jornalismo colaborativo

Post on 06-Jun-2015

4.164 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

aula Famecos

TRANSCRIPT

JORNALISMO COLABORATIVO

FAMECOS / PUCRS - 2009/1

O que é?

Jornalismo é uma prática comunitária feita para as pessoas e pelas pessoas; de que os povos, organizados em comunidades são os dispositivos ideais para coleta e difusão de informações que dizem respeito aos seus entornos, aos seus contextos culturais, aos seus cotidianos, às suas realidades particulares.

Jornalismo é uma prática comunitária feita para as pessoas e pelas pessoas; de que os povos, organizados em comunidades são os dispositivos ideais para coleta e difusão de informações que dizem respeito aos seus entornos, aos seus contextos culturais, aos seus cotidianos, às suas realidades particulares.

Meus Meus leitores leitores sabem sabem mais do mais do que euque eu

Jornalismo deixa Jornalismo deixa de ser de ser PALESTRAPALESTRA e e torna-se torna-se CONVERSACONVERSA com os com os leitoresleitores

Muitas pessoas Muitas pessoas corrigem mais rápido o corrigem mais rápido o problema que apenas problema que apenas poucas pessoas podem poucas pessoas podem corrigircorrigir

Cultura colaborativa

Abertura de códigos...

... comportamentais

... fonte (software)

... direitos de autor

MOVIMENTOS FEMINISTAS, ÉTNICOS, HOMOSSEXUAL...

LINUX, SOFTWARE LIVRE

CREATIVE COMMONS, COPYLEFT

Modelos de produção

VerticalHierárquicoInstitucionalizadoFechado à contribuição do público

HorizontalRizomáticoAberto à participaçao do público

“In an emerging era of multidirectional, digital communications, the audience can be an

integral part of the process - and it´s becoming clear that they must be.”

Dan Gillmor

Mudança no sistema clássico da

comunicação

Imprensa Tradicional: Imprensa Tradicional: GatekeepingGatekeeping

Novas Mídias:Novas Mídias:GatewatchingGatewatching

GateWATCHINGGateWATCHINGConceito criado por Axel Bruns, quando o Conceito criado por Axel Bruns, quando o público subverte a tradição e fiscaliza o público subverte a tradição e fiscaliza o que a mídia publicaque a mídia publica

CorreçõesCorreções

Janis KrumsPrimeira foto tirada do pouso de emergência do US

Airways 1549, em 16/01/2009, no Twitter20 min depois do acidente, a MSNBC entrevistou Krums

http://vimeo.com/2841907

OhmyNewsFundado em 02/02/2000Redação em Seul, com 55 jornalistasCerca de 90 mil cidadãos repórteres em mais de 100 países

OhmyNews International

Jornalismo colaborativo no mundo

BBC: Have Your Say

Newsweek: My Turn

Guardian: NewsTalk

CBS: Eye Mobile

The Washington Time: Citizen Journalism

ShoZu: colaboração mobile

YoPeriodista: El País

Le Post: Le Monde

QuickTime™ and a decompressor

are needed to see this picture.

QuickTime™ and a decompressor

are needed to see this picture.

QuickTime™ and a decompressor

are needed to see this picture.

... e no Brasil

“Representantes do Estado, Folha de S. Paulo, Abril, Terra, G1, iG, BBC e CNN faziam coro ao defender que se estabeleça mais canais virtuais para o leitor comentar, relatar fatos, protestar, enfim, utilizar a internet para interagir ao invés de apenas consumir conteúdo.”

(Caderno Link, Estadão – cobertura Media On, 15/09/08)

42% dos brasileiros acima de 16 anos conectados publica conteúdo próprio

61% (16-24 anos) 11% (45-59 anos)

Datafolha, julho/2007

Como NÃO se faz...

Como NÃO se faz!!!

Principais problemas dos noticiários colaborativos

brasileirosBaixíssima atualização

Sem área para gerenciamento (envio por e-mail)

Direitos do autor são cedidos, mas responsabilidade, não!

Não há remuneração

Conteúdo requentado

São coadjuvantes nos noticiários

Então, como se faz?Feedback SEMPREContato constante entre jornalistas e colaboradoresORIENTAÇÃO de jornalistas a colaboradoresSistema de acompanhamento pelo colaboradorFoco editorialPermitir relatos em PRIMEIRA PESSOAGratificação simbólicaSistema de meritocraciaEdição compartilhada com a comunidade (rankeamento)

Feedback SEMPREContato constante entre jornalistas e colaboradoresORIENTAÇÃO de jornalistas a colaboradoresSistema de acompanhamento pelo colaboradorFoco editorialPermitir relatos em PRIMEIRA PESSOAGratificação simbólicaSistema de meritocraciaEdição compartilhada com a comunidade (rankeamento)

Cultura Big BrotherCultura

Big Brother

CuidadoCuidado

Estes tipos de participação não são iguais aos Estes tipos de participação não são iguais aos observados nos jornais e TVs com o simples observados nos jornais e TVs com o simples mande a sua foto (TV+show ZH), ligue para mande a sua foto (TV+show ZH), ligue para nós (Secretária Eletrônica Ipanema), mas nós (Secretária Eletrônica Ipanema), mas etapas iniciais das participações mais efetivasetapas iniciais das participações mais efetivas

