jornal procurando turismo ed 16

Post on 07-Mar-2016

229 Views

Category:

Documents

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Edição digital. Jornal Procurando Turismo um verdadeiro guia, com as melhores opções para viagens curtas no interior paulista cheio de informações pessoais. É. A gente dá mesmo a nossa opinião para você saber o que vai encontrar pela frente. Nós conhecemos essa gente boa que nos empresta os segredos de viver bem e ser feliz no interior.

TRANSCRIPT

Janeiro 2014 - Ed. 16 - Distribuição gratuita

Caverna do Diabo um atração esplendorosa em EldoradoCidade Pág. 08Pág. 10Evento

Colheita de uva

Pág. 05MuseuCasa do Anhanguera

Da redação Pág. 04GastronomiaConheça a versão digitalConheça o nosso site www.procurandoturismo.com.br e te-

nha acesso a todas as edições anteriores do nosso jornal em versão digital. É possível fazer o download em smartphones e tablets.

Pág. 07Um termas em Piratininga

Morro do Saboó em São Roque

Pág. 02Trilha

O museu é uma residên-cia bandeirista urbana.

Pág. 05Parque aquático em Cabreúva

Reconhecida como “Patrimônio Natural da Humanidade,” a Estância Turística de Eldorado, por si só já é motivo de visita. Localiza-da no Vale do Ribeira, o principal atrativo é sem dúvida a famosa Caverna do Diabo, repleta de amplas galerias e formações rochosas.

Pág.02Animal

Uma boa notícia é que os bichinhos também são bem vindos em alguns hotéis e pousadas.

Experiência única e que deixa boas lembranças.

Monumento natural locali-zado em São Roque, com algo em torno de 1000 metros.

Para você se divertir no parque aquático do camping, além das 12 piscinas o parque também tem cinco toboáguas, sendo que um deles natural e é o primeiro toboágua de cimento da re-gião. Há também um parque aquático infantil. Vai lá e confira!

O Thermas de Piratininga, um dos maiores complexos de lazer do estado de SP, com diversas piscinas de águas frias e naturalmente quentes, quadras poliesportivas, restaurantes e mais de 10.000 me-tros quadrados de praia num cenário planejado para ser um paraíso.

Rancho 53: Um restaurante típico sem igual na região!

Fomos lá conhecer a mais nova atração gastronômica da casa. O polvo. O prato exótico é para quem gosta de fato de frutos do mar ou quer experimentar algo novo.

Se você é daquela turma que gosta de uma boa aventu-ra, mas não é muito chegado a esforços atléticos? Então, esse é um programa bem in-dicado e que pode ser feito com os amigos, familiares e até com as crianças. A boa ideia é subir um monumento natural localizado em São Ro-que, distante apenas 60 km de São Paulo, com algo em torno de 1000 metros de altitude. É o Morro do Saboó (Morro do Careca na língua indígena).

Muito conhecido na re-gião, o morro que visualmente se assemelha ao dorso de um animal, tem acesso fácil, com lugar para estacionamento bem no pé da montanha, tri-lha de nível médio (com pe-driscos), vegetação rasteira e dá tranquilamente para qual-quer um com um pouco de boa vontade e espírito de aven-tura subir em pouco mais de meia hora de caminhada.

Localizado a cerca de 6 quilômetros do centro de São

Roque, é considerado o pon-to mais alto da cidade. Lá do alto, em dias de pouca nebu-losidade é possível ver boa parte de no mínimo 3 cida-des: São Roque, Mairinque e até Araçariguama. O visual é maravilhoso. A sensação é in-crível e com sorte é até possí-vel de se contemplar o voo de parapente (vez ou outra acon-tece por lá). O passeio por este cartão postal da região é bem divertido e a gente ga-rante que você vai gostar. Leve uma garrafinha de água para paradinhas providenciais e aproveite para botar o fôlego em dia. As crianças vão viver uma experiência única e sem riscos. Vai que é mole!

O Morro é de propriedade particular, mas aberto a utili-zação turística desde que você faça a sua parte preservando a natureza ecológica do local. Não deixe lixo no local.

