o papa É… exemplo para as empresas [portugese]

Post on 10-May-2015

1.136 Views

Category:

Social Media

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

10 aspectos do Twitter que a sua marca deve aprender com o Papa Francisco

TRANSCRIPT

O PAPA É… EXEMPLO PARA AS

EMPRESAS

10 aspectos do Twitter que a sua marca deve aprender com o Papa Francisco

10 aspectos do Twitter que a sua marca deve aprender com o Papa

Ele é uma das grandes figuras do Twitter e chegou inclusive a ser capa da Rolling Stones sem ser uma super celebrity. O Papa Francisco provavelmente não é o típico ícone da rede social dos 140 caracteres, porém desde a sua nomeação como líder da Igreja Católica, em marzo de 2013, surpreendeu todo o mundo ao escolher o Twitter como sua principal ferramenta de comunicação nas mídias sociais. No ano passado a Sua Santidade foi eleita o líder mundial mais influente do Twitter.

A equipe de marketing do SocialBro está tão impressionada com a capacidade do Papa Francisco para conectar com seus seguidores no Twitter que decidiu analisar de onde vem a popularidade de seus tweets e oferecer algumas ideias para as marcas se inspirarem no poder de atração do líder religioso.

As contas oficiais do @Pontifex somam aproximadamente 12 milhões de followers (no momento em que este texto foi escrito).

O estilo informal e despojado do Papa para transmitir as suas mensagens pelo Twitter o converteram no líder mais retwittado do mundo.

O Papa aprendeu rápido que o Twitter é a melhor mídia social para liderar a igreja do século 21, já que a plataforma lhe permite chegar ao seu público alvo e entender as suas necessidades.

Elaboramos uma lista com os 10 aspectos chave nos quais as ações do Pontífice no Twitter servem de exemplo para as empresas. Temos a certeza de que se o Vaticano conseguiu, qualquer institução também pode aproveitar todo o potencial desta rede social.

Vamos ver primero uma comparação entre o Papa o outro membro da realeza do Twitter, Justin Bieber…

O que podemos aprender com o Papa Francisco?

PAPA FRANCISCO X JUSTIN BIEBER

Começou no Twitter

No. followers

No. tweets Primeiro tweet em português

Tweet representativo Lição aprendida?

O Papa @Pontifex

Março 2013 12+M 300+ em cada conta

Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim. Papa Francisco.

No Evangelho, podemos ouvir Jesus que nos fala cada dia: havemos de trazer sempre connosco um pequeno Evangelho!

Dando conselhos e e pautas para o dia a dia é possível conseguir rapidamente um grande número de seguidores.

Justin Bieber @justinbieber

Maio 2009 50.8M 26.5K Check out my single "ONE TIME" on my myspace and spread the word for me. Thanks. www.myspace.com/justinbieber

The #BelieveMovie is now out on DVD in the US/Canada & other countries! Make sure to grab your copy today! Tweet me @shots with your copy!

A auto-promoçãoconstante pode dar bons resultados

econômicos.

De líderes internacionais a estrelas do pop, Twitter é o grande nivelador das mídias sociais porque permite a qualquer pessoa transmitir a sua mensagem para o mundo e receber feedback instantâneo.

Comparamos as contas dessas duas estrelas do Twitter, o Papa e Justin Bieber, para saber como eles usam esta rede social e o que podemos aprender destes dois fenômenos.

Source: Twitter, April 2014

1 Chame a atenção

O Papa chega aos seus seguidores online

Estudo recente mostra que aproximadamente um 62% dos católicos dos Estados Unidos - mais de 36 milhões de pessoas - têm perfis no Facebook, o que não está muito longe da definição do Papa de que as redes sociais são um “continente digital”.

Alguns membros mais conservadores da Igreja questionaram inicialmente o uso das mídias sociais por parte do Pontificado, porém o pensamento do Papa Francisco é que um perfil digital heterogêneo, que inclui presencia no Twitter, é necessário para chegar aos jovens, que representam o futuro da Igreja. E esta estratégia já está dando frutos.

Lição para os negócios

VÁ ONDE ESTÁ A SUA AUDIÊNCIA

É preciso levar a sua mensagem onde está o seu público alvo. Descubra onde está a sua audiência e quais os seus interesses, para identificar oportunidades de

aproximação e de negócios. .

