fundação cultural carlos drummond de andrade · do clássico da literatura mundial “alice no...

Post on 09-Dec-2018

216 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Fundação Cultural Carlos drummond de andrade

outubro 2015

Inspirado na poética drummondiana encontrada nas ruas de Itabira, o fotógrafo Roneijober Andrade conduz essa oficina de fotografia. A intenção é aumentar o amor pela fotografia como arte, criar mecanismos que agucem a criatividade dos participantes e introduzir técnicas fotográficas mais avançadas.+ Inscrições: Casa de Drummond | Praça do Centenário, 137 | 3835-3894

26 a 29 de outubro | 19h às 22hMinistrante: Roneijober Andrade | Casa de Drummond

Público alvo: a partir de 14 anos | Vagas: 15 | R$10Necessidades: possuir câmera digital semiprofissional ou

profissional, com modo manual

“Fotografia: poesia em imagens”

oficina

André Fossati

A equipe do Memorial Carlos Drummond de Andrade irá falar sobre sustentabilidade e ecologia, em parceria com alunos e professores da UNIFEI. A união entre poe-sia e ciência resulta numa oficina que trabalha desde o livro “Mata Atlântica”, de Drummond, até experimen-tos de física sobre o uso e a aplicação da água. + Inscrições: Memorial Carlos Drummond de Andrade | Pico do Amor, s/n, Campestre | 3835-2156

“Água: diamante líquido”

28 e 30 de outubro | 14h Memorial Carlos Drummond de Andrade Público alvo: crianças de 7 a 9 anos

Vagas: 30 (por dia) | Gratuito

oficina

28 de outubro (quarta-feira) | 19hTeatro da FCCDA

19h - Abertura oficial da 14ª Semana Drummondiana

19h30 - Apresentação do Grupo Musical Meninar – For-mado por crianças e jovens entre 10 e 22 anos, o grupo musical se apresenta sob a regência de Marcelo Hau-tequeste. No repertório, compositores conhecidos da música popular brasileira, como Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Billy Blanco, entre outros.

“14ª semana Drummondiana”

abertura oficial

Divulgação Grupo Musical Meninar

Essa palestra aborda a leitura e interpretação de po-emas drummondianos sob o prisma da filosofia, ilumi-nando aspectos centrais de sua vida e obra. Guiomar de Grammont é doutora em Literatura Brasileira pela USP, com estagio na EHESS de Paris, onde lecionou como professora visitante. Foi diretora por dois mandatos do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Univer-sidade Federal de Ouro Preto, onde leciona desde 1994. Além disso, Guiomar criou e coordena o Fórum das Le-tras de Ouro Preto há 10 edições.

28 de outubro (quarta-feira) | 20hTeatro da FCCDA

Ministrante: Guiomar de Grammont

Carol Reis

“Mundo mundo, vasto mundo,mais vasto é o meu coração”

palestra

O Projeto Poetizar, conduzido pelo rapper e empreende-dor cultural Lukinha DDG, tem como principal ferramen-ta a valorização da vida por meio da arte e das téc-nicas de escrita. Desde abril de 2015, o projeto vem sendo aplicado em escolas da rede pública, presídios e clínicas de recuperação de Itabira e cidades do Médio Piracicaba. Desta vez, quem recebe o projeto são os alunos da Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premen).

29 de outubro (quinta-feira) | 10h e 14h Auditório do Premen

Foto: Gustavo Dantas

“Projeto Poetizar” com Lukinha DDGliteratura

EU TAMBÉM JÁ FUI POETA.BASTAVA OLHAR PARA MULHER,PENSAVA LOGO NAS ESTRELASE OUTROS SUBSTANTIVOS CELESTES

Também já fui brasileiro - Alguma poesia

EU TAMBÉM JÁ FUI POETA.BASTAVA OLHAR PARA MULHER,PENSAVA LOGO NAS ESTRELASE OUTROS SUBSTANTIVOS CELESTES

A Biblioteca Maria Julieta Drummond de Andrade, situa--se no Memorial Carlos Drummond de Andrade e possi-bilita o hábito da leitura em um local agradável e aconchegante. Por que o nome Maria Julieta? Além de escritora, ela foi a pessoa mais amada e querida do poeta Carlos Drummond de Andrade, sua filha: “Esta é minha explicação, meu verso melhor ou único, meu tudo enchendo meu nada”. A maioria dos livros que fazem parte desta Biblioteca foram doados pelo filho da es-critora: Pedro Augusto Graña Drummond.

