crescimento do comércio mundial

Post on 24-Jan-2017

120 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Crescimento do comércio mundial

A partir da segunda metade dos anos de 1980 e com a evolução dos meios de comunicação e de transporte o mundo vivenciou uma comunicação mais eficácia entre os países e graças a tecnologia foi possível um maior intercâmbio entre pessoas e lugares.

Com as mudanças ocorridas o comércio mundial tornou-se mais competitivo e dinâmico, e os países, cada vez mais dependentes de parceiros comerciais para manter a sua economia acabaram criando os chamados blocos econômicos.

O que são blocos econômicos?

Os blocos econômicos são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

 O primeiro bloco surgiu na Europa em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE), atual União Européia (UE). Porém a tendência de regionalização da economia só se fortalece nos anos 90, com o fim da Guerra Fria.

Atualmente além da União Europeia (UE) temos também com grande destaque o NAFTA, o Mercosul, a APEC, o CEI e o SADC.

Para regular as relações comerciais em escala global surgiu, nos anos de 1980 , a Organização Mundial de Comércio (OMC), que tem como objetivo melhorar o bem-estar da população dos países-membros.

Existem diferenças de características de blocos econômicos e estas podem ser:

Mercado comum: O mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

União econômica e monetária: estabelece a criação de uma moeda única para os países do bloco.

União aduaneira: A união aduaneira, além de abrir mercados inteiros, regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco.

Zona de livre-comércio: Na zona de livre comércio, há redução ou a eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco.

top related