introdução ao laboratório de química

Post on 03-Jul-2015

20.001 Views

Category:

Technology

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos. Tais instrumentos são chamados de vidrarias. As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele.

É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.

Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.

É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.

Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador.

Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.

Utilizado em conjunto com o funil de Büchner em filtrações a vácuo.

Utilizado em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de filtro em conjunto com o Kitassato.

Utilizado na separação de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.

É a fonte de aquecimento utilizada no laboratório. Não devem ser utilizadas substâncias inflamáveis.

É utilizado em destilações simples ou fracionadas; o braço do balão é então ligado ao condensador.

É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.

É um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. Os mais comuns são os de Liebig, como o da figura. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.

O erlenmeyer tem as mesmas finalidades que o béquer, fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material

A proveta, ou cilindro graduado, é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos.

É utilizada para medir com grande precisão uma quantidade estipulada de volume. A da foto ao lado mede com precisão 25ml, enquanto existem pipetas de 5ml, 10ml, 50ml e até 100ml.

Um frasco de plástico para guardar água, álcool ou outro solvente. Ela também serve para atirar jatos da substância contida na própria.

É empregado na sustentação de peças e sistemas. Ele pode segurar, por exemplo, a bureta ou o funil de cromo.

Tubo de ensaio quer dizer tubo de experimento, e é para isso que ele serve. Podem ser feitas reações em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de bunsen.

Ler sempre os rótulos dos produtos químicos com os quais vais trabalhar.

Todas as atividades devem ser realizadas com o acompanhamento do professor. Seguindo atentamente todas as instruções dadas pelo professor.

Não provar, ingerir, cheirar ou tocar com as mãos em quaisquer substâncias químicas. Usar luvas sempre que manusear substâncias tóxicas ou corrosivas.

Não comer nem beber dentro do laboratório.

Antes de iniciar uma atividade experimental, deve se ler atentamente o procedimento experimental e, se tiver alguma dúvida, esclarecê-la antes de iniciar.

Depois de terminar uma atividade experimental deve-se limpar e arrumar todo o material utilizado e deixar o laboratório organizado.

top related