[e-book] planejamento e orçamento para ead

Post on 29-Jan-2018

108 Views

Category:

Business

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Como fazer um planejamento e

orçamento para EAD?

Sumário

1- Como fazer o planejamento de um EAD

2- Planejamento estratégico - o 1º passo

3- Como criar um planejamento ideal

4- Planejamento em mãos, e agora?

5- Planejamento orçamentário - hora de colocar a mão na calculadora

6- O que é Orçamento Empresarial?

7- Planejamento Orçamentário aliado ao Planejamento Estratégico

8-Avaliando o Investimento - como saber se vale a pena?

9- Projeção de Fluxo de Caixa

10- Indicadores para análise de projetos de investimentos

11- Precificação

12- E agora, como controlar tudo isso?

1.Como fazer o

planejamento de um EAD

Como fazer o planejamento de um EAD

O estágio de planejamento de um EAD é, sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes para o sucesso do seu negócio ou projeto de cursos online. É a partir dele que os cursos serão otimizados de maneira estratégica a partir do perfil de alunos que você espera atingir.

Um dos grandes erros que pessoas dos mais variados segmentos cometem na hora de pensar sobre como criar um negócio EAD diz respeito a não dar a devida atenção à essa etapa de planejamento do negócio como um todo.

E isso pode acarretar um grande problema no futuro! Como você espera ter sucesso em um negócio se você não se organiza e conhece a fundo o mercado que você deseja atuar? Como se destacar se você não se informa sobre os seus concorrentes e nem sobre os seus alunos em potencial? Como ter lucro se você não consegue nem organizar suas receitas e despesas?

Como fazer o planejamento de um EAD

Nesse contexto, uma coisa é certa: é muito difícil você criar um negócio EAD de sucesso se você não se planejar para isso.

Muito além disso, você precisa ter um plano bem estabelecido sobre quais os próximos passos você dará logo após criar um curso online e fazer a abertura do mesmo, e essa etapa se faz fundamental nesse sentido.

Para aprimorar esse estágio, é interessante fazer um estudo de temas, análise do mercado e de concorrentes, avaliação sobre os alunos em potencial, definição do melhor formato de conteúdo e da precificação a partir do modelo de negócios, definir a melhor plataforma e-learning, que de fato atenda todas as suas necessidades, do seu curso e, principalmente, dos seus alunos, entre outros.

Para ajudar você, separamos alguns pontos muito importantes que você deve se atentar para não errar nesta etapa inicial e não ter problemas futuros oriundos de um planejamento mal desenvolvido.

Como em qualquer negócio, é fundamental que você na condição de empreendedor ou responsável por um projeto EAD tenha uma boa noção do mercado que irá penetrar, bem como dos concorrentes que irão disputar com você a atenção do seu aluno em potencial.

Sendo assim, antes de penetrar no universo do EAD, pesquise bem o mercado e pense no segmento que você irá escolher para focar em seu negócio. Isso é muito importante para o seu futuro e o sucesso poderá depender diretamente dessa sua escolha.

Para te ajudar, você pode fazer vários tipos de questionamentos para si próprio sobre alguns assuntos como, por exemplo, qual o mercado mais explorado, se existem oportunidades ainda não trabalhadas, qual diferencial você pode ter?

Análise de Mercado e Concorrência

Neste link, você poderá ter acesso a um material sobre o futuro promissor do mercado de EAD no Brasil.

Além disso, você deve conhecer de forma profunda todos os seus concorrentes, o que eles estão fazendo, quais seus produtos ou serviços, como eles se relacionam com seus alunos, qual a forma de precificação, como eles divulgam seus cursos, entre outras informações.

Antes de partir para a prática, tente extrair tudo o que dá certo nos concorrentes e tente fazer melhor no seu negócio que você terá um excelente resultado no futuro. Mas claro, esse processo não é um simples “copia e cola”, mas sim um processo estratégico em busca de um diferencial de mercado com o intuito de se destacar no mesmo.

