mocidade espírita chico xavier - inspiração e intuição

Post on 08-Jul-2015

354 Views

Category:

Spiritual

8 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Aula da Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição. Acesse nosso blog: http://www.mocidadeespiritachicoxavier.blogspot.com.br/ Acesse nosso facebook: https://www.facebook.com/mocdechicoxavier

TRANSCRIPT

Facilitadoras:Scheila Fássio Lima de Paiva

Tânia Mara Lima DiasEndereço:

Rua Silviano Brandão, 419 – CentroMachado – MG

Mocidade Espírita Chico XavierInspiração / Intuição

12/12/2014

INTUIÇÃO, INSPIRAÇÃO VAMOS LOCALIZAR NA CLASSIFICAÇÃO DA MEDIUNIDADE SEGUNDO SEUS EFEITOS ONDE SE

ENCONTRA A INSPIRAÇÃO E A INTUIÇÃO

As mediuinidades de inspiração e intuição se enquadram como de efeitos subjetivos ouinteligentes.

MEDIUNIDADE NATURAL E DE PROVA

MEDIUNIDADE NATURAL:No estado evolutivo que nos encontramos a inspiração, a intuição e a percepção fluídica são faculdades permanentes em nós, assim como a inteligência é um atributo permanente do ser humano. A isso denominamos: Mediunidade Natural. Assim como não podemos mais deixar de pensar também não podemos deixar de ser médiuns. A

medida que evolui e se moraliza, o indivíduo adquire faculdades psiquícas e aumenta,

consequentemente, sua percepção espiritual.

MEDIUNIDADE DE PROVA:Para muitos são concedidas temporariamente outras faculdades psíquicas, tais como psicofônia,psicografia, vidência, etc. Não as conquistaram, mas receberam-nas de empréstimo, durante a encarnação. Estes tipos de faculdades recebidas por empréstimos denominamos de Mediunidade de Prova.

Pensamentos(inspiração e intuição)

Sentimentos(percepção energética)

SINTONIA VIBRATÓRIA

Sintonia vibratória é a base para todos os fenômenos de inspiração, intuição e percepção.Duas pessoas sintonizadas estarão evidentemente, com as mentes perfeitamente entrosadas,havendo entre elas, uma ponte magnética a vinculá-las, imantando-as uma à outra.

ONDAS VIBRATÓRIAS

POSITIVO NEGATIVO

ONDAS CUMPRIDAS = PENSAMENTOS POSITIVOSONDAS CURTAS = PENSAMENTOS NEGATIVOS

Duas pessoas sintonizadas mental e vibratóriamente estarão, evidentemente entrosadas e se estabelecerá entre elas uma ponte magnética vinculando-as, imantando-as profundamente.Os pensamentos e as sensações diferentes que a pessoa receptora sente, deve-se ao jato de força mental e força vibratória que o emitente lança sobre o sistema nervoso do receptor, ou seja, as idéias ou sugestões mentais vem carregadas de sentimentos, sensações, etc.

Você sabe a diferença entre Inspiração e Intuição?

Determinados assuntos tratados na exposição espírita (palestra, aula ou preleção), muitas vezes parecem sem importância, mas nunca será demais saber o exato sentido ou significado de palavras ou expressões que usamos. É o que acontece com as palavras acima citadas, pois são inúmeros os companheiros que não fazem a menor distinção (e pior, passam adiante) que essas expressões significam a mesma coisa. Pois bem, há diferença e muita!

INSPIRAÇÃO

Uma definição leiga: "Inspiração - sugestão, insinuação, conselho", ou "Inspirar - incutir, infundir,insuflar, introduzir"

(Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Vol. 2 Ed. Enciclopédia Britânica).

Atende-se para a etimologia (origem) dessa palavra, que vem de inspirare, ou "introduzir ar", quase o mesmo que assoprar.

É simplesmente uma influência telepática com plena consciência, mas reconhece-se que é uma influência estranha quando o assunto tratado está fora das cogitações do indivíduo que recebe ou mesmo contrária seus pontos de vista.

