as questões da segurança rodoviária.

GNR (Programa Escola Segura); Docentes dos grupos 100 e 110

Alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo

- Promover a formação integral do indivíduo; - Promover os valores de cidadania; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local.

6 de janeiro Cantar as Janeiras pelas ruas de Sobreira Formosa e Proença-a-Nova

- Recolher quadras da tradição oral; - Proporcionar às crianças e/ou familiares um convívio agradável; - Desenvolver o conhecimento e apreço pelos valores culturais específicos da região.

Professores e Educadores da EB de Sobreira Formosa e JI de Sobreira Formosa

Comunidade educativa

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem;

6 de janeiro "Los reyes" Degustação do "Roscón de

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional;

Professores e alunos da sala de

Professores e alunos da sala

24

- Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local.

Reyes" e outras iguarias tradicionais (comunidade educativa). "El amigo secreto" - troca de postais com mensagens de "Reyes" (alunos de espanhol)

- Promover a aquisição de aprendizagens e conhecimentos ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Promover o conhecimento das tradições usuais de cada região na data assinalada; - Confecionar receitas típicas de acordo com a data festiva; - Envolver os alunos nos hábitos usuais dessa época festiva.

apoio aos CEI; Professora Ana Rita Ruivo

de apoio aos CEI Alunos de espanhol e comunidade educativa

- Promover a valorização da Escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Estimular o interesse pelas atividades de grupo/coletivas.

13 de Janeiro

Canto das Janeiras a instituições de Proença-a-Nova (Direção da escola, Câmara Municipal; Junta de Freguesia; Lar da Santa Casa…)

- Preservar/reviver tradições populares - Incentivar a Escola / Meio; - Fomentar a Interdisciplinaridade; - Promover o gosto pelas atividades de grupo e pelo convívio.

Docentes de Educação Musical; Alunos do 3º Ciclo e Clube de música

Alunos do 3º ciclo Clube de Música Comunidade escolar e local

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover os valores de cidadania;

13 de janeiro Dinamização da fase local do Concurso Nacional de Leitura do PNL

- Fomentar o gosto pela leitura; - Desenvolver a capacidade de análise textual, o sentido crítico e a criatividade; - Alargar o conhecimento de vocabulário; - Promover o conhecimento e a compreensão de temáticas diversas, de textos e de autores nacionais ou internacionais; - Evidenciar a importância da leitura e da escrita, na comunidade escolar, dando-lhes visibilidade.

Docentes do grupo 300 Biblioteca Escolar

Alunos do 3º ciclo e do ensino secundário

- Promover a formação, consolidando o conceito/ prática da educação e formação ao longo da vida; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

13 de janeiro 2º Eliminatória das Olimpíadas Nacionais de Matemática (Instituto S. Tiago)

- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Desenvolver o raciocínio.

Docentes dos grupos 230 e 500, em colaboração com a SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática)

Alunos apurados do 5º ao 12º ano

- Promover os valores da cidadania; Potenciar a qualidade das relações humanas; - Contribuir para uma vivência informada, autónoma e responsável dos jovens, no âmbito da saúde.

18 a 22 de janeiro

PES… A MEXER! Visualização de um vídeo – guia de exploração sobre os malefícios do açúcar nas aulas de educação para a

- Alertar para comportamentos responsáveis que promovam hábitos alimentares corretos; - Sensibilizar para a importância do exercício físico na manutenção de estilos de vida saudáveis; - Valorizar a educação para a saúde como área de educação global.

Equipa PES; Diretores de turma; Docentes de educação física/ Animador de

Alunos do 5º ano ao 12º ano

25

20 de janeiro

cidadania e/ou ciências naturais Almoço Bué saboroso Atividade física PES… A MEXER Atividades /Zumba (Banca vitaminada; Banca Eco Escolas)

zumba; Equipa Eco Escolas

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Promover os valores de cidadania.

28 de janeiro Conferência: “Ação humanitária”. Pelo Prof. Doutor João Batista

- Interligar os diferentes atores educativos; - Partilhar saberes e experiências; - Garantir a integral formação dos alunos; - Promover atitudes positivas face ao conhecimento; - Promover a educação para a cidadania.

Professores Ana Monteiro e Higino Fernandes

Alunos das turmas 10º A e B, 11º A e B e 12º B

- Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

29 de janeiro Dia Escolar da Não Violência e da Paz

- Contribuir para a construção da paz através de gestos simbólicos chamando a atenção de toda a comunidade escolar.

Docentes de EMRC

Comunidade Escolar

Fevereiro 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a valorização da Escola enquanto principal veículo e motor da educação nos seus diferentes domínios; - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens.

2 de fevereiro Comemoração de “ La Chandeleur”; Almoço tipicamente francês no refeitório escolar

- Divulgar tradições da cultura francesa; - Envolver os alunos no estudo do Francês; - Associar “La Chandeleur” à festa de Nossa Senhora das Candeias, de P-a-Nova.

Docentes do grupo 300

Comunidade educativa

- Promover a formação integral do indivíduo; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e

1 a 5 de fevereiro

Missão País: Jogos; conversa com alunos sobre vários temas como Valores, O respeito e o futuro, Segurança na Internet, entre outros

- Convívio com os jovens estudantes do agrupamento; - Evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade; - Fomentar as relações interpessoais; - Contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Missão País (alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa); Município de Proença-a-Nova

Comunidade educativa

26

empreendedores. - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local.

5 de fevereiro Desfiles carnavalescos pelas ruas de Sobreira Formosa e Proença-a-Nova

- Conhecer os valores tradicionais da região; - Aprender a divertir-se sem pôr em perigo a sua segurança e a dos outros; - Aproximar a escola da comunidade; - Desenvolver a criatividade e o sentido estético.

Docentes do grupo 100 e 110

Comunidade educativa

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

12 e fevereiro 24 de fevereiro 17 de fevereiro

Atividade experimental no Centro de Ciência Viva - ”Poções mágicas” - “Como funciona a água”

- Desenvolver nas crianças o interesse pelos fenómenos científicos; - Desenvolver nas crianças capacidades de observação, experimentação e investigação.

Grupo 100 Alunos do JIP1 Alunos do JIP2 Alunos do JIS1

- Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

15 de fevereiro Comemoração do Dia de São Valentim: - Divulgação da lenda de S. Valentim - Confeção de biscoitos /bolachas do amor e da amizade; - Envio de cartões do dia dos namorados - “Lanche do Afeto” na sala de professores

- Incutir o espírito de cidadania ativa nos membros da comunidade; - Fomentar as relações interpessoais

Clube Europeu; Associação de estudantes; Projeto Escola BioAromas

Comunidade escolar

- Promover os valores da cidadania; - Potenciar a qualidade das relações humanas; - Contribuir para uma vivência informada, autónoma e responsável dos jovens, no âmbito da saúde.

