como funciona a força delta

Post on 23-Feb-2018

215 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    1/10

    Como funciona a Fora Deltapor Joshua Clark- traduzido por HowStuffWorks Brasil

    Introduo

    Considere uma fora de operaes especiais que treinada no mais alto nvelentre os militares dos EstadosUnidos. A fora equipada com oque h de melhor em armamento,bem consolidada e respondesomente a um homem. Como podeum rupo ! treinado comoassassinos profissionais e quasecom o status de mercenrios !funcionar se o overno dos Estados

    Unidos nem mesmo confirma que orupo e"iste# $al fora torna osEstados Unidos mais seuro oumais vulnervel# %&o peruntascomo essas que circulam entre omelhor rupo de elite de combatettico dos Estados Unidos, a 'ora(elta.

    A 'ora (elta freq)entementeconhecida como (estacamento

    *peracional de 'oras Especiais!(elta. $ambm conhecida como+rupo de Aplicaes de Combate CA+-. Embora utilie os postos das 'orasEspeciais do E"rcito, os /oinas 0erdes, e divida o quartel eneral de 'ort/ra com eles, n&o um destacamento das 'oras Especiais. A 'ora (elta uma unidade em si, composta de membros de todos os sementos militares.

    1&o s&o chamados de soldados, mas de operadores e diem que evitam asfilosofias tradicionais de vida militar. Usam roupas civis. $rabalham para quemquer que precise deles ! para o E"rcito, o '/2e a C2A. 3ar4 /o5den, autor dolivro 6'alc&o 1ero em 7erio6 ! para o qual entrevistou vrios membros da'ora (elta ! disse sobre os operadores, 6Eles s&o soldados profissionais queodeiam o E"rcito6 8fonte9 3ilitar:.com;.

    < preciso dier que nem o overno dos Estados Unidos e nem os militaresreconhecem oficialmente a e"ist=ncia da 'ora (elta. Assim, quase todainforma&o contida neste artio n&o tem apoio de nenhum relat>rio oficial dosEstados Unidos. %omente nos ?ltimos anos que vaas refer=ncias feitas pelooverno sobre a e"ist=ncia do rupo foram permitidas passar pela censura.Essas refer=ncias foram encontradas em transcritos de audi=ncias e biorafiasdo Conresso de lderes militares de alta patente.

    3as quase impossvel manter encoberta uma fora t&o mortfera e lendria.

    (esde o seu comeo em @BB, vaaram pouco a pouco hist>rias de faanhas emisses da 'ora (elta, delineando assim um breve esboo da unidade. Em@ a 'ora (elta ficou em evid=ncia quando seus operadores estavam entre

    'oto +re 3atheisonD3aiD$ime ife7icturesD 2maens +ett:

    !m operador da Fora Delta prepara-se

    para um "#erc$cio de H%&'(

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/autores-howstuffworks.htm#clarkhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/exercito-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/fbi.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/cia.htmhttp://hsw.com.br/framed.htm?parent=forca-delta.htm&url=http://science.howstuffworks.com/enlarge-image.htm?terms=military&page=0http://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/exercito-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/fbi.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/cia.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/autores-howstuffworks.htm#clark
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    2/10

    aqueles que lutaram e morreram numa opera&o mal sucedida para eliminarum comandante %omali. E na *pera&o '?ria Urente em +ranada, @F,relatos de duas misses da 'ora (elta ! uma mal e outra bem!sucedida !tornaram!se de conhecimento comum 8fonte9 %*C;.

    3as o rupo tem sido criticado por participar de misses que est&o G maremde leis reulares que overnam os militares. Causa preocupa&o a aluns quea 'ora (elta tenha, em uma democracia livre, mais poder e menosresponsabilidade do que qualquer orania&o militar deveria. A 'ora (elta financiada por contas secretas do overno, fora das vistas do p?blico, eacredita!se que responde somente ao presidente.

    3as outros aleam que sua finalidade ! mantendo o papel dos Estados Unidoscomo uma pot=ncia lder e como a fora policial mundial ! necessita da falta derestries e responsabilidade que envolvem suas atividades.

    1a pr>"ima se&o veremos como a 'ora (elta estruturada.

    'ri)em* recrutamento e estrutura da Fora DeltaA 'ora (elta uma de duas unidades militares nos Estados Unidosencarreada de operaes antiterroristas. Assim como o +rupo de(esenvolvimento de *peraes 3ilitares Especiais (E0+HU- da 3arinha, a'ora (elta pode entrar em a&o imediatamente. 3as diferentemente do(E0+HU, a 'ora (elta oficialmente n&o e"iste.

