financiamento audiovisual (part. ii) - minom pinho - julho 2014

Post on 13-Dec-2014

64 Views

Category:

Economy & Finance

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento acelerado do mercado audiovisual, em resposta principalmente às mudanças trazidas pela Lei 12.485/2011, e ao volume de recursos disponíveis para o desenvolvimento do setor. Diante deste cenário otimista de grandes oportunidades, torna-se indispensável uma atenção e preparação cada vez maiores por parte daqueles que trabalham com projetos nesta área. Os mecanismos de financiamento disponíveis mudaram, assim como a própria dinâmica de produção e distribuição audiovisual. Para oferecer suporte aos produtores, distribuidores, agentes e players do mercado, o curso Fontes de Financiamento ao Audiovisual funcionará como um espaço de reflexão e conhecimento, reunindo o olhar de especialistas do mercado audiovisual sobre as ferramentas de negócio, os instrumentos de financiamento público e privado, e as oportunidades de circulação comercial dos filmes e séries.

TRANSCRIPT

!Financiamento AUDIOVISUAL!!!!Minom Pinho!!Caminhos para viabilizar projetos. Inventivo Fiscal à Cultura e diálogo com universo empresarial - patrocínio, marketing cultural e outras ações de comunicação e relacionamento.!

MODELOS DE FINANCIAMENTO

PROJETOS NEGÓCIOSPatrocínio direto Investimento Próprio

Patrocínio Incentivado Investimento-anjoCrowdfunding FINAME - Equipamentos

Mercado BNDES - Empréstimo Solidário e Colaborativo Invest. Colaborativo

Doação e ISP Empréstimo BancárioEditais e Convênios Investidores em geral

Prêmios e outras modal. Incubadoras e outros.

PATROCÍNIO SUSTENTÁVEL !

Patrocínio Sustentável ocorre quando a empresa investe recursos incentivados ou próprios buscando melhorar o futuro das comunidades onde atua. Os projetos patrocinados podem ser culturais, desportivos, sociais, educativos ou ambientais. Precisam ser relevantes nas comunidades e operados em contextos de colaboração entre áreas empresariais, poderes públicos e players socioculturais Os recursos aplicados podem ser financeiros, intelectuais, tecnológicos ou materiais. O investimento torna-se pertinente e estruturante dentro e fora da organização, permitindo que o investidor promova benefícios sociais efetivos, enquanto constrói uma sólida reputação como player socioeconômico.

Patrocínio como estratégia corporativa !

Reputação A pertinência, consistência,

transparência e relevância pública das práticas de patrocínio trazem reconhecimento do compromisso social da empresa.

! Valor A gestão integrada dos

patrocínios promove a percepção e adesão de stakeholders aos valores institucionais. A identidade empresarial passa a ser vivenciada e exercida por seus diversos públicos. ! !

Patrocínio Sustentável como estratégia corporativa !

Know-why-how Gestores de diversas áreas

empresariais desenvolvem maior sensibilidade em relação aos contextos socioculturais onde a organização atua.

! Articulação Proatividade e conhecimento de

causa sobre questões socioculturais ampliam e qualificam o diálogo com governos, lideranças comunitárias, públicos beneficiários e outros players dos territórios da ação empresariais.

Diretrizes implícitas ao modelo de patrocínio cultural planejado !

• CONCEITO E VISIBILIDADE – Integração entre as práticas, políticas e escolhas de patrocínio com o posicionamento da marca, traduzindo um posicionamento claro e o compromisso da empresa com seus stakeholders(parceiros) e sociedade; !

• REPUTAÇÃO – Patrocínio a projetos de alta legitimidade sociocultural. Obtenção de reconhecimento de compromisso social da empresa através da pertinência, consistência, relevância pública e idoneidade dos patrocínios realizados.

Diretrizes implícitas ao modelo de patrocínio cultural !• RACIONALIDADE – Estruturação dos patrocínios visando a

sustentabilidade, viabilidade das ações patrocinadas reguladas por mecanismos que delimitem períodos de seleção e procedimentos transparentes para a sociedade;

!• ESTRATÉGIA – Composição, dentro dos mercado de atuação da

empresa, de cenários alinhados com as estratégias de expansão do negócio;

!• RELACIONAMENTO – Ações planejadas de patrocínio privado ampliam

os potenciais articuladores da empresa junto ao mercado, clientes, funcionários, fornecedores, lideranças comunitárias, poderes públicos dos territórios de atuação da empresa.

