foco rl outubro 2009

Post on 05-Mar-2016

227 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Revista da RL Higiene

TRANSCRIPT

Confira como obter mais pontos na certificação dos edifícios comerciais com as soluções da RL. Pág. 6green buildings

n.13 nov 2009www.rl.com.br(11) 3839-2525

RL levou o ouro no PPQG 2009 - Case IMT - Biotab - Nova linha Higindoor Vert

Edifícios verdes

Foco RL set 09 v2.indd 1 15/10/2009 16:40:58

2

Limpeza Sustentáveleditorial

A nossa expectativa é que desse movimento deverá nascer uma nova forma de se consumir com

maior consciência

Ricardo Vacaro

Há uma grande expectativa da humanidade em relação aos resultados da COP-15, a Conferência do Clima da ONU, que acontecerá de 7 a 18 de dezem-bro em Copenhague.

Nós da RL, esperamos que os líderes mundiais cheguem a um consenso sobre a urgência de redu-zirmos rápida e drasticamente as nossas emissões de gases do efeito estufa (GEE) e iniciarmos uma trajetória real a caminho de uma sociedade de baixo carbono.

Temos consciência que essa mudança radical não poderá ser implementada apenas por iniciativas de governos, mas demandará fortemente o protagonis-mo da sociedade como um todo, das empresas até os indivíduos. Não será, tampouco, simples de implementar.

A nossa expectativa é que desse movimento deverá nascer uma nova forma de se consumir com maior consciência, e consequen-temente, uma nova forma de se fazer negócios e ad-ministrar os seus impactos na sociedade e no meio-ambiente.

Parcela importante de consumidores, empresas e setores empresariais já está se movimentando e mo-dificando a sua maneira de produzir, vender, distri-buir, consumir e descartar produtos e serviços.

Um dos setores que tem se esforçado nessa direção é o da construção civil. A onda dos prédios verdes já não é mais uma tendência e sim uma realidade como mostra artigo do engenheiro Marcos Casado do Green Building Council Brasil (GBCB) na página 7. No que diz respeito ao setor de limpeza profissio-

nal, os prédios verdes, uma vez construídos, pressu-põem uma limpeza verde (Green Cleaning), que por sua vez, pressupõe produtos, processos e condições de trabalho dos operadores de limpeza verdes. To-dos esses “green” , por ora, estão ainda numa fase mais conceitual, necessitando urgentemente serem colocados em prática.

Portanto, é chegada a hora de um grande esforço coletivo para tornar estes conceitos recheados de al-ternativas concretas de fácil e simples compreensão e comprovação, caso contrário, o único green que vamos ouvir falar, infelizmente, é o greenwashing.

A sustentabilidade da vida no planeta é um projeto coletivo e exige uma lógica diferente da que colocou

o planeta todo em risco. Exige na nova abordagem, mais colabo-rativa e menos competitiva para todos os envolvidos, inclusive en-tre concorrentes. A inovação é o outro elemento fundamental para

que esse projeto seja bem sucedido. Da nossa parte gostaríamos de reafirmar o nosso

compromisso de dar máxima concretude a estes conceitos inovando em produtos (lançamentos na página 3), processos (Portal do Cliente página 4), gestão (PPQG página 5), abordagem e campanhas de conscientização (página 6) para que nossos clien-tes tenham a máxima garantia de que estão, cada vez mais, utilizando segura e comprovadamente, soluções que contribuem para uma sociedade de baixo carbono, tão fundamental para a nossa sobre-vivência no planeta Terra.

Boa leitura.

Foco RL set 09 v2.indd 2 15/10/2009 16:40:59

3

produtos

Novidades à vista

A RL está com várias novidades em seu portfólio de produtos. São soluções que proporcionam mais faci-lidade na higienização de ambientes e promovem, na prática, o conceito de limpeza sustentável.

Biotab é uma pastilha biotecnológica para o trata-mento de efluentes, que combate os resíduos que cau-sam o mau cheiro e o excesso de gordura em ralos, caixas de gordura e fossas sépticas. Com o Biotab é possível realizar o pré-tratamento da água que escoa por esses locais, eliminando os contaminantes e pos-sibilitando seu descarte adequado no meio ambiente.