Análise de Mercado e Concorrência

Se fazer a análise de mercado e concorrentes é importante, conhecer o seu aluno em potencial pode ser ainda mais na hora de iniciar um EAD.

Aqui, é legal que você se coloque no lugar do seu aluno e se questione a respeito do que você espera com o seu próprio curso, o que você gostaria de ver, o que você não gostaria de ver, entre outras informações relevantes.

Nesta etapa você precisa ser bastante crítico e buscar a fundo de fato os problemas e anseios do seu público em potencial para usar isso a seu favor no momento em que você for iniciar o seu projeto.

Análise de Público-Alvo

Depois de conhecer como seus concorrentes atuam, como o mercado está funcionando e o perfil comportamental dos seus alunos em potencial, você precisa definir também de forma bastante clara e objetiva seus principais objetivos e metas do negócio.

A definição dos seus objetivos é um exemplo bastante claro que você precisa assimilar para saber se sua estratégia é ou não é eficaz.

A definição de objetivos e metas no momento do planejamento EAD se mostra fundamental para você avaliar de forma simples os resultados que o seu negócio irá proporcionar. Isso deve ser alinhado e definido antes de você criar seus cursos online.

Definição de Objetivos e Metas

Aonde você pretende chegar? Qual resultado você almeja daqui um ano? Quantos alunos você pretende ter em 6 meses? E em um ano? Quanto de lucro você pretende ter com o seu negócio?

As possibilidades de definição de objetivos podem ser enormes, mas defini-los fará com que você de fato tenha um norte para seguir acerca do seu negócio como um todo.

Para cada objetivo, é interessante criar metas menores que facilitem o seu controle e que ajudam a organizar os seus esforços em busca do alcance de determinado objetivo. Isso é considerado fundamental para que você tenha resultados práticos e eficientes no processo de como criar um curso online.

Definição de Objetivos e Metas

A etapa de planejamento da produção de conteúdo para cursos EAD é considerada um dos grandes desafios que as pessoas encontram após decidirem iniciar seus trabalhos com o ensino online. Isso porque a falta de informação acaba por afetar e muito as pessoas.

Nesse sentido, além de fazer um planejamento bem estruturado e eficiente com análises sobre o mercado, concorrência e público-alvo, além de definir objetivos e metas para o projeto como um todo, é importante que você conheça também como, de fato, fazer a produção de conteúdo para cursos online de forma que o mesmo se torne relevante para o seu aluno.

Dessa forma, é necessário ter noção de alguns dos principais problemas encontrados, tais como: quais as melhores práticas de gravação de videoaulas, quais os melhores programas para fazer a edição dos vídeos, bem como algumas dicas simples para fazer com que as suas videoaulas se tornem um sucesso.

Planejamento de Produção de Conteúdo EAD

Gravar videoaulas de qualidade é fundamental para que você consiga motivar e engajar alunos da melhor forma possível, além de fazer com que os mesmos absorvam cada vez melhor o conteúdo e o conhecimento que você deseja transmitir.

Neste link, você tem acesso a um ebook sobre como produzir conteúdos de sucesso para cursos online, desde dicas de planejamento até informações sobre como gravar videoaulas e programas para editar os vídeos. Pode te ajudar bastante!

A tecnologia na educação vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e o conceito de design instrucional está cada vez mais em foco nesse sentido. Logo, é importante que você, tenha noção disso na hora de fazer a produção dos seus cursos EAD para oferecer a melhor experiência possível para o seu aluno.

Planejamento de Produção de Conteúdo EAD

2.Planejamento

Estratégico:O 1º passo

‘’Você analisou o mercado e o público-alvo, definiu objetivos e metas, e planejou o conteúdo do seu EAD. Agora chegou a hora de traduzir tudo isso para números. Mas, por quê?

