didÁtica. você já deve ter escutado algumas destas expressões: “aquele professor sabe muito,...

Post on 07-Apr-2016

219 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DIDÁTICA

Você já deve ter escutado algumas destas expressões: “Aquele professor sabe muito, tem conteúdo, mas não tem didática ...”

O que é didática?A didática é a disciplina que propicia o estudo

crítico – através da problematização - dos elementos presentes na prática pedagógica (professor, aluno, conhecimentos, objetivos, metodologia, recursos), em interação com a

sociedade (LIBÂNEO, 1994).

Didática é:

Uma disciplina técnica e que tem como objetivo especifico a técnica de ensino. A didática, portando, estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: “A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem” (Piletti, 43.)

Didática é:

Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. A dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não a passividade, mas sim a relação dialética entre professor-aluno-professor e ensino-aprendizagem-ensino. (Regina Célia. 13).

A didática busca a superação da dicotomia entre a teoria e a prática de ensino;

Ocupa-se: o que, como, porquê e para que no processo

pedagógico.

Os elementos estudados pela didática são: professor, o aluno, a disciplina, o contexto escolar, o

objetivo e finalidade do processo educativo, e as estratégias e métodos de ensino.

A didática é uma disciplina de integração interdisciplinar

Instrução e Ensino Processo ensino e aprendizagemA instrução diz respeito à formação e ao

desenvolvimento intelectual, à capacidade de aquisição de conhecimentos formalizados.

Já o ensino consiste no planejamento das ações, direção, métodos, avaliação das atividades didáticas.

O processo de ensino e aprendizagem, por sua vez, diz respeito ao desenvolvimento integral do ser humano,

considerando-se as dimensões físicas, morais, intelectuais, estéticas do educando, de forma a

possibilitar o conhecimento e a compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo que o cerca.

• Evolução Histórica da Didática

• Antiguidade até o inicio do século XIX predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente MEMORIZAR.

• Concepção de que o ser humano era semelhante a um pedaço de cera ou argila úmida que podia ser modelado à vontade.

• No século XVII, por exemplo o pensamento humano era como se fosse uma tábua rasa, lisa, um papel em branco sem nada escrito, onde tudo podia ser impresso.

• A metodologia utilizada era repetição de exercícios graduados, sempre mais difíceis, onde o discípulo passava a executar atos mais complexos, que aos poucos ia se tornando hábitos.

• Para que os alunos pudessem repeti-los corretamente, o professor utilizava de perguntas e respostas. Era o método catequético, que significa “fazer eco”.

• Sócrates

• Para Sócrates, o saber não é algo que alguém (o mestre) transmite à pessoa que aprende (discípulo).

• O saber, o conhecimento, é uma descoberta que a própria pessoa realiza. Conhecer é uma ato que se dá no interior do individuo. A função do mestre é apenas ajudar o discípulo a descobrir, por si mesmo, a verdade.

• O método socrático: ironia

• Ironia: Refutação e maiêutica

• Sócrates

• Refutação • Na refutação, Sócrates levantava objeções às opiniões que o discípulo tinha

sobre algum assunto e que julgava ser a verdade. De objeção em objeção, o aluno ia tentando responder às duvidas levantadas por Sócrates até que, se contradizendo, cada vez mais, admitia sua ignorância. Essa etapa do método tinha como objetivo liberar o espirito das opiniões, pois segundo Sócrates a consciência da própria ignorância é o primeiro passo para a busca da verdade.

• Maiêutica.• Do conhecido ao desconhecido, Sócrates fazia o discípulo uma série de

perguntas que o leva a refletir, a descobrir e a formular as próprias respostas.• Sócrates comparava esse trabalho ao de sua mãe que era parteira, pois, da

mesma forma que ela ajudava as mulheres a dar à luz seus filhos, ele ajudava seus discípulos a dar à luz as ideias. Daí o nome que atribui a seu método.