17 de fevereiro (10h30 – 12h00)

Palestra subordinada ao tema: “Cancro do colo do útero e Papiloma Vírus Humana (HPV) com o palestrante Dr. Rui Jorge Nobre

- Promover a Educação para a Saúde no contexto da Sexualidade; - Ajudar os jovens e adolescentes a fazerem escolhas informadas; - Fomentar hábitos de vida saudável; - Contribuir para atitudes, valores e comportamentos responsáveis e saudáveis no âmbito da sexualidade; - Proporcionar aos alunos condições emocionais e intelectuais no sentido de serem os próprios a tomar decisões adequadas relativas ao início das relações sexuais; - Assumir uma atitude crítica face aos comportamentos que comprometem o equilíbrio do organismo.

Diretores de turma em articulação com o PES

Alunos do ensino secundário e do profissional de Proteção Civil

27

Março 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover os valores de cidadania; - Contribuir para uma vivência informada, autónoma e responsável dos jovens, no âmbito dos malefícios do álcool e das drogas.

2 de março Tertúlia: Vamos falar do álcool e outras drogas

- Promover hábitos saudáveis; - Prevenir situações de risco para a saúde.

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas

Comunidade escolar

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

8 de março Atividade experimental no Centro de Ciência Viva: “Bolo da floresta”

- Desenvolver nas crianças o interesse pelos fenómenos científicos; - Desenvolver nas crianças capacidades de observação, experimentação e investigação.

Grupo 100 Alunos do JIP3

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

14 a 18 março Atividade do Plano Nacional de leitura: Semana da leitura

- Promover a leitura, assumindo-a como fator de desenvolvimento individual e de progresso coletivo; - Valorizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos; - Sensibilizar os alunos para a importância da leitura; - Promover o gosto pela leitura como fonte de cultura, de lazer e de prazer; - Sensibilizar os pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança.

Docentes do grupo 110, 210, 220 e 300; Biblioteca Escolar

Comunidade educativa

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Reforçar o sentido de pertença ao Agrupamento.

14 a 18 de março

“Egg Hunt” - Promover a sensibilização para uma festividade britânica; - Contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Docentes dos grupos 220 e 330

Alunos do 2ºciclo

- Promover a formação, consolidando o conceito/ prática da educação e formação ao longo da vida; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

17 e 18 de março

Canguru Sem Fronteiras 2016

- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Desenvolver o raciocínio.

Docentes dos grupos 230 e 500, em colaboração com a SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática)

Alunos do 5º ao 12º ano

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no

18 de março Comemorações de datas festivas:

Dia do pai 19 de março: execução da prenda:

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de conhecimentos e aprendizagens ao nível do desenvolvimento pessoal

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Alunos da sala de apoio aos CEI e seus pais

28

respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

“Nomes doces aromáticos”

Páscoa: confeção de bombons aromáticos e sua distribuição

e social dos alunos; - Envolver os alunos nos hábitos usuais dessa época festiva; - Promover o conhecimento das tradições usuais de cada região na data assinalada; - Envolver os alunos nos hábitos usuais dessas épocas festivas; - Promover nos alunos o despertar de sentimentos: amor, solidariedade, paz, partilha e alegria.

- Promover a Educação Ambiental e a cidadania na escola; - Incrementar o gosto pelas temáticas do Ambiente; - Promover ações relacionadas com a melhoria da qualidade ambiental na escola; - Estimular a criação de parcerias locais; - Fomentar a participação dos alunos nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal e comunitária.

14 a 18 de março

Comemoração do dia da água: Elaboração de desdobráveis, cartazes e jornais de parede com mensagens de sensibilização para o uso racional da energia

- Sensibilizar para o bem escasso que é a água; - Equacionar a sustentabilidade dos recursos hídricos.

Equipa EcoEscola; Alunos do 5º ao 12º ano

Comunidade escolar

- Promover a formação, consolidando o conceito/ prática da educação e formação ao longo da vida; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

16 de março 2º Campeonato escolar do Jogo do 24

- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Desenvolver o cálculo mental.

Docentes dos grupos 230 e 500

Comunidade escolar

- Promover a Educação para a Saúde.

18 de março

X Estafeta Escolar Sobreira/Proença

- Fomentar o gosto pela atividade física, com a participação na tradicional estafeta (atletismo) entre o Instituto Santiago da Sobreira Formosa e a Escola Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova.

Município de Proença-a-Nova; Apoio: Escola BS Pedro da Fonseca e Instituto Santiago; Colaboração dos grupos de Educação Física das duas escolas

Alunos dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário das Escolas Pedro da Fonseca e Instituto Santiago

29

- Promover os valores de cidadania 18 de março Colheita de Sangue –Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca

- Incentivar e cultivar a solidariedade de alunos, professores, funcionários, pais, encarregados de educação e população em geral para a nobre ação de dar sangue, tendo em conta a importância da melhoria das condições de saúde de uma grande parte da população.

Instituto Português do sangue e da Transplantação

Comunidade

- Manter o bom relacionamento entre a comunidade; - Potenciar a qualidade das relações humanas.

21 de março “Tea Party” - Divulgar tradições britânicas; - Promover o convívio entre os docentes.

Docentes dos grupos 220 e 330

Comunidade Educativa

Ao longo do 2º período Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a Educação para a Saúde.

2º Período (data a definir em função do quadro competitivo da atividade externa)

Basquetebol 3x3 (FASE ESCOLA)

- Promover a prática da modalidade de Basquetebol, na versão de 3x3; - Apurar a melhor equipa por escalão/sexo para representar o Agrupamento de Escola de Proença-a-Nova no Torneio Distrital de Basquetebol 3x3.

Docentes do grupo de Educação Física

Alunos do 5º ao 12º ano respeitando escalões e género de cada grupo-equipa

- Promover a valorização da Escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

Data a definir Olimpíadas de Física Escalão B

- Desenvolver o conhecimento científico dos alunos. Grupo 510 Alunos do 11º ano A

- Melhorar os resultados escolares; - Manter a taxa de abandono escolar em níveis residuais ou inexistentes;

2º e 3º períodos Projeto de orientação vocacional - Programa de orientação vocacional “Futuro Bué”, destinado aos alunos do 9º ano de escolaridade. - Atividade de exploração vocacional “Cursos? Ena! Tantos…”, destinada a alunos do 9º ano e ensino secundário. - Sessão de esclarecimento sobre “Acesso ao ensino superior”, destinado aos alunos do 10º e 11º ano de

- Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação dos interesses e aptidões dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global nível etário; - Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho; - Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras; - Encaminhar para ofertas educativas mais ajustada

SPO Parcerias: - Coordenação dos DT´s; - IEFP; - Entidades formativas e educativas; - Instituto Politécnico de Castelo Branco; - Universidade da Beira Interior

Alunos do 9º ano e ensino secundário

30

escolaridade. - Sessão de esclarecimento “9º ano: Escolhas e percursos”, destinado aos pais/encarregados de educação do 9º ano de escolaridade. - Apoio aos DT´s no processo de matrícula dos alunos do 9º ano de escolaridade. - Dinamização de um espaço de autoinformação vocacional, destinado aos alunos do ensino básico e secundário. - Consulta psicológica vocacional individual e em grupo. - Estudo sobre o planeamento vocacional dos alunos do ensino secundário.

ao perfil do aluno.

