local churrasco rio de janeiro in

Post on 29-Jul-2015

784 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Local onde será realizado 1º Churrasco Rio de Janeiro In,

no dia 08 de agosto de 2009!

Será super informal, uma maneira organizada e festiva de nos integrarmos e fazermos networking.

Informações e inscrições no Grupo Rio de Janeiro In / LinkedIn

Quem já teve oportunidade de ver, ali existe um túnel feito por Januzzi, cortado na pedra que dá acesso a um elevador cujo trajeto foi todo cortado na pedra e sobe até o local da foto - o alto do Morro da Viúva, algo muito curioso e inimaginável nos dias atuais.

MORRO DA VIÚVAJoaquina Figueiredo Pereira de Barros

O Pão de Açúcar visto do platô do Morro da Viúva, em postal do inicio do século XX.

Um pouco de história

Consta que o Morro da Viúva, assim ficou conhecido a partir do ano de 1753 depois do falecimento de Joaquim Figueiredo Pessoa de Barros, proprietário daqueles terrenos. Outros fatos curiosos a seu respeito, consta também que desse morro sob o comando de Francisco de Frias da Mesquita - Engenheiro-mor do Brasil, foram cortadas as pedras para a construção do Mosteiro de São Bento, na Praça XV a partir de 1617, e também foi dai que a pedra do Obelisco da Rio Branco foi retirada em 1905 numa doação do construtor Januzzi.

Outra curiosidade é que também seria em determinada época conhecido por Morro do Léry ou do Lerype, segundo alguns registros em 1555 durante a invasão e tentativa de criar a França Antártica, o francês Jean de Léry teria morado na primeira casa de pedra construida por essas bandas, que ficaria no Morro ou próximo dele ( segundo outra vertente poderia ficar na região da curva da Glória ).

Nesse morro já mais recente - 1853, foi construido um forte sendo mais uma das fortificações militares construida para defender a região de invasores. Ainda como curiosidade também em meados de 1850 ai foi construido um reservatório para abastecer toda a região.

Em 1875, o imigrante, construtor e Comendador italiano Antônio Januzzi (1853 - 1949), era dono da maior construtora da cidade, no Morro da Viúva onde residiu, foi ele quem construiu os 20 principais palacetes na avenida Rio Branco e centenas de outros pela cidade. Januzzi, que era especialista em acabamentos refinados gostava de usar em suas obras também o gnaise conhecido como “pedra-de-galho" retirado desse morro.

Fonte: André Costa / Fotolog

top related