Século XVII: surgimento da DidáticaO termo “Didática” aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes. (LIBÂNEO, 1994, p. 58)

A didática , como estudo que investiga as relações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no Século XVII, quando Juan Amós Comenius (1592 – 1670), um pastor protestante , escreve a primeira obra clássica sobre Didática, a Didática Magna. Mais conhecido por Comenius, ele é reconhecido como o pai da Didática Moderna.

Influenciado pelas ideias da Reforma Protestante, Comenius escreveu o livro denominado Didática Magna, que defendia esta disciplina como "arte de ensinar tudo a todos".

A didática de Comenius se assentava nos seguintes princípios:

1.A finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus, pois é uma força poderosa de regeneração da vida humana. Todos os homens merecem a sabedoria porque todos, ao realizarem sua própria natureza, realizam os desígnios de Deus. Portanto, a educação é um direito natural de todos.

2.Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com as características de idade e capacidade para o conhecimento. Consequentemente, a tarefa principal da Didática é estudar essas características e os métodos de ensino correspondentes, de acordo com a ordem natural das coisas.

3. A assimilação dos conhecimentos não se dá instantaneamente, como se o aluno registrasse de forma mecânica na sua mente a informação do professor, como o reflexo num espelho. No ensino, ao invés disso, tem um papel decisivo a percepção sensorial das coisas. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os órgãos dos sentidos.

 4. O método intuitivo consiste, assim, da observação direta, pelos órgãos dos sentidos, das coisas, para o registro das impressões na mente do aluno. Primeiramente as coisas, depois as palavras. O planejamento de ensino deve obedecer o curso da natureza infantil; por isso as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez. Não se deve ensinar nada que a criança não possa compreender. Portanto, deve-se partir do conhecido para o desconhecido. 

Século XVIII: novas concepções de Didática

Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778) foi pioneiro no enfoque do tema infância na educação.

A educação não deveria apenas instruir, mas permitir que a natureza desabrochasse na criança; não deveria reprimir ou modelar” (GADOTTI, 1993, p. 88).É considerado o precursor dos ideais da Escola Nova,Johann Heinrich Pestalozzi : Acreditava que a educação perfeita decorria do desenvolvimento harmonioso dos aspectos morais, intelectuais e práticos inerentes ao aluno.

Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841) é considerado um dos pioneiros da pedagogia científica.

apresentou quatro passos formais indispensáveis ao processo de ensino, são eles:Clareza,

Associação,ordenação, sistematização, Aplicação ou método.

Por outro lado, Herbart defendeu o processo de ensino como reprodução do conhecimento transmitido pelo

professor. Além desses aspectos, para o teórico, a educação também apresentava característica mecanicista e

associativa, desprezando-se nela a capacidade crítica e criativa do educando.

A ESCOLA NOVAFoi baseado nas idéias de Rousseau e visava à auto-formação e à atividade espontânea da criança. Surgiu em meio às transformação sociais, políticas e econômicas da época, dentre as quais, ideais liberalistas, a ascensão do capitalismo, a valorização do conhecimento científico, a industrialização e a urbanização.O que se evidenciou foi a efervescência de pensamentos criativos, críticos, e revolucionários. Apresentaram-se, naquele momento, novas idéias com tonalidade crítica, contestadora, revolucionária.

Nos Estados Unidos, o principal representante dos ideais da Escola Nova foi John Dewey (1859 – 1952). Ele contestou a teoria que defende a educação pela instrução, de Herbart, e propôs uma educação ativa,

como o aprender fazendo.valoriza a experiência concreta e considera o

conhecimento como norteador da ação.A escola não é uma preparação para a vida, é a

própria vida; a educação é o resultado da interação entre o organismo e o meio através da experiência

e da reconstrução da experiência” (apud LIBÂNEO, 1994, p. 62).

