passeios e atividades para idosos em jundiai elaborado

Post on 07-Jan-2017

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Av. da Liberdade, s/nº - 8º andar - Ala Sul - Jardim Botânico Jundiaí - São Paulo - CEP 13214-900

PASSEIOS E ATIVIDADES PARA IDOSOS EM JUNDIAI

Elaborado pela Coordenadoria do Idoso

BIBLIOTECA MUNICIPAL “PROFESSOR NELSON FOOT” – Centro Educacional Argos – Espaço João Guimarães Rosa – Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Centro – Jundiaí, SP – Fone: (11) 4527-2110, email biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Possui uma rica programação, diversificada de acordo com calendário mensal e com novidades culturais. Oferece “ Visitas Monitoradas “com contação de histórias para grupos (inclusive idosos). Aos sábados promove grupos de jogadores de xadrez em parceria com o Centro Cultural 13 de Agosto, além do espaço excelente e aconchegante com acervo especial de todos os assuntos para leitura, incluindo o acervo Braile para deficientes visuais.

MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE JUNDIAÍ ‘SOLAR DO BARÃO’ – Rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro – Jundiai, SP – Fones (11) 4521-6259 e 4521-1430, email museusolardobarao@jundiai.sp.gov.br. Atende 3ª a 6ª das 9 /17h e Sábado das 9 /13h.

Mantém programação e exposição atualizada de acordo com temas artísticos e culturais. Também promove cursos, oficinas e passeios culturais. Possui agendamento para grupos.

PINACOTECA DIÓGENES DUARTE PAES – Rua Barão de Jundiai, 109 - Centro – Jundiai, SP – Fone (11) 4586-2326 – Atende 3ª a 6ª das 9/17h, Sábado das 9/13h.

Mantém acervo artístico, biblioteca de artes visuais. Promove oficinas e passeios culturais. Possui agendamento para grupos.

TEATRO POLYTHEAMA – Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro – Jundiái, SP – Fone (11) 4586-2472, email culturapmj@jundiai.sp.gov.br.

Possui programação diversificada para todos os públicos e promove visitas monitoradas.

MUSEU DA COMPANHIA PAULISTA – Av. União dos Ferroviários, 1760 – Jundiai, SP – Fone 4522-4727 – Site museudacompanhiapaulista.jundiai.sp.gov.br – email museuciapaulista@gmail.com – Atende de terça a sexta-feira entre 9/11h e 13/17h. Aos sábados das 9 às 13h. Possui agendamento para grupos.

Av. da Liberdade, s/nº - 8º andar - Ala Sul - Jardim Botânico Jundiaí - São Paulo - CEP 13214-900

Mantém um rico acervo de toda a história ferroviária de Jundiai e região. Retrata a cidade de Jundiaí como berço da ferrovia, visto que a Cia. Paulista de Estrada de Ferro foi porta de entrada para o desenvolvimento social, econômico e político da cidade e de todo o interior paulista.

MUSEU SACRO DIOCESANO ‘CARDEAL AGNELO ROSSI’ – Rua Engenheiro Roberto Mange, 400 – Anhangabaú, Jundiai, SP – Fone 4586-1122

Aberto de segunda a sexta-feira, as 14/17 h. Mantém um lindo e envolvente acervo sacro. Possui agendamento para grupos.

MUSEU DO PAULISTA FUTEBOL CLUBE - Sala de Troféus – Praça Dr. Salim Gebram, 01 – Jardim Pacaembu – Jundiai, SP – Fone 4533-1411. Atende com agendamento.

MUSEU DO EXÉRCITO – 12º GAC – Grupo Barão de Jundiahy – Via Anhanguera, km 53 – Vila Rami – Jundiai, SP – Fones 4587-9101 e 4587-6207. Atende com agendamento.

MUSEU DO VINHO – Espaço Cultural Vila Brunholi – Av. Humberto Cereser, 5900 – Caxambu – Jundiai, SP – Fone 4584-4017

A Vila Brunholi é um cantinho da Itália na cidade de Jundia´, formado por Adega, Museu do Vinho e restaurante. O local dispoe de fotografias e instrumentos utilizados pelos imigrantes italianos na plantação de uvas e na produção do vinho artesanal. Abre de terça a domimgo ds 9h às 17h30.

MUSEU DO METALÚRGICO – Sede do Sindicato dos Metalúrgicos na Rua 15 de Novembro, Jundiaí, SP – Fone 4527-3100. Conta a história da metalurgia e dos trabalhadores por meio de fotos, publicações – como o primeiro boletim do sindicato, datado de 1961 – e recursos audiovisuais.