C1 - VISITAS DE ESTUDO - 2º PERIODO

Janeiro 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

28 de janeiro Visita de estudo à empresa Valnor - Avis

- Sensibilizar para a separação dos RSU. Equipa EcoEscola; Docentes do grupo 520

Alunos do Curso profissional de Técnico de Proteção Civil

Fevereiro 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e

12 de fevereiro Visita de Estudo a Lisboa (Ida ao teatro e visita ao

- Promover a articulação de saberes teóricos adquiridos no âmbito dos conteúdos lecionados e a

Docentes dos grupos 300 e 520

Alunos do 9º ano

31

desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens, - Promover a formação integral do indivíduo; - Promover a gestão articulada do currículo ao nível dos departamentos curriculares.

Lisbon Story center) sua aplicação prática; - Despertar no aluno o interesse pela descoberta e pelo conhecimento; - Promover a motivação dos alunos pelos conteúdos programáticos; - Desenvolver a capacidade de análise e o sentido crítico; - Fomentar as relações interpessoais; - Promover a interdisciplinaridade.

Março 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

2 de março 16 de março

Visita de estudo à ETA e ETAR de Proença-a-Nova

- Conhecer alguns processos de tratamento da água; - Manifestar uma atitude responsável face à preservação da água. - Distinguir a função da Estação de Tratamento de Águas da função da Estação de Tratamento de Águas Residuais.

Grupo 230; Equipa Eco Escolas

Alunos do 5º A Alunos do 5º B

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

14, 15, 16 de março

Visita de estudo à DEROVO: “Ovos Amarelos”

- Desenvolver nas crianças capacidades de observação, experimentação e investigação. - Contribuir para a formação integral dos alunos.

Grupos 110 Alunos do 1º ciclo

- Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

15 de março Encontro Diocesano dos alunos de EMRC – Abrantes

- Fomentar laços de amizade e solidariedade; - Contribuir para a formação integral dos alunos.

Docentes do grupo de EMRC

Alunos de EMRC do 9º ano

- Promover a formação, consolidando o conceito/ prática da educação e formação ao longo da vida; - Promover os valores de cidadania; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Promover a gestão articulada do currículo ao nível dos grupos disciplinares.

17 de março Visita de estudo a Lisboa: - ITN - Centro Cultural de Belém - Mosteiro dos Jerónimos - Padrão dos Descobrimentos e zona envolvente - Lisboa story centre - Percurso pessoano

- Compreender as etapas principais de um processo de produção; - Associar Ciência, Tecnologia Sociedade como realidades interatuantes e que se potenciam mutuamente; - Conhecer a importância da radioatividade na Física e na terapia oncológica; -Desenvolver o espírito de observação e o sentido crítico; -Observar in loco fenómenos estudados na teoria; - Desenvolver hábitos de fruição artística; - Contactar com espaços físicos mencionados nas

Grupos: 300, 400, 420 510, 520

Alunos do 12ºA e 12º B

32

obras literárias estudadas; - Valorizar o património cultural comum; - Despertar no aluno o interesse pela descoberta e pelo conhecimento; -Promover a motivação dos alunos pelos conteúdos programáticos.

B2 - ATIVIDADES A DESENVOLVER - 3º PERIODO

Abril 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

6 de abril 17H00 (4ªf)

X ENCONTROS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Mostra de Produtos BioAromas - decoração do espaço

- Criar respostas multifacetadas, integradas e articuladas evitando o mais possível respostas únicas, rotuladas, marginalizadas ou institucionalizadas; - Encontrar estratégias que levem à mudança de atitudes individuais e coletivas que permita a aceitação e responsabilização comunitária por todos os seus membros independentemente das suas características pessoais; - Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Dar a conhecer o projeto BioAromas; - Planificar e Organizar todo o processo da amostra dos produtos; - Promover a socialização.

Docentes do grupo 910; Associação de Pais e E.E; Especialistas convidados; Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Comunidade em geral Professores e alunos da sala de apoio aos CEI; Professores; Encarregados de Educação; Auxiliares de Educação Educativa

- Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

6 de abril 14h – 16h

INEM vem à Escola ensinar a salvar vidas

- Aplicar medidas de Suporte Básico de Vida. - Conhecer os objetivos que o INEM pretende alcançar com a formação em Suporte Básico de Vida.

Grupo 520 Alunos do 9º ano

- Promover os valores da cidadania; - Potenciar a qualidade das relações humanas; - Contribuir para uma vivência informada, autónoma e responsável dos jovens, no âmbito da saúde e da sexualidade.

7 de abril Comemoração do Dia Mundial da Saúde

- Reconhecer que a saúde implica uma relação connosco, com os outros e com o meio envolvente; - Promover hábitos saudáveis; - Prevenir situações de risco para a saúde.

Docentes do grupo 230; Equipa PES

Alunos do 6º ano

- Promover a Educação para a 27 de abril Nestum Rugby - Proporcionar aos alunos a experimentação duma Grupo de Alunos do 5º ao

33

Saúde. variante (TAG-RUGBY) do Rugby tradicional, de forma lúdica e competitiva; - Selecionar as melhores equipas para participarem, na Fase Regional.

Educação Física 12º ano, respeitando escalões e género de cada grupo-equipa

- Promover a educação para os saberes; - Promover a educação para a cidadania.

27 de abril Sessão: “Prevenção dos maus tratos”

- Reconhecer a existência de conflitos e violência em geral; Promover os valores da tolerância, solidariedade e respeito pelos outros.

Ana Perpétuo Simões -Animadora Socia

Alunos do 7º e 8 e anos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando.

29 de abril Comemorações de datas festivas:

Dia da Mãe: execução da prenda

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de conhecimentos e aprendizagens ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Envolver os alunos nos hábitos usuais dessa época festiva; - Promover nos alunos o despertar de sentimentos: amor, amizade, alegria…

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Alunos, Professores da sala de apoio aos CEI e suas mães

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Abril: 20 de abril 22 de abril 26 de abril 27 de abril

Atividade experimental no Centro de Ciência Viva: - “A que sabe este conto?” - “Fósseis ao teu gosto” - “Gira, gira que o vento agita” - “Gira, gira que o vento agita”

- Desenvolver nas crianças o interesse pelos fenómenos científicos; - Desenvolver nas crianças capacidades de observação, experimentação e investigação.