Na Europa os principais representantes são:Maria Montessori (1870 – 1952), médica italiana que criou e utilizou jogos e materiais pedagógicos para a pré-escola com o intuito de promover a aprendizagem; Édouard Claparède (1873 – 1940), psicólogo suíço que propôs uma educação funciona, em que a ação educativa fosse individualizada e não individualista; Roger Cousinet (1881 – 1973), professor francês que apresentou o método de trabalho em grupos, defendeu a liberdade no ensino e a valorização do trabalho coletivo.Essas teorias predominaram em muitas escolas no período compreendido entre 1920 a 1950

Nas décadas de 1960 a 80, o processo de ensino e aprendizagem enfatizou a dimensão técnica. A educação passou a privilegiar

aspectos racionais, sistêmicos e mecanicistas, admitindo-se nela também a neutralidade científica.

Porém na década de 70, surgiram críticas severas ao modelo tecnicista, denunciando a falsa neutralidade da educação e da

ciência. A nova abordagem tratava de forma crítica e contextualizada o processo de ensino e aprendizagem,

considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais.

Dos anos 1990 à atualidade, a didática é um instrumento de cooperação entre os agentes do processo educativo, considerando

a diversidade e a multifuncionalidade presentes nas dimensões técnica, humana e política.

A Didática no Brasil1890 - A Didática caracterizava-se como uma disciplina presente no

currículo das Escolas Normais (desde sua criação, em 1835), e consistia num conjunto de regras e orientações para a realização da atividade docente, dissociado do contexto político, econômico e social em que

estava inserido.No período de 1945-1960 - O ensino da didática, fundamentado no liberalismo, no pragmatismo e nos ideais da Escola Nova, enfoque

renovador-tecnicista, valorizava as metodologias de ensino em detrimento do conhecimento. Não havia estudo sobre a inter-relação

entre esta disciplina e o contexto político e social em que estava inserida.

1964 - A preocupação da Didática eram os elementos constituintes do planejamento pedagógico, na elaboração de materiais instrucionais,

nos conteúdos dos livros didáticos, nas estratégias de ensino, na avaliação como instrumento de verificação e controle.

Iniciou-se em 1974 a função da educação crítico-reprodutivista aquela em que se identificam as relações e forças que interferem no

processo educativo e em que se considera escola como espaço de reprodução social.

Somente na década de 80, com a instalação da Nova República, que pôs fim à ditadura militar, a educação assume uma dimensão crítica, centrada na formação do homem, na participação das pessoas e nas

decisões políticas e educacionais.Desde a década de 90 até os dias atuais a concepção de Didática

está centrada na valorização do processo construtivo como condição para a emancipação do ser humano; na busca da democratização e socialização do saber historicamente acumulado; na formação do

educador como agente de transformação social.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Pedagogia LiberalPedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada Pragmática Progressivista, Pedagogia Renovada não-Diretiva, Tendência Liberal Tecnicista

Pedagogia Progressista Tendência Progressista Libertadora, Pedagogia Progressista Libertária, Tendência Crítico Social dos conteúdos

Nome da Tendência Pedagógica

Papel da Escola Conteúdos Professorx

aluno

Aprendizagem

Pedagogia Liberal Tradicional.

Preparação intelectual e moral dos alunos

para assumir seu papel na sociedade.

São conhecimento e valores sociais

acumulados através dos tempos e

repassados aos alunos como verdades

absolutas

Autoridade do professor que exige atitude receptiva do

aluno.

A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as

características próprias de cada idade.

Tendência Liberal Renovadora

Progressiva.

A escola deve adequar as necessidades

individuais ao meio social.

Os conteúdos são estabelecidos a partir

das experiências vividas pelos alunos frente às situações

problemas.

O professor é auxiliador no

desenvolvimento livre da criança.

É baseada na motivação e na estimulação de

problemas.

TendênciaLiberal Renovadora não-diretiva (Escola

Nova)

Formação de atitudes.Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos

próprios alunos.

Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de

respeito.

Aprender é modificar as percepções da

realidade

Nome da Tendência Pedagógica

Papel da Escola Conteúdos Professorx

aluno

Aprendizagem

TendênciaLiberal

Tecnicista.

É modeladora do comportamento

humano através de técnicas específicas.

São informações ordenadas numa

seqüência lógica e psicológica.

Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno

vai fixá-las.

Aprendizagem baseada no desempenho.

Tendência Progressista Libertadora

Não atua em escolas, porém visa levar

professores e alunos a atingir um nível de

consciência da realidade em que vivem na busca da

transformação social.

Temas geradores.A relação é de igual

para igual, horizontalmente.

Resolução da situação problema.

Nome da Tendência Pedagógica

Papel da Escola Conteúdos Professorx

aluno

Aprendizagem

Tendência Progressista Libertária.

Transformação da personalidade num sentido libertário e

autogestionário.

As matérias são colocadas mas não

exigidas.

É não diretiva, o professor é orientador

e os alunos livres.

Aprendiagem informal, via grupo.

Tendência Progressista "crítico social

dos conteúdos ou "histórico-crítica"

Difusão dos conteúdos.

Conteúdos culturais universais que são incorporados pela

humanidade frente à realidade social.

Papel do aluno como participador e do professor como

mediador entre o saber e o aluno.

Baseadas nas estruturas cognitivas já

estruturadas nos alunos.

Didática e o processo de ensino e aprendizagem

O ensino é um processo sistemático, intencional, que visa a formação integral do educando, ou seja, desenvolver suas potencialidades intelectuais, afetivas e produtivas (aquisição de saberes que sejam úteis para o trabalho e a vida social). Há necessidade de o ensino, então, apresentar objetivos claros, capazes de direcionar as atividades pedagógicas.

É necessário, também, que o aluno adquira um saber significativo, que tenha sentido para ele e que possa ser utilizado na prática social.

Organizar os assuntos a serem estudados, considerando a subjetividade dos alunos envolvidos e do contexto social em que se encontram;

FUNÇÕES DO ATO DE ENSINAR

Auxiliar o processo de aprendizagem, identificando dificuldades dos educandos e sugerindo métodos e atividades que os ajudem a superar estes problemas;

Direcionar o trabalho pedagógico visando à consecução dos objetivos estabelecidos. (LIBÂNEO, 1994, p. 89 e 90).

A aprendizagem informal é a que resulta da convivência social, ocorre de forma espontânea, no dia-a-dia.

A aprendizagem formal tem finalidades específicas, é intencional, planejada e organizada sistematicamente. Este tipo de aprendizado é predominante na escola.

A dinâmica deste processo é denominada de assimilação ativa, porque visa o desenvolvimento da percepção, da

reflexão, da criatividade e do senso crítico, propiciando uma aprendizagem em que professor e aluno pensam, agem e

sentem como sujeitos, participando efetivamente do trabalho pedagógico.

TIPOS DE APRENDIZAGEM: informal e formal

CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

É planejada, intencional e dirigida;Resulta de reflexão e sistematização mental de atividades práticas, que serão novamente aplicadas e utilizadas com maior significação (processo dialético); É influenciada por fatores psicológico, biológico, intelectual, produtivo, cultural, político, econômico e social; Apresenta conteúdos e as ações mentais organizados sob critérios lógicos e psicológicos, respeitando a maturidade e desenvolvimento humano.

CONCLUINDO: Ensino e aprendizagem são inerentes ao processo educativo: são aspectos distintos, mas

interdependentes. A relação entre estas dimensões é ativa, permanente e progressiva. É uma relação ativa

porque há reciprocidade de aprendizado entre professor e aluno.

O professor é responsável pela unidade didática entre ensino e aprendizagem, porque

cabe a ele planejar, direcionar e avaliar a ação pedagógica.

OBRIGADO!

top related