jornal semanal da apropuc e da afapuc...

Post on 23-Jul-2020

2 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Jornal semanal da APROPUC e da AFAPUC

No Tucarena a homenagem a José Queiroz e João Edênio

TA

LIT

HA

AR

RU

DA

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 176684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 1 10/30/2015 3:45:37 PM10/30/2015 3:45:37 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

2 03/11/2015

Nota pública de apoio esolidariedade a Mauro Iasi

Os núcleos de estudos, pesquisas edocentes de vários cursos e áreasdo conhecimento vêm a públicoprestar seu apoio e solidariedadeao professor Mauro Iasi, da Escolade Serviço Social da UFRJ. MauroIasi e sua família têm sofrido ame-aças de vida por parte de indivídu-os que pregam o obscurantismo ea violência vividos barbaramentedurante a ditadura militar no país,que perseguiu, prendeu e assassi-nou milhares de brasileiros(as).Esse retrocesso é inadmissível enão nos calamos mediante maisum ato de violência que colocaem risco pessoas.Nos somamos a todos(as)aqueles(as) que exigem que asautoridades responsáveis pela Jus-tiça apurem os fatos e punam osresponsáveis por esse ato inuma-no, assim como defendemos a li-berdade de manifestação e ex-pressão que conquistamos na lutacontra a ditadura no país. MauroIasi é um intelectual de grandeporte com quem temos muito oque aprender. Tem uma vasta pro-dução acadêmica, se vincula aoNEPEM, na UFRJ, núcleo de estu-dos e pesquisa histórico e de gran-de referência nacional. Tem sido

um defensor da universidade pú-blica, laica, gratuita, universal.Mauro Iasi, companheiro de to-das as horas, educador lúcido,militante, generoso, afetuoso, in-telectual de uma simplicidadeverdadeira e genuína, poeta dosbons! Os tempos duros trazem àtona o que há de pior, de desuma-no, de desalentador. Mauro comsua alegria, poesia e convicçãoteórica e política permanece atu-ante e com ele lutamos por umasociedade fraterna, igualitária,libertária na perspectiva da eman-cipação humana.

Subscrevem:

Núcleo de Relações de Trabalho- Cur-so de Graduação em Serviço Social-PUCSP- Coordenadora Prof IsauraIsoldi Mello Castanho

Núcleo de Estudos e Pesquisa sobreIdentidade- NEPI- Programa de Estu-dos Pós Graduados em Serviço Social-Coordenadora-Prof Dra. Maria LúciaMartinelli

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobrePolíticas Sociais -NEPPS- PEPG Ser-viço Social - PUC-SP- CoordenadorProf, Dr Ademir Alves da Silva

Grupo de investigacion y accion socialde la facultad de ciencias humanas deUNICEN- Prof Dra. Andrea Oliva

Tribunal Popular- O Estado Brasileirono Banco dos réus

Comitê Pró-Haiti

Organização Indígena Revolucionária

Encontro de docentes das universida-des privadas- Reunidos em 24/10 naluta contra a precarização do Trabalho

Grupo de Trabalho de docentes na lutacontra a precarização no ensino privado

Repudio a las amenazas a los profeso-res Mauro Iasi y Beatriz Abramides-Prof Dra Andrea Oliva- UniversidadNacional del Centro de la Província deBuenos Aires

Domingos Terciliano Alves Filho- artis-ta plástico baiano

Prof. Dra Mirla Cisne- Profa. S.Socialda UERN

Prof. Dra Rosângela Batistoni- Cursode Serviço Social- UNIFESP

Prof. Luiz Augusto Vieira- Curso deServiço Social- Universidade Federalde Goiás

Prof. Dr. Ademir Alves da Silva- PósGrad. em Serviço Social-PUCSP

Maria Rosangela Batistoni ProfessoraCurso de Serviço Social da UNIFESP

Sandra de Faria- Prof. Dra- Curso deServiço Social-PUC Goiás

Vivemos tempos sombrios noBrasil. Como prova desta constata-ção vimos, nesta última semana,um conjunto de ataques proferidoscontra Mauro Iasi, professor da Es-cola de Serviço Social da UFRJ,conhecido não só por sua notávelintelectualidade crítica, mas tam-bém pela sua histórica militância eluta por uma sociedade mais justa.

Tais ataques foram resultadoda interpretação completamenteequivocada de um vídeo em que,numa palestra, o professor MauroIasi cita o poema de Bertolt Bre-cht intitulado "Perguntas a um ho-mem bom".

Durante o discurso, Mauro Iasipretendia com a citação expor anecessidade de um contrapontoorganizado da classe trabalhado-ra ao avanço do conservadorismoem nossa sociedade. Fala, ainda,da conivência de supostos "ho-mens bons" com as maiores atroci-dades possíveis, retrucando comuma metáfora que explicita quehá coisas que não se podem quali-ficar de "boas". O vídeo não é iné-dito. Ele data do primeiro semes-tre de 2015 - o que nos leva a crerque os ataques, ofensas e amea-ças foram, de forma oportunista,incentivados e criados, agora, porsetores fascistas da nossa socieda-de, que tinham o objetivo de difa-mar e colocar em risco uma gran-de figura da esquerda em nossopaís.Parece-nos que Mauro Iasi es-tava certo no momento em quemencionou o poema, tendo sidoele mesmo vítima do processo quedenunciou e que agora exige denós um posicionamento político.