Docentes do grupo 100

Alunos do Pré-escolar: JIS1 JIP3 JIP1 JIP2

Maio 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Contribuir para a formação integral, desenvolvendo o espírito de cidadania, valorizando a dimensão artística, promovendo a prática desportiva, a educação para a saúde e para o ambiente e património.

4 de maio, das 14h às 15h30m

- Realização de uma Palestra conduzida por dois técnicos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco no âmbito do Projeto de Educação

- Reconhecer que a saúde implica uma relação connosco, com os outros e com o meio envolvente; - Reconhecer que os estilos de vida condicionam a saúde individual; - Reconhecer que a sexualidade humana envolve sentimentos de respeito por si próprio e pelos outros.

Diretores de turma de 9ºano e Equipa PES

Alunos do 9ºano

34

Sexual do 9º ano - Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respetivo significado.

- Promover a Educação para a Saúde.

4 de maio Basquetebol 3x3 (Fase Escolar)

- Promover a prática da modalidade de Basquetebol, na versão de 3x3; - Apurar a melhor equipa por escalão/sexo para representar o Agrupamento de Escola de Proença-a-Nova no Torneio Distrital de Basquetebol 3x3.

Grupo de Educação Física

Alunos do 5º ao 12º ano

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania.

18 de maio DIA INTERNACIONAL DO FASCINIO PELAS PLANTAS “À descoberta dos sentidos com Alfazema”

- Participar no "Fascination of Plants Day” organizado pela European Plant Science Organisation (EPSO); - Despertar as pessoas para a importância das plantas, tanto na área alimentar como na produção de bens como o papel, os fármacos e a energia; - Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a Escola e dar a conhecer o projeto BioAromas; - Promover a socialização.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Alunos/ Comunidade a designar

Junho 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Acompanhar os alunos na consolidação das suas aprendizagens;

Ao longo do mês

Oficina de preparação para a prova /o exame nacional esclarecimento de dúvidas

- Acompanhar os alunos na consolidação das suas aprendizagens; - Promover a autonomia dos alunos no seu processo de aprendizagem.

Docentes do grupo 300

Alunos do 9º e 12º ano

- Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da educação nos seus diferentes domínios; - Promover e incrementar o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos.

Junho Final do ano letivo

Exposição final de trabalhos realizados pelos alunos

- Dar a conhecer à escola e aos encarregados de educação os trabalhos elaborados pelos alunos ao longo do ano letivo.

Docentes de E.V. e E.T.

Alunos do 2º e 3º ciclos

35

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover os valores de cidadania.

Junho

Stand nas Festas do Município (BioAromas)

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Promover a escola e dar a conhecer o projeto BioAromas; - Planificar e Organizar todo o processo da amostra dos produtos; - Angariar fundos para desenvolver a noção do dinheiro e incentivo para estabelecer relações pessoais e partilha.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI; Município de Proença-a-Nova

Comunidade Educativa e população em geral

Ao longo do 3º período Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a valorização da Escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

3º Período Tertúlia com tema a definir

- Estimular o convívio entre os intervenientes da Escola.

Docentes do grupo de Educação Musical; Departamento de Expressões

Comunidade escolar

- Promover a Educação para a Saúde.

Ao longo do 3º Período

Torneio InterTurmas - Promover a prática da modalidade de Voleibol, na versão de 4x4.

Docentes do grupo de Educação Física

Alunos do 5º ao 12º ano, respeitando escalões e género de cada grupo-equipa

- Promover a formação, consolidando o conceito/ prática da educação e formação ao longo da vida; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

Data a definir

Campeonato SuperTmatik - Matemática e Cálculo Mental

- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Desenvolver o raciocínio.

Docentes do grupo 500

Alunos do 3º ciclo

36

- Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

Abril e maio Pesquisa e tratamento de informação sobre a mobilidade no território nacional (quem parte e quem chega) no séc XXI. Realização de entrevistas a imigrantes recentes – origens, motivações e dificuldades de integração Realização de um filme/documentário intitulado “ (Des)encontros”

- Analisar os impactos sociais da mobilidade em Portugal no séc. XXI; - Sensibilizar para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças; - Fomentar a compreensão e tolerância recíprocas; - Incutir o espírito de cidadania ativa nos membros da comunidade;

Clube Europeu Alunos do 3ºciclo e secundário

- Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

De abril a junho - Realização de uma palestra em colaboração com a Amnistia Internacional “ Reflexões sobre a Interculturalidade/ Multiculturalidade ” – destinada a alunos do 3º ciclo - Elaboração de trabalhos artísticos (ex: música, poesia, banda desenhada, fotografia, poster, dramatização … ) pelos alunos, subordinada ao tema “Pensar/Sentir a Interculturalidade” - Exposição/ apresentação dos trabalhos à Comunidade

- Incutir, nos alunos, a Educação Intercultural como forma de valorizar a Diversidade; - Sensibilizar para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças; - Fomentar a compreensão e tolerância recíprocas; - Incutir o espírito de cidadania ativa nos membros da comunidade;

Clube Europeu Comunidade escolar

- Promover o mérito e a excelência. 3º Período - Projeto “Testas” destinado a alunos do 11º e 12º ano

- Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem.

SPO Parcerias: Diretores de turma

Alunos do 11º e 12º ano

C2 - VISITAS DE ESTUDO - 3º PERIODO

Abril 2016

37

Finalidades/Objetivos do Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover os valores de cidadania.

1 a 4 de abril Visita de estudo a Londres

- Contactar com a Língua Inglesa em contexto real; - Desenvolver a capacidade de compreensão e produção oral; - Promover a interação com uma cultura de expressão inglesa; - Conhecer Londres: modos de vida, locais emblemáticos, monumentos e costumes; - Fomentar o espírito de camaradagem e de cooperação no grupo.

Docentes do grupo 330

Alunos do 11º ano; Professores do Agrupamento

- Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

5 de abril Visita de estudo a Lisboa: - Instituto Jean Monnet e Espaço Europa - Visita e participação no concurso “Eu Sou Europeu”; - Baixa Pombalina; - Museu da Eletricidade

- Desenvolver conhecimentos sobre a União Europeia; - Participar no concurso “Eu Sou Europeu” - Observar ” in loco” fenómenos geográficos estudados na teoria; -Conhecer o passado histórico da cidade e de alguns edifícios; -Compreender a importância da Central Tejo no fornecimento de energia à cidade de Lisboa, no inicio do século XX; - Contribuir para a formação integral dos alunos pela convergência de saberes; - Incentivar a curiosidade e o gosto por uma temática de extrema importância no dia a dia, como a energia. - Sensibilizar os alunos para as questões ligadas à utilização segura e sustentável da eletricidade; - Mobilizar e consolidar conhecimentos da disciplina de Físico-Química; - Despertar nos alunos o interesse pela ciência; - Mostrar a aplicabilidade da ciência na vida real; - Promover o ensino da ciência fora da escola; - Fomentar a interdisciplinaridade; - Fomentar as relações interpessoais.