    'oto 1abil 2smailDA'7D 2maens +ett:

    % Fora Delta foi criada para com+ater crescentes situa,esenolendo ref.ns* como este se/0estro de um 1o da 2W% em 3456

    1a dcada de BI o mundo comeou a presenciar uma rande e"pans&o dee"tremismo. +rupos como 'ac&o do E"rcito 0ermelho da Alemanha e a

    *rania&o para a iberta&o da 7alestina introduiram novas palavras novocabulrio mundial ! comoterrorismoe se/0estro. Como uma resposta ao

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/marinha-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/marinha-eua.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    3/10

    s?bito e difundido aparecimento de ideoloias de terrorismo, o coronel Charles/ec45ith,do E"rcitodos Estados Unidos sueriu que o overno criasse umapequena e eficiente equipe ttica para responder com fora rpida e mortferaGs atividades terroristas 8fonte9 %*C;.

    Em @BB, o coronel /ec45ith formou a fora e recrutou pessoal dos /oinas0erdes, dos Haners do E"rcito e das divises Aerotransportadas. /ec45ithcriou um curso de treinamento e"tenuante baseado no %ervio Areo Especial/ritJnico %A%- ! uma unidade de comandos de elite capa de realiarmisses altamente especialiadas. /ec45ith astou um ano num intercJmbiocom o %A% e inspirou!se em sua pr>pria e"peri=ncia 8fonte9 %*C;. Ele usou orupo como modelo, e hoKe a 'ora (elta e o %A% ainda servem lado a lado efaem intercJmbio de pessoal em seus proramas de treinamento conKunto.Em @L operadores da 'ora (elta e membros do %A% invadiram a casa doembai"ador Kapon=s em ima, no 7eru para resat!lo de seq)estradores.

    *s recrutas da 'ora (elta s&o selecionados baseados em habilidades

    especiais que possuem, como pontaria e"cepcional. Considera!se que umrecruta da 'ora (elta deva apresentar um rendimento de @IIM em tiros deLII Kardas NNI metros-, e IM em @III Kardas @N metros- 8fonte9 0'O3aaine;. /ec45ith tambm criou uma marcha de LP 4m como um teste deresist=ncia para separar os realmente capaes dos que simplesmenteconseuiram permanecer no treinamento at aquele ponto. Esse mtodo foitirado diretamente do %A%.

    A 'ora (elta promove recrutamento por todo o pas vrios meses por ano,culminando em dois processos de sele&o, um na primavera e outro no outono.Em seuida ao processo de sele&o que dura um m=s, os recrutas que

    conseuem se habilitar passam para o processo de treinamento.A 'ora (elta dividida em tr=s esquadres de combate ! A, / e C !Kuntamente com um esquadr&o de apoio, esquadr&o de sinaleiros, pelot&o deavia&o e um 6pelot&o sinular6 ! a unidade de inteli=ncia da 'ora (elta, quese acredita ser o ?nico pelot&o de operaes especiais a incluir mulheres.

    *s esquadres de combate compem!se de unidades menores chamadas detropas, que se especialiam em inser&o por ar, terra ou ua bem parecidacom os /oinas 0erdes. /asicamente as tropas podem ser divididas em equipespequenas de miss&o de um a @Q homens.

    0indos de unidades militares, os recrutas K s&o treinados para matar, mas

    como operadores da 'ora (elta, eles se tornam matadores treinados. Comoantiterroristas, os membros da 'ora (elta s&o treinados na arte de resate derefns em espaos fechados. Ruando eles resatam refns, raramente osseq)estradores saem com vida. 'oi /ec45ith que determinou o m.todo two-tapmtodo de duas batidinhas- simples de se dialoar com terroristas ! doistiros em cada terrorista 8fonte9 0'O 3aaine;. Em perfeito contraste com ocinema ou televis&o, os operadores da 'ora (elta n&o poupam aqueles quepodem voltar a enfrent!los novamente.

    eia a seuir sobre o equipamento utiliado pela 'ora (elta e como ele vai deum luar a outro.

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/exercito-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/mulher.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/exercito-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/mulher.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    4/10

    %rsenal da Fora Delta

    Em suas instalaes de treinamento, conhecidas em aluns crculos como6Casa dos Sorrores,6 acredita!se que a 'ora (elta trabalha incansavelmente,aprimorando suas habilidades. Acredita!se que suas instalaes incluemTnibus, trens e mesmo um avi&o de passaeiros para treinamento de resatede refns. * rupo aperfeioa seu treinamento em combates em locaisfechados, e K que seus membros tambm t=m de ser e"celentes atiradores,eles tambm praticam tiro reularmente.