O planejamento estratégico, quando bem feito, define metas e objetivos com exatidão para serem posteriormente trabalhadas com o orçamento empresarial. Sabemos que para um negócio em EAD se manter - e crescer - é preciso ter um olho na qualidade dos cursos a serem realizados e o outro, nos números do demonstrativo de fluxo de caixa.

Mais adiante falaremos sobre isso. O que importa agora é entender que um planejamento estratégico não trabalha para a abertura do negócio, apenas. Ele traça um horizonte que vai alguns meses adiante. Indo um pouco mais além, o planejamento estratégico capacita o gestor a realizar um trabalho que vá ao encontro dos objetivos estabelecidos.

Planejamento Estratégico: o 1º passo

‘’No planejamento estratégico é preciso definir metas e, claro, um plano de como chegar a essas metas. Pense nele como uma bússola ou mapa que guiará seu negócio. É a partir dele que toda sua empresa vai girar, pois o trabalho de todos será caminhar rumo ao que foi planejado.

Você quer implantar um EAD para qualificar mais seus funcionários? Abrir uma nova área na empresa para atender a uma demanda promissora financeiramente? Capacitar clientes para que possam adquirir novos produtos? Iniciar cursos online para atrair mais alunos? Criar uma empresa de ensino? Seja qual for o motivo, é no planejamento estratégico que você estabelecerá o ponto de partida e o ponto de chegada.

Planejamento Estratégico: o 1º passo

3.Como criar um Planejamento

Estratégico ideal?

Como criar um Planejamento Estratégico ideal?

Separamos alguns passos para auxiliá-lo a entender como funciona a elaboração de um planejamento estratégico:

Definição de missão, visão e valores:

Em primeiro lugar, é preciso ter definido claramente a missão, os valores e a visão da empresa. Você já ouviu falar disso inúmeras vezes, mas pela ótica empresarial esse conceito tem uma importância muito grande. Para reforçar:

❖ Missão: é o cerne do negócio. Por que sua empresa existe?

❖ Visão: onde sua empresa quer chegar?

❖ Valores: quais princípios guiam sua empresa?

Para ajudá-lo a criar e adaptar os valores, missão e visão de sua empresa, sugerimos que dê uma olhada neste artigo.

Como criar um Planejamento Estratégico ideal?

Definição dos objetivos estratégicos:

O planejamento precisa contar com objetivos estratégicos, que são as metas globais da organização. Estes objetivos devem estar relacionados com a missão da empresa. Portanto, cada objetivo traçado tem que andar na direção da missão estabelecida.

Exemplo: Aumentar a satisfação do alunos em 20%.

Como criar um Planejamento Estratégico ideal?

Definição dos objetivos táticos:

Os objetivos táticos são departamentais, ou seja, abrangem cada área da empresa. Por exemplo: finanças, marketing, recursos humanos, etc.

Uma dica para criar os objetivos é começar a definição com um verbo e quantificá-los. Para saber mais sobre isso, recomendamos este artigo que explica como criar metas SMART para sua empresa.

Exemplo: Garantir que 100% dos cursos tenham conteúdos complementares novos toda semana.

Como criar um Planejamento Estratégico ideal?

Definição dos objetivos operacionais (planos de ação):

Os objetivos operacionais são os objetivos específicos traçados para executar os objetivos táticos. Em outras palavras, são subdivisões dos objetivos táticos, em forma de planos de ações para chegar onde você planejou.

Exemplo: Implantar um sistema que controle a publicação de conteúdos complementares por curso.

4.Planejamento em

mãos, e agora?

Planejamento em mãos, e agora?

Então, vamos lá: Sua empresa definiu onde e quando chegar (Visão), criou Objetivos Estratégicos que foram desdobrados em Objetivos Táticos, e, por fim, desenvolveu um Plano de Ação para alcançar os Objetivos Operacionais. Agora, chegou a hora de traduzir tudo isso em números e pensar em:

❖ Quanto sua empresa quer faturar?