Professores de: Geografia; História e Físico-Química

Alunos do 8º Ano

- Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de

8 e 9 de abril

Visita de estudo a Madrid Visita ao Estádio Santiago Bernabéu; Visita ao Museu Rainha Sofia;

- Usar a língua espanhola para comunicar adequadamente em diferentes situações do quotidiano e de diferentes modos; - Demonstrar abertura face à língua e cultura estrangeiras; - Estabelecer relações de afinidade/ contraste entre

Docentes dos grupos 330; 350; 400; 420 e 620

Alunos de 9º A, B, C

38

cidadãos responsáveis e empreendedores.

Visita breve ao centro da cidade; Parque Warner Bros

a língua materna e a língua estrangeira; - Observar in loco fenómenos geográficos estudados na teoria; - Valorizar o património histórico, cultural e natural; - Educar e criar hábitos de preservação do património; - Desenvolver conceitos de cidadania através do conhecimento de outras culturas; - Possibilitar a realização de novas experiências no campo lúdico; - Desenvolver o espírito de autonomia, socialização e responsabilidade dos alunos.

-Potenciar a qualidade das relações humanas. -Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem. -Promover a formação integral do indivíduo; -Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios.

8 de abril Visita de Estudo a Coimbra: - Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra - Portugal dos Pequeninos - Jardim Botânico de Coimbra (com passagem pela Universidade)

- Reconhecer a importância dos centros de ciência viva para o conhecimento; - Promover a articulação de saberes teóricos adquiridos no âmbito dos conteúdos lecionados e a sua aplicação prática; - Despertar no aluno o interesse pela descoberta e pelo conhecimento; - Desenvolver a capacidade de análise e o sentido crítico; - Fomentar as relações interpessoais; - Promover a interdisciplinaridade; - Observar diretamente alguns fenómenos estudados na teoria; - Aplicar os conceitos no ambiente selecionado; - Desenvolver atitudes de cidadania traduzidas no conhecimento, defesa e preservação do património histórico – local e natural.

Grupo 110 Alunos da EB de Sobreira Formosa

- Promover os valores de cidadania; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Promover a gestão articulada do currículo ao nível dos departamentos curriculares.

13 de abril Visita de estudo a Loures e Lisboa: - Industria Farmacêutica Hovione; - Percurso Queirosiano; - Parque das Nações

- Compreender as etapas principais de um processo de produção; - Observar uma unidade industrial em laboração e um processo de aplicação de reações químicas na Indústria; -Contribuir para uma melhor compreensão da obra Os Maias através do contacto direto com locais onde se desenrola a ação; -Estimular o gosto pelo património cultural português; -Desenvolver a sensibilidade estética, através da identificação e da apreciação das formas artísticas do século XIX; - Observar ” in loco” fenómenos geográficos estudados na teoria; - Descrever a diferenciação funcional das áreas

Grupos 520, 510, 300, 400 e 420

Alunos do 11º ano

39

urbanas; - Analisar medidas de recuperação de espaços urbanos, adotadas pelos órgãos de decisão; - Fomentar as relações interpessoais -Contribuir para a formação integral dos alunos pela convergência de saberes.

Maio 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Promover os valores de cidadania.

10 de maio Visita de estudo ao Porto: - Cruzeiro 6 pontes Porto. - Estádio/Museu Dragão. - Casa/Museu de Serralves.

- Desenvolver o espírito crítico, confrontando a aprendizagem escolar com a realidade. - Colocar o aluno face a uma aprendizagem direta e real, estimulando o seu interesse pelos conteúdos programáticos; - Desenvolver o interesse e o respeito pelos valores culturais dos lugares a visitar. - Participar em atividades interpessoais e de grupo respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em diversos contextos. - Desenvolver a curiosidade, reflexão, crítica e espírito de abertura. - Reconhecer a existência de diferentes contextos com os quais as comunidades humanas se deparam: a relatividade cultural; os padrões de cultura e aculturação como indutores de comportamentos comuns/grupais. - Reconhecer o direito à heterogeneidade sociocultural dos indivíduos e grupos, de forma a enquadrar com maior eficácia as intervenções a realizar.

Professores:

Ana Monteiro, Filomena Dias e Nuno Guerra

10º A e B

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

10 de maio Visita de estudo a Centro de Ciência Viva de Constância

- Proporcionar atividades motivadoras de novas experiências.

Docentes do grupo 100

Alunos dos JI de Infância do Agrupamento

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover os valores de cidadania; - Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem.

11 de maio Visita a Lisboa: Estufa Fria e visita guiada à Torre de Belém

- Conhecer uma grande variedade de plantas; - Relacionar a variedade morfológica das plantas com a diversidade de ambientes; - Sensibilizar para a adoção de comportamentos que visem promover a biodiversidade vegetal. - Conhecer um monumento Manuelino; - Promover o gosto pelo conhecimento histórico e pela valorização do património cultural;

Grupos 230; 200; 210 e 220

Turmas 5º A e 5ºB

40

- Aprofundar conhecimentos adquiridos nas aulas de HGP; - Fazer uma apresentação oral (3 a 4 minutos) sobre o tema “Heróis da navegação”; - Elaborar uma notícia, tendo em conta a sua estrutura e as suas principais características.

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Fomentar a participação dos Pais /E.E. no acompanhamento do processo de aprendizagem do seu educando; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Manter o bom relacionamento com a comunidade local/regional; - Promover os valores de cidadania.

20 de maio Visita de estudo integrando a Participação no “Fascination of Plants Day” organizado pela European Plant Science Organisation (EPSO). Exploração de Ervas Aromáticas – na zona da Beira Litoral

- Desenvolver conteúdos curriculares de cariz funcional; - Promover a aquisição de aprendizagens e conhecimentos ao nível do desenvolvimento pessoal e social dos alunos; - Proporcionar momentos de convívio e de lazer; - Proporcionar atividades que levem os alunos a vivenciar novas experiências; Sensibilizar para a conservação da natureza e a proteção do meio ambiente; - Promover o gosto e a realização de atividades ligadas à Produção de plantas aromáticas e medicinais; - Observação de plantas aromáticas e medicinais; - Adquirir noções de como melhorar os terrenos sem recorrer a adubos químicos; - Desenvolver uma consciência ecológica. Propiciar situações de aprendizagem conducentes à valorização e à preservação da Natureza; - Proporcionar o contacto com outras realidades.

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI

Professores e alunos da sala de apoio aos CEI Parceiros BioAromas Pais e E.E. Técnicos

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Potenciar a qualidade das relações humanas.