Pets, agora eles também são bem vindos em hotéis e pousadas

Morro do Saboó: Um passeio portrilha bem bacana de fazer

Planos para curtir to-das nas férias não faltam. Todo mundo faz algum tipo de planejamento de viagem quando o assunto é feriado, fim de semana e férias. Mas e o seu pet? O que fazer com o seu ami-guinho de estimação na hora de viajar?

Se isso já foi problema para muita gente, a boa notícia é que o número de pousadas e hotéis-fazenda que aceitam bichos cres-ceu de 10% para 70% nos últimos dez anos. Portan-to, faça sempre uma busca entre as hospedagens de cada região que for para saber quais as que já acei-tam seu amiguinho junto e quais não. As estatísti-cas são do presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo),

Bruno Omori. Ele estima que hoje, em todo o Esta-do de São Paulo, tenham cerca de 300 “pet friendly”, ou seja, hotéis “amigos dos animais”. Mas atenção, todo cuidado é pouco, na hora de planejar o roteiro, vale uma consulta ao ve-terinário, em especial se o animal tiver idade avança-da. Brinquedos e objetos preferidos podem ajudar a diminuir o estresse pelo trajeto e a forma mais tranquila de viajar com o animal é de carro. Além de cinto de segurança ou cadeirinha especial, para não ser pego de surpresa, fique sabendo que é preci-so comprovar a vacinação em dia ao cruzar Estados.

Sites indicados: roteiro-animal.com.br e turismo-4patas.com.br

02Dicas Trilha

Diretor: Robson SantanaEditor: Alexandre BarrosoTextos: João Mendes, Mario Sérgio Ribeiro, Juliana Boechat, Kako Motta, Paula Figueiredo. Fotos: Serapião Neto, Albeto Tadeu, Bia Marques, Haroldo Santanna, Claudio Rocha, Rob Santana.

Diagramação e artes: Fabiano OliveiraJornalista: Alexandre Barroso MTB 49.248 Revisão: Priscila BoccatoAssist. Comercial: Erica AssisInternet: Amanda SantanaTiragem: 50 mil exemplaresDistribuição: Pedágios da CCR ViaOeste

EXPEDIENTE

Contato (11) 4713-1562 • contato@grupohsv.com.br • www.procurandoturismo.com.br

Muito conhecido na região, o morro tem a semelhança de um dorso de um animal, tem fácil acesso e estacionamento no lugar

Nossos amigos agora são bem vindos em alguns hotéis e pousadas

O visual é maravilhoso e a sensação de liberdade e grandeza é incrível

Local: Estrada Turística Municipal do Saboó, s/n.º - Saboó - São Roque - SP

Serviço

Se você é usuário assí-duo da Castello Branco e li-gado em gastronomia por-tuguesa, certamente você já sabe o endereço da melhor casa do gênero da rodovia, aliás vale dizer, para quem ainda não sabe, o Rancho 53 é também a casa que

mais serve bacalhau no país inteiro. Acredite, os ca-ras sabem como ninguém servir essa iguaria. Só para se ter uma ideia, e dados como este fazem toda a diferença, são servidos ao longo do mês, algo em torno de seis toneladas de

bacalhau no restaurante. É mole ou quer mais? A va-riedade de pratos apresen-tada no cardápio é imensa, a gente baba só de ver.

Fomos lá conhecer a mais nova atração gastro-nômica da casa. O polvo. O prato mais exótico que já

degustei é para quem gos-ta de fato de frutos do mar. Com um aspecto totalmen-te diferente de tudo o que a gente está acostumado a ver e comer, confesso que tive uma certa apreensão com a pedida, mas ao che-gar à mesa, cheirosíssimo

e derretendo, não tive a menor dúvida. Me joguei com unhas e dentes. A boa surpresa é que além de um sabor divino, a consistên-cia e a textura da carne é super agradável e macia. Bem cozido, o Polvo ao Lagareiro (prato típico português) é também frito na brasa antes de chegar à mesa e servido acompa-nhado de batatas cozidas (com casca), brócolis e ar-roz. Acrescentei um bom azeite por minha conta e me fartei. Comi com muito prazer e repeti com gosto. Descrito no cardápio como próprio para duas pessoas, acredite, serve bem quatro pessoas sem a menor dúvi-da. Outra sugestão que vi passar pela frente e tive o prazer de experimentar, foi o arroz de polvo. O segre-do ninguém conta, mas é outro daqueles pratos que só se vê nas telas de cine-ma. Um show de sabor e

perfume. Antes do prato principal, pude degustar do tradicional bolinho de bacalhau servido na casa, um petisco farto de massa de batatas leves que chega à mesa quentinho e lindo.