29 de outubro (quinta-feira) | 14hMemorial Carlos Drummond de Andrade

“Biblioteca Pública Maria Julieta Drummond de Andrade”

tarde de homenagens

Arquivo FCCDA

Para comemorar a abertura da Biblioteca Pública Maria Julieta Drummond de Andrade, a professora e biblio-tecária itabirana Zula Assis realizará uma animada contação de histórias inspiradas no conto “Na delega-cia”, do livro “O poder ultrajovem” (1974), de Carlos Drummond de Andrade.+Após a Contação de histórias haverá um recital de poesias feito pelos alunos do Centro Educacional Ofi-cina dos Sonhos.

29 de outubro (quinta-feira) | 14h20Memorial Carlos Drummond de Andrade

Público alvo: crianças de 9 e 10 anos | Gratuito

Contação de histórias com Zula de Assis

tarde de homenagens

Arquivo FCCDA

Em 2015, comemoram-se os 150 anos da primeira edição do clássico da literatura mundial “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Edmílson Caminha, espe-cialista na obra, falará sobre o livro que, destinado às crianças, é também para o leitor adulto, pelas re-ferências que faz à matemática, à física, à química, à linguística, à história e à filosofia.

29 de outubro (quinta-feira) | 16h | GratuitoMemorial Carlos Drummond de Andrade

Reprodução internet

“Alice: 150 anos de maravilhas”com Edmílson Caminha

palestra

Abordando o encantado universo dos sonhos, a autora Rosa Dalva retrata de forma poética temas como a in-sônia infantil. Voltado para os pequenos, “O menino que se esqueceu de dormir” resgata a inocência, dando asas à imaginação e conduzindo o público infantil a um caminho de incentivo à leitura. Ilustrado por Rinaldo de Oliveira Silva, o livro mostra um mundo cheio de belezas sem fim.

29 de outubro (quinta-feira) | 19h | GratuitoGaleria da FCCDA

Divulgação

Lançamento do livro “O Meninoque se esqueceu de dormir”

literatura

Verdadeiro sofrimento para muitas pessoas, falar em público é capacidade que se aperfeiçoa com a prática e com a experiência, a partir da determinação consciente de vencer o nervosismo, a insegurança e o medo, tão comuns diante de um auditório lotado. Nessa oficina, o professor, jornalista e escritor Edmílson Caminha transmitirá aos participantes a sua experiência de comunicador, habituado a falar com fluência e natura-lidade para grandes plateias.+ Inscrições: Casa de Drummond | Praça do Centenário, 137 | 3835-3894

30 de outubro (sexta-feira) | 15h às 18h Casa de Drummond

Ministrante: Edmílson Caminha| Vagas: 15 | GratuitoPúblico alvo: estudantes, professores, profissionais das

relações humanas e da comunicação

Arquivo FCCDA

“Quem tem medo de falar em público?”workshop

MEUS OLHOS TÊM MELANCOLIAS,MINHA BOCA TEM RUGAS.VELHA CIDADE!AS ÁRVORES TÃO REPETIDAS.

Lanterna Mágica - Belo Horizonte I - Alguma Poesia

Essa exposição é um pequeno recorte da imensidão cria-tiva de Carlos Drummond de Andrade. Ao percorrer os espaços da Casa de Drummond, o visitante vai-se depa-rar com fragmentos da obra drummondiana, interpretados em diversas instalações artísticas. Além de ver e ler, o público poderá procurar a poesia em um quarto total-mente escuro e deixar a sua palavra em uma das instala-ções. O público também terá a oportunidade de conhecer outras facetas de Drummond, como na instalação em que será possível conhecer um pouco do que o poeta escre-veu, quando foi colunista no “Jornal do Brasil”.

30 de outubro (sexta-feira) | 19hCasa de Drummond

Reprodução Jornal do Brasil

“Casa da palavra: 15 anos de Drummond no Jornal do Brasil”

exposição

Diretora do Museu Casa de Cora Coralina, em Goiás Ve-lho, Marlene é mestre em Literatura e Linguística, e professora das literaturas Brasileira e Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás. Durante o bate-papo, falará sobre a relação de amizade entre Carlos Drum-mond de Andrade e Cora Coralina. Inspirada pelas cor-respondências trocadas entre os anos de 1980 e 1983, Marlene conta um pouco da gentileza e da leveza dessa relação entre os dois importantes escritores brasi-leiros.