❖ Quais limites de despesas e custos

precisa respeitar?

❖ Quais investimentos precisa realizar?

❖ Como acompanhar os números ao

longo do ano?

5.Planejamento orçamentário:

Hora de colocar a mão na calculadora

Planejamento orçamentário: hora de colocar a mão na calculadora

Imagine um filme começando pelo final. É isso que faz o Planejamento Orçamentário: ele antecipa o futuro trazendo-o para o presente. Ficou difícil entender? Vamos lá:

A área de contabilidade registra as entradas e saídas financeiras. Já o Planejamento Orçamentário desenvolve um plano para as receitas, os custos, as despesas e os investimentos. Trocando em miúdos, ele prepara a empresa para o que está por vir.

Além disso, ele atua como ferramenta de ligação entre questões operacionais e financeiras, servindo até mesmo para melhorar a utilização dos recursos. Como o Planejamento Orçamentário faz uma previsão, é extremamente útil na hora das tomadas de decisões.

Planejamento orçamentário: hora de colocar a mão na calculadora

A importância do Planejamento Orçamentário não para por aí! Graças ao Controle Orçamentário os proprietários ou administradores do negócio conseguem avaliar com autoridade se a realidade financeira está de acordo com aquilo que esperam (e foi planejado!).

Quer iniciar um negócio em EAD? Então comece a pensar nos gastos que você terá mensalmente e coloque tudo no papel. Trazendo para o presente os gastos do futuro, você estará muito mais preparado para manter sua empresa respirando financeiramente bem. É isso que você quer, e é isso que desejamos para seu negócio.

No webinar Orçamento Empresarial na Prática abordamos com mais detalhes como funciona isso no dia a dia. Mas antes, vamos entender melhor o conceito:

6.O que é Orçamento

Empresarial?

O que é Orçamento Empresarial?

O conceito é simples: orçamento empresarial é a previsão de receitas e despesas em um determinado tempo. Este tempo geralmente vai de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação. Apenas como curiosidade, em alguns casos, como em empresas de concessão, o orçamento é estimado para até mais de uma década!

Com o orçamento empresarial você terá todas as informações necessárias para conseguir prever quanto irá receber e quanto gastará num período de tempo. E assim, a gestão do seu negócio fica mais transparente e o caixa, no verde.

A seguir, elencamos alguns dos orçamentos específicos que são englobados pelos orçamento empresarial:

O que é Orçamento Empresarial?

❖ Orçamento de vendas;❖ Orçamento de deduções de vendas;❖ Orçamento de custos da produção;❖ Orçamento de matérias-primas;❖ Orçamento de gastos fixos ou administrativos;❖ Orçamento de RH;❖ Orçamento de investimentos.

O que é Orçamento Empresarial?

Para você se aprofundar mais sobre o tema, sugerimos o artigo Orçamento Empresarial – Um mapa para os resultados de sua empresa.

Consegue entender como o planejamento orçamentário é uma mão na roda para não deixá-lo cair em armadilhas? Chegou a hora de compreender sua relação com o planejamento estratégico Mas antes, que tal fazer uma pausa? Como nossa missão com este e-book é contribuir para um negócio de sucesso, queremos deixar claro alguns conceitos que você viu e verá aqui.

❖ Fluxo de Caixa❖ Receitas❖ Despesas❖ Custos

Fluxo de caixa:

Mais adiante comentaremos sobre a importância da projeção do fluxo de caixa na realização de um investimento. Para que você consiga compreender o tema, grave isso: não importa o setor de atuação da empresa, nem seu tamanho. O fluxo de caixa é uma daquelas ferramentas gerenciais indispensáveis.

É ele que mostra o saldo final (que esperamos estar sempre positivo) através das movimentações financeiras. Para isso, no fluxo de caixa estão identificadas todas as entradas e saídas de dinheiro.

