info 07 - 2010 ago

Post on 18-Feb-2016

222 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

ABRID TEM NOVA ASSOCIADA Informativo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital - Ano 1 - número 7 - Agosto / 2010 Sede da Akiyama em Curitiba-Paraná intercâmbio n a c io n a l Célio Ribeiro, presidente da ABRID recebe a placa de Marcos Elias, diretor do INI Alexandre Nogueira da BGN entrega o prêmio a Fábio Fischer, representante da TCI

TRANSCRIPT

Informativo

Akiyama completa 5 anos e fortalece posicionamento

Com capital 100% nacional, a Akiyama Soluções Tecnológicas, sediada em Curitiba/PR, anunciou nesta sema-na, a mudança para ‘corporação,’ o que compreende a reestruturação dos seus departamentos e a divisão do atendi-mento comercial em núcleos de negó-cios específicos. Essa mudança é uma das ações em comemoração ao aniver-sário de 5 anos da Akiyama.

O departamento de Marketing da Akiyama Corporação está desenvol-vendo uma campanha para comemorar o aniversário. Para os colaboradores e seus familiares, será realizado um jantar no tradicional Restaurante Maggiore. Para os clientes, a ação envolve organi-zação de jantares especiais nas suas pró-prias cidades e envio de presentes.

Reconhecida nacionalmente como fornecedora da solução KitBio, para cadastramento biométrico dos elei-

tores brasileiros, a Akiyama atuará em seu novo formato, com planejamento diferenciado para os núcleos de Identi-ficação Civil e Criminal, Monitoramen-to Urbano, Fabricantes de Controle de Ponto e Acesso, Módulos Programáveis/Impressoras e Automação Industrial, sendo este último direcionado para a fi-lial da empresa na cidade catarinense de Joinville, chamada NAIlog.

De acordo com Ismael Akiyama, presidente da corporação, o principal objetivo deste novo posicionamento é tornar cada vez mais especializado o atendimento ao cliente, tanto da linha corporativa como governamen-tal, bem como adequar a estrutura organizacional.

Os índices de crescimento da Akiyama ultrapassam 300%, com previ-são de um quadro funcional de 150 cola-boradores até o final de 2010.

ABRID TEM NOVA ASSOCIADA

A Bayer Material Science é a mais nova integrante do quadro de associadas da ABRID. A empresa faz parte do Grupo Bayer. Fundado em 1863 na Alemanha, o Grupo consoli-dou-se como uma das mais importan-tes e respeitadas indústrias interna-cionais, oferecendo ao mercado uma ampla gama de produtos e serviços.

No Brasil, sua história é co-nhecida por mais de 114 anos de tradição. Em 1896, dois consultores técnicos da Bayer desembarcaram no Rio de Janeiro com a missão de levantar as possibilidades comerciais da jovem República.

Guiada pelo lema “Ciência para uma Vida Melhor”, a missão do Grupo Bayer resume suas metas, es-tratégias e valores. Hoje e no futuro, o foco da Bayer é a inovação e o cres-cimento nas áreas de Saúde, Agrone-gócios e Materiais Inovadores.

Sua missão reforça o com-prometimento da Bayer em cons-truir o futuro e atuar de forma ino-vadora em benefício do bem-estar das pessoas. Os novos produtos de-senvolvidos a partir das pesquisas da Empresa, o segmento de Consumer Health, os mercados crescentes na Ásia e as novas áreas de pesquisa, como biotecnologia e nanotecnolo-gia, são de especial importância para o futuro do Grupo. www.bayer.com.

Informativo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital - Ano 1 - número 7 - Agosto / 2010

EU FAÇO PARTE

Sede da Akiyama em Curitiba-Paraná

Morpho lidera a migração de cartões bancários na Colômbia

A Morpho (grupo Safran), líder mundial no setor de cartões inteligen-tes, e a Assenda, uma empresa de TI co-lombiana pertencente ao Grupo Carva-jal, anunciam o início da migração para o chip EMV de todos os cartões bancários na Colômbia. A Morpho tem uma sólida presença na América Latina, enquan-to que a Assenda é uma das principais fabricantes de cartões de pagamento e identificação da Colômbia e possui uma forte posição em toda a América Latina.