Distante a 53 quilôme-tros da capital, localizado no município de Araça-riguama, o Rancho 53 é mais que um restaurante. Pode-se dizer que a casa é praticamente um consu-lado português nas cerca-nias de São Paulo. Muito bem frequentado é para-da obrigatória de chiques, famosos e de apreciado-res da alta gastronomia como eu. O restaurante, aonde tudo parece super-lativo, possui dois salões imensos, uma área anexa e varanda, mais despoja-da, para comidas rápidas, onde se acomodam con-

fortavelmente mais de 250 pessoas. Tudo muito bem decorado com motivos portugueses, claro, serve seus pratos em porcelana típica (e até vende a por-celana se você quiser) e tem um atendimento de primeiro mundo.

Todas as quintas-feiras, religiosamente, a casa en-che para apresentações de fado. E a clientela dis-põe ainda, ao sair, de um empório com dezenas de marcas de azeites, queijos e enchidos importados de Portugal. Difícil encontrar tanta tradição num mesmo lugar. Não há nada igual na rodovia. Com estacio-namento próprio e um ambiente pra lá de bom, a gente mais que indica. Pas-sar por lá e comer bem é quase uma obrigação. Vai, vai que a pedida é boa!

04

Rod. Castello Branco, Km 53 • Araçariguama - SPTel.: (11) 4136-1381 • www.rancho53.com.br

Serviço

Texto: Alexandre BarrosoGastronomia

Arroz de polvo, um show de sabor e perfume

A varanda, toda decorada com motivos portugueses, tem atendimento de primeiro mundo

Rancho 53: Um restaurante típico sem igual na região!

Polvo ao Lagareiro (prato típico português) é também frito na brasa e servido acompanhado de batatas cozidas, brócolis e arroz

Foto

s div

ulga

ção

O camping é referência no interior, e ainda que você não vá para acampar, passar o dia pode ser um programa bem legal para você e a sua família. O parque oferece entre ou-tros atrativos de verão, di-versas piscinas, num total de 12. Uma natural de ca-choeira, 6 para adultos e 5 infantis e quase todas com serviço de bar e lanchone-tes bem próximos. Você desfruta do bem bom e ainda encontra sucos, be-bidas e comidinhas para matar a fominha.

O parque também tem 5 lagos, em uma área total de 106.000 m², e até um lago onde você pode ver e alimentar peixes, patos e gansos. Você vai se divertir em pedalinhos e caiaques, e a prática da pescaria é disponível em dois lagos.

Para que você possa se divertir ainda mais, o par-que aquático do camping conta com cinco toboá-guas, sendo eles de 40, 150,

50, 9 metros e um toboágua natural, que é o primeiro toboágua de cimento da re-gião. Há também um par-que aquático infantil.

05Conheça em Santana de

Parnaíba, o Museu Casa do AnhangueraMuseu Lazer Parque Aquático do Camping Cabreúva

GPS: Lat. 23S 18 32 00 Long. 47W 08 07 • Cabreúva - SPTel.: (11) 4013-7030 • www.campingcabreuva.com.br

Serviço

O Museu é uma resi-dência bandeirista urbana construída na segunda me-tade do século XVII, em tai-pa de pilão e taipa de mão, na qual, presume-se, residiu o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva - O Anhan-guera. É uma edificação típica das construções do século XVII, representan-do uma tradição urbana das primitivas moradas paulistas, que mantêm até hoje seu estilo origi-nal. Foi transformado no “Museu Histórico e Peda-gógico Casa do Anhan-

guera” durante a semana comemorativa da criação da vila em 14 de novem-bro de 1962, possuindo grande valor arquitetôni-co e histórico. Tombada pelo IPHAN, em outubro de 1958, e pelo CONDE-PHAAT, em maio de 1982. Vale o passeio pelo cunho histórico e cultural. E o centro histórico da cidade é um exemplo de preser-vação e cuidado. Vai que a dica é boa. Tem ótimos restaurantes, bares e sua gente é prestativa e aco-lhedora.