Receita:

Todos os recursos financeiros provenientes da venda de um produto ou da prestação de um serviço são chamados de receita. Aqui entram também rendimentos de uma aplicação financeira, valor ganho com aluguéis, etc.

Portanto, tudo que entrou na sua empresa em um dia, mês ou ano, é chamado de receita.

Despesas:

Os gastos da empresa para manter a estrutura funcionando são chamados de despesas.

Nas despesas não são contabilizados aqueles gastos que contribuem para a produção/geração de produtos a serem comercializados.

Custos:

Ao contrários das despesas, são classificados como custos os gastos relacionados com a produção de produtos, como mão de obra, matéria-prima, de fabricação/produção, energia elétrica, etc.

7.Planejamento Orçamentário

aliado ao Planejamento

Estratégico

Planejamento Orçamentário aliado ao Planejamento Estratégico

Em um barco, todos precisam remar para uma mesma direção caso desejem sair do lugar. O mesmo acontece com qualquer empresa. Mas, como vimos no Planejamento Estratégico, não basta remar para qualquer lugar. É preciso que cada remada tenha um ponto certo de chegada, que aqui tratamos de missão, visão, valores, metas e objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

Para que isso ocorra, não se pode pensar somente nas operações diárias e no faturamento mensal. Muito mais do que isso, não se pode agir sem pensar na estratégia da empresa (não adianta remar para qualquer lugar, lembra?).

Quando falamos em planejamento orçamentário muitos pensam que é coisa de peixe grande, e é aí que vem o erro. Muitas pequenas e médias empresas, por pensarem que isso não faz parte da realidade delas, acabam parando no tempo ou, o que é pior, quebrando.

Planejamento Orçamentário aliado ao Planejamento Estratégico

Essa falta de visão a médio e longo prazo - ou melhor, a falta de planejamento orçamentário - faz com que diversas empresas fiquem vulneráveis às mudanças do ambiente e não consigam colocar em prática o Planejamento Estratégico. Aqui, é simples entender: sem um mapa, que é o planejamento estratégico, o barco chegará no lugar errado.

Por isso, não adianta criar ou manter um negócio em EAD sem planejar o orçamento mensal e anual que atenda ao planejamento estratégico. Lembre-se: a estratégia dá a direção e o orçamento representa as ferramentas disponíveis para atingir o objetivo. Um precisa do outro, ou melhor: sua empresa precisa de ambos.

Para saber um pouco mais sobre como um complementa o outro, sugerimos a leitura do artigo Orçamento Empresarial aliado ao Planejamento Estratégico: duas ferramentas essenciais.

8.Avaliando o

investimento:Como saber se vale a pena?

‘’Você entendeu a importância do Planejamento Estratégico e do Planejamento Orçamentário. Agora, vamos falar do que interessa: você vai ganhar quanto (qual será o ROI)? Em quanto tempo o investimento vai se pagar (qual será o Payback)?

Vamos pensar em algumas hipóteses: você tem a ideia de implantar o EAD na sua empresa. Ou quer abrir um negócio em EAD. Quem sabe ainda você esteja pensando numa melhoria para seu curso em EAD, como uma plataforma melhor? Em qualquer um dos casos estamos falando em investimento que precisará ser feito.

No português bem claro: falamos da quantidade de dinheiro que sairá do caixa. Quando o assunto é esse só existe uma verdade: ninguém quer ver o dinheiro indo embora sem saber se terá retorno.

Avaliando o investimento:

‘’Portanto, falando da teoria, investimento é qualquer desembolso feito no presente com o objetivo de retornos financeiros e/ou benefícios futuros.

Partindo da premissa de que um investimento financeiro está totalmente ligado com a análise financeira, não tem como investir sem ter certeza de que o fluxo de caixa dará conta do recado. Aqui, a regra é clara: para pensar em Retorno de Investimento em um curso de EAD, por exemplo, o que for sair da empresa tem que estar programado com o que for entrar.