A parceria entre as duas empre-sas foi lançada no início de 2008, quan-do o governo colombiano anunciou a substituição obrigatória dos cartões magnéticos existentes por uma tecnolo-gia nova, segura e inteligente, baseada em smart cards. Hoje as duas empresas podem comemorar bem sucedidos ser-viços de migração de chips para mais de 15 bancos colombianos. Todas as insti-tuições financeiras colombianas já lan-çaram a migração de chips, e estima-se que todos os cartões de crédito e débito tenham sido migrados durante os próxi-mos quatro anos.

“A parceria com a Assenda é o passo estratégico para servirmos o mer-cado financeiro sul-americano durante o esperado processo de migração de chips ao longo dos próximos anos. A Morpho foi selecionada como a parceria para 80% de todas as atividades piloto nos bancos da Colômbia”, disse Marcelo Bellini, Vice-Presidente de Vendas para Bancos & IAM nas Américas, da Divisão de e-Documents da Morpho.

“Essa parceria com a Morpho nos permitirá oferecer às instituições financeiras da Colômbia uma solução chave para seu processo de migração para chips EMV, que atenda às expecta-tivas e necessidades dos bancos colom-bianos, incluindo cartões com chip, o upgrade dos centros de personalização da Assenda para a personalização local de cartões EMV,” disse Carlos Narvaez, Gerente Global de Soluções para Paga-mentos da Assenda.

inte

rcâm

bio

Ministério da Educação da Argentina adota sistema de educação baseado em solução da NEC

A NEC Corporation anuncia o lançamento de um sistema para educação baseado em Cloud Com-puting para o Ministério da Educa-ção na província de San Juan, na Ar-gentina. A cidade adotou a solução do Grupo NEC como parte de um programa do governo para otimizar o sistema de educação da região com auxílio da TI, por meio da NEC Argentina S.A.

O novo sistema foi desenvol-vido em um data center localizado no Ministério da Educação. O sis-tema inclui terminais do tipo ‘thin client’ dentro do Ministério assim como em 192 escolas de ensino fundamental em toda a capital de San Juan. Os terminais e o sistema estão conectados por uma ampla rede wireless (sem fio) com tecno-logia Wi-Fi.

O Ministro da Educação está oferecendo às escolas uma grande variedade de aplicações e servi-ços através do modelo de Softwa-re como Serviço (SaaS) e Desktop como Serviço (DaaS) que incluem e-mail, serviços de portais de informa-ções, serviços de e-learning e biblio-tecas virtuais. Além disso, o sistema permite que o Ministério e cada escola participante compartilhem seguramente informações enquan-to oferece programas educacionais balanceados e de alta qualidade.

A NEC equipou o data center com Servidores IA, a Série de Ser-vidores NEC Express5800 e servi-dores de Comunicação, UNIVERGE SV8500. O Ministério e as escolas de ensino fundamental receberam aproximadamente 400 PCs virtuais com terminais do tipo ‘thin client’ (US110). Outro fato importante é o

sistema de identificação de digitais que assegura o uso destes sistemas.

A NEC Argentina também instalou e contribuiu com uma va-riedade de soluções e-government na província vizinha de San Luis, incluindo as aplicações do Conjun-to de Gerenciamento de Educação (EMS). A NEC Argentina investiu nesta experiência e know-how em TI e tecnologia de rede para ofere-cer um sistema de educação base-ado em Cloud Computing ao Minis-tério da Educação da província de San Juan.

Atualmente, a província de San Juan está considerando o pro-visionamento de sistemas similares para aproximadamente 350 esco-las públicas e outros ministérios em toda a província. Além disso, a NEC e a NEC Argentina promo-vem soluções em Cloud Computing para os sistemas educacionais em toda a Argentina e América Latina como parte de seu avanço para o aprimoramento da infra-estrutura educacional.

A NEC Corporation é um dos maiores provedores mundiais de Internet, rede de banda larga e soluções comerciais corporativas, dedicada a atender às necessidades específicas de uma variada base glo-bal de clientes. O Grupo emprega mais de 140.000 pessoas no mun-do. No Brasil, a empresa atua há mais de 40 anos e oferece soluções de telecomunicações e TI para ope-radoras, empresas e governo.

Presidente da ABRID recebe homenagem da Polícia Federal

O presidente da ABRID, Célio Ribeiro, recebeu homenagem do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (INI/DPF) em agradecimento aos relevantes serviços presta-dos pela Associação no setor de tecnologia da identificação.

A placa de homenagem foi entregue a Célio Ribeiro pelo diretor do INI, Marcos Elias de Araújo. Para Ribeiro, a homenagem é um reconhecimento aos trabalhos da Associação na concretização do RIC – Registro de Identi-dade Civil, a nova identidade dos brasileiros.