30 de outubro (sexta-feira) | 19h30 Casa de Drummond| Gratuito

Ministrante: Marlene Vellasco

“Drummond e Cora Coralina:estabelecimento de amizade”

“Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade - Uma leitura”

bate-papo literário

Divulgação

Ao longo de todo o dia, haverá a exibição do filme dirigido por Eucanaã Ferraz. Lançado em 2014, o fil-me reúne quatro importantes escritores contemporâneos para apresentar a obra de Carlos Drummond Andrade. Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto pontuam a cronologia da vida do poeta com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. Do nascimento à morte, Drummond aparece aqui, de corpo e alma, com humor, ironia e emoção.

31 de outubro (sábado) | GratuitoMemorial Carlos Drummond de Andrade

Exibição ao longo do dia

“Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade - Uma leitura”

cinema

Reprodução Internet

Nessa oficina, a artista plástica Alesandra Alves, inspirada pela poesia de Drummond, ensinará técnicas de decoupage para decoração de garrafas. A técnica é uma das mais populares no terreno das artes decorati-vas. Econômica e fácil de executar, a decoupage trans-forma, instantaneamente, qualquer objeto em uma peça de arte. + Inscrições: Memorial Carlos Drummond de Andrade | Pico do Amor, s/n, Campestre | 3835-2156

31 de outubro (sábado) | 10h às 12hMemorial Carlos Drummond de Andrade

Público alvo: acima de 15 anos | Vagas: 20 | GratuitoMinistrante: Alesandra Alves

Necessidades: os participantes deverão levar garrafas devidro e cola branca

“Todas as rosas” Leitura do roteiro “A rosa do povo”

oficina

Arquivo FCCDA

O grupo Sarau de Itabira realiza a leitura do roteiro “Rosas de A Rosa do Povo”, em comemoração aos 70 anos do livro homônimo de Drummond. O roteiro foi elaborado pelo Instituto Moreira Salles e será, originalmente, lido em um recital na sede da instituição no Rio de Janeiro, pelos atores Othon Bastos e Nelson Xavier.+ Inscrições: Memorial Carlos Drummond de Andrade | Pico do Amor, s/n, Campestre | 3835-2156

31 de outubro (sábado) | 11h | GratuitoMemorial Carlos Drummond de Andrade

Leitura do roteiro “A rosa do povo”

literatura

Reprodução internet

UMA FLOR NASCEU NA RUA!PASSEM DE LONGE, BONDES, ÔNIBUS, RIO DE AÇO DO TRÁFEGO.UMA FLOR AINDA DESBOTADAILUDE A POLÍCIA, ROMPE O ASFALTO.FAÇAM UM COMPLETO SILÊNCIO, PARALISEM OS NEGÓCIOS, GARANTO QUE UMA FLOR NASCEU.

A flor e a náusea - A rosa do povo

Pintura com Maria Antônia

A artista plástica Maria Antônia apropria de momentos do livro “Conversas de Sá Maria com Drummond” escrito por Julieta Drummond de Andrade Müller, para promover uma interação entre as crianças e a história, com o intuito que elas se tornem personagens vivas, e como Drummond, refaçam o trajeto por ele explorado.Após a oficina, acontecerá uma animada apresentação do grupo de dança circular “Viva Roda”. Com 20 anos de existên-cia, o grupo preparou ainda atividades voltadas para crianças e adolescentes.+ Inscrições: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade | AV. Carlos Drummond de Andrade, Centro 666 | 3835-2102

31 de outubro (sábado) | 14h Fazenda do Pontal

Faixa etária 6 a 8 anos | Vagas: 15 | GratuitoMinistrante: Maria Antônia

Pintura com Maria Antôniaoficina

Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, a Fundação Cultural realiza uma bela homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade entregando à comunidade itabirana um selo comemorativo. Na oportunidade, será lido um

texto-homenagem do escritor e ilustrador Ziraldo.

31 de outubro (sábado) | 16h | GratuitoTeatro da FCCDA

Entrega do selo Dia Nacional da Poesia - Dia D

Concurso de Poesia “Itabira, seu nome é poesia

literatura

Reprodução internet

Premiação do concurso de poesia “Itabira, seu nome é Poesia”. Organizado e realizado pelo coletivo de escritores Janela da Poesia, o concurso tem como ob-jetivo descobrir novos talentos poéticos, e dar visi-bilidade a seus trabalhos. No Dia Nacional da Poesia, os três melhores poetas serão premiados com troféus e receberão menções honrosas, em uma noite especial de arte, poesia e emoção.