20 de maio - Visita de estudo a Coimbra

- Proporcionar momentos de convívio e de lazer; - Proporcionar atividades que levem as crianças a vivenciar novas experiências.

- Professores do grupo 110 da EB de Proença-a-Nova

- Alunos do 1º ciclo de Proença-a-Nova

- Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

27 de maio Encontro Nacional de Alunos de EMRC do 1º Ciclo: “ Contigo sou + feliz” em Fátima

- Fomentar laços de amizade e solidariedade; - Contribuir para a formação integral.

Docentes de EMRC

Alunos de EMRC

Junho 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários

41

- Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Promover a formação integral do indivíduo; - Promover a gestão articulada do currículo ao nível dos departamentos curriculares.

1 de junho Visita de estudo ao Porto: - Casa da Música (audição de uma peça musical); - Visita ao Museu dos descobrimentos

- Dar a conhecer um autor britânico e parte da sua obra (Shakespeare); - Proporcionar momentos de convívio e de lazer; - Aprofundar conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais, Geografia e História; - Desenvolver o conhecimento científico dos alunos; - Reconhecer a importância dos museus para o conhecimento; - Promover a interdisciplinaridade; - Promover a motivação dos alunos pelos conteúdos programáticos;

Professores dos grupos: 520, 420 330 e 400

Alunos do 7º ano

Julho 2016 Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.

Última semana de Julho e primeiros dias de Agosto

Peregrinação a Taizé – França

- Fomentar laços de amizade e solidariedade; - Contribuir para a formação integral.

Docentes de EMRC

Alunos de EMRC

D – ATIVIDADES/VISITAS DE ESTUDO A DESENVOLVER Sem data definida

Finalidades/Objetivos do

Projeto Educativo Data Prevista Atividade Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários

42

E – ANEXOS

PLANO DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR (AGRUPAMENTO)

ANO LETIVO 2015/16

Finalidades/Objetivos do Projeto Educativo Data Prevista Domínio/Subdomínio/

Atividade Objetivos do Quadro Estratégico 2014/2020 do

Programa da RBE/Objetivos Específicos Dinamizadores Destinatários

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Dinamizar as iniciativas expressas no Plano Anual de Atividades e demais planos e projetos do Agrupamento; - Proporcionar dinâmicas de aprendizagem interpares; - Fomentar um ambiente educativo sem qualquer discriminação, no respeito pelas diferenças culturais, físicas ou de outra natureza; - Respeitar e valorizar a diferença através do direito a uma integração plena; - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores; - Promover os valores de cidadania.

Ao longo do ano letivo

Domínio A – Currículo, literacias e aprendizagens A1. Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média Articulação da BE com as estruturas pedagógicas e os docentes Apoio ao desenvolvimento de leitura orientada de alunos da Educação Especial Colaboração com os docentes na concretização de atividades curriculares Promoção de valores e atitudes de cidadania nos alunos

- Promover o trabalho colaborativo com os docentes; - Participação em projetos e em atividades pedagógicas, contribuindo para a melhoria dos resultados dos alunos e para a resolução de problemas de aprendizagens; - Incentivar os docentes para a rendibilização dos recursos da BE no domínio curricular; - Promover a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e ao exercício de cidadania; - Definir formas de desenvolvimento articulado do currículo; - Induzir hábitos de leitura autónoma e recreativa; - Estimular a interação dos alunos com tecnologias e fontes de informação diversificadas; - Fomentar a utilização efetiva do fundo documental nas atividades letivas; - Estimular o gosto pela leitura, pelas artes e pelas ciências. - Divulgar as regras de utilização dos diferentes serviços da BE; - Promover nos utilizadores valores de respeito mútuo,

Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar

Docentes dos diferentes departamentos. Alunos apoiados pelo grupo de Ensino Especial com horário na BE; Turmas da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário; Comunidade

43

Promoção de atividades de reflexão sobre efemérides de caráter cívico

solidariedade e partilha no contexto de uso da BE. - Divulgar e promover efemérides que contribuam para a formação de valores de cidadania nos alunos (dia da Biblioteca Escolar, Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Internacional dos Direitos da Criança, Feriados nacionais, Centenário da I Guerra Mundial,…).

Comunidade

- Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores; - Promover os valores de cidadania.

Outubro (ao longo do ano letivo, se necessário) Ao longo do ano letivo

A2. Uso das tecnologias digitais e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem Organização de atividades de formação de utilizadores Promoção do ensino em contexto de competências da informação Promoção para a utilização de espaços digitais de produção e comunicação da informação

- Contribuir para o enriquecimento do currículo e das práticas docentes; - Disponibilizar conteúdos formativos e aplicações informáticas de apoio à pesquisa, comunicação e trabalho escolar dos alunos; - Divulgar o espaço, os serviços e os recursos da BE; - Promover uma utilização informada e autónoma da BE; - Divulgar junto dos utilizadores procedimentos adequados de pesquisa, seleção, tratamento da informação e apresentação de trabalho final; - Produção de guiões e de outros materiais de apoio à pesquisa e utilização de informação pelos alunos ; - Promover o blogue da BE; - Divulgar ambientes digitais da Web 2.0. e recursos em linha.

Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da BE

Alunos do 1.º ciclo/1º e 2º anos e do 5.º ano. Turmas em geral Comunidade

44

- Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Promover a formação integral do indivíduo; - Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Promover e manter o bom relacionamento com a comunidade local; - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Dinamizar as iniciativas expressas no Plano Anual de Atividades e demais planos e projetos do Agrupamento; - Potenciar a qualidade das relações humanas e a participação democrática dos alunos na vida da escola; - Promover a valorização da escola

21 de setembro Ao longo do ano letivo 7 de abril Outubro Dezembro/Maio

Domínio B - Leitura e Literacia: B.1 Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura Receção aos alunos e encarregados de educação do 5º ano Atualização regular da coleção e utilização da Internet e de outras fontes de informação na prospeção, Identificação e organização de materiais de interesse Disponibilização de livros e outros recursos às atividades letivas, de lazer e outros espaços de trabalho e aprendizagem Projeto Contos para Reflexão: Apoio às Metas Curriculares de Português (sessões de motivação para a leitura) B.2 Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura IASL /Mês da Biblioteca Escolar Desenvolvimento do Projeto Ler+Jovem 2014/2016 (PNL/RBE): Semear para (A)Colher (subtema: 7 Meses= 5 Livros + 2 ½