E para você anotar mais um conceito no seu caderno: a relação das estimativas de entradas e saídas chamamos de Projeção de Fluxo de Caixa (anteriormente falamos sobre o significado de fluxo de caixa, lembra?).

Avaliando o investimento:

9.Projeção de

Fluxo de Caixa

Projeção de Fluxo de Caixa

Como o nome explica, o objetivo é fazer uma previsão de quanto sua empresa gastará no futuro. Esta análise pode ser feita através de um histórico de entradas e saídas financeiras da empresa, do andamento do mercado ou sazonalidade.

Se você está iniciando ou quer colocar em prática um novo projeto em EAD este item é extremamente importante para garantir que o negócio seja saudável. Dê uma olhada nas duas dicas importantes sobre a projeção do fluxo de caixa:

Quais serão os valores que entrarão em seu caixa? Como exemplo, aqui é a hora de colocar os valores que você receberá dos parcelamentos ou da mensalidade do seu EAD.

Estes lançamentos são futuros, mas é importante você ter registrado tudo que entrará para ver se baterá com o que sairá do seu caixa.

#01 - Crie categorias para os lançamentos de receitas futuras

Você já sabe dos custos fixos que terá nos próximos meses. Esta projeção do que sairá do caixa entra neste item. Com a informação das receitas futuras do item anterior, você terá uma boa noção da relação entre despesas - receitas.

Munido desses dados, com certeza você estará apto a avaliar se precisa mudar a estratégia, fazer novos investimentos, enxugar gastos, etc. Além disso, você também pode avaliar se o planejamento orçamentário está indo ao encontro do planejamento estratégico. Muitas vezes, durante o percurso empresarial é preciso traçar novas rotas. O que é totalmente normal. O importante é conseguir tomar decisões antes de alguma bomba estourar. Assim, grandes estragos podem ser evitados.

Para melhor entendimento a respeito de projeções do fluxo de caixa, sugerimos o artigo Projeção de Fluxo de Caixa – O que é, como fazer e dicas práticas.

#02 - Crie categorias para os lançamentos de despesas futuras

10.Indicadores para

análise de projetos de

investimentos

Indicadores para análise de projetos de investimentos

Ok, supomos que você queira implementar um curso em EAD. Que tal ter uma ideia sobre em quanto tempo o investimento vai se pagar?

Se o fluxo de caixa sinaliza bandeira verde para dar continuidade no investimento, temos alguns indicadores que auxiliarão na tomada de decisão sobre levar ou não a ideia adiante:

Indicadores associados à rentabilidade do projeto:

❖ VPL (Valor Presente Líquido) ❖ VPLa (Valor Presente Líquido Anualizado)❖ IBC (Índice Benefício / Custo)❖ ROI (Retorno sobre o Investimento)

Indicadores para análise de projetos de investimentos

Indicadores associados aos riscos do projeto, além do Payback:

❖ Payback (ou tempo de retorno do investimento)❖ TIR (Taxa Interna de Retorno)❖ Ponto de Fisher

E antes que você se desespere com tantas siglas, em nosso e-book Indicadores para Análise de Projetos de Investimentos tem todas as informações que você precisa para entender este assunto!

11.Precificação

Precificação

Quem está iniciando um novo negócio ou vai lançar um novo serviço, ou produto, acaba sempre esbarrando na questão: quanto cobrar? Afinal, a formação do preço de venda de um produto tem um impacto gigantesco na receita.

Sabe aquela história do “Quer pagar quanto”? Infelizmente - ou felizmente, dependendo do ponto de vista - na vida real as coisas não funcionam assim. Tampouco podemos estabelecer preços na base do chute. Concorda?

O curso de EAD que você quer implementar é uma ótima ideia e, justamente por isso, resolvemos te dar uma mãozinha para ajudá-lo a estipular o valor que será oferecido ao seu cliente.