O Higindoor® 410 - Detergente Neutro para Pisos e o 301 - Desinfetante têm agora embalagem reduzi-da (2L), para gerar menos resíduos. A nova fórmula é mais concentrada e permite maior rendimento. Pos-sui um sistema automático de diluição, que evita des-perdícios com a superdosagem e proporciona mais economia para as empresas. Os dois produtos foram reformulados pensando na preservação do meio am-biente - não possuem em sua formulação compostos químicos que possam causar danos ao planeta.

Higindoor® Vert

Depois do sucesso da li-nha Essenz Vert, agora são os produtos Higindo-or que ganham uma ver-são de baixo impacto am-biental sem comprometer os resultados da limpeza.

A novidade é que os pro-dutos da linha Vert são formulados com 100% das matérias primas de fontes vegetais renováveis,

Novos produtos proporcionam economia de recursos e garantem mais qualidade nas operações de limpeza

possuem alta biodegradabilidade, baixa emissão de VOC (compostos voláteis orgânicos) e suas embala-gens são recicladas e recicláveis.

O Limpa Banheiros (HLB415) é usado para lim-peza de mictórios, lavabos e superfícies laváveis em banheiros. Limpa e perfuma em uma única operação.

O Desengraxante Desincrustante (HDD405) alca-lino com alto poder de remoção de sujidade aderida em qualquer tipo de superfície lavável com óleos, graxas, gorduras, etc.

Complementando a linha, o Limpador Multiuso (HLM405) é indicado para limpeza diária de super-fícies laváveis. Com forte ação desengordurante, age sobre sujidades gordurosas e oleosa de forma rápida.

Foco RL set 09 v2.indd 3 15/10/2009 16:41:14

4

internet

case RL

Instituto Mauá economiza Instituição obtém redução de consumo e menor impacto ambiental

Como parte de sua política de preservação do meio ambiente, o Instituto Mauá de Tecnologia investiu em uma solução da RL para modificar os suprimentos de higiene utilizados nos banheiros.

A instituição deixou de comprar produtos conven-cionais pelo menor preço para adotar um sistema de alta performance, que proporcionou redução de con-sumo através da gestão no uso desses materiais, bem como maior conscientização dos alunos e funcioná-rios quanto aos impactos ambientais causados pelo desperdício. Para a implementação do projeto, a RL fez um estudo das necessidades da instituição e desen-volveu uma solução personalizada, que contemplou, entre outros aspectos, a modernização de equipamen-tos e treinamentos para funcionários. Os resultados desse trabalho foram altamente positivos: em apenas

dez meses, houve redução de 45% no consumo de pa-pel toalha, 57% de papel higiênico e 79% de sabonete líquido, em comparação ao volume consumido ante-riormente com os produtos convencionais.

Com isso, o instituto obteve uma economia de des-pesas da ordem de 28% com a aquisição de suprimen-tos para banheiros. Houve também ganhos significati-vos para o meio ambiente. Com a redução do consumo foram poupadas 9,4 toneladas de papel, o equivalente a 141 árvores, 47.061 Kwh de energia elétrica e 376m³ de água.

“Os resultados que atingimos foram muito expressivos, tanto na redução do impacto ambiental quanto na dimi-nuição do desperdício e, consequentemente, dos custos. Ficamos bem satisfeitos”, afirma Fábio Bordin, gerente de manutenção do Instituto Mauá de Tecnologia.

Praticidade onlineA RL lançou em agosto o seu novo Portal do Cliente.

