módulo 19 - colegiorodin.com.br de materias/arquivos/lucas/1ano... · o tempo atmosférico é o...

Post on 31-Dec-2018

217 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Módulo 19

Elementos do clima

Prof. Lucas Guide

1º ano EM

A troposfera é a camada onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos gerados pela energia da radiação solar

Na estratosfera é onde se forma a maior parte do ozônio atmosférico, que é fundamental para “filtrar” os raios ultravioleta que atingem a superfície terrestre

Mesosfera é a camada atmosférica onde o ar é rarefeito e a temperatura volta a diminuir com a altitude. É nessa camada que ocorre o fenômeno conhecido como "estrela cadente“.

Tempo atmosférico

Clima x

O tempo atmosférico é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Em uma analogia, seria o “humor da atmosfera”.

O clima é o estudo médio e habitual do tempo para uma determinada localidade no decorrer de vários anos. Em uma analogia, seria a “personalidade da atmosfera”.

Elementos do clima são grandezas meteorológicas que variam no tempo e no espaço e se relacionam ao meio atmosférico. São eles: temperatura, umidade, pressão atmosférica, chuva, vento e radiação solar.

O que são elementos do clima?

A temperatura, medida em graus Celsius (ºC), registra o calor da atmosfera de um lugar, cuja variação depende da sua localização e da circulação atmosférica.

Temperatura

Temperatura

Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo.

Amplitude térmica Média térmica

Média térmica é a média aritmética obtida pelo registro das temperaturas no termômetro ao longo de horas, dias, meses e anos.

Como a atmosfera é bastante transparente à radiação solar (ondas curtas) e mais absorvente para a radiação terrestre (ondas longas), a Terra é a maior fonte de calor para a atmosfera. A atmosfera, portanto, é aquecida a partir da superfície.

Temperatura

A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Trata-se de um fator que influencia na temperatura, na sensação térmica e na precipitação.

Umidade

A umidade absoluta do ar é a quantidade (em gramas) de vapor d'água presente na atmosfera.

Já a umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água existente (em porcentagem) até o seu ponto de saturação, ou seja, até a quantidade máxima possível de presença de água no ar antes que ela se precipite.

Umidade

Quando a meteorologista afirma na televisão que a umidade relativa do ar é de 90%, ela quer dizer que o ar contém 90% da quantidade de água que ele é capaz de absorver naquela condição.

Quanto mais quente fica o ar mais água ele é capaz de “carregar”, assim uma mesma quantidade de água no ar pode fazer com que o ar tenha umidade relativa baixa para temperaturas mais elevadas ou fique saturado para temperaturas mais baixas

Umidade

Importante destacar que a umidade do ar influencia diretamente na nossa saúde. Quando ela está baixa, o ar tende a ficar mais seco. Nesse cenário existe uma propensão maior de sermos acometidos por doenças respiratórias, como bronquite, rinite, sinusite, alergias ou sangramento nasal

(3) A chuva de relevo ou orográfica ocorre nas áreas onde o relevo força a ascensão do ar quente e úmido.

(1) A chuva térmica ou convectiva é resultante da ascensão vertical do ar quente e úmido.

(2) A chuva frontal ou ciclônica é decorrente da instabilidade provocada por duas massas de ar com temperaturas diferentes e pode afetar uma área de grande extensão.

A pressão atmosférica é a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície, cujo valor é expresso milibares (mb). Ela depende da latitude, altitude e temperatura.

Pressão atmosférica

Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica. Isso ocorre porque a força da gravidade mantém a maior parte do ar próxima à superfície.

Pressão atmosférica

Pressão atmosférica

As temperaturas, por sua vez, também são fatores decisivos sobre os níveis de intensidade da pressão atmosférica. Quimicamente falando, quando as substâncias estão mais frias, as moléculas agrupam-se e , e quando as substâncias estão mais quentes, as moléculas afastam-se.

O vento consiste no deslocamento de porções de ar de um ponto no qual a pressão atmosférica é mais alta em direção a um ponto onde ela é mais baixa.

htt

ps:

//w

ww

.yo

utu

be.

com

/wat

ch?v

=P5

AO

OO

_6Iv

4

Nas regiões mais quentes, região equatorial, o ar se dilata ficando leve, por isso tem uma baixa pressão. Próximo aos polos, o frio contrai o ar, deixando mais denso, tendo uma maior pressão.

Pressão atmosférica

htt

p:/

/ear

th.n

ulls

cho

ol.n

et/#

curr

ent/

win

d/s

urf

ace/

leve

l/o

verl

ay=t

emp

/pat

ters

on

/lo

c=5

.93

8,-

64

.79

5

top related