Separamos três formas de precificação:

Formas de precificação:

ConcorrênciaCusto Demanda

1- Precificação baseada em custo

Nesta forma, é preciso avaliar o custo total de um produto/serviço. Em seguida, basta aplicar um percentual.

Por exemplo, se um serviço tem um custo total de R$ 180 e o percentual estipulado por você for de 50%, o preço final será de R$ 270,00.

2- Precificação baseada na concorrência

Aqui quem dita a regra são as condições competitivas do mercado. O segredo, como o nome sugere, está em observar o preço praticado por empresas do mesmo setor.

A precificação baseada na concorrência é particularmente útil quando é difícil medir os custos para produção/realização de um serviço/produto.

3- Precificação baseada na demanda

Nesta estratégia, conhecer o perfil do cliente e sua necessidade é de extrema importância. Isso porque na precificação por demanda o preço é definido de acordo com o valor percebido pelo cliente.

No início deste e-book falamos da importância de definir um público-alvo. Além disso, também enfatizamos o quão importante é o planejamento de produção de conteúdo EAD. Esses dois itens são ainda mais relevantes caso você opte por este tipo de precificação, afinal, é através da qualidade do que você oferecer que o cliente perceberá o valor embutido no seu produto.

3- Precificação baseada na demanda

Seja qual for o método que você utilize, não esqueça de que a precificação impactará no orçamento, que tem impacto no planejamento estratégico.

Então, analise com calma e atenção. Estude o mercado, analise a concorrência, olhe para seu planejamento estratégico e crie uma estratégia de precificação aderente ao seu negócio.

12.E agora, como controlar tudo

isso?

E agora, como controlar tudo isso?

Achou que iríamos te deixar com um lápis e um caderno na mão? Calma, pensamos em tudo!

Falamos tanto sobre a importância de manter um olho na qualidade do seu negócio e outro nas finanças, certo? Com o monitoramento da gestão financeira da sua empresa você conseguirá analisar seu desempenho, criar planos de ação para corrigir possíveis desvios e tomar decisões na hora certa.

Pensando nisso, criamos e disponibilizamos gratuitamente uma planilha para controlar o Modelo de Demonstrativo de Gastos, Custos e Despesas. Além dela, neste link temos outras que podem auxiliar sua empresa a ter muito sucesso na jornada.

Sabemos também que gestão financeira e orçamentária pode ser um assunto um pouco cabeludo. Por isso, deixamos aqui o convite para acessar, também gratuitamente, um curso desenvolvido pensando em você, que quer reduzir os riscos e incertezas do seu negócio.

O Edools é uma plataforma de ensino a distância 100% brasileira, criada por pessoas que trabalham com cursos online e estavam cansados da falta de boas soluções no mercado.

Acreditamos que uma usabilidade simples para professor e aluno é parte fundamental de uma boa experiência com EAD e que tecnologia nunca deve ser uma dor de cabeça para quem produz conteúdo.

Por isso, o Edools é a solução completa para publicar, vender e gerenciar cursos online ou treinamentos corporativos.

Teste o Edools grátis!

O Treasy é a solução completa de Planejamento e Controladoria, onde sua empresa pode aplicar de forma fácil e rápida todos os conceitos e metodologias deste guia.

Confira alguns dos recursos chave:

❖ Orçamento Empresarial Descentralizado❖ Simulações, Projeções e Cenários❖ Acompanhamento Planejado x Realizado❖ Relatórios e Análises Gerenciais❖ Gráficos e Indicadores de Desempenho❖ Integração com seu ERP e contabilidade

Além do software especializado, podemos auxiliar também com a adoção da Metodologia Orçamentária e melhores práticas de gestão que estão gerando melhoria contínua dos resultados de nossos clientes em todo o Brasil. 82

contato@treasy.com.br +55 (47) 3431-7322 Converse com um especialista!

top related