Muito mais completo e eficiente, ele oferece o acesso a ferramentas exclusivas de gestão do consumo dos seus clientes, permitindo a análise e identificação de gastos que estejam fora da média. Baseado nesses indicado-res, o usuário pode programar sua próxima compra de acordo com a necessidade. Com o login e senha do novo portal em mãos, os clientes podem gerenciar seus orçamentos, fazer e acompanhar todas as fases de entrega do pedido, além de manter um contato direto com o seu vendedor. E tudo isso com garantia total de segurança na navegação. Para saber mais sobre o Por-tal, acesse o site da RL: www.rl.com.br

Com o Portal do Cliente, a RL torna muito mais prática e eficiente a gestão do consumo

Foco RL set 09 v2.indd 4 15/10/2009 16:41:15

5

Instituto Mauá economiza

Qualidade ouro!Pela terceira vez consecutiva a RL é reco-

nhecida no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG), administrado pelo IPEG - Instituto Paulista de Excelência da Gestão e apoiado pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, na categoria Médias Empresas.

Em 2007 e 2008, a RL recebeu as medalhas de bronze e prata, respectivamente.

“Nossa participação nas duas edições an-teriores do PPQG contribuiu significativa-mente para planejarmos os caminhos para o reconhecimento da empresa neste ano. A conquista da medalha de ouro no PPQG 2009 é o reflexo de muito empenho e engajamento do aprimoramento constante das práticas de gestão e do alcance de resultados sustentáveis pela empresa”, comenta Sheila Degello, geren-te de Logística da RL.

RL obteve reconhecimento máximo no PPQG 2009!

produtos

Mais um passo rumo à visão de futuro!

Foco RL set 09 v2.indd 5 15/10/2009 16:41:39

6

soluções

Ganhe pontos no LEEDA limpeza sustentável no Brasil ganha cada vez mais im-

portância, e a certificação LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), concedida pelo USGBC (Uni-ted States Green Building Council) para prédios e edifi-cações comprovadamente sustentáveis já está consagrada no país. Seguindo o mesmo conceito, existe também a certificação LEED EB:OM (Existing Buildings: Opera-

tions & Maintenance) para prédios existentes. Nessa mo-dalidade há maior ênfase para os aspectos da manutenção dos edifícios, e na versão 2009 da norma a prática do Gre-en Cleaning tornou-se pré-requisito para a certificação. Veja abaixo como as soluções sustentáveis da RL podem ajudar seu edifício a se diferenciar, conquistando pontos nas categorias do processo de certificação.

Uma solução completa composta por produtos químicos, acessórios e treinamentos, contribui para padronização e documentação de um pro-cedimento de limpeza de fachadas que utilize menos água ou exponha a menores riscos os operadores de limpeza. Para complementar, há a documentação dos resultados alcançados, utilizando as informações do diagnóstico e as ferramentas para gestão do consumo.

+1ponto com as soluções RL

Sites Sustentáveis26 pontos possíveis no LEED EB:OM

261

Informações e suporte para implantação e mo-nitoração do programa de coleta seletiva.Redução do resíduo de papel nos banheiros através da gestão do consumo.Fornecimento de ferramentas, produtos e equi-pamentos de alta performance para ajudá-lo a escolher recursos mais duráveis ao invés de mais baratos e assim reduzir o descarte dos mesmos.

+2,5pontos com as soluções RL

Recursos e Materiais10 pontos possíveis no LEED EB:OM

102,5

Serviço de consultoria para o uso racional da água, focado em redução do consumo. Com ele você pode adquirir um relatório detalhado com o diagnóstico do uso da água na edificação, rela-to das oportunidades de redução com medidas de curto ou médio prazo de implementação, além da avaliação de utilização de água de chu-va. Todas as sugestões incluem o Payback dos investimentos.

+2 pontos com as soluções RL

Eficiência no Consumo de Água14 pontos possíveis no LEED EB:OM

142

Além de treinar os profissionais de limpeza para utilizar os produtos adequadamente, a RL tam-bém criou uma série de materiais de conscien-tização dos usuários, exclusivas para clientes. Esses materiais não se limitam a simples avisos, mas fazem parte de uma campanha de comuni-cação inovadora e completa, que incentiva cada um a mudar de atitude e se tornar um protago-nista ativo do processo.