Segundo a Doutrina Espírita:

"A inspiração é a equipe dos pensamentos alheios que aceitamos ou procuramos". (Seara dos Médiuns, "Faixas", Emmanuel. F.C. Xavier, FEB - 4ª edição, pg. 125, discorrendo sobre o capítulo"Evocações" do Livro dos Médiuns).Portanto, não existe inspiração anímica, é sempre de origem externa.Léon Denis (O Problema do Ser, do Destino e da Dor, FEB, 1993, cap.21, pg. 334), sobre a inspiração: ”Uma das formas empregadas pelos habitantes do mundo invisível para nos transmitirem seus avisos, suas instruções (...). Pela mediunidade o Espírito infunde suas idéias no entendimento do transmissor"."É o recebimento espontâneo de idéias, pensamentos, concepções,provindo de Espíritos...". (Dicionário Enciclopédico de Espiritismo,Metapsíquica e Parapsicologia, Ed. Bels. 1976, 3ª ed., João Teixeira de Paula).Ressalte-se: é espontâneo, logo, não precisa evocação, nem pedido de auxílio; é um socorro imediato e de bom grado.Na inspiração, a pessoa se mantém consciente, para ocorrer o fenômeno é preciso que haja apenas sintonia mental entre quem vai emitir com quem vai receber telepaticamente as idéias ou sugestões mentais.

Em conclusão: Inspiração é a transmissão dos pensamentos e mensagens de uma mente para outra, "um assopro" do desencarnado para que o encarnado possa livremente dispor de umadeterminada figura, de uma idéia, de um quadro mental.

INTUIÇÃOA Intuição Pode Ser Anímica e Mediúnica

Intuição Anímica: Intuição [do latim intueri + ção]; 1. Ato de ver, perceber, discernir de forma clara ou imediata; 2. Ato ou capacidade de pressentir; 3. Percepção na sua plenitude de uma verdade que normalmente não se chega por meio da razão ou do conhecimento discursivo ou analítico. Na intuição Anímica é a alma da própria pessoa que se manifesta.

Quando o médium entra em transe o seu perispírito se desprende e situações vividas e ou conhecimentos adquiridos em outras encarnações passam a ser lembrados.

Muitas vezes o médium manifesta conhecimentos que se encontram latentes no inconsciente

ou expõe situações trágicas vividas em existência pregressa, que agora surgem como se fossem

histórias de espíritos infelizes desencarnados.

INTUIÇÃO MEDIÚNICA

Na intuição Mediúnica o médium absorve pensamentos e sensações de um outro espírito.Na intuição mediúnica a pessoa tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se

vibratóriamente com o indivíduo que está emitindo.

Conclusão

Podemos então concluir que inspiração é a transmissão dos pensamentos e mensagens de uma mente para outra.

Intuição é o conjunto de conhecimentos próprios, adquiridos ao longo de inúmeras experiências vividas pelo Ser e que lhe aflora à mente espontaneamente, sem ninguém lhe transmita nada. Temos em Platão que ela é fundamentada na nossa preexistencia, manifestada através de diversas encarnações. Dr. Bezerra no livro A loucura sob Novo Prisma nos leva a entende-la como as "reminiscências das vidas que tivemos".

Segundo Ney Lobo ela é "instrumento da alma no processo da educação sobre os valores acumulados em existências anteriores".Portanto amigos e médiuns em geral que constantemente utilizam estas duas expressões confundindo-as , agora poderemos afirmar com certeza que, quando quisermos pedir ajuda a nossos amigos da Espiritualidade, peçamos para que eles nos inspirem e não nos intuam.

E quanto à intuição não necessitamos pedir nem a Deus, nem aos Bons Espíritos e sim "organizar" nosso mundo interior, para que nossos próprios conhecimentos possam ser devidamente utiizados para nossa própria marcha evolutiva e seguir a orientação de Emmanuel que em seu livro O Consoladornos indica, "que para desenvolver a intuição são necessários, estudo perseverante, esforço sincero e meditação sadia".

Reflexão

Deus nos concede a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo.

Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Chico Xavier

Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã. Chico Xavier

A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro. Chico Xavier

Fontes(1) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(2) BAZARIAN, J. Intuição Heurística: Uma Análise Científica da Intuição Criadora. 3. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1986.

(3) ARMOND, E. Mediunidade - Seus Aspectos, Desenvolvimento e Utilização. 17. ed. São Paulo: Aliança, 1977.

(4) SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. ed. São Paulo: Matese, 1965.

(5) KARDEC, A. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores. São Paulo:Lake, [s.d.p.]

Em forma de palestra: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/filosofia/intuicao-e-inspiracao.htm

(Milton Antunes Martins, no Jornal O Trevo)

FIM

top related