Serviço End.: Largo da Matriz, 09 - Centro Histórico - Santanade Parnaíba - SP • Horário: de terça à sexta, das 8h às 17h, sábado e domingo das 11h às 17h • Tel.: (11) 4029-3473

O parque conta com 12 piscinas e 5 lagos onde é possível se divertir com pedalinhos

Com 5 toboáguas o camping é o primeiro a ter um toboágua de cimento da região

O museu é uma edificação típica das construções do século XVII

06IV Mostra de Orquídeas

apresenta mais de 5 mil exemplaresParque Estadual Intervales: Um

passeio legal em Capão BonitoParque

Vegetação, rios transparentes, cachoeiras imponentes, lagos, cavernas e animais silvestres formam um belo cenário

O prazer de viver uma aventura na paisagem natural do Parque, distri-buído por 49 mil hectares de vegetação, onde rios transparentes, cachoeiras imponentes, lagos, caver-nas e 49 mil espécies de animais silvestres formam um dos mais belos cená-rios da Mata Atlântica, tem atraído cada vez mais turistas. Paraíso natural, declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco, o Parque fica localizado entre os vales dos rios Pa-

ranapanema e Ribeira de Iguape, apenas a 270 qui-lômetros de São Paulo.

O Parque Estadual In-tervales é um dos últimos refúgios para inúmeras espécies da fauna atlân-tica, como por exemplo a onça-pintada, o mono carvoeiro e a jacutinga, todos ameaçados de extin-ção. A flora da Intervales também é rica e diferen-ciada, com destaque para as bromélias e orquídeas que vivem à sombra de abundantes árvores e pal-

meiras, como a canela, o cedro e o palmito.

A natureza ainda guar-da lugares magníficos, cheios de mistérios, como as cavernas e suas forma-ções raras, esculpidas ao longo de milhões de anos. Esses são apenas alguns dos bons motivos para você conhecer, e jamais esquecer, o Parque Esta-dual Intervales. Vá lá e di-virta-se com toda a famí-lia, num ambiente muito agradável e ecologicamen-te correto. Vai que é boa!

Serviço End.: Recanto da Cascata - Av. Antônio Maria Picena, 34 - São Roque - SP • Data: de 24 a 26 de Janeiro • Horá-rio: das 09 às 18 h • Tel.: (11) 4712-5664 • Entrada: Gratuita • Estacionamento: R$ 10,00

O “Amor Perfeito” promete ser a estrela da mostra

Evento

A Associação Orquidófi-la de São Roque está promo-vendo mais um super evento, a exposição (e venda) de mais de cinco mil exemplares de orquídeas. Entre as mais de-sejáveis plantinhas, a famosa “Amor Perfeito” promete ser a sensação da mostra.

Nativa de países como a Co-lômbia, Equador, Peru, Vene-zuela e Costa Rica, a espécie se desenvolve bem no nosso clima paulista e tem seu pico de flora-ção no verão, garantindo cores e perfumes dos mais diversos.

“Os grandes produtores de Miltoniopsis (nome científico do Amor Perfeito) estão con-centrados no Estado de São

Paulo e um deles estará pre-sente em nosso evento com uma grande variedade de plantas”, afirma a orquidófila Lúcia Millen Nogueira, presi-dente da Associação.

Para quem quiser adquirir, estas orquídeas e outras muitas espécies serão disponibilizadas em abundância no Recanto da Cascata. Além de encher os olhos com as novidades, ex-perientes orquidófilos estarão na exposição para consultas, auxílio e para te dar todas as informações e dicas de cuida-dos e plantio. Estão previstas palestras gratuitas para os visi-tantes tanto no dia 25 como no dia 26, às 15h. Não perca!

Começa no dia 12 de Fevereiro mais uma grande festa em São Miguel Arcan-jo. É a Festa da Uva 2014. Conhecida como a Capital

da Uva Itália, a cidade é a maior produtora de uvas finas do estado, ao lado dos cereais e frutas como caqui, nêspera e ameixa.

A festa como é de pra-xe, vai ser realizada no recinto de exposições Massuto Fujiwara, com entrada franca e promete

reunir exposição de fru-tas, rodeio, shows de can-tores regionais, provas de laço, prova de motocross e a tradicional pisa da

uva. Entre outros cantores convidados, a cidade se prepara para receber em seus quatro dias de festa, artistas como Michel Teló, Marcus e Belutti, Jads e Jadson e Thiaguinho No-ronha. O evento acontece entre os dias 12 e 16 de Fe-vereiro. Agende e visite!