+ 4 pontos com as soluções RL

Inovação10 pontos possíveis no LEED EB:OM

104

Conquiste pontos importantes adquirindo pro-dutos com certificação ambiental, como a única toalha de papel da América do Sul certificada pelo FSC, os sabonetes com selo IBD, ou a Linha Higindoor Vert com alta biodegradabilidade comprovada. A RL também fornece equipa-mentos e ferramentas eficientes para reduzir a quantidade de partículas suspensas no ar du-rante as atividades da aspiração e manutenção dos pisos. Conta com linhas de produtos quími-cos com baixo teor de VOC (compostos voláteis orgânicos) e sistemas que asseguram a diluição correta para que a emissão desse poluente seja controlada no ambiente. Todos os produtos são acompanhados de treinamentos e procedimen-tos documentados.

Qualidade do Ar no Ambiente Interno15 pontos possíveis no LEED EB:OM

153

+3ponto com as soluções RL

Foco RL set 09 v2.indd 6 15/10/2009 16:41:39

7

artigo

Green Buildings não são um modismo

Ganhe pontos no LEED

A onda de prédios verdes “Green buildings” chegou definitivamente no país. O número de empreendimentos registrados junto ao USGBC que se preparam para obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) cresce exponencialmente, e o movimento da construção sustentável já faz parte da agenda mundial. Felizmente, não há mais como desprezar esse movimento: ou as empresas do mercado se atualizam ou vão ficar obsoletas em um futuro próximo.

Hoje, no Brasil, há mais de 120 empreendimentos registrados buscando a certificação de desempenho ambiental para seus empreendimentos, com uma previsão de ultrapassar 200 empreendimentos no final do ano. E até 2010, a meta mundial é de que 100 mil construções estejam em processo de certifica-ção LEED.

Para receber a certificação, o empreendimento deve atender pré-requisitos e recomendações que avaliam o tipo de terreno, a localização, a infraestrutura local, o uso racional de água, eficiência energética, qualidade do ar interno, reciclagem e diversas outras medidas que garantam eficiência operacional ao usuário e preservação do meio ambiente, antes, durante e após a obra. Todos esses critérios começam a impulsionar e a transformar o mercado da constru-ção civil, tornando-se uma importante ferramenta educacional e de comunica-ção com o consumidor, além de criar parâmetros de qualidade para o mercado.

Consultores, grandes construtoras de imóveis, empreendedores e incorpora-dores tanto comerciais quanto residenciais, fornecedores de materiais, insumos e tecnologias estão aos poucos, desenvolvendo expertise nessa área, em um movimento que ganhou força nos últimos cinco anos e que hoje já começa a criar uma nova demanda no mercado da construção civil no Brasil.

Um empreendimento sustentável pode reduzir em 30% o consumo de ener-gia, 50% o consumo de água, 35% das emissões de CO2 e até 70% o descarte de resíduos. Se os clientes finais também mudarem sua postura e passarem a exigir das construtoras uma posição mais sustentável, certamente, veremos um movimento muito maior do mercado nessa direção.

Marcos Casado

O engenheiro Marcos Casado é o Gerente-Técnico do Green Building Council Brasil (GBCB).

Foco RL set 09 v2.indd 7 15/10/2009 16:41:40

Foco RL é uma publicação da RL higiene, com distribuição dirigida a clientes, fornecedores e parceiroscoordenação Francys Helena Leite • jornalista responsável Madalena Almeida Mtb 20.572 • fotos acervo 113dc / RL

projeto e desenvolvimento 113dc Design+Comunicação www.113dc.com • tiragem 5 mil exemplares

Informativo da RL higiene

Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT.

Mala Direta Postal

3923/01 DR/SPMRL Sistemas de Higiene

CORREIOS

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

CORREIOS

Green BuildingsNesta edição

Remetente: RL higieneRua Major Paladino, 128 - Galpão 1

05307-000 Vila Leopoldina São Paulo-SP

Mudou-se

Desconhecido

Recusado

Endereço insuficiente

Não existe o número indicado

Informação escrita pelo porteiro ou síndico

Falecido

Ausente

Não procurado

Reintegrado ao Serviço Postal em / /

Em / /

Responsável

Para uso dos correios

Foco RL set 09 v2.indd 8 15/10/2009 16:41:40

top related