O espaço também traz peças de várias épocas cedidas pelas empresas, a exemplo da máquina de costura da antiga Vigorelli. O Museu do Metalúrgico é um sonho que se concretizou e tem como objetivo resgatar a memória de quem lutou, valorizando os aposentados.

PARQUE COMENDADOR ANTONIO CARBONARI (PARQUE DA UVA) – Avenida Jundiai, s/nº, Anhangabaú, Jundiai, SP – Fone (11) 4521-6837.

Av. da Liberdade, s/nº - 8º andar - Ala Sul - Jardim Botânico Jundiaí - São Paulo - CEP 13214-900

O parque é aberto ao público com livre acesso ao local e com estacionamento próprio. Possui uma academia ao ar livre, um parque infantil e alguns locais com árvores que produzem sombras com bancos para descanço. Também dá para fazer pequenas caminhadas.

Neste espaço acontece a tradicional Festa da Uva, entre os meses de janeiro e fevereiro sempre com atividades excelentes para todos.

CENTRO ESPORTIVO NICOLINO DE LUCA ‘BOLÃO’ – Rua Rodrigo Soares de Oliveira, s/nº, Anhangabaú – Jundiai, SP – Fones 4521-6848/8887

Este Centro Esportivo fica ao lado do Parque da Uva. Tem livre acesso, estacionamento próprio, e possui excelente pista de caminhada, arborização interna, academia ao ar livre (inclusive para deficientes). Por ser um centro esportivo, pode auxiliar tecnicamente em exercícios específicos para a terceira idade.

Possui também um Centro de Memória do Esporte Jundiaiense, que fica na parte interna, ao da quadra de esporte principal.

PARQUE DA CIDADE – Avenida João Cereser – Jundiaí, SP - Fone 4522-0499 – Funciona diariamente das 7 às 19 h e a entrada é livre.

Fica às margens da represa que abastece Jundiai e é um dos mais visitados pela população jundiaiense. Tem 500 mil m², oferece área de piquenique, caminhada ecológica, leitura. Conta com pistas de cooper com 2,1 km cada, aparelhos de ginástica, bebedouros e banheiros. Tem espaços arborizados para descanço, jardim japonês, anfiteatro ao ar livre, quadras poliesportivas, futebol de areia e um pier para pequenas embarcações. Atende grupos com agendamento.

PARQUE DO TRABALHADOR (PARQUE CURRUPIRA) – Av. Nicola Acieri, 1900 – Jundiai, SP – Fone 4582-0721 – Funciona das 8 às 17h, de quinta a domingo.

O parque possui dezenas de quiosques, cada qual com uma churrasqueira e é voltado para o lazer familiar. Ocupa uma área de 225 mil m², sendo 140 mil de mata nativa e é considerado reserva biológica.

JARDIM BOTÂNICO – Av. Vereador Geraldo Dias com Marginal Direita do Rio Jundiai – Jundiai, SP – Fone 4589-8534 – Funciona diariamente das 8 às 18 h com entrada livre.

O Jardim Botânico margeia o Paço Municipal, ocupando uma área de 119 mil m². Além do espaço priivilegiado à população, o jardim tem como objetivo o estudo da vegetação existente na Serra do Japi e nesta tarefa conta com apoio da Escola Superior de

Av. da Liberdade, s/nº - 8º andar - Ala Sul - Jardim Botânico Jundiaí - São Paulo - CEP 13214-900

Agronomia Luiz de Queiroz e do Instituto Agronômico de Campinas. As trilhas são arborizadas e divididas entre terrenos planos ou com pequenos declives. Atende grupos com agendamento.

UNIDAM - Unidade de Desenvolvimento Ambiental - Rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior – Jardim Florestal, Jundiai, SP – Fone 4521-1713 – Funciona diariamente das 7h30 às 16 h com entrada livre. Local cercado de muito verde e ampla infraestrutura, o Parque Florestal, localizado num terreno de 104 mil metros quadrados possui academia ao ar livre, área para a prática de caminhada e visitas monitoradas. Local destinado ao estudo e à preservação ambiental, também abriga os projetos Delícia de Reciclagem, que favorece os núcleos de submoradia com a troca de produtos recicláveis por verduras frescas, produzidas na própria Unidam, e o Viveiro Municipal, que cria as mudas utilizadas na manutenção de praças, canteiros e áreas verdes e também de plantas medicinais. O Parque Florestal foi criado dentro da Unidam para garantir lazer aos moradores e promover a preservação ambiental.