- Proporcionar o contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura; - Contribuir para a melhoria qualitativa da aprendizagem e para o domínio das capacidades leitoras; - Sublinhar a centralidade da leitura no universo escolar; - Promover hábitos de leitura na comunidade escolar; Criar e consolidar hábitos de requisição domiciliária de livros; - Incentivar o trabalho em torno do livro, da leitura e das diferentes expressões associadas à leitura; - Criar uma cultura da leitura impressa e digital; - Promover o gosto e o prazer de ler; - Motivar para a leitura de textos literários, ajudando alunos de diferentes anos de escolaridade na tomada de consciência dos “temas, experiências e valores” representados nos textos; - Apoiar a visão positiva do Programa e das Metas Curriculares; - Incentivar a leitura, o espírito crítico, a criatividade e a cooperação; - Incentivar o trabalho em torno do livro, da leitura e das diferentes expressões associadas à leitura; - Criar uma cultura da leitura impressa e digital; - Promover o gosto e o prazer de ler;

Prof.ª Bibliotecária Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar Equipa da Biblioteca Escolar Prof.ª Bibliotecária/ Direção do Agrupamento/outros docentes Prof.ª Bibliotecária Coordenadora do Projeto/ Professores Coordenadores de Equipas/

Alunos do 5º ano e Enc. de Educação Comunidade Comunidade Alunos do 5º ano, 11º ano/outros a definir Comunidade escolar Turmas 11º ano/ Comunidade Sénior de Proença-a-Nova (Universidade

45

enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores; - Promover os valores de cidadania.

1º/ 2º períodos 14 a 18 de março Ao longo do ano letivo Ao longo do ano letivo, em datas

Doses de Leitura) Projeto Ler Solidário (parceria com a SCMPN; articulação com EMRC/Ensino Secundário 11º ano) Plano Nacional de Leitura: Semana da Leitura 2016 –Elos de Leitura) - Concurso Nacional de Leitura 2016; - outros Comemoração de efemérides associadas à Leitura (Dia Nacional da Cultura Científica; Dia Mundial da Poesia; Dia da Árvore e da Floresta; Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira, IV Centenário da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes, …) Encontros com escritores/ilustradores/conta

- Partilhar momentos de encontro, através de atividades de leitura, com a comunidade envolvente (utentes da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova). - Incentivar e promover a leitura, através de atividades diversas (com programa próprio a especificar); - Integrar as iniciativas de promoção da leitura do PNL a nível nacional (CNL, …); - Promover a leitura orientada na sala de aula das obras recomendadas pelo PNL nas escolas do Agrupamento; - Divulgar as obras para leitura autónoma; - Promover a criação de hábitos de leitura nos diferentes utilizadores da BE. - Motivar a comunidade escolar para a leitura; - Sensibilizar para a importância do livro infantil; - Desenvolver o gosto pelas histórias e ilustrações; - Motivar a comunidade escolar para a leitura, a utilização do livro e os direitos de autor; - Celebrar a leitura pela memória de grandes escritores; - Divulgar o fundo documental da BE. - Promover a leitura, a escrita, a ilustração, a imaginação e a capacidade criadora;

Parceiros Oficiais (vide Projeto)/Turmas 11º ano/ Direção do Agrupamento Prof.ª Bibliotecária/ Prof. Higino Fernandes/ Alunos do Ensino Secundário de EMRC 11º ano Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/outros docentes Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/outros docentes Prof.ª Bibliotecária/

Sénior, Santa Casa da Misericórdia, etc. Vide Projeto) Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova (Casa de Repouso) Alunos em geral

e/ou a quem as atividades se dirigem

Alunos em geral Alunos do Agrupamento (a

46

a agendar 14 a 18 de março Fevereiro de 2016

dores de histórias (conforme disponibilidade e aceitação de convite) Feira do Livro (integrada na Semana da Leitura 2016) Projeto Biblioteca Criativa: sinalética do dia de S. Valentim

- Favorecer a aquisição de livros pela população escolar; - Permitir a divulgação de novas edições no espaço das escolas; - Celebrar o livro e a leitura; - Promover iniciativas de divulgação artística em parceria com os docentes de Educação Visual e Educação Tecnológica e com a comunidade escolar; - Fomentar a realização de exposições artísticas em articulação com conteúdos curriculares transversais aos vários ciclos de ensino, em sintonia com o desenvolvimento das literacias.

Equipa da Biblioteca Escolar/outros docentes Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/Docentes do 1º Ciclo e da Educação Pré-Escolar Prof.ª Bibliotecária/Equipa da Biblioteca Escolar (Profs. Maria da Luz Alves e Jorge Ventura)

definir) Comunidade em geral Comunidade em geral

- Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Valorizar as atitudes de persistência e de trabalho e desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem; - Potenciar a qualidade das relações humanas e a participação democrática dos alunos na vida da escola; - Promover a formação integral do indivíduo; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Dinamizar diferentes modalidades de apoio à aprendizagem; - Dinamizar as iniciativas expressas no Plano Anual de Atividades e demais planos e projetos do Agrupamento; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a

Ao longo do ano letivo 2º e 3º períodos

Domínio C – Projetos e Parcerias C.1 Desenvolvimento de atividades e serviços colaborativos com outras escolas/bibliotecas Fomento de atividades variadas de leitura e de escrita (Projeto Ler+ Jovem – Semear para (A)Colher; Semana da Leitura; outros) Dinamização de atividades livres, de carácter lúdico e cultural: - Oficina de Escrita Criativa

- Promover a cooperação e o intercâmbio com outras escolas/Bibliotecas e com a Biblioteca Municipal; - Favorecer iniciativas em grupo ou individuais; - Promover a participação dos elementos da comunidade escolar em eventos culturais; - Estimular a produção escrita com a reedição de sessões da Oficina de Escrita Criativa;

Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/outros docentes Prof.ª Bibliotecária/Orientador convidado/Apoio da Biblioteca Municipal

Alunos em geral Comunidade escolar (sujeição a inscrição limitada)

47

solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores; - Promover os valores de cidadania; - Promover a responsabilidade, a autonomia, a participação criativa e a solidariedade. - Promover e dignificar a imagem do Agrupamento na comunidade local e regional; - Dinamizar as iniciativas expressas no Plano Anual de Atividades e demais planos e projetos do Agrupamento; - Promover a participação cívica, o respeito por si e pelos outros, a solidariedade e a cooperação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e empreendedores; - Promover os valores de cidadania; - Promover a responsabilidade, a autonomia, a participação criativa e a solidariedade.