Diante desta conjuntura e dasgraves ameaças direcionadas aoilustre professor Mauro Iasi e suafamília, nós, professores do Cursode Serviço Social da UFF de Riodas Ostras, gostaríamos de publi-cizar nosso repúdio às expressõesfascistas vistas nesta últ imasemana.Por fim, gostaríamos deoferecer nosso apoio e solidarie-dade ao grande intelectual e lu-tador, Mauro Iasi, com a certezade que os laços de fraternidadeentre os nossos conseguirão bar-rar esta onda conservadora que seavizinha.

Fascistas, não passarão! Todoapoio ao professor Mauro Iasi.

Professores do Curso de Servi-ço Social da UFF-Rio das Ostras

Desde meados do mês de ou-tubro, após contundente fala, noCongresso da CSP-Conlutas,contra forças políticas que defen-dem o obscurantismo intelectu-al, a regressão dos direitos civise o retorno da ditadura militar, oprofessor da UFRJ e militante doPCB, Mauro Iasi, tem recebidoameaças contra a sua vida e ade seus familiares.

Desde aquele momento, osodiosos representantes dessa direi-ta regressiva têm inundado as re-des sociais com sua cantilena anti-comunista, efetuado telefonemasameaçadores e, ainda, atuado nopróprio local de trabalho de Iasipara intimidá-lo.

Com isso, tentam demovê-lode sua histórica e aguerrida mi-l i tância em prol dos direitos ci-vis, trabalhistas e sociais e, prin-c ipalmente, de sua luta pelaconstrução de uma sociedademais justa, fraterna e igualitária;

Moção de apoioem suma, de uma sociedade co-munista.

No mesmo sentido, igualmen-te sérias têm sido as ameaças que,por telefonemas e mensagens nasredes sociais, a professora BeatrizAbramides, diretora da APROPUC,tem recebido pelo apoio destaentidade manifestado a Iasi.

Cientes da gravidade desseatentado ao direito de expressão edos perigos que rondam a socie-dade brasileira – e, sobretudo, asmassas populares – com o fortale-cimento dessas manifestações e po-sicionamentos de tendências fas-cistas, o Departamento de Ciênci-as Sociais, da Universidade Esta-dual de Londrina, fornece apoio esolidariedade a Mauro Iasi, Bea-triz Abramides e às suas famílias.

Departamento de Ciências So-ciais – UEL- Universidade Esta-dual de Londrina

A diretoria da Adufrj-SSind ma-nifesta solidariedade ao profesorMauro Iasi, ameaçado por expressarsuas posições políticas, durante o 2ºCongresso nacional da CSP-Conlu-tas realizado em junho deste ano:”Recebemos do Andes-SN uma car-ta informando que o Professor Mau-ro Iasi, da Escola de Serviço Socialda UFRJ, está recebendo ameaçaspor ter manifestado suas posiçõespolíticas. Na última reunião do Con-suni, a profa. Lilia Pougy, decanada CFCH, relatou que colegas nos-sos foram contactados por pessoasdesconhecidas interessadas em ob-ter informações sobre o professorIa-si. A liberdade de expressão é umvalor fundamental e consideramosinadmissível qualquer forma de co-erção. A presidente da Adufrj en-viou um e-mail ao professor colo-cando aAdufrj à disposição para todoapoio necessário”.

Diretoria da Adufrj-SSind.

Apoio esolidariedade a

Mauro Iasi

Apoio a Mauro Iasi

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 276684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 2 10/30/2015 3:45:37 PM10/30/2015 3:45:37 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

303/11/2015

O Conselho Universitário daUniversidade Federal do Rio deJaneiro (UFRJ), reunido em ses-são de 22/10, manifesta a defesaintransigente à liberdade do exer-cício da atividade acadêmica deformação desenvolvida pelos ser-

Abepss registra seu apoioao professor Dr. Mauro Iasi

O Conselho de Coordenaçãode Centro do CFCH, em sessãode 26/10, reitera a defesa à l i-berdade no exercício das ativi-dades de ensino, pesquisa e ex-tensão, o que só qualifica a for-mação.

Repudia as propostas de me-d idas no campo educac iona lque visam a cercear a livre ex-pressão de ideias e críticas, quesão e lementos ind ispensáve isao t rabalho docente em todosos níveis.

A restrição a essas liberda-des ameaça toda nossa socie-dade em suas conquistas demo-cráticas, obtidas com muita lutae resistência. Nesse sentido, ma-nifesta apoio ao professor Mau-ro Luis Iasi, à sua família e aocorpo social da Escola de Servi-ço Social, pelos ataques covar-des e cr iminosos de que vemsendo vít ima.

E reivindica providências nosentido de proteger os docentes,coibir e punir essas ações crimi-nosas.