Algumas fronteiras do PLANEJAMENTO/GESTÃO/ACOMPANHAMENTO do PATROCINIO CULTURAL: !- alinhamento com valores da marca - alinhamento com políticas e agendas públicas - possibilidade de relacionamento (B2B / governos / públicos de

interesse) - alinhamento com mercado/negócio - praças / públicos / produtos - geração de good-will - sustentabilidade, responsabilidade

socioambiental, etc - convergência com políticas de comunicação da empresa e com

agendas da sociedade - diferenciação, relevância, beneficios sociais, culturais, ambientais

produzidos pelas ações patrocinadas - resultados sociais e ambientais e impactos socioeconomicos tangíveis - inovação e pesquisa

!PATROCÍNIO INCENTIVADO !LEIS DE INCENTIVO FISCAL !

!LEIS DE INCENTIVO À CULTURA PATROCÍNIO INCENTIVADO !FEDERAL Lei Rouanet, Lei do Audiovisual www.cultura.gov.br !ESTADUAL Proac / ICMS !www.cultura.sp.gov.br !!MUNICIPAL Nova Lei !www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/lei_de_incentivo/

FORMULANDO PROPOSTA DE PATROCÍNIO !CONVERGÊNCIA DE SENTIDOS E PLANO DE PARCERIA - Diálogo e Diversidade. Buscando convergencia entre o projeto e o

seus parceiros !MODELO DE PROPOSTA A proposta deverá ser SUNCINTA, ATRAENTE, OBJETIVA E CUSTOMIZADA

às necessidades do patrocinador !COTAS DE PATROCÍNIO e RECIPROCIDADES - Desenhando cotas de patrocinio a partir da realidade de investimento

do seu segmento. - Oferecendo exclusividade em algumas ações e movimentos do

projeto. - Assinaturas: Apresentador, patrocinador exclusivo, múltiplas cotas

(master, co-patrocínio, apoio, apoio institucional, apoio comunitário, apoio logístico) + Co-realização, co-produção, uma iniciativa.

- Ativação, promoção, relacionamento institucional, ações para públicos e praças específicos, ações fechadas, ações de relacionamento.

- Cota de produtos para o patrocinador.

NETLABTV - CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SÉRIES LEI ROUANET - ARTIGO 26 + INVESTIMENTO DIRETO

PRODUÇÃO LONGA METRAGEM - AS MELHORES COISAS DO MUNDO - PROAC ICMS X LEI DO AUDIOVISUAL

CINESOLAR - BRAZUCAH - CIRCUITOS DE EXIBIÇÃO

CINESOLAR - BRAZUCAH - CIRCUITOS DE EXIBIÇÃO

FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS ROUANET E PROAC

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL

BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS:!!Guia do incentivo à cultura - 3ª edição revisada e ampliada Autor: Fábio de Sá Cesnik. Editora Manole, 2012 !Cultura Neoliberal: leis de incentivo como política pública de cultura. Autor: Cristiane Garcia Olivieri. Editora Escrituras, 2004. !Marketing Cultural e Financiamento da Cultura Autor: Ana Carla Fonseca Reis, Editora Thomson, 2003. !Democracia Audiovisual - uma proposta de articulação regional para o desenvolvimento Autor: André Martinez, Editora Escrituras e Instituto Pensarte, 2005. !Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation Autor: Alexander Osterwalder. Editora Altabooks !Coleção “Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira” - Editora Iluminuras, 2010:

Cinema e Políticas de Estado - Vol. I , Cinema e Economia Política Vol. II , Cinema e Mercado - Vol. III

!

OUTROS SITES DE INTERESSE:!

!http://garimpodesolucoes.com.br!

Oferece diversas publicações digitais sobre economia criativa e cidades criativas!

!

OBRIGADA!!

!Minom!

!!contato@casaredonda.com.br!

top related