07Festa da Uva: Uma atração

tradicional em São Miguel ArcanjoEvento

No final da década de 70 pesquisadores da Polipetro perfuraram o solo de Pira-tininga, no interior de São Paulo, em busca de petróleo. Surpresos, ao invés do óleo, encontraram água em abun-dância. O mais interessante é que não era uma água co-mum, o que se encontrou foi água quente, salgada, alcalina e com temperatura acima de 40° C. E mais: com uma pes-quisa mais apurada, desco-briu-se também que as quali-dades terapêuticas dessa água são incomuns, comparadas apenas as das famosas fontes Karl Sbad, na Alemanha.

Utilizando esta importan-te descoberta, construiu-se o

Thermas de Piratininga, um dos maiores complexos de lazer do estado de SP, com diversas piscinas de águas frias e naturalmente quen-

tes, quadras poliesportivas, restaurantes e mais de 10.000 metros quadrados de praia num cenário planejado para ser um paraíso.

No Thermas você encon-tra lazer, entretenimento e

esportes. Está lá um conjunto poliesportivo completinho para você se divertir bastante com a sua família e os amigos. Você pode praticar esportes diversos, tais como: vôlei, fu-tebol, basquete ou tênis num ambiente pra lá de especial. Há lanchonetes, restaurantes e sorveterias espalhadas pelo parque para que você possa passar o dia inteirinho em ati-vidade, sem perder nem um pouquinho da diversão.

Parque infantil, piscina de biribol, lago, praia artificial, loja de conveniência, quios-ques e lanchonetes com toda a infraestrutura, prometem um dia inesquecível para toda a família. Programe-se...

Diversão

Diversão garantida para todas as idades

A cidade é conhecida com a capital da uva Itália

Diversas piscinas de águas frias e naturalmente quentes fazem parte do complexo

Serviço End.: Rod. Elias Miguel Maluf, Km 01 - Piratininga - SPTel.: (14) 3265-9100 • www.thermasdepiratininga.com.br

Um Thermas de águas muito quentes em Piratininga

Reconhecida como “Patri-mônio Natural da Humani-dade,” a Estância Turística de Eldorado, por si só já é motivo bastante para qualquer visita. Localizada ao sul do Estado de São Paulo, no Vale do Ribeira, sugerimos o passeio para que você possa conhecer e deslum-brar-se em trilhas e grutas ma-ravilhosas, como se vê nas fotos.

Entre outras preciosida-des que se encontram por lá, o principal atrativo da região é sem dúvida a já famosa Caver-na do Diabo, repleta de amplas galerias e formações rochosas. Ao contrário da imagem tra-dicional que se faz das grutas - escuras e claustrofóbicas - nem se preocupe, o passeio é super-seguro e a caverna em questão

tem salões iluminados até por luz artificial. Fotografar esse lu-gar é quase que uma obrigação. Vê lá se não vai esquecer a má-quina fotográfica antes de sair para essa aventura.

A visita (guiada) dura cer-ca de uma hora e meia e circu-la por 600 metros de galerias - os outros sete quilômetros são fechados ao público. Para facilitar a locomoção, passa-relas de cimento e escadas de madeira estão por toda parte e ajudam a apreciar as imen-sas estalactites (pontudas for-mações rochosas que descem do teto), estalagmites (que crescem do chão) e colunas - quando uma estalagmite e uma estalactite se encontram. Simplesmente fantásticas

obras da natureza que deixam qualquer um de boca aberta.

A Caverna do Diabo, po-rém, não é a única da região. Longas trilhas que chegam a exigir cinco horas de cami-nhada levam às grutas selva-gens de Rolado I, II e III.

Outra atração em Eldora-do e que merece uma visita é a cachoeira de Meu Deus, com 45 metros de queda e piscina natural de águas cristalinas. O acesso é por trilha e o trekking é considerado de nível médio, com 40 minutos de duração.

