folha metalurgica nº 794

Post on 22-Jul-2016

228 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

7ª edição de Julho de 2015

TRANSCRIPT

Filiado a CUT, CNM e FEM

O Encontro ocorreu nos dias 27 e 28 em São Bernardo do Campo e criou a Rede de Trabalhadores da Toyota.Representantes de Sorocaba do Grupo Schaeffler, Grupo ZF, Toyota e Gerdau participaram do evento

PPRTrabalhadores da Furukawa e De Nora aprovam acordos

PÁG. 3

FEM/CUTFederação luta por plano de carreira para jovens

PÁG. 2

FUTGAMEChaveamento será divulgado nesta quinta, dia 30

PÁG. 4

Nº 794 7ª edição de julho de 2015 Rua Júlio Hanser, 140 Lajeado - Sorocaba/SP CEP 18030-320

Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Divu

lgaçã

o

Divu

lgaçã

o / C

NM-C

UT

PÁG. 3

Encontro de Redes: Aproximadamente 50 trabalhadores de empresas multinacionais do ramo metalúrgico participaram do encontro, realizado na sede da CNM/CUT, em São Bernardo

Metalúrgicos do SMetal participam de Encontro de Redes Sindicais

Conheça a banda Downed, uma das atrações do Rock dos Metalúrgicos

Venda de ingressos para o MMAsão liberadaspara o público

Confira o perfil da banda sorocabana Downed, formada há três anos e que toca músicas do System of a Down. As próximas edições da Folha Metalúrgica trarão a trajetória das bandas Black Shadow, Kátaros, Inteligência Acidental e Efeito iMoral.PÁG. 4

PÁG. 4

2º LOTE

Alguém sabe por que o Romário ficou chateado?

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)

Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de Andrade

Redação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda Ikedo

Fotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)

Projeto Gráfico e Editoração: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Auxiliar de Redação: Gabrielli Duarte

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140 - Lageado Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47 - Centro Tel. (15) 3266-1888

Sede Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260 - Centro Tel (11) 4136-3840

Sede Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362 Impressão: Bangraf Tiragem: 35 mil exemplares

Folha MetalúrgicaInformativo do SMetal Sorocaba

www.smetal.org.brdiretoria@smetal.org.br

Página 2 Folha Metalúrgica - Julho 2015 - Ed. 794

O ex-jogador da Seleção Brasileira e hoje, senador Romário Faria, questionou nesta quar-ta-feira, dia 29, em sua página da rede social, se alguém tem notícias de alguns jornalistas da Veja, que assinaram a ‘reportagem’ que o acusa de ter uma conta na Suíça.

Ele ficou extremamente desapontado ao chegar em Genebra, na Suíça, e checar que não havia conta nem muito menos os 7 milhões e meio apontados pelos repórteres.

A ironia do senador mostra quão estúpidas andam publicações como as da Veja e de outras grandes mídias que fabricam documentos fal-sos para a prática irresponsável de atacar pes-soas que representam ‘pedras no caminho’ de interesses oportunistas.

Não à toa, o cantor, compositor e músico Arnaldo Antunes posou para uma foto, dia des-ses, com um cartaz escrito “Não creia em tudo o que lê”.

Lembramos que em palestra para a diretoria do SMetal, sobre “Os desafios da imprensa sin-dical”, o coordenador de comunicação do Sindi-cato dos Metalúrgicos do ABC e da Rede Brasil Atual, Valter Sanches, ressaltou que “antes, o

fato e a opinião eram separados no jornalismo. Hoje, a opinião está misturada aos fatos e os fa-tos são distorcidos para confirmar essa opinião”.

Romário quer que os repórteres da Veja ex-pliquem como conseguiram o documento falso. Lula foi recentemente acusado de ter pedido um habeas corpus - acusação divulgada amplamente pela Folha de São Paulo (às 11h25 do dia 25/6) e outros veículos. No mesmo dia, a própria Folha de SP, às15h07, publicou uma notinha “Erramos”.

