histórias de vida com... gatos!

Post on 08-Apr-2016

223 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Relatos de histórias, vivências e experiências com gatos, na inauguração da Biblioteca Escolar de Luz (remodelada) - "Aqui há... gato!" - 11 novembro 2014

TRANSCRIPT

Aqui h

á… g

ato!

Registos na inauguração

da Biblioteca Escolar de Luz

Aqui h

á… g

ato!

Este ebook regista algumas conversas sobregatos que os presentes, na inauguração da BE de Luz (remodelada), partilharam sobre as suas experiências e vivências com gatos.Porque um livro é também uma memória, marcamos aqui digitalmente, esse momento. 20

14/2

015

2014

/2015

2014

/2015

2014

/2015

Já tive 2 gatos muito Já tive 2 gatos muito especiais:-O Tareco, que foi passar umas férias lá a casa e que era muito engraçado, pois bebia água no aquário do cágado.- O Riscas que vive no monte, e gosta de ir à pesca, no barco, com o meu marido.

Tínhamos 2 gatos: a Tínhamos 2 gatos: a Malhadinha e o filho.Desapareceram os dois e agora não temos nenhum…

Temos uma gatinha Temos uma gatinha chamada Pituxa. É preta e tem uma gargantilha e as patas brancas. Foi encontrada, ainda bebé, pelo meu filho em Évora e agora vive connosco aqui na aldeia.

Temos um gatinho Temos um gatinho muito querido, que encontrámos perdido no olival.Ainda era bebé, quando veio para a nossa casa e demos-lhe o nome de Nicolau.Está sempre connosco e só desaparece, às vezes, para ir ver as gatas…

Esta é a história de Esta é a história de um gatinho chamado Jeremias que, um dia, saltou a janela, fugiu de casa e perdeu-se…Até que outro gatinho, o Iscas o encontrou e vendo

que ele estava perdido, miou muito alto para chamaros outros gatos do bairro, para ver se estes conheciamo Jeremias .O gatinho mais pequeno, o Tareco, disse que sim, que oconhecia e que sabia onde era a casa onde ele morava.

Foram então todos levá-lo a casa mas,nenhum chegava à campainha para tocar…Então o Riscas disse para miarem todos muitoalto para a dona do Jeremias ouvir.A dona veio à janela e ficou muito contentepor ver de novo o seu gatinho.Foi buscar uma caixa de biscoitos e fez umafesta com todos os gatinhos lá do bairro!

Temos, no monte, Temos, no monte, onde vivem à solta, duas gatas : a Nina e a Malhadinha. A Malhadinha tem 4 filhotes.São gatos bravos e apenas a Nina nos deixa fazer–lhe festas.

Já tivemos uma Já tivemos uma gatinha branca e cinzenta mas, morreu… Chamava-se Sininho e era muito meiguinha.

Não tenho gatos em Não tenho gatos em casa. Mas no meu quintal há muitos!Os gatos dos vizinhos gostam de passear por lá e por vezes fazem asneiras…

Presidente CMM - Maria Clara Safara

Não temos gatos em Não temos gatos em casa. Não gostamos muito… mas de vez em quando, também aparecem lá alguns no quintal…

Vereador CMM - Manuel Carrilho

Tenho mais de 20 Tenho mais de 20 gatos no monte! São quase todos selvagens, mas são muito bem tratados.

Professora Vanda Marques

Não tenho gatos… mas a minha amiga Leonor, que mora em Lisboa, encontrou um gato encontrou um gato abandonado, que se alimentava dos restos de um restaurante, e levou-o para casa. Acontece que ela mora num 4º andar e o gato quando quis ir ter com as gatinhas… saltou da varanda! Mas, como os gatos têm sete vidas, não morreu! Para evitar que votasse a acontecer outro acidente, teve que o mandar capar…Agora já é velhinho e está a viver em S. Pedro do Corval, no sossego do Alentejo.

Professora 1º Ciclo EB Luz

Quando era pequenina tive um pesadelo com gatos. Acordei assustada gatos. Acordei assustada porque tinha gatos bebés em cima da cama e não percebia porque que é que, quando a minha mãe acendia a luz, eles desapareciam…Talvez por isso, em pequena, nunca gostei muito de gatos.Mas hoje tenho, na horta, mais de 10 gatos! A maior parte deles não nos deixam tocar-lhes e só se aproximam quando lhes damos comida.

Educadora de Infância JI Luz

Quando todos os habitantes de Luz tiveram que abandonar a antiga aldeia, trouxeram consigo os seus animais de estimação. E claro,

curiosidade

estimação. E claro, os seus gatos. Mas… eles teimavam em voltar para a antiga casa. Durante várias vezes tiveram que ir buscá-los novamente e apenas desistiram de voltar ao seu antigo “cantinho”, quando a aldeia acabou por ficar submersa. Talvez tenham sido os gatos, os últimos habitantes da velha e saudosa Luz…

top related