PARQUE BOTÂNICO ELOY CHAVES – Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1000 – Jundiai,SP – Funciona diariamente das 6 às 18 h com entrada livre.

O Parque Botânico Eloy Chaves, no bairro Eloy Chaves, tem 41 mil m² de área verde preservada. Construido no entorno de um grande lago, têm à disposição 2 mil m² de pista de caminhada e possui 4 pontes de madeira que integra os vários ambientes do espaço. Tem também uma excelente academia ao ar livre com equipamentos destinados aos portadores de mobilidade reduzida.

PARQUE BOTÂNICO TULIPAS ‘ PROFESSOR AZIZ AB SABER’ – Rua Congani Bocalão, 34 – Jundiai, SP – Jardim das Tulipas – Funciona diariamente das 7 às 18 h com entrada livre.

Com área de 125 mil m², o espaço tem academia, quadras, 2 km de ciclovias, 3 km para caminhada, cachoeiras, lagoas, dez pontes de madeira e quinze quiosques. Possui também biblioteca, rede de wi-fi.

PARQUE JARDIM DO LAGO “ANTONIO GARCIA MACHADO” – entre as Ruas José Pedro de Oliveira e Avenida dos Expedicionários (ao lado da Paróquia Nossa Sra. do Montenegro), Jundiaí, SP

Conta com área de lazer, duas quadras poliesportivas, dois playgrounds, duas academias ao ar livre, pista de skate, circuito de slackline, pista de caminhada com 2 quilômetros, vestiários, guaritas e programa parque seguro.

Av. da Liberdade, s/nº - 8º andar - Ala Sul - Jardim Botânico Jundiaí - São Paulo - CEP 13214-900

PARQUE DO ENGORDADOURO ANGELO COSTA – Av. André Costa, 1595, com acesso também pela Av. Pedro Clarismundo Fornari – Engordadouro, Jundiaí, SP – Funciona diariamente das 06 as 19h

Área de lazer de 173.000 m², com lagos, praias, mirantes, quiosques de sapê, academia ao ar livre, parque infantil, paraciclos, quadras poliesportivas e de areia, piso tátil para acessibilidade. Tem também 3,8 mil metros de trilhas em concreto que inclui pistas de caminhada e ciclovias, além de 2 mil metros de trilhas em pedrisco. Pode levar animal de estimação.

PARQUE ECOLÓGICO MORADA DAS VINHAS JOSÉ ROBERTO MOCA “BARROCA” – Rua Uva Niágara – Morada das Vinhas, Jundiaí, SP

Um lugar para diversão, prática de esportes e cuidado com o meio ambiente. Conta com pista de caminhada, ecoponto, academia ao ar livre, casa de escoteiro, horta com plantas, espaço para leitura, deck panorâmico. Pode levar animal de estimação.

LAGO DO VALE AZUL (CAXAMBU) – localiza-se entre os Bairros Jundiai Mirim e Caxambu na Av. Humberto Cereser – Jundiai, SP.

Área de 1,3 mil m², possui uma rota plana e é muito frequentada para caminhada em volta do lago. Agradável durante o dia. Não possui infra-estrutura básica.

FAZENDA ERMIDA – Centro Cultural Ermida e Museu Eloy Chaves – Rodovia Dom Gabriel Paulino Couto, km 69 – Bairro Medeiros – Jundiai, SP – Fones 4582-4059 e 4525-0944. Atende com agendamento.

É um dos principais sítios históricos e culturais de Jundiaí e região. Construção de 1860, a casarão possui riquíssimo acervo histórico do séc. 17. Esta fazenda foi adquirida pelo Dr. Eloy de Miranda Chaves em 1905 e foi uma das maiores fazendas de café do Estado de São Paulo.

FAZENDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Museu Barão de Serra Negra – Rodovia Constâncio Cintra, km 72,5 – Jardim Tarumã – Jundiai, SP – Fone 4535-1341 (agendar)

A rica história do local iniciada em 1810 com o ciclo da cana-de-açúcar, também passa pelo ciclo do café e em 1882, com a chegada dos imigrantes italianos, inicia a cultura das vinhas. Com a queda do café, a vinicultura ganha espaço e a fazenda torna-se uma das grandes produtoras de vinho do Estado de São Paulo, dando origem a novos bairros em Jundiai e Itatiba. Atualmente a fazenda dedica-se ao turismo rural e cultural e conta a

Av. da Liberdade, s/nº - 8º andar - Ala Sul - Jardim Botânico Jundiaí - São Paulo - CEP 13214-900

história do ciclo do café, da escravidão e da imigração italiana através das construções preservadas e de documentos da época.