Em setembro, a ABRID comemora três anos de fundação. Atualmente, são 35 empre-sas associadas. A entidade participa ativamen-te do desenvolvimento nacional por meio do apoio a projetos que garantem segurança nas relações entre cidadãos e as instituições públi-cas e privadas.

nacional

TCI recebe Prêmio e-FinanceA TCI recebeu, em cerimô-

nia realizada no Hotel Transamérica (SP), a estatueta do Prêmio e-Finance 2010, conquistada através de sua atuação no Banco BGN S/A, com o projeto “BGN + Inovação”.

“O projeto inovou os proces-sos de negócios do Banco, reduzin-do em 75% o tempo de liberação dos contratos, trazendo agilidade no atendimento ao cliente, reduzindo os custos operacionais das áreas de TI, Backoffice e RH” – afirmou o diretor de operações da instituição financei-ra, Alexandre Nogueira.

Representando o Grupo TCI compareceram ao evento: Fábio

Fischer - Vice Presidente do Con-selho Administrativo, José Leo-vigildo Coelho - Vice Presidente Desenvolvimento de Negócios, Guilherme Carvalho – Vice Pre-sidente de Operações, Fernando Fagundes - Gerente de Produtos ECM, Marcelo Cunha – Gerente Regional São Paulo, Diogo Cesa-ri – Gerente de Desenvolvimento e João Bosco – Gerente Regional Norte-Nordeste.

Este Prêmio, que é referên-cia no mercado financeiro, foi con-quistado na categoria “Inovação em Processos de Negócio”, sendo o primeiro da TCI na vertical finanças.

Alexandre Nogueira da BGN entrega o prêmio a Fábio Fischer, representante da TCI

Célio Ribeiro, presidente da ABRID recebe a placa de Marcos Elias, diretor do INI

Indra desenvolve tecnologia online para consulta da qualidade do ar

A Indra, multinacional de TI nú-mero 1 na Espanha e uma das principais da Europa, trabalha no desenvolvimen-to de uma aplicação que permitirá aos cidadãos consultar pela Internet, e em um ambiente virtual 3D, a qualidade do ar em cada bairro de uma cidade. Este grau de detalhe, somado a possibilida-de de acessar a informação através da rede, visualizar em 3D e poder consultar as previsões de evolução para os próxi-mos dias, faz com que esta seja uma so-lução tecnologicamente de ponta.

O objetivo final deste pro-jeto de P&D é contar em 2011 com um primeiro protótipo experimental para testar na Internet e estudar seu funcionamento e o uso pelos cida-dãos. A partir dos resultados obtidos, se trabalhará no desenvolvimento de novas soluções deste tipo para sua comercialização.

A iniciativa se enquadra no projeto Espanha Virtual, subvencio-nado pelo CDTI (Centro de Desenvol-vimento Tecnológico Industrial, ligado ao Ministério da Ciência e Inovação da Espanha), dentro do programa Ingenio 2010, impulsionado por um consórcio de empresas, universidades e centros de pesquisa liderado pela Deimos Spa-

ce. Dentro dele, a Indra se responsabi-liza por este e por outros três projetos que somam um financiamento aproxi-mado de 3 milhões de Euros.

Os mapas 3D de qualidade do ar mostrarão dados sobre níveis de ozônio, dióxido de nitrogênio e dióxi-do de enxofre, entre outros parâme-tros. Estas substâncias podem afetar grupos sensíveis da população, como crianças e idosos, e especialmente pessoas com doenças cardiovascula-res ou respiratórias.

O projeto apoairá a tomada de decisões das autoridades na hora de estabelecer políticas meio-ambientais eficazes, já que aportarão dados pre-cisos sobre as substâncias suspensas no ar, zonas com maior nível de conta-minação, possíveis causas e evolução dos parâmetros analisados, levando em consideração previsões meteoro-lógicas, nebulosidade, etc.

Por outro lado, a Indra co-labora com o grupo de Modelos de Software para o Meio Ambiente da Faculdade de Informática da Univer-sidade Politécnica com a finalidade de detectar outros possíveis serviços derivados da análise da qualidade do ar em relação à saúde.