31 de outubro (sábado) | 16h30 | GratuitoTeatro da FCCDA

Concurso de Poesia “Itabira, seu nome é poesia

literatura

Divulgação

Imagine se Brás Martins da Costa fosse visitar Carlos Drummond de Andrade e descobrisse que o poeta teve a mesma ideia? Os integrantes do Programa Drummonzinhos e do Coral da FCCDA encenam a trajetória do encontro dos dois, saindo da Casa de Drummond rumo à Casa do Brás. Música e poesia prometem envolver quem partici-par do passeio, que irá percorrer uma das principais ruas do centro histórico itabirano.

31 de outubro (sábado) | 18h | GratuitoOrigem: Casa de Drummond

Destino: Escola Livre de Música de Itabira

Foto-viagem Bate-papo literário comFlávio Renegado

música + poesia

Júlia Lanari

Nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, Flávio Renegado vem se destacando no cenário nacional do rap desde 2008, quando lançou seu primeiro CD. Afirmou-se na cena musical misturando o rap com ritmos brasileiros, latinos, caribenhos (espe-cialmente da Jamaica), africanos e norte-americanos. Rapper, compositor, instrumentista, poeta, ator e lí-der comunitário, Renegado partiu dos estreitos becos da favela para tomar o mundo de assalto, com seu tra-balho que tira o hip hop do gueto e abraça as mais diversas influências.

31 de outubro (sábado) | 21h Teatro da FCCDA | Ingressos: R$5

Bate-papo literário comFlávio Renegado

literatura

Divulgação Renegado

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABIRA

FUNDAção CULTURAL CARLos DRUMMoND DE ANDRADE

UNIDADE sEDE | CENTRo CULTURAL

TeatroAv. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira MGT 31 38352102 | fccdadppa@yahoo.com.br

Biblioteca Pública Luiz Camillo de oliveira NettoAv. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira MGHorário de funcionamento: das 8h às 19h | de terça a sexta-feira | sábado 9h às 13hT 31 38352102 | bibliotecapublicaitabira@yahoo.com.br

Galeria de ArteAv. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira MGHorário de funcionamento: das 8h às 18h | de terça a sexta-feiraT 31 38352102 | fccdadppa@yahoo.com.br

CAsA DE DRUMMoNDPraça do Centenário, 137, Centro, CEP 35900-023, Itabira MGHorário de funcionamento: de terça a sexta-feira | das 8h às 18hsábados e domingos | das 10h30 às 16h30T 31 38353894 | casadedrummond@hotmail.com

CAsA Do BRás | EsCoLA LIvRE DE MúsICARua Guarda-Mor Custódio, 156, Centro, CEP 35900-003, Itabira MGHorário de funcionamento: de terça a sexta-feira | das 8h às 18hsábados e domingos | das 10h30 às 16h30T 31 38352152 | elm@culturaemitabira.com.br

FAzENDA Do PoNTALRua Maria Julieta, s/nº, Campestre, CEP 35900-086, Itabira MGHorário de funcionamento: de terça a sexta-feira | das 8h às 18hsábados e domingos | das 10h30 às 16h3031 38355532 | fccdafazendadopontal@gmail.com

MEMoRIAL CARLos DRUMMoND DE ANDRADEPico do Amor, s/nº, Campestre, CEP 35900-073, Itabira MGHorário de funcionamento: de terça a sexta-feira | das 8h às 18hsábados e domingos | das 10h30 às 16h30T 31 38352156 | memorialcdaitabira@gmail.com

Tv CULTURARua santana, 426, Centro, CEP 35900-064, Itabira MGHorário de funcionamento: de segunda a sexta-feira | das 8h às 18hT 31 38392166 | tvculturaitabira@yahoo.com.br

CoRPos EsTávEIsorquestra de CâmaraGrupo Folclórico TumbaitáCoral da Fundação Cultural Carlos Drummond de AndradeDrummonzinhosT 31 38352102 | corposestaveisfccda@gmail.com

PARCEIRAs DA 14ª sEMANA DRUMMoNDIANA

GUIoMAR GRAMMANTMARLENE vELAsCo

GRUPo DE DANçA CIRCULAR vIvA-RoDAPEDRo GRAñA DRUMMoND

PRoJETo MENINARzULA DE AssIsRosA DALvA

MARIA ANTÔNIAMARLENE vELLAsCoMARCoNI FERREIRA

CENTRo EDUCACIoNAL oFICINA Dos soNHoszIRALDo

A programação, as datas e os eventos estão sujeitos a alterações. Para confirmá-los, consulte o site.

/fccda@fccda www.fccda.mg.gov.br

APoIo CULTURAL

REALIzAção E IDEALIzAção: Co-PATRoCÍNIo:

ww

w.f

ccd

a.m

g.g

ov

.br

top related