O texto do portal do jornal foi corrigido, mas a versão original já tinha corrido redes sociais, impulsionda pela equipe do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). E aí? Acredite quem quiser?

É preciso olhar crítico, é preciso questionar o que se lê, o que se ouve e o que se vê na TV. É como separar o joio do trigo. E é mais do que preciso fazer o trabalho que parece de formi-guinha, mas que é fundamental para a sobrevi-vência da democracia no país, nos referimos ao trabalho de uma imprensa comprometida com os valores da classe trabalhadora.

Fica cada vez mais clara a importância de publicações como Rede Brasil Atual, Brasil de Fato, Carta Capital, jornais como a própria Folha Metalúrgica e Tribuna Metalúrgica, do ABC, e os mais diversos blogs como o Mídia Ninja e Conversa Afiada, que fazem o contra-ponto às falácias impostas do falso jornalismo.

Precisamos valorizar esses meios de comu-nicação que estão voltados à sociedade, mes-mo remando contra a maré, mas trata-se de uma luta necessária contra o favorecimento de interesses de uma estreita camada que $uperfa-tura criando fatos.

editorial

É preciso olhar crítico, é preciso

questionar o que se lê, o que se ouve e o que se vê na TV. É como separar o

joio do trigo.

FEM luta por Plano de Carreira Especial para o jovem metalúrgico

Você sabia que a FEM-CUT/SP está apresentando na pauta de rei-vindicações da Campanha Salarial uma nova cláusula que propõe um Plano de Carreira Especial para esti-mular o jovem a se aprimorar profis-sionalmente e construir uma carreira na fábrica onde trabalha?

Essa importante reivindicação surgiu do Coletivo de Juventude da FEM. Hoje, em decorrência da falta de um plano de carreira especial para o jovem, ele acaba desestimulado, porque não tem perspectiva de cres-cimento profissional na empresa.

A reivindicação da FEM valori-za os jovens trabalhadores metalúr-

gicos, na faixa etária entre 18 a 30 anos. A proposta é criar um quadro de carreira especial para esses em-pregados jovens, com uma promo-ção de cargo e salário.

Do total de 200 mil metalúrgi-cos em Campanha Salarial na base da FEM no Estado de São Paulo, 65% têm idade de 18 a 39 anos. Os dados são da Subseção do Departa-mento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação.

O Grupo 2 é a terceira bancada patronal que a FEM-CUT/SP inicia-rá a negociação da Campanha Sala-rial, em reunião nesta quinta-feira.

você sabia?

Em 93 Metalúrgicos de Sorocaba elegeram comissão inédita no estado

No mês de julho de 1993, a Folha Metalúrgica noticiava a conquista do Sindicato dos Metalúrgicos da primeira Comissão de Condições de Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (CCTSMA) de Sorocaba e do estado de São Paulo. A antiga Cooper Tools, hoje Apex Tool, foi a primeira empresa privada no Brasil a firmar acordo coletivo, desta ferramenta, com o sindicato.

O Acordo Coletivo da CCTSMA , protocolado em agosto de 1993, no Ministério do Trabalho, substituiu a Cipa e ampliou as possibilidades de negociação e proximidade entre empresa e trabalhador, que passaram a eleger através do voto os integrantes da comissão assim como da presidência. No acordo, foram incluídos itens de melhoria nas condições de trabalho e do meio ambiente no qual o funcionário está inserido.

O SMetal se empenha há 22 anos para manter esta ferramenta ativa na empresa.

Arquivo Histórico

Conheça um dos assuntos históricos noticiados pela Folha Metalúrgica em julho de 1993.

Página 3Folha Metalúrgica - Julho de 2015 - Ed. 794

Dirigentes do SMetal participam de Encontro de Redes Sindicais

Cerca de 50 trabalhadores de empresas multinacionais do ramo metalúrgico parti-ciparam do Encontro de Coordenadores de Redes Sindicais, promovido entre os dias 27 e 28 deste mês, na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo.