Essa já é uma sugestão

para os mais animados (e põe animado nisso). A dica é che-gar à Meu Deus pelo Vale das Ostras - quatro horas de cami-nhada passando por 12 que-das. É programa para quem é do ramo, mas se você for um ser normal que nem eu e fizer um esforço, vai superar todas as dificuldades pessoais e cer-tamente se sentirá recompen-sado com o show de imagens e

boas lembranças que vai trazer de volta dessa viagem. Prepa-re-se para viver uma linda ex-periência e divirta-se!

A gente sabe que no fim você vai agradecer a nossa dica. Vai que é boa! Independente do caminho escolhido, para conhecer a cachoeira é obriga-tório o acompanhamento de um guia. Informe-se quando chegar e boa viagem.

08Texto: Alexandre Barroso

Caverna

Entrada da Caverna do Diabo

Foto

s div

ulga

ção

Caverna do Diabo: Uma viagem diferente à Eldorado

Serviço A visitação é feita em grupos de até 12 pessoas acompanhadas por monitor local. Dias e horários de terça a domingo das 8 às 17 horas ou até que atinja o número de visitantes por dia. Entrada R$ 20,00 por pessoa já com acom-panhamento do monitor. Informações: (13) 3871-1242 / 3871-1241.

www.cavernadodiabo.com.br

Para facilitar a locomoção e a visualização, passarelas de cimento, escadas de madeira e iluminação estão por toda parte

Tá aqui um lugar onde você encontra mil opções de lazer e entretenimento para toda a criançada e ainda se diverte junto fazendo parte desse programa legal no inte-rior. Entre outras atrações, na

Fazenda do Pequeninos você e seus filhos poderão andar a cavalo, de charrete e no carrossel com animais de verdade, caminhar na trilha em Mata Atlântica nativa, dar mamadeira aos cabri-tinhos, tirar leite da vaca e alimentar os animais pesso-almente. Claro, tudo é acom-panhado por monitores que obviamente se encarregam da segurança de todos.

Atenção, não se esque-ça de levar roupa de ba-nho para todo mundo, na Fazendinha é permitido nadar em piscinas e lagos, brincar no playground ecológico, navegar na jangada de bambus, des-cer no escorregador radi-cal de 25 metros e pular

na cama elástica gigante. O passeio inclusive é edu-cativo, mas caso um dos seus filhos ou convidado tenha medo de animais, avise na recepção para que um monitor possa acom-panhar com mais atenção e dedicação. A criançada certamente vai entender depois dessa visita e conví-vio, a importância dos ani-mais e de toda a natureza, além de aprender a neces-sidade de respeitar cada

vez mais o meio ambiente.Encontram-se por lá,

lhamas, búfala, emús, pa-cas, mini-vacas, pôneis,

burrinhos, cavalos, cabras, ovelhas, patos, pavões, pe-rus e galinhas exóticas.

Andando pelas trilhas é possível ainda, ver ao vivo e a cores, animais silvestres como: bugios, veadinhos, esquilos, jacus, tucanos, pica-paus, araras. Acredi-te, a diversão é garantida. Você vai fazer um verda-deiro passeio ecológico. O lugar é lindo, a paisagem é maravilhosa e pertinho de São Paulo. Sem dúvida

nenhuma, vale a sua visita!Há no local restaurante

(Aberto das 12:00 às 14:30h) para repor a energia.

09Programa educativo e ecológico em Itapecerica da Serra

As crianças podem inclusive alimentar os animais pessoalmente

Informações: das 9 às 17h - End.: Estrada dos Lagos, 1668Itapecerica da Serra - SP • Tel.: (11) 4779-9567 / 4666-8184 / 4779-9567 / 4165-1823 / 7758-0474 • contato@fazendinhadospequeninos.com.br

Serviço

Se você além de viajar, gosta também de um progra-ma cultural, a nossa sugestão é que conheça o Museu da cidade de Salto. Boa parte da história da cidade pode ser

vista lá, as paredes do museu são repletos de quadros que retratam a história do muni-cípio desde a sua fundação. O acervo do museu conta com muitos objetos de épo-ca, uma banheira de um dos primeiros hotéis da cidade, diversos maquinários de te-celagem (da antiga Brasital), livros e dois grandes bone-cos de carnaval de rua. En-tre as curiosidades que se vê no museu, uma máquina de calcular bem antiga chama a atenção. Visite Salto e conhe-

ça o museu. Sua viagem vai ficar muito mais rica e a his-tória da cidade vale a pena viver e conhecer. A visitação é gratuita e o atendimento ao turista é muito bom.