2 Fale o seu idioma

Tabl: As top 4 contas do Papa no Twitter

O Papa transcende a barreira linguística Segundo um estudo recente, na Europa 9 de 10 usuários da Internet preferem navegar usando o seu próprio idioma. Para aumentar o alcance da sua mensagem o Papa twitta em vários idiomas, sendo o seu perfil em espanhol o mais popular de todos, com cerca de 5,5 milhões de followers. Em segundo lugar está a conta em inglês, com aproximadamente 4 milhões de seguidores, seguido pelo perfil em italiano e em português.

Foram criadas contas oficiais de Sua Santidade em árabe, francês, alemão, polonês e, a mais chamativa, a conta em latim, que reúne cerca de 235 mil followers.

Conta do Twitter/idioma No. followers No. tweets

@Pontifex_es (español) 5.36M 299

@Pontifex (inglês) 3.89M 301

@Pontifex_it (italiano) 1.64M 299

@Pontifex_pt (português) 1.01M 296

Lição para os negócios

PENSE ALÉM DE SUA PRÓPRIA LÍNGUA

Nem todos os seus clientes querem negociar em português, apesar de falar este idioma. Adaptar os tweets a outras línguas - ou criar uma nova conta somente para inglês, por exemplo, caso a sua audiência esteja em outras partes do mundo - demonstra que você se preocupa com os seus clientes e está disposto a fazer um esforço para se comunicar com eles no seu idioma nativo, o que é sempre bem-vindo no âmbito

empresarial.

3 Seja constante

O Papa Francisco twitta regularmenteEstá mais do que comprovado que postar mensagem no Twitter de maneira constante faz com que as pessoas estejam mais dispostas a seguir uma conta. Apesar de ter sido o primeiro papa a ter presença no Twitter, Bento XVI twittava esporadicamente, deixando passar várias semanas entre um tweet e outro. Já o Papa Francisco posta de forma constante, no mínimo uma vez por dia.

Lição para os negócios

INTEGRE O TWITTER À SUA ROTINA DIÁRIA

Postar tweets de maneira constante proporciona um incentivo a mais aos seus seguidores para revisar a sua conta com frequência, aumentando o engagement e a sua lealdade. Considere programar os seus tweets ao longo do dia (SocialBro te ajuda a fazê-lo nos momentos nos

quais mais followers estão online) ou para o fim de semana, se você sabe que vai estar ocupado com outros assuntos durante muito tempo.

4 Uma questão de “timing”

Tenha um calendário sempre ao seu alcanceO Papa Francisco twitta com frequência assuntos atuais e datas comemorativas, aumentando a possibilidade de que os seus tweets sejam compartilhados por outros usuários e destacados nos meios de comunicação. Por exemplo, este ano no dia dos Namorados em muitos países (Saint Valentine's Day) o Papa postou o seguinte tweet:

“Jovens, não tenhais medo de vos casar: unidos num matrimónio fiel e fecundo, sereis felizes.”

Como resultado de uma mensagem postada no momento oportuno, o tweet foi divulgado quase de maneira instantânea pelas principais agências de notícias internacionais.

Lição para os negócios

CARREGUE SEMPRE UMA AGENDA!

Esteja ciente das datas-chave no calendário mundial e se prepare para twittar mensagens relevantes relativos a estas datas. Os grandes eventos esportivos, a estreia

de um filme ou de uma nova temporada de um seriado, por exemplo, geram milhões de tweets. Lembre-se de que muitas datas (como o Dia das Mães) são comemoradas em

dias diferentes dependendo do país, por isso se a sua estratégia é global ou ultrapassa as fronteiras do seu país tenha isso em mente.

5 Use hashtags

Faça parte de uma comunidade mais ampla

Em setembro de 2013, o Papa Francisco postou uma série de tweets que incluíam a hashtag #prayforpeace, por meio dos quais pedia aos seus followers para rezar por uma solução rápida e pacífica para a guerra civil na Síria.

Ao criar a hashtag, que depois foi usada por usuários de todo o mundo, o Papa iniciou uma campanha online de consciência global de forma rápida e bastante rentável.

Lição para os negócios

USE AS HASHTAGS COM CRITÉRIO

Não existe limite em relação ao uso das hashtags, porém é preciso ter cuidado para não parecer oportunista ao usar as etiquetas no Twitter. Considere a possibilidade de criar as suas próprias

hashtags para eventos especiais, como lançamento de produtos e promoções.

6 Quanto mais curto melhor

Menos caracteres = melhores resultados Apesar de poder ter um máximo de 140 caracteres, segundo um estudo recente tweets com menos de 100 caracteres têm um 17% mais de engagement.