Entre eles, os dirigentes do SMetal, Cle-riston Cristovão dos Santos, o Pereira (ZF do Brasil), Roberto Hatadani (Toyota), Gilberto Almeida Silva (Gerdau) e Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho (Schaeffler).

A atividade teve como objetivo a troca de informações e de experiências sobre organi-zação e ação dos metalúrgicos, além de forta-lecer as redes sindicais de trabalhadores nas empresas.

O coordenador da Rede ZF, Pereira, des-taca a importância da solidariedade dos tra-balhadores, conseguida por meio das redes sindicais. “Com a troca de informações entre os trabalhadores conseguimos subsídio para alavancar uma negociação, que derruba fron-teiras, antes, intransponíveis”, afirma.

Nesse mesmo sentido, Verdinho, represen-tante da Rede Schaeffler, reforçou que uma das tarefas deixadas pelo encontro foi a de disseminar essa ferramenta de Redes entre os trabalhadores. “É uma política da CNM/CUT, aprovada no Congresso da entidade e que contribuiu muito para a organização da categoria”.

Rede ToyotaO encontro teve ainda como destaque a

criação das redes Rexam e Toyota. Ao final, a CNM/CUT criou o seu Coletivo de Relações Internacionais, com o objetivo de aprofundar o debate e elaborar propostas para a política da entidade para a área. O evento fez parte do Projeto de Ações frente às multinacionais na América Latina, promovido em parceria com a CUT, o Instituto Observatório Social e cen-tro de formação DGB Bildungswerk (DGB BW), ligado à central sindical alemã DGB.

CNM/CUT

SAIBA MAIS• A proposta para a criação da Rede Sindical dos Trabalhadores da Toyota foi dos jovens metalúrgicos Roberto Masayoshi Hatadani (Sorocaba) e Thiago dos Santos Oliveira (ABC).

• O 1º encontro da Rede Sindical dos trabalhadores na Toyota acontece dia 30/08

• Uma rede sindical é formada por trabalhadores de uma empresa multinacional em diferentes plantas, proporcionando um intercâmbio de informações e experiências

Sócios do SMetal têm desconto em serviços e lojas de Sorocaba e região

O guia online de convênios para associados do SMetal, lançado no início do mês de ju-lho, até o momento possui cer-ca de 30 lojas e serviços com desconto à disposição do tra-balhador de Sorocaba e região.

Para conhecer o serviço on-line, basta acessar o endereço www.guiasmetal.com.br. No site há opções de convênio em 12 categorias, como: veículos, educação, saúde, turismo, es-porte, entre outras.

Segundo o administrador do guia, Ricardo Monteiro, há perspectiva de aumentar o número de locais conveniados nos próximos meses. “Por isso é importante que o associado acompanhe o guia para conhe-cer as novidades”, afirma.

GUIA DE CONVÊNIOS

Organização: A CNM/CUT coordena 19 redes, que trocam informações e ajudam os sindicatos a promoverem direitos trabalhistas no mundo

De Nora e Furukawa aprovam PPRparticipação nos resultados

Os trabalhadores da meta-lúrgica De Nora aprovaram, em assembleia realizada pelo SMetal, na segunda-feira, dia 27, o valor do Programa de Participação nos Resultados (PPR).

Eles vão receber a primeira parcela no próximo dia 30 e a segunda em fevereiro de 2016. A De Nora tem 70 trabalhado-res, fica na zona industrial de Sorocaba e é especializada em galvanização e cromatização.

Os cerca de 50 trabalhado-res da Furukawa também apro-varam o PPR na terça-feira, dia 28, e receberão o valor da primeira parcela no próximo dia 31. A segunda parcela ficou para o dia 31 de janeiro de 2016.

A Furukawa fica no Éden e fabrica fibras ópticas.

Divu

lgaçã

o / C

NM-C

UT

Fogu

inho

Acordos: Trabalhadores da Furukawa (acima) aprovaram proposta em assembleia no dia 28; na De Nora (ao lado) aprovação aconteceu no dia 27

Formada há três anos, a banda sorocabana Downed, será umas das atrações na 10ª edi-ção do encontro de bandas Rock dos Meta-lúrgicos, que acontece dia 30 de agosto, no Parque das Águas, em Sorocaba.