Profa. Lilia Guimarães PougyUniversidade do Rio de Janei-ro, Centro de Filosofia e Ciên-cias Humanas (CFCH)

Nos últimos dias estamos assis-tindo a um recrudescimento de pos-turas e ações de extrema violênciadesferida contra os trabalhadores,os movimentos sociais e todos/asaqueles/as que, ao longo de suastrajetórias, fizeram adefesa intran-sigente dos direitos sociais, da justi-ça e da democracia.

A violenta agressão verbal di-recionada ao professor Mauro Iasie a sua família, inclusive expondopublicamente o seu nome, bemcomo endereço e dados pessoaisem uma página eletrônica da in-ternet, que o denomina de “bandi-do”, é prova disto.

Os textos agressivos incluem,de forma aleatória, trechos de suafala que colocados de forma isola-da e desconexa, incitam à violên-cia contra o Professor. Há que seperguntar: por que um poema deBertolt Brecht, um autor reconheci-do mundialmente, pode suscitar tãoviolentas reações desferidas contraquem o citou em uma conferência?Quais são as bases de sustentação?

Este comportamento agressivoadvém de um conjunto de mudan-ças que tem impactado a socieda-de atual, entre outros, é a expres-são da brusca guinada aos pilaresconservadores, negando, até mes-mo, a defesa do ideal de cidada-

nia burguesa, que inclui, entre ou-tros, a liberdade de expressão e deassociação. Hoje, o ataque aos di-reitos sociais e trabalhistas, tornou-se corriqueiro, condenando os quelutam em prol destes direitos e,mais detidamente, contra os quelutam a favor dos princípios da dig-nidade humana e do desenvolvi-mento genérico do ser social. Aomesmo tempo, em que cresce aconcentração de renda fundadanas desigualdades sociais, crescetambém o abandono das lutas so-ciais em favor das minorias, desem-pregados e classetrabalhadora emgeral. A realidade se torna maisgrave ainda, porque não se trataapenas de abandono das bandei-ras de justiça social, mas de crimi-nalização de todos que ainda ou-sam sustentar essa luta. Os meios

de comunicação acabam passan-do a falsa ideia que isso é demo-cracia, ao mesmo tempo, que nãoaceitam a pluralidade das ideias ede pensamento. Este tipo de de-mocracia não aceita o pensamen-to progressista e impõe julgamen-to exemplar aos que são conside-rados riscos para o pensamento con-servador e para o própriocapitalismo.O professor Mauro Iasié um grande estudioso e crítico daeconomia política brasileira, masé também um grande defensor dosdireitos humanos e sociais. Sua mi-litância e trajetória política com-provam seu compromisso com aclasse trabalhadora e com os pro-cessos de emancipação social.

Associação Brasileira de Ensinoe Pesquisa em Serviço Social

Em defesa da atividade

docente

Nota de desagravovidores docentes e técnicos admi-nistrativos da UFRJ, seu repúdioao assédio criminoso e covardeque vem sendo alvo o professorMauro Iasi e o apoio e solidarie-dade ao professor e sua família.

Prof. Roberto Leher, reitor

Os professores Ronaldo Fabiano, da UEL, e a Prof. LighiaMatsushigue, durante a realização do Encontro

TA

LIT

HA

AR

RU

DA

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 376684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 3 10/30/2015 3:45:37 PM10/30/2015 3:45:37 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

4 03/11/2015

Charge de Latuff sobre ação da polícia em Sorocaba

A mesa do debate tendo ao centro o professor Boaventura

TA

LIT

HA

AR

RU

DA

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 476684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 4 10/30/2015 3:45:37 PM10/30/2015 3:45:37 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

503/11/2015

O professor Áquilas Mendes fala durante a Semana de Econo-mia .

AN

NA

CO

EL

HO

Mesa de abertura da Semana de Jorna-lismo: da esquerda para a direita Ste-phanie Hering, Carol Patrocínio, Po-llyana Ferrari,Andressa Villela; nodestaque o público que lotou o auditó-rio da APROPUC

TA

LIT

HA

AR

RU

DA

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 576684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 5 10/30/2015 3:45:38 PM10/30/2015 3:45:38 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

6 03/11/2015

Basta entrar no site www.apropucsp.org.br,escrever para apropuc@uol.com.br,

telefonar para11 3872-2685 ou inscrever-se na

sede da entidade, à Rua Bartira 407

FORTALEÇA A LUTA

DOS PROFESSORES

ASSOCIE-SE À APROPUC

Defenda seus direitos

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 676684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 6 10/30/2015 3:45:38 PM10/30/2015 3:45:38 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

703/11/2015

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 776684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 7 10/30/2015 3:45:38 PM10/30/2015 3:45:38 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

76684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 876684_Gamgraf_Informativo_PUC_Viva_969.indd 8 10/30/2015 3:45:38 PM10/30/2015 3:45:38 PMProcess CyanProcess CyanProcess MagentaProcess MagentaProcess YellowProcess YellowProcess BlackProcess Black

top related