melhoria da adesÃo ao aleitamento materno exclusivo atÉ aos 6 meses de idade na comunidade...

Post on 07-Apr-2016

215 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

MELHORIA DA ADESÃO AO ALEITA

MENTO

MATERNO EXC

LUSIVO ATÉ AOS 6 MESES DE

IDADE NA COMUNIDADE ASSIS

TIDA PE

LA UBS

– SEDE DE SÃO JO

ÃO BATISTA - M

A

M A R I A L E N I N O R T E G A A L V A R E Z M A I S M É D I C O S 2 0 1 5

INTRODUÇÃO O aleitamento materno tem

sido a principal fonte de alimento para a criança, devido às suas propriedades imunológicas, nutricionais, biopsicossociais, o leite materno constitui a melhor fonte de nutrientes para o recém-nascido até aos seis meses, dá maior resistência a infecções, raramente causa problemas alérgicos e reduz a morbidade e mortalidade infantil. Não só é importante para a criança, como também traz benefícios para a mãe. Além disso, é mais higiênico e proporciona beneficios sociais e econômicos para a família e a nação.

JUSTIFICATIVA Na UBS Sede de São João Batista –

Maranhão, identificou-se uma baixa porcentagem de lactentes com aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade. Das 12 crianças menores de seis meses cadastradas e acompanhadas pela equipe à época do início deste estudo, apenas 05 estavam em aleitamento materno exclusivo. Realizou-se um levantamento dos últimos quatro meses e constatou-se que neste período 26 crianças menores de seis meses, destas, apenas 11 receberam aleitamento materno exclusivo. Identificou-se também, um forte desconhecimento das mães, das gestantes próximas ao término da gestação e os familiares sobre as vantagens do aleitamento materno exclusivo.

OBJETIVOS GERAL Promover um programa educativo para melhoria da adesão ao aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade na UBS Sede de São João Batista- Maranhão. ESPECÍFICOS Realizar o levantamento de crianças com menos

de seis meses de idade e gestantes com 28 semanas e mais na área da UBS;

Capacitar a equipe executora do programa educativo;

Criar um grupo de orientação para mães lactantes e gestantes com atividades que abordem este tema;

Promover atividades que integrem as mães lactantes, gestantes e suas famílias;

Sensibilizar as mães lactantes, gestantes e suas famílias sobre a importância de uma alimentação saudável para o bebê.

METODOLOGIAO projeto de intervenção será realizado na UBS – Sede

do Município de São João Batista. Na UBS cumpre-se diariamente com a ESF , incluindo atendimento ao pré-natal e puericultura.

O treinamento da equipe de trabalho será responsabilidade do médico e enfermeira. Criar-se-á um grupo de orientação integrado pelas mães lactantes, gestantes com 28 semanas ou mais, com a participação de familiares e, fundamentalmente, a figura paterna.

Será selecionado um local adequado onde se realizarão as atividades com o grupo, sobre itens selecionados acerca do aleitamento exclusivo, com a participação da equipe de saúde, além da psicóloga e nutricionista do NASF, realizando palestras, técnicas grupais, café da manhã, demonstração da técnica correta de amamentação, troca de experiências entre os participantes.

METAS Incentivar a participação do maior

número das mães lactantes, gestantes e familiares ao grupo educativo;

Elevar o nível de conhecimento sobre aleitamento materno da equipe de saúde, gestantes, mães lactantes e suas famílias;

Aumentar em 100% a cobertura de consulta e visita domiciliar a gestantes, puérperas e recém nascidos;

Incentivar 100% de lactentes menores de seis meses de idade façam aleitamento materno exclusivo;

Melhorar os indicadores de morbi -mortalidade infantil da comunidade.

AÇÃO NA UBS – SEDE – MÉDICA E ENFERMEIRACOM GESTANTES DURANTE PALESTRA SOBRE TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO

AMAMENTAÇÃO DURANTE CONSULTA MÉDICA DE PUERICULTURA

PAI PRESENTE NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL

CAFÉ DE MANHÃ COM GESTANTES E FAMILIARES

EQUIPE COMPLETA DA ESF – SEDE

CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a realização deste plano de ação

dirigido às mães das crianças menores de seis meses de idade, gestantes e suas famílias, na UBS Sede pertencente ao Município de São João Batista – Maranhão, depois de adequada capacitação da equipe executora e participação da totalidade dos mesmos em cada uma das atividades planejadas, será possível aumentar o nível de conhecimento sobre aleitamento materno, sensibilização sobre sua importância para a saúde da criança e da mãe e promovendo dessa forma não apenas uma maior assistência as consultas de pré-natal e puericultura, mas também, a adoção de condutas adequadas em relação a manutenção do aleitamento materno.

"OS MAIS TALENTOSOS PINTORES CRIARAM TONALIDES PERFEITAS PARA DAR VIDA SOBRE TELA AO CORPO DE UMA MULHER. OS MAIS DIVERSOS POETAS DERAM LUZ A SEUS VERSOS AO CONVERTER EM METÁFORAS INUSITADAS AS VIRTUDES DE UMA MULHER, SEM DÚVIDA ALGUMA, DESDE TEMPOS IMEMORIAIS ESTA TEM SIDO UM SÍMBOLO DA FEMINILIDADE, BELEZA, DOÇURA E PRECISAMENTE A MULHER COMO MÃE É A REPRESENTAÇÃO MAIS NOBRE DE AMOR. A MATERNIDADE TEM SIDO EXALTADA POR TODAS AS ARTES, PORQUE É O FENÔMENO MAIS INCRÍVEL E BELO DA NATUREZA, POIS ELA MANTÉM EM SUA PUREZA A ORIGEM DA VIDA. CONVERTIDA ENTÂO EM IMAGEM UNIVERSAL, SUA PRESENÇA EM REFRÕES , PINTURAS E PEÇAS DE POESIA, EMBORA RECORRENTE NÃO SE FAZ MANIDA, E SEM DÚVIDA É ESA LINDA CRIANÇA QUE SE MISTURA COM O PEITO IMACULADO DE SUA MÃE , UM SÍMBOLO INCONFUNDÍVEL DE SAÚDE..

DRA. SUSEL RODRÍGUEZ ORTEGA 

OBRIGADO

top related