Expediente

Laser Card emite documentos para o Reino da Arábia Saudita

Enfrentando os desafios logísticos de proteger uma população amplamente dispersa e móvel, dois extensos litorais e fronteiras com sete países vizinhos, a Ará-bia Saudita implementou um programa de identidade segura que tratou com suces-so da necessidade de uma credencial de aplicação múltipla altamente resistente a falsificações, podendo ser autenticada e utilizada em uma variedade de configura-ções ao combater o roubo de identidade. Os recursos líderes de segurança e o de-senho avançado dos cartões da LaserCard são o cerne desse programa.

No início da década de 2000, o nível crescente de falsificação e fraude contra o livreto de identidade baseado em papel e utilizado pelos cidadãos sauditas diminuía a confiabilidade na autenticidade do documento. O uso de documentos falsos e roubo de identi-dade sujeitaram a nação a uma preo-cupação com segurança em uma época em que a população estava se tornan-do cada vez mais móvel, a insegurança global estava crescendo e a carga de trabalho da polícia, imigração e alfân-dega aumentava cada vez mais.

A necessidade de uma identidade legal por pessoa e de identificação confi-ável estendia-se além do controle de fron-teiras, sendo fundamental para agências governamentais e prestadores de serviços de terceiros, tais como bancos. O com-promisso da Arábia Saudita com serviços de governo eletrônico também exigia a autenticação confiável da identidade de indivíduos on-line.

REQUISITOS

O novo sistema de identidade deveria aumentar a segurança para cida-dãos, residentes e visitantes, encontrar correspondência entre indivíduos e dados biométricos, proteger dados pessoais e estar preparado para interoperabilidade com os países da região. Isso significava a implementação do documento mais re-

sistente possível contra falsificação, com armazenamento portátil seguro de dados e capacidades transacionais. Tal combina-ção era necessária para prevenir altera-ções fraudulentas, suportar dez anos de uso e ser compatível com uma infra-estru-tura do tipo tudo-em-um para a provisão de serviços de governo eletrônico.

O Reino da Arábia Saudita escolheu o documento de identidade da LaserCard, baseado em mídia óptica e cuja segurança digital jamais foi comprometida em qual-quer programa no mundo todo. O cartão proporciona os níveis mais elevados de se-gurança de documentos e o acesso seguro a serviços governamentais.

Em 2004, a LaserCard também foi escolhida para gerenciar a implementação de um novo sistema de emissão de cartões distribuídos em 20 cidades para a primeira fase do programa. A LaserCard criou o sof-tware de gerenciamento e personalização de cartões, projetou, integrou e instalou cerca de 60 sistemas de personalização, treinou os operadores e forneceu suporte operacional contínuo. O sistema foi insta-lado dentro do prazo e atendeu a todas as exigências de certificação do cliente.

O documento nacional de identi-dade do Reino da Arábia Saudita contém a mais avançada tecnologia em impressão offset multicor de alta resolução, incluindo recursos ocultos e ligações especiais. Além disso, o cartão apresenta duas tecnologias legíveis eletronicamente: mídia óptica de segurança e chip de circuito integrado. A mídia óptica armazena um retrato em alta resolução do titular do cartão, seus dados demográficos e um modelo de impres-são digital para verificação automática de identidade. Os dados armazenados são completamente à prova de adulte-ração. A mídia óptica incorpora auten-ticação em camadas, visível a olho nu, e recursos de segurança para oferecer

suporte a exames visuais confiáveis do documento. O chip de circuito integrado utiliza MULTOS para gerenciar um aplica-tivo de PIN, transações de infra-estrutura de chave pública e dados demográficos armazenados.

Para que qualquer documento de identidade seja eficaz, deve ser possível usá-lo em uma variedade de situações, incluindo aquelas onde leitores eletrôni-cos não estão disponíveis. A mídia óptica de segurança permite que as autoridades e agentes de inspeção da Arábia Saudita realizem uma avaliação segura da au-tenticidade do cartão e da identificação visual do titular do cartão quando docu-mentos de identidade são inspecionados a olho nu, situação que ainda ocorre na maioria das vezes.

Presidente: Célio Ribeiro - Jornalista responsável: Valquiria Lima (8880/DF)Tiragem: 5.000 exemplares - Periodicidade: mensal - Contato: (61) 3234-6282 Projeto gráfico e diagramação: Infólio Comunicação - www.infoliocom.com - (61) 3326 3414.

Documento nacional de identidade da Arábia Saudita

QUALIDADES DO DOCUMENTO

• Resistência a falsificação

• Alta capacidade de dados

• Durabilidade

• Solução de baixo custo

• Agilidade de uso

• Atualizável

top related