linha do tempo comunicação primeiros tempos

Post on 27-May-2015

7.743 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Trabalho realizado pelos alunos do 1o. período do Curso de Comunicaçãp Social (turma 2o. semestre 2009) da Faculdade Promove Sete Lagoas. (2a. parte).

TRANSCRIPT

Linha do tempo da Comunicação

Realização: turma do 1o. Período do Curso de Comunicação e Marketing Faculdades Promove Sete Lagoas.

2o. Semestre 2009.

Dos Primórdios da comunicação à era do rádio 

1500 - 1950

Carta de Pedro Vaz de Caminha

Considerada por alguns especialistas a primeira publicidade brasileira. Na carta, Pero Vaz de Caminha anunciava as virtudes da nova terra descoberta par as autoridades de Portugal.

Primeiro anúncio oficial

Os primeiros anúncios foram publicados no jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em forma de classificados. Esse foi o gênero dominante na publicidade do século XIX.

Anúncios ilustrados

Empresas anunciantes, como Neslté e Emulsão Scott, investem na propaganda brasileira, adotando anúncios com ilustrações.

Novos recursos na Indústria Gráfica

A indústria gráfica passa a usar recursos como litografia e fotogravura. Os anúncios ganham cores, com o lançamento das revistas ilustradas.

É fundada a primeira agência de propaganda do país – a Eclectica – Castaldi & Bennato. Ela, inicialmente, negociava espaços comerciais, além de produzir “reclames” publicitários.

Estabelece-se um processo de urbanização e surge a necessidade de mídias com maior cobertura. Ganham destaque ações na rua, cartões-postais e anúncios em bondes.

Eclectica – a primeira agência do país

Chegam grandes indústrias e agências de propaganda internacionais. A General Motors estrutura o primeiro departamento de propaganda do país. Posteriormente, a agência norte-americana J. W. Thompson abre filial brasileira para atender este cliente. A propaganda brasileira se moderniza.

Chegada das grandes indústrias e agências

Há uma expansão da linguagem publicitária e de sua comercialização, pelas possibilidades de elaboração sonora. Muda também o hábito de recepção da publicidade pelos clientes.

O rádio desperta a imaginação das pessoas e convida o ouvinte a completar os conteúdos, com base em suas referências pessoais.

A inauguração do rádio

Predomínio dos jingles publicitários que embalam as marcas em trilhas sonoras com grandes doses de emoção, ritmo e empatia com o público. Alguns deles se tornam inesquecíveis:

Avanços na linguagem comercial

Cobertores Parahyba – “Já é hora de dormir, não espere mamãe mandar...”

Casas Pernambucanas – “Não adianta bater, que eu não deixo você entrar, nas Casas Pernambucanas é que vou aquecer o meu lar”.

A propaganda brasileira, durante e após a 2a. Guerra, retrata o pacto militar Anti-Nazismo firmado entre Estados Unidos, México e Brasil.

Nessa época, a Coca-Cola chega ao mercado brasileiro e, no rodapé de seus anúncios, aparece a silhueta das Américas, seguida da frase: “Unidos hoje, unidos sempre”.

A propaganda em época de guerra

Os ídolos do cinema de Hollywood influenciam comportamentos e alimentam sonhos nos consumidores brasileiros.O grande “produto de exportação” é Carmem Miranda, cantora que adotou um estilo tropicalista e encantou os americanos, representando o Brasil para “norte-americano ver”.

A influência norte americana

top related