PROGRAMA DE VISITAÇÃO MONITORADA DA SERRA DO JAPI

A Serra do Japi abriga uma das últimas grandes áreas de Mata Atlântica do interior paulista. O território da serra, com aproximadamente 350 Km², vem sofrendo ações da atividade humana há pelo menos três séculos, com a exploração de madeiras, tentativa de utilização agrícola e mineração, desencadeando ações degenerativas sobre o ambiente local. A cobertura vegetal, decorrente dessas ações, é formada por reflorestamentos, principalmente pinus e eucaliptos, pastagens e pequenas porções de culturas agrícolas. As matas naturais aparecem cobrindo a maior porção. A Serra abriga mais de trezentas espécies de plantas observadas até hoje e também um grande número de arbustos, herbáceas, samambaias e musgos. Abriga também uma fauna bastante diversificada, com mais de 650 espécies de borboletas identificadas e centenas de outras espécies.

A Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, retomou as visitações desde julho de 2013, e atualmente vem realizando visitas à Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi com o Projeto Nossa Serra. A reserva pode ser feita através do site da Prefeitura – www.jundiai.sp.gov.br – Planejamento e Meio Ambiente – Serra do Japi – Visitas.

OUTRAS ÁREAS DE LAZER E PRAÇAS

ÁREA DE LAZER ONOFRE CANEDO – Bairro Almerinda Chaves – Esquina das Ruas Madre Tereza de Calcutá e Mariano Latorre – Jundiai, SP

Parque com 30 mil m² com pistas de passeios e mesas em local arborizado. Possui pistas de caminhada, locais para jogos de malha e bocha, campo de futebol, academias em local com cobertura, banheiros e acessibilidade.

ÁREA DE LAZER MARCELO DAVI CAPALBO MELONI – Rodovia Ver. Geraldo Dias com Rua Ucilla Lorencini Tafarello – Conjunto Residencial Terra da Uva – Área de lazer com academia ao ar livre e playground

BOSQUE JOSÉ ANTONIO FERRAZ – Jardim Copacabana – Rua José Tonelli – Área de lazer com academia ao ar livre, pista de caminhada e playground. Flora local com 40 espécies nativas (árvores catalogadas). 870 metros de pista, dois mirantes de contemplação e banheiros. Excelente para conhecer a fauna e a flora local

Av. da Liberdade, s/nº - 8º andar - Ala Sul - Jardim Botânico Jundiaí - São Paulo - CEP 13214-900

ASSOCIAÇÃO AMIGOS TRAVIÚ – Rua Luiz Carbonari, 100 – Área de lazer com academia ao ar livre, pista de caminhada, campo de futebol, quadra e playground

PRAÇA VILA RAMI – Rua Buenos Aires – Área de lazer com academia ao ar livre e playground

PRAÇA ERCILIO CAPRI AGAPEAMA – Rua Várzea Paulista – Academia ao ar livre e playground

PRAÇA RAPHAEL AVALLONE – Centro – Rua Eduardo Tomanik, 241 – Área de lazer com academia ao ar livre e pista de caminhada

PRAÇA WASHINGTON CARLOS MARQUES – Jardim Estádio – Av. Vicente Pires Pardini – Área de lazer com academia ao ar livre e playground

PRAÇA JÚLIO MESQUITA – Jundiaí Mirim – Av. Dona Ana Camargo de Oliveira – Área de lazer com academia ao ar livre

PARQUE CENTENÁRIO PRAÇA FEDERICO FELLINI – Rua Valdemar Lopes, s/nº - Parque Centenário – Área de lazer. Quadra. Pista de caminhada de 360 metro. Playground e academia ao ar livre com deck, iluminação, platô, quadra de areia e Centro Comunitário.

PRAÇA JOSÉ FRANCISCO BRIZIDO – Ponte São João – Rua Aléssio Zomignani, esquina com Rua Dino – Área de lazer com academia ao ar livre, pista de caminhada e playground

RESIDENCIAL ANCHIETA – Área de lazer com academia ao ar livre

PRAÇA JOAQUIM SOARES LEMOS – Vila Hortolândia – Ruas Marília e Ramiro de Araújo Filho – Área de lazer com academia ao ar livre e pista de caminhada.

PRAÇA JUVENAL DUTRA – Vila Maringá – Rua Manoel Ignácio Moreira – Área de lazer com academia ao ar livre, mini quadra e playground

PARA SABER MAIS SOBRE OFERTAS DE PASSEIOS EM JUNDIAÍ, VISITE O SITE TURISMO.JUNDIAI.SP.GOV.BR

top related