linha do tempo comunicação primeiros tempos

12
Linha do tempo da Comunicação Realização: turma do 1o. Período do Curso de Comunicação e Marketing Faculdades Promove Sete Lagoas. 2o. Semestre 2009.

Upload: faculdade-promove

Post on 27-May-2015

7.743 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado pelos alunos do 1o. período do Curso de Comunicaçãp Social (turma 2o. semestre 2009) da Faculdade Promove Sete Lagoas. (2a. parte).

TRANSCRIPT

Page 1: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Linha do tempo da Comunicação

Realização: turma do 1o. Período do Curso de Comunicação e Marketing Faculdades Promove Sete Lagoas.

2o. Semestre 2009.

Page 2: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Dos Primórdios da comunicação à era do rádio 

1500 - 1950

Page 3: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Carta de Pedro Vaz de Caminha

Considerada por alguns especialistas a primeira publicidade brasileira. Na carta, Pero Vaz de Caminha anunciava as virtudes da nova terra descoberta par as autoridades de Portugal.

Page 4: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Primeiro anúncio oficial

Os primeiros anúncios foram publicados no jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em forma de classificados. Esse foi o gênero dominante na publicidade do século XIX.

Page 5: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Anúncios ilustrados

Empresas anunciantes, como Neslté e Emulsão Scott, investem na propaganda brasileira, adotando anúncios com ilustrações.

Page 6: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Novos recursos na Indústria Gráfica

A indústria gráfica passa a usar recursos como litografia e fotogravura. Os anúncios ganham cores, com o lançamento das revistas ilustradas.

Page 7: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

É fundada a primeira agência de propaganda do país – a Eclectica – Castaldi & Bennato. Ela, inicialmente, negociava espaços comerciais, além de produzir “reclames” publicitários.

Estabelece-se um processo de urbanização e surge a necessidade de mídias com maior cobertura. Ganham destaque ações na rua, cartões-postais e anúncios em bondes.

Eclectica – a primeira agência do país

Page 8: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Chegam grandes indústrias e agências de propaganda internacionais. A General Motors estrutura o primeiro departamento de propaganda do país. Posteriormente, a agência norte-americana J. W. Thompson abre filial brasileira para atender este cliente. A propaganda brasileira se moderniza.

Chegada das grandes indústrias e agências

Page 9: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Há uma expansão da linguagem publicitária e de sua comercialização, pelas possibilidades de elaboração sonora. Muda também o hábito de recepção da publicidade pelos clientes.

O rádio desperta a imaginação das pessoas e convida o ouvinte a completar os conteúdos, com base em suas referências pessoais.

A inauguração do rádio

Page 10: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Predomínio dos jingles publicitários que embalam as marcas em trilhas sonoras com grandes doses de emoção, ritmo e empatia com o público. Alguns deles se tornam inesquecíveis:

Avanços na linguagem comercial

Cobertores Parahyba – “Já é hora de dormir, não espere mamãe mandar...”

Casas Pernambucanas – “Não adianta bater, que eu não deixo você entrar, nas Casas Pernambucanas é que vou aquecer o meu lar”.

Page 11: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

A propaganda brasileira, durante e após a 2a. Guerra, retrata o pacto militar Anti-Nazismo firmado entre Estados Unidos, México e Brasil.

Nessa época, a Coca-Cola chega ao mercado brasileiro e, no rodapé de seus anúncios, aparece a silhueta das Américas, seguida da frase: “Unidos hoje, unidos sempre”.

A propaganda em época de guerra

Page 12: Linha do Tempo Comunicação primeiros tempos

Os ídolos do cinema de Hollywood influenciam comportamentos e alimentam sonhos nos consumidores brasileiros.O grande “produto de exportação” é Carmem Miranda, cantora que adotou um estilo tropicalista e encantou os americanos, representando o Brasil para “norte-americano ver”.

A influência norte americana