palestra sobre impactos ambientais urbanos

Post on 05-Jun-2015

16.230 Views

Category:

Technology

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

“A educação deve formar gente capaz de situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo”( Milton Santos)

É a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade.

Visão predominante da Natureza como fonte de recursos para geração de riquezas e atendimento de necessidades antrópicas, provocou graves impactos ambientais.

Cidadão transformado apenas em consumidor e usuário.

A cidade pode ser considerada um ecossistema que integra a sociedade e o Meio Ambiente.Para que sobreviva em boas condições, é necessário que exista uma boa relação entre a comunidade urbana e o meio em que ela vive

É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais).

O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas casas. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, entre outros.

• Gerado pelo setor terciário (comércio em geral).é composto principalmente por papéis, papelões e plásticos.

• Original das atividades do setor secundário (indústrias), pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.

• Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.

• Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.

JORNAIS: 2 SEMANAS

PNEUS- INDETERMINDADO

EMBALAGENS DE PAPEL – 1 A 4 MESES

GUARDANAPOS DE PAPELtrês meses

CHICLETES  cinco anos

PONTAS DE CIGARRO dois anos

Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos

Pilhas   100 a 500 anos

Latas de alumínio 100 a 500 anos

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Menor redução de florestas nativas.

Reduz a extração dos recursos naturais.

Diminui a poluição do solo, da água e do ar.

Economiza energia e água.

Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.

Conserva o solo.

Diminui o lixo nos aterros e lixões.

Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.

Diminui o desperdício.

Melhora a limpeza e higiene da cidade.

Previne enchentes.

Diminui os gastos com a limpeza urbana.

Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.

Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

O principal poluente do solo é o LIXO sobretudo os resíduos sólidos, como metal e plástico, e os produtos tóxicos, como pesticidas e fertilizantes.

A incineração do lixo ou sua deposição em aterros também gera poluição. O primeiro polui o ar e o segundo produz substâncias tóxicas que contaminam a água e o solo.

A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem.

Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão, como por exemplo:

- O desmatamento (desflorestação) desprotege o solo da chuva; - a construção de favelas em encostas que, além de desflorestar,

provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno;

- As técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas;

- A ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.

As grandes vítimas da poluição são os cursos d'água que cruzam os centros urbanos. A situação piora em locais onde o saneamento básico é precário e o tratamento dos lixos industriais não é adequado.

Geralmente ocasionadas por aterros de áreas de drenagens para expansão urbana, por canalização de córregos no interior das cidades, por entupimentos de bueiros causados pelo ácumulo de lixo.

A cidade pode ser considerada um ecossistema que integra a sociedade e o ambiente. Para que sobreviva em boas condições é necessário que exista uma boa relação entre a comunidade urbana e o meio em que ela vive. Fonte: www.dummocrats.com/ images/x/album02/stbernard.jpg

Fonte: news.nationalgeographic.com/.../ katrina27.jpg

Os principais vilões da Poluição Atmosférica são as indústrias e os veículos que liberam gases poluentes. Além de piorar a qualidade do ar, pode causar o Efeito estufa o Aquecimento Global do planeta, Chuva Ácida e Destruição da Camada de Ozônio.

O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão.

É um aumento da temperatura média superficial global, isto é, o agravamento do efeito de estufa, que vem acontecendo nos últimos 150 anos.

O efeito de estufa consiste na absorção de radiação solar durante o dia, e a libertação de calor durante a noite.

As principais conseqüências seriam a alteração das paisagens vegetais, que caracterizam as diferentes regiões terrestres, e o derretimento das massas de gelo, provocando a elevação do nível do mar e o desaparecimento de inúmeras cidades e regiões litorâneas. As principais conseqüências seriam a alteração das paisagens vegetais, que caracterizam as diferentes regiões terrestres, e o derretimento das massas de gelo, provocando a elevação do nível do mar e o desaparecimento de inúmeras cidades e regiões litorâneas.

Ao longo dos últimos 25 anos, tem-se verificado um enfraquecimento progressivo nesta camada, o que está a por em risco a vida no Planeta.

O enfraquecimento da camada de ozônio deve-se a dois principais fatores:

Os CFC’s (clorofluorcarbonetos), composto altamente poluente presente em vários produtosO brometo de metilo proveniente da fumigação dos solos na agricultura e da queima da biomassa.

O enfraquecimento da camada Ao longo dos últimos 25

anos, tem-se verificado um enfraquecimento progressivo nesta camada, o que está a por em risco a vida no Planeta.

O enfraquecimento da camada de ozônio deve-se a dois principais fatores:

Os CFC’s (clorofluorcarbonetos), composto altamente poluente presente em vários produtos como gás de refrigaração, aerossóis, etc.

O brometo de metila proveniente da fumigação dos solos na agricultura e da queima da biomassa.

A Chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo nitrogênio do ar, que se combinam com o oxigênio para formar dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Estes se difundem pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. As principais consequências são: Deterioração das estruturas físicas dos prédios, monumentos e automóveis; contaminação dos solos; danos a biodiversidade.

DETERIORAÇÃO DE MONUMENTOS (Câncer de Pedra) E DANOS À SAÚDE

CAUSAS CHEGADA DE UMA MASSA DE AR FRIA RESFRIAMENTO, DURANTE A NOITE E MADRUGADA, DAS GRANDES CIDADES.

CONSEQUÊNCIAS

BAIXAS TEMPERATURASAUMENTO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

top related