Ao longo do ano letivo Ao longo do ano letivo Ao longo do ano letivo Ao longo do ano letivo 23 a 27 de novembro Ao longo do ano letivo

Apoio à utilização autónoma e voluntária das BE como espaço de lazer e fruição (Pensamento da Semana/ …) Apoio às atividades de enriquecimento curricular (1.º CEB) Envolvimento em projetos do agrupamento ou desenvolvidos em parceria local: colaboração com o jornal escolar; outros Projeto/Parceria/Colaboração/Cooperação com a Biblioteca Municipal, com a Bibliomóvel e com outras Bibliotecas Escolares (Grupo BesFloresta) C.2 Participação em projetos e parcerias com entidades exteriores à escola “Semana da Ciência 2015/2016” (programa próprio, integrando a V Feira de Minerais e Fósseis, dinamizada pela BEPF) Projeto Ler Solidário (da BEPF, em articulação com

- Promover hábitos de pesquisa em diferentes suportes no espaço da BE; - Estimular a frequência das BE e a utilização dos seus diferentes recursos; - Promover a utilização dos espaços das BE do 1.º Ciclo na dinamização de atividades de enriquecimento curricular; - Estimular a utilização do livro e da leitura em atividades lúdicas e de aprendizagem com os alunos mais novos; - Divulgar as atividades da BE no órgão informativo da escola; - Contribuir para a dimensão cultural do jornal escolar; - Favorecer a difusão de informação relativa à BE; - Promover a articulação da BE com as estruturas de supervisão e com as entidades locais; - Beneficiar das iniciativas promovidas por estas entidades; - Promover parcerias, projetos e acordos de cooperação com diferentes entidades - Estimular o gosto pelo conhecimento científico natural mediante o contacto com minerais e fósseis; - Promover iniciativas em parceria com entidades locais (Projeto Ler Solidário);

Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/outros docentes/ Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/Alunos voluntários Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/outros docentes Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/Empresa Mineralia Lda. Prof.ª Bibliotecária/Pro

Alunos em geral Alunos do 1º CEB Comunidade escolar Equipa da BE; Professores e Alunos do Agrupamento Comunidade em geral Utentes da Santa Casa da

48

7 de abril 3º período Ao longo do ano letivo

EMRC) Projeto Contos para Reflexão: Oficinas Lúdico-Pedagógicas Comemoração do Primeiro Centenário do Início da I Guerra Mundial: Conferências; Trabalho de pesquisa; Exposição (com possível colaboração de 2 escolas húngaras?) C.3 Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e família A Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEPAN participa no Projeto Ler+Jovem Semear para (A)Colher

- Fomentar ações de solidariedade e cooperação cultural na comunidade extraescolar; - Motivar para a leitura e para o desenvolvimento da escrita e da oralidade - Relacionar a História Local com a História de Portugal e esta com a História Europeia e Mundial; - Compreender os condicionalismos internos e externos que, em Portugal, levaram à participação na Guerra e que conduziram à falência do projeto político e social da 1ª República; - Desenvolver o raciocínio ético a partir da análise da ação de agentes do passado histórico; - Desenvolver o gosto pela investigação e pela preservação da memória enquanto património imaterial; - Cooperar na realização/organização de atividades de grupo. - Estabelecer parcerias com as comunidades, envolvendo as famílias e outros interlocutores; - Cooperar com as atividades propostas no Projeto (vide Projeto);

f. Higino Fernandes Prof.ª Bibliotecária/Direção do Agrupamento/outros docentes/Dinamizador do Projeto “Contos para Reflexão Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/Docentes do DCSH (grupos 200,400, …) Prof.ª Bibliotecária/Equipas do Projeto Ler+Jovem/Associação de Pais e Encarregados de Educação do

Misericórdia de PN; Voluntários (Prof.ª Bibliotecária, alunos, professor de EMRC, …) Alunos do 11º ano/outros a definir Comunidade em geral Alunos do 11º ano

49

7 de abril

Projeto Contos para Reflexão: Palestra E Para Pais? Filhos a Ler, Filhos Felizes

- Promover a importância da leitura no desenvolvimento saudável da personalidade infanto-juvenil junto de pais/encarregados de educação

AEPAN Prof.ª Bibliotecária/ Biblioteca Municipal/Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEPAN

Pais/Encarregados de Educação do AEPAN/Comunidade

- Promover a qualidade no processo de ensino e aprendizagem; - Promover a valorização da escola enquanto principal veículo e motor da Educação nos seus diferentes domínios; - Promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens; - Melhorar o processo de avaliação interna; - Promover canais de comunicação adequados à otimização da divulgação da informação: - Otimizar os recursos do Agrupamento; - Desenvolver a autoavaliação para potenciar a autonomia.

Ao longo do ano letivo Ao longo do ano letivo Ao longo do ano letivo

Domínio D - Gestão da BE D.1 Recursos Humanos, materiais e financeiros adequados às necessidades de gestão, funcionamento e dinamização da biblioteca escolar Articulação da BE com o agrupamento. Acesso aos serviços da BE Avaliação do serviço prestado pela BE Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços: Empréstimo domiciliário para os alunos do 1.º Ciclo e empréstimo interbibliotecas Manutenção do equipamento informático

- Articular com outras estruturas da escola; - Desempenhar um papel ativo nos processos de gestão, liderança e inovação nas escolas; - Integrar o serviço prestado pela BE nos documentos orientadores do Agrupamento; - Implementar práticas de autoavaliação do serviço da BE; - Recolher dados que permitam melhorar o serviço prestado pela BE aos utilizadores; - Divulgar à comunidade dados objetivos de análise e avaliação do serviço prestado pela BE. - Facilitar o acesso ao fundo documental das BE do 1.º Ciclo; - Permitir a circulação das obras; - Estimular o gosto pelos livros e pela leitura; - Garantir o funcionamento dos computadores das BE em rede interna e associada ao servidor geral;

Prof.ª Bibliotecária/ Direção do Agrupamento Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca

Agrupamento Agrupamento Alunos do 1º Ciclo Agrupamento

50

Ao longo do ano letivo 1º período Ao longo do ano letivo Ao longo do ano letivo

Gestão da coleção; política documental da BE Difusão da informação relativa à coleção da BE D.2 Integração e valorização da biblioteca na escola D.3 Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção

- Garantir a preservação da coleção em condições satisfatórias e de segurança; - Recolher indicações dos departamentos curriculares relativas à avaliação do fundo existente e ao planeamento de futuras aquisições; - Recolher indicações dos alunos para futuras aquisições; - Criar o documento Política de Desenvolvimento da Coleção; - Disponibilizar o catálogo da BEPF em linha a todos os utilizadores; - Facilitar a pesquisa em linha e o acesso aos documentos; - Divulgar e promover a leitura dos documentos recentemente adquiridos pelas BE; - Garantir a visibilidade das BE e dos seus serviços nos vários espaços e meios de circulação de informação do Agrupamento. - Adequar as bibliotecas aos interesses intelectuais e às necessidades da comunidade escolar; - Assegurar a igualdade no acesso a equipamentos, serviços e recursos de informação;

Escolar/docente responsável pela área de Informática/Biblioteca Municipal Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar/Direção do Agrupamento/ colaboradores dos Departamentos Curriculares Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar Prof.ª Bibliotecária/ Equipa da Biblioteca Escolar

Agrupamento Agrupamento Agrupamento Agrupamento

top related