Salto é uma cidade encan-tadora que oferece aos visi-tantes um produto turístico singular, onde a natureza e as raízes históricas do povo se entrelaçaram, construin-do aos olhos dos visitantes, paisagens diferenciadas que possibilitam diversas aborda-gens educativas e lúdicas em diferentes lugares aprazíveis para o descanso e lazer dos visitantes. O museu fica em um grande edifício de esqui-na, bem pertinho da Praça Dr. Arquimedes Lamoglia.

Museu da cidade de SaltoMuseu

Serviço End.: Rua José Galvão 104 - Centro - Salto - SPHorário: de terça a domingo, das 9h às 17h • Tel.: (11) 4029-3473

Turismo rural

Boa parte da história de Salto pode ser vista no acervo do museu

10

São Roque tem agora um novo ponto turístico e cultural para visitação. Localizado num conjun-to de salas no interior da Pousada Juriti, na Vila Darcy Penteado, o “museu de antiguidades”, certa-mente é motivo de visita.

Nelson Reinaldo Dias de Souza (proprietário) resolveu montar o museu após perceber que tinha guardado em sua residên-cia uma imensidade de peças curiosas. “Durante meus passeios e viagens, quando eu via algo legal eu comprava, passados os anos, me dei conta que ti-nha tanta coisa que acabei montando um museu para mostrar isso também às pessoas”, conta ele.

O colecionador encon-trou o melhor espaço dentro de sua própria pousada. Ele montou uma casa e cada cô-modo foi mobiliado de acor-do com o ambiente. Desta forma foi feito um quarto, uma cozinha, um banhei-ro, sala de jantar e diversas salas decoradas com os ob-jetos antigos. Boa parte dos artigos tem histórias muito curiosas. No museu podem ser vistas máquinas de escre-ver, máquinas fotográficas, ferros de passar, facas, espa-das, máquina de sorvete, es-crivaninhas, mesas e cadei-ras e até um confessionário antigo que os padres leva-

vam para receber a confissão na casa das pessoas.

Para contemplar ainda mais o espaço, ao lado do museu, há um restaurante onde a comida caseira é servida em cima de duas carroças. Ainda de acordo com Nelson, o espaço está aberto à visitação, mas para conhecer o museu tem que agendar a visita.

Boa parte dos artigos tem histórias curiosasUm programa turístico e cultural onde os visitantes fazem a colheita da uva

O confessionário portátil era colocado naporta das casas para receber as confissões

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Museu de antiguidades é atrativo em São Roque

Serviço

Museu

GPS: Lat. S-23.515436” - Long. W-47.078926”Tel.: (11) 4714-1520 - www.pousadajuriti.com.br

Turismo Rural

A Vinícola Góes abre mais uma vez as portas para a co-lheita de suas uvas. A inicia-tiva é além de um programa turístico, um evento cultural, já que na oportunidade é per-mitido ao visitante conhecer o processo de fabricação de vinho e sucos, além de reali-zar a tradicional pisa das uvas, dentro de um barril de vinho. Experiência única e que deixa boas lembranças a quem já teve essa oportunidade.

O destaque do ano são as uvas varietais: Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, em sua melhor forma. O rigor do in-verno e o verão sem tempes-

tades auxiliaram a condução das parreiras favorecendo a produção de uvas com me-nos pragas e doenças, gerando frutos com melhor sanidade e elevado grau Brix. “Temos as melhores expectativas para os vinhos produzidos a partir desta safra”, comemora Cláu-dio Góes, diretor da vinícola, se referindo às boas condições de plantio e colheita nesse ano.

A festa da colheita ocorre nesse período de férias (entre 25 de janeiro e 9 de fevereiro) e sem dúvida é um programa bem legal para todos da família. Programe sua participação e divirta-se muito em São Roque.

É tempo de colheita e pisa da uva

Serviço End.: Vinícola Góes - Estr. do Vinho, Km 9Canguera - São Roque - SP • Data: 25/01 a 09/02 (aos Sábados e Domingos) • Horário: às 10 e às 11h30 • Valor: R$ 100,00 (inclui almoço e brindes) • Tel.: (11) 4711-3500 • www.vinicolagoes.com.br

top related