grandes navegações brun

Post on 15-Jan-2016

230 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Aula sobre as grandes navegações.

TRANSCRIPT

As Grandes Navegações

1. "Antigamente a Lusitânia e a Andaluzia eram o fim do mundo, mas agora, com a descoberta das Índias, tornaram-se o centro dele". Essa frase, de Tomás de Mercado, escritor espanhol do século XVI, referia-se:

a) ao poderio das monarquias francesa e inglesa, que se tornaram centrais desde então.b) à alteração do centro de gravidade econômica da Europa e à importância crescente dos novos mercados.c) ao papel que os portos de Lisboa e Sevilha assumiram no comércio com os marajás indianos.d) ao fato de a América ter passado a absorver, desde então, todo o comércio europeu.e) ao desenvolvimento da navegação a vapor, que encurtava distâncias.

2. (Mackenzie) O Humanismo do século XVI foi um movimento que não pode ser definido por:

a) ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento, por suas características antropocentristas e individuais.b) ter uma visão do mundo que recupera a herança greco-romana, utilizando-a como tema de inspiração.c) ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizações culturais medievais.d) centrar-se no homem, em oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas".e) romper os limites religiosos impostos pela Igreja às manifestações culturais.

3. (Puccamp) Como características gerais dos Estados Modernos, que se organizavam na Europa Ocidental no período que vai do século XV ao XVIII, pode-se mencionar entre outros, a

a) consolidação da burguesia industrial no poder e a descentralização administrativa.b) centralização e unificação administrativa, bem como o desenvolvimento do mercantilismo.c) confirmação das obrigações feudais e o estímulo à produção urbano-industrial.d) superação das relações feudais e a não intervenção na economia.e) consolidação do localismo político e a montagem de um exército nacional.

4. (UNIFENAS) Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:

a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;e) preservação da autonomia política das nações conquistadas, a exemplo do México e do Peru.

5. Para se compreender historicamente o contexto em que se iniciou as práticas de navegações europeias que resultaram no que ficou conhecido como as Grandes Navegações é necessário fazer a associação entre algumas situações históricas. Indique qual das alternativas abaixo está correta.

a) renascimento cultural, fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais.b) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.c) reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da nobreza.d) controle dos mercados marítimos pelos árabes, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.

6. Foi fator relevante para o pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI:

a) a precoce centralização política, somada à existência de um grupo mercantil interessado na expansão e à presença de técnicos e sábios, inclusive estrangeiros;

b) a posição geográfica de Portugal – na entrada do Mediterrâneo, voltado para o Atlântico e próximo do Norte da África –, sem a qual, todas as demais vantagens seriam nulas;

c) o poder da nobreza portuguesa, inibindo a influência retrógrada da Igreja Católica, que combatia os avanços científicos e tecnológicos como intervenções pecaminosas nos domínios de Deus;

d) a descentralização político-administrativa do Estado português, possibilitando a contribuição de cada setor público e social na organização estratégica da expansão marítima;

e) o interesse do clero português na expansão do cristianismo, que fez da Igreja Católica o principal financiador das conquistas, embora exigisse, em contrapartida, a presença constante da cruz.

7. Sobre a Reforma Protestante do início dos tempos modernos, é correto afirmar que, exceto:

A - foi um movimento que eclodiu sob o impacto das medidas tomadas pelos católicos durante a realização do Concílio de Trento, de 1545.B - procurou expressar muitos dos anseios da época, como as críticas aos abusos cometidos pela Igreja.C - defendia o livre exame da bíblia e pregava a salvação pela fé e não pelas boas obras.D - marcou o surgimento do anglicanismo com o rompimento entre Henrique VIII e o papa, pelo Ato de Supremacia de 1534.

8. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?

A - Portugal era o país mais rico e populoso da Europa, marinheiros de vários países moravam e trabalhavam em Portugal e dinheiro para investimento em navegação oriundo da industrialização do país.B - Apoio total da população, ajuda de outros países, altos investimentos na construção de caravelas feitos por ricos comerciantes asiáticos e americanos.C - Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação, domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos oriundo da burguesia e nobreza.D - Experiência em navegação de longo alcance desde o início da Idade Média, grande quantidade de madeira e ferro no território português para a construção das caravelas, total conhecimento das técnicas de navegação.

9. Qual das alternativas abaixo apresenta dois importantes momentos das navegações portuguesas dos séculos XV?

A - Descobrimento da Oceania por Vasco da Gama e chegada ao litoral argentino em 1501.B - Conquista da Ásia no final do século XV e descobrimento de ilhas no Caribe.C - Navegação da costa oeste do continente americano e chegada ao norte da Rússia em 1502.D - Chegada de Vasco da Gama às Índias em 1498 e chegada de Cabral ao Brasil em 1500.

10. Entre as conseqüências da Expansão Marítima, NÃO encontramos:

a) a formação do Sistema Colonial;

b) o desenvolvimento do eurocentrismo;

c) a expansão do regime assalariado da Europa para a América

d) início do processo de acumulação de capitais, impulsionando o modo de produção capitalista;

e) introdução do trabalho escravo na América.

top related