O Papa Francisco evita usar uma linguagem complexa no Twitter, aproveitando cada tweet para enviar uma única mensagem, de forma clara e breve. Este enfoque não só fomenta a participação de um grupo mais amplo de leitores, mas também favorece a tradução exata de cada tweet em diferentes idiomas.

Lição para os negócios

SEJA SIMPLES

Os 140 caracteres do Twitter são um estímulo para criar mensagens concisas e diretas.

Quanto mais espaço livre tem um tweet mais possibilidades de ser retweetado pelos

seus seguidores, já que eles poderão adicionar um comentário próprio, outro motivo para

ser breve.

7 Alcance as estrelas

Tenha fé no poder do RTMuita gente pensa que o número de seguidores é primordial no Twitter, porém o que realmente importa é o alcance total dos tweets. Devemos prestar atenção e medir quantas vezes nossos tweets foram compartilhados por outras pessoas.

Os tweets de Barak Obama, apesar de ter quatro vezes mais followers do que o Papa, são retweetados uma média de 2.300 vezes. Já os tweets do Papa Francisco (de sua conta em espanhol, que é a que mais seguidores tem) são retweetados 11.000 vezes aproximadamente. Os tweets em inglés têm cerca de 8.000 RTs

Lição para os negócios

COMPREENDA O QUE É MAIS POPULAR

Empresas e marcas devem fazer um seguimento da frequência de retweets de suas

mensagens de maneira individualizada, para descobrir e analisar os tweets e o tipo de

conteúdo que geram mais engagement..

8 Visão multiplataforma

O Papa tem presença em diferentes mídias sociais

Se temos em conta que existem aproximadamente 200 redes sociais diferentes, às vezes é difícil saber por onde começar. Depois de demonstrar conhecimento suficiente para criar uma forte presença no Twitter, o primeiro Pontífice com uma visão mais ampla do mundo digital tem a astúcia suficiente para focar sua atenção em outras mídias sociais. Em outubro de 2013, o Papa Francisco criou um perfil oficial no Instagram que já conta com cerca de 18 mil seguidores.

Lição para os negócios

ATENÇÃO ÀS NOVIDADES TECNOLÓGICAS

As mídias sociais estão em constante transformação e os negócios também devem

estar. Esteja atento às redes sociais que estão ganhando popularidade e estude a

possibilidade de se unir a estas plataformas. Aproveite para criar contas nas mídias

sociais que você considere interessantes, garantindo que o seu nome não seja usado

por outra marca.

9 Seja universal

O Papa vai além do seu público tradicional

Os tweets do Papa têm um lado inspirador e universal, o

que significa que atingem não somente os católicos.

Transmitir mensagens úteis que são mundialmente

relevantes permite ao Papa ampliar o leque de pessoas que

decidem seguir o Pontífice no Twitter, além de chamar a

atenção dos meios de comunicação internacionais.

Lição para os negócios

PENSE DE MANEIRA GLOBAL

Se um negócio atrai uma audiência local ou global, é maior a possibilidade de captar novos clientes. Para isso, os seus tweets devem ser relevantes para um público mais

amplo possível.

10 Seja espontâneo

Os tweets do Papa são imprevisíveis

Responder aos acontecimentos em nível mundial gera expectativa sobre qual será o próximo tweet do Papa. Ser imprevisível e espontâneo significa que os seus seguidores vão estar com as antenas ligadas, esperando para ver qual vai ser a próxima mensagem do Papa. Apesar de ter a certeza de que o estilo e o tom serão os mesmos.

Lição para os negócios

TWITTA O INESPERADO

As empresas podem manter o interesse e a curiosidade de seus seguidores oferecendo o

que eles não esperam, de exclusivas sobre lançamentos a curiosidades dos “bastidores”

que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar.

COMECE O SEU FREE TRIAL AGORA

É pouco provável que o seu negócio supere a marca dos 10 milhões de seguidores, porém é possível conseguir ser popular e respeitado dentro do seu nicho no Twitter ao seguir as pequenas lições do Papa.

Ser criativo e compreender o que os seus followers querem são essenciais para proporcionar uma experiência fantástica à sua comunidade no Twitter. O resultado de todo este esforço chegará com o tempo.

Comece agora o seu trial gratuito e use as potentes ferramentas de analítica e marketing do SocialBro. Inscreva-se na nossa newsletter e visita-nos em www.socialbro.com.

top related