estudos culturais

Post on 26-Jun-2015

14.630 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

A Teoria da Recepção consiste em analisar a forma como o receptor, telespectador, recebe a mensagem enviada através das mídias (televisão, rádio), como esta mensagem é interpretada pelo receptor, e qual é a influencia que esta interpretação pode causar no indivíduo.

TRANSCRIPT

Estudos Culturais (Cultural Studies)A Escola de Birmingham

Comunicação

Daiane Aparecida BuenoDenise SerranoJanaina Pereira de AbreuLuciana Beatriz Piovezan dos SantosMarina Bortolotti BiudesSolange da Silva Rocha

Contexto: Universidade de Birmingham, 1964Quem: Richard Hoggart e Raymund Williams

Quando: Grã-Bretanha

Hoggart› Publica em 1957 “The uses of literacy”› Descreve modo de vida dos operários:

Trabalho Vida sexual Família Lazer

Williams› Publica em 1971 “Culture and society”

(1780-1950);› Critica dissolução entre cultura e

sociedade.

Stuart Hall e Paddy Whannel› Publicam em 1964 “The Popular Arts”;› Encerram o período relacionado à

educação;› Estudos relacionados á Semiótica.

Estudos Culturais Os Estudos Culturais formam um viés metodológico

interdisciplinar para estudos na área da cultura mas restrito ao universo das sociedades industriais contemporâneas e suas inter-relações de poder.

Na sua agenda temática estão gênero e sexualidade, identidades nacionais, pós-colonialismo, etnia, cultura popular e seus públicos, políticas de identidade, práticas político-estéticas, discurso e textualidade, pós-modernidade, multiculturalismo e globalização, entre outros.

Um traço importante de atuação dos estudos culturais é o compromisso de interagir diretamente com as práticas políticas, sociais e culturais, também objetos de sua abordagem.

Estudos Culturais e Comunicação

“Seria preciso inventar uma nova palavra para designar este novo analfabetismo que a maioria dos produtos da indústria cultural, às vezes não sem sucesso, espalha entre as classes populares hoje totalmente alfabetizadas”.

Hoggart

› pensar o processo comunicacional enquanto resultado de uma negociação, junto à instância receptora, na qual se constrói o sentido

Teoria da Recepção

Segundo Hall, na relação entre o receptor com a mensagem midiática indivíduo pode se posicionar de três formas distintas: posição “dominante” ou “preferencial”, “negociada” e de “oposição”.

Teoria da Recepção

A Teoria da Recepção consiste em analisar a forma como o receptor, telespectador, recebe a mensagem enviada através das mídias (televisão, rádio), como esta mensagem é interpretada pelo receptor, e qual é a influencia que está interpretação pode causar no indivíduo. Analisando estes aspectos, é possível identificar e direcionar um determinado tipo de mensagem, conteúdo para uma população e assim, estabelecer, por exemplo, o tipo de filme, tema de novela, estilo musical, que é apreciado por uma população.

Aplicações dos estudos culturais Se aplicam inicialmente à:

› Literatura Inglesa, Sociologia e História Preocupando-se com:

› as formas culturais populares, textos e textualidades;

› o exame da reprodução estrutural;› a história popular, seu reconhecimento oral,

e a memória popular. Inicialmente os estudos dessa escola levam

em consideração, para caracterizar o tipo de recepção por parte do receptor, apenas questões de classe.

Pesquisas na América Latina Na América Latina, nas últimas décadas, surgem pesquisadores que se puseram a investigar a aplicação do Estudos Culturais no contexto social do continente.

São estudos nos âmbitos de comunicação e recepção de onde surgem teorias voltadas à realidade latino-americana, onde são consideradas o contexto de colonização exploratória, globalização, industrialização tardia e modernização acelerada.

Destaca-se: Jesus Martín-Barbero, tem trabalhado os

estudos de ciências sociais e a investigação em comunicação na América Latina.

Guillermo Orozco Gomez, centrou sua linha de pensamento nos estudos da recepção e na alfabetização audiovisual.

Néstor García Canclini, trabalha nos temas comunicação, cultura e sociologia, com foco na pós-modernidade e cultura a partir do ponto de vista latino-americano.

Considerações Finais

A cultura, para os Estudos Culturais, manifesta-se de maneira diferente em qualquer formação social ou época e diferente do que ocorria em momentos anteriores à sua aparição, presta atenção a formas de expressão cultural não tradicionais, como o cotidiano, por exemplo, legitimando a cultura popular de forma crítica e interventora.

REFERÊNCIAS ECOSTEGUY, A. C. D. Uma introdução aos Estudos Culturais. Revista FAMECOS, Porto Alegre,

n.9, dez, 1998 

ENTREVISTAS: GUILLERMO OROZCO GÓMEZ. In: Red Iberoamericana de comunicación digital. [s. l.], 2010. Disponível em: < http://www.icod.ubi.pt/pt/pt_mediateca_gomez.html > Acesso em: 2 dez. 2010.

  GUILLERMO OROZCO GÓMEZ. In: Infoamérica, Revista Iberoamericana de Comunicación. [s.

l.], 2010. Disponível em: <http://www.infoamerica.org/teoria/orozco1.htm>. Acesso em: 4 dez. 2010 

JESÚS MARTÍN-BARBERO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jes%C3%BAs_Mart%C3%ADn-Barbero&oldid=14767144>. Acesso em: 3 dez. 2010.

  NÉSTOR GARCÍA CANCLINI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia

Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=N%C3%A9stor_Garc%C3%ADa_Canclini&oldid=20164132>. Acesso em: 3 dez. 2010.

  OROZCO GOMEZ, G. Hacia una cultura de participación televisiva de las audiências: ideas

para su fortalecimiento. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 7, n. 19, p. 13-31, jul/2010. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/282> Acesso em: 4 dez. 2010.

  WHITE, R. A. Recepção: a abordagem dos Estudos Culturais. Comunicação & Educação, São

Paulo, v.12 n. 57, maio/ago. 1998.

top related