CREDIBILIDADE

Síndrome da janela quebrada

EFEITO MULTIDÃO

CREDIBILIDADEIdentificação do colaborador

Checagem, edição, negociação

Rankeamento

Canal de comentários

Report de abuso

Moderação

PUBLICO, LOGO, FILTRO

PUBLICO, LOGO, FILTRO

VARIAÇÕES POSSÍVEIS

TiposTipos

Público faz conteúdo Público faz conteúdo - blog, Twitter, páginas - blog, Twitter, páginas pessoaispessoais

Público participaPúblico participa - vcRepórter, VCnoG1 - vcRepórter, VCnoG1

Todos mexem em tudo Todos mexem em tudo - Wikimedia, Slashdot- Wikimedia, Slashdot

Qual a função do jornalista?

MEDIADOR

ENCORAJADOR

VERIFICADOR

EDITOR

6 pontos de atenção na hora da EDIÇÃO:

Cheque a IDENTIDADE do colaboradorCheque a autenticidade do conteúdoDivida a análise com colegasCompartilhe o conteúdo com sua redeContate - e CONVERSE - com o colaboradorJamais se aproprie do conteúdo!

\\\\

As dicas do Orato* textos entre 250 e 600 palavras

* uso de links

* uso de verbos em 3ª pessoa (exceções a relatos de testemunho)

* textos autênticos e com pauta nitidamente focada

* informações concretas

* interesse global (sim, a internet é global!)

* pesquisa de contexto

* pautas que acrescentem algo à discussão pública (eles querem crítica!!)

* citação de fontes solidamente verificáveis (eles não querem mais opiniões)

As dicas do Orato

Pase, Ana, o que eu estou fazendo aqui

então?

Escolas de jornalismo não perdem papel, pois Escolas de jornalismo não perdem papel, pois capacitam e aprimoram o profissional.capacitam e aprimoram o profissional.

A pessoa sem diploma pode ter um bom A pessoa sem diploma pode ter um bom talento, mas o contexto demanda um preparo - talento, mas o contexto demanda um preparo - Brasil não é EUABrasil não é EUA

Empresas jornalísticas continuam. Boas Empresas jornalísticas continuam. Boas reportagem demandam tempo - e empresas reportagem demandam tempo - e empresas que possam pagar para o jornalista escrever e que possam pagar para o jornalista escrever e apurar com tempo, além de sustentar apurar com tempo, além de sustentar processosprocessos

Empresa precisa de informação de boa Empresa precisa de informação de boa qualidade, mesmo que o padrão de qualidade qualidade, mesmo que o padrão de qualidade seja discutívelseja discutível

“O jornalismo cidadão não irá substituir os principais meios de comunicação, mas atribuirá a simples leitores a condição de expandir sua compreensão de mundo.”

Dan Gillmor, autor do livro “We, the media” e pesquisador do tema de renome global, durante a 12ª edição do encontro Highway Africa (11/09/08)

Webjornalismo Webjornalismo participativoparticipativo

A função do webjornalismo participativo é A função do webjornalismo participativo é cobrir as lacunas deixadas pela mídia cobrir as lacunas deixadas pela mídia tradicional, não substituir o jornalismo como tradicional, não substituir o jornalismo como um todo.um todo.

O jornalista deixa de ser o do sujeito que vai O jornalista deixa de ser o do sujeito que vai atrás da informação e diz ao leitor como as atrás da informação e diz ao leitor como as coisas são, para ser o do sujeito que gerencia e coisas são, para ser o do sujeito que gerencia e harmoniza as informações que chegam até ele harmoniza as informações que chegam até ele através dos próprios leitores.através dos próprios leitores.

BibliografiaBibliografia

BRAMBILLA, Ana Maria. A reconfiguração do jornalismo BRAMBILLA, Ana Maria. A reconfiguração do jornalismo através do modelo open source. Sessões do Imaginário, Porto através do modelo open source. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, n.13, p.87-94, setembro de 2005.Alegre, n.13, p.87-94, setembro de 2005.

BRUNS, Axel. Gatewatching. Nova York: Peter Lang, 2005.BRUNS, Axel. Gatewatching. Nova York: Peter Lang, 2005.

GANS, Herbert. Democracy and the news. Nova York: Oxford, GANS, Herbert. Democracy and the news. Nova York: Oxford, 2003.2003.

GILLMOR, Dan. We, the media: grassroots journalism by the GILLMOR, Dan. We, the media: grassroots journalism by the people, for the people. Sebastopol: O'Reilly, 2004. people, for the people. Sebastopol: O'Reilly, 2004. http://wethemedia.oreilly.com

PRIMO, Alex; TRÄSEL, Marcelo. Webjornalismo participativo e PRIMO, Alex; TRÄSEL, Marcelo. Webjornalismo participativo e a escrita coletiva de notícias. Contracampo, Niterói, v.14, 1º a escrita coletiva de notícias. Contracampo, Niterói, v.14, 1º semestre/2006. semestre/2006.

top related