Em 2012, o motorista Carlos Alberto Pedro-so e o metalúrgico da empresa Dental Morelli, Vinicius de Oliveira Bassanino, decidiram criar um tributo à banda System Of a Down.

Downed é formada por Arthur (vocal), Rafael (baixo), Carlos (Guitarra) e Vinicius (bateria). Os ensaios acontecem às terças-

QUANDO?• O 10º Rock dos Metalúrgicos acontece dia 30/08, a partir das 13h30, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. É de graça!

BANDAS• Confira nas próximas edições os perfis das outras bandas que tocarão no evento: Black Shadow (Metso); Kátaros (Flextronics), Inteligência Acidental (Toyota) e Efeito iMoral (ZF do Brasil).

Página 4 Folha Metalúrgica - Julho de 2015 - Ed. 794

Ingressos para o MMA no Clube estão no 2º lote

Move On idiomas está com inscrições abertas

Finais do Futgame serão divulgadas quinta, dia 30

Já está à venda o segundo lote de in-gressos para o Higen Fight Championship (HFC). A exibição de MMA vai acontecer na noite do dia 8 de agosto, no Clube de Campo dos Metalúrgicos, no Éden.

Os ingressos podem ser adquiridos na can-tina da sede do SMetal de Sorocaba ou na lanchonete do Clube da categoria. Sócios e dependente têm desconto e pagam R$ 20 (ar-quibancada) e R$ 30 (cadeira Vip). Para não- sócios, os ingressos saem por R$ 30 e R$ 40.

No dia do evento os portões serão abertos às 17h e as lutas deverão ter início às 19h.

Estão abertas as matrículas para nova turma do curso de inglês, realizado aos sá-bados, das 10h às 12h, com conversação extra opcional de uma hora. A mensalida-de custa R$ 70 para sócios e dependentes e R$ 100 para não sócios.

A taxa de matrícula é de R$ 10. As va-gas são limitadas. Mais informações pe-los telefones: 3013-8252 ou 3334-5417. Contato: moveon.ingles@gmail.com ou ingles.sindicato@globomail.com. O curso é ministrado na sede do Sindicato dos Meta-lúrgicos de Sorocaba (SMetal).

O chaveamento com os jogos finais do 7º Torneio de Futgame será divulgado na tarde desta quinta-feira, dia 30, no site do SMetal (www.smetal.org.br). A nova fase do torneio será realizada domingo, a partir das 9h, na sede do SMetal em Sorocaba e contará com cerca 40 participantes. Os jogos de classifi-cação aconteceram no último domingo, dia 26. Durante as partidas, estará disponível um videogame Xbox com Kinect para entreteni-mento de jogadores, amigos e familiares. A organização do torneio é do coletivo Juven-tude Metalúrgica.

Downed: Os músicos participaram, no ano passado, da 9ª edição do Rock dos Metalúrgicos (ao lado); os integrantes atuais Rafael, Carlos, Arthur e Vinicius (acima)

Curso: Aulas são realizadas aos sábados no SMetal Lazer: Competidor pode trazer acompanhantes ao torneioEvento: As lutas começam às 19h no Clube de Campo

Gabr

ielle

Duar

te

Divu

lgaçã

o

Fogu

inho

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

Divu

lgaçã

o

Downed traz repertório do grupo System of a Down ao Rock dos Metalúrgicos

feiras no Visceral Estúdio, no Centro de So-rocaba. Carlos conta que eles estão come-çando a fazer suas próprias composições. “Atualmente, temos um repertório de 30 músicas da banda System of a Down”.

O guitarrista afirma também que não fa-zem muitos shows “por falta de espaço para bandas pequenas em Sorocaba” e elogia a iniciativa do Sindicato em promover o even-to dedicado às bandas da cidade. Esta é a se-gunda vez que a Downed toca no Rock dos Metalúrgicos do SMetal.

encontro de bandas

top related