    'oto Hoss andD2maens +ett:

    %credita-se /ue a Fora Delta prefere armas feitas pelofa+ricante Heckler 7 8och* como a 9:6* ista acima

    (i!se que o arsenal G disposi&o da 'ora (elta ilimitado. * melhorarmamento que o mundo tem a oferecer est ao seu alcance, e muitas de suasarmas s&o fortemente customiadas. Acredita!se que a fora prefira assubmetralhadoras feitas por Sec4ler Voch, o fabricante alem&o de armas.

    Especificamente, pensa!se que o rupo prefira as S V 3P e 37N como armasleves, Kuntamente com o rifle 7%+@ B.LQmm %niper da companhia 8fonte9'orces!%peciales;. Eles tambm usam o rifle de lono alcance para francoatiradores 3FQA@ de calibre .NI, produido pelo fabricante americano /ro5ninpara alvos at @.BNI Kardas @.LII metros- 8fonte9 $e4a5i;.Acredita!se que a 'ora (elta tenha trabalhado diretamente com Sec4ler Voch para desenvolver o novo modelo P@L, uma carabina que dispara proKteisde N,NLmm, como um substituto para a 3P. %ubmetralhadoras de altodesempenho e rifles de franco atiradores de alta pot=ncia soinhos n&o tornamuma miss&o da 'ora (elta um sucesso. Alm de seu armamento etreinamento e"tensivo, a 'ora (elta tambm necessita de transporte. Em

    muitos casos os operadores contam com o pelot&o de avia&o de seuesquadr&o. Esses pelotes s&o constitudos de aeronaves que s&o pintadas e

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/atiradores-de-elite-militares.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/atiradores-de-elite-militares.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    5/10

    equipadas para parecerem helic>pteros civis. (i!se mesmo que essasaeronaves t=m pintados n?meros de matrculas civis.

    Em misses onde deve parecer que o overno, os militares ou a=nciasfederais dos Estados Unidos n&o t=m envolvimento oficial, o pelot&o de avia&oda 'ora (elta serve bem os esquadres de batalha. *peradores invadindocom roupas civis, no que parece ser aeronave civil, cria uma tremendaquantidade de neativas plausveis. Afinal, essas pessoas poderiam serfacilmente cidad&os super elosos tanto quanto empreados de uma empresade seurana privada um empreo que muitos e"!operadores da 'ora (eltaaceitam quando se aposentam-.

    Em casos especiais, a 'ora (elta chama os ;astepteros/lac4ha54 e ittle /ird pr>"imo ao solo para desembarcar foras de operaesespeciais, como a 'ora (elta, em suas reas de inser&o. *s HasteKadores

    1oturnos usam equipamento de vis&o noturna, voando sem lues G noite emhelic>pteros pretos. Eles se preparam para conseuir chear a qualquerdestino dentro de mais ou menos I seundos do tempo estabelecido.

    1a pr>"ima se&o aprenderemos sobre as circunstJncias em que a 'ora (eltase v= face a face com seus alvos.

    'pera,es e atri+ui,es da Fora Delta

    * primeiro servio do rupo foi loo ap>s sua forma&o, viiando os Xoos7an!Americanos em 7orto Hico em @B 8fonte9 %*C;. Enquanto aquele rupopassou despercebido, sua miss&o seuinte ! +arra de Yuia ! falhou. *

    obKetivo da opera&o, resatar LL refns americanos na embai"ada em $eer&,2r&, n&o foi alcanado. Um helic>pterotransportando membros da 'ora (elta ede outra equipe de operaes especiais caiu, matando oito e terminando aopera&o. Ap>s isso acontecer o controle da 'ora (elta foi tirado das m&os docomando de operaes especiais tradicional 8fonte9 0'O 3aaine;.E"atamente a quem foi dado, contudo, permanece um mistrio.

    'oto 372D2maens +ett:

    !m ref.m americano . mostradona em+ai#ada dos "stados !nidos em 2eer

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/helicoptero-black-hawk.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/helicoptero-black-hawk.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/visao-noturna.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/helicopteros.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/helicoptero-black-hawk.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/helicoptero-black-hawk.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/visao-noturna.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/helicopteros.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    6/10

    A 'ora (elta e"ecutou uma notvel opera&o de acordo com o que tinhaaprendido, baseada e"atamente naquilo para o qual o rupo fora formado !resatar refns em locais apertados. Em @FI a fora entrou em um avi&oindonsio de passaeiros seq)estrado, resatando os refns e matando todos

    os quatro seq)estradores. Essa n&o foi a ?ltima ve que foram chamados paralidar com uma situa&o de refns em avi&o de passaeiros. Em outrassituaes similares, incluindo avies seq)estrados em Arel, Vu5ait, e Chipre,a 'ora (elta foi impedida, por autoridades locais, de e"ecutar suas misses8fonte9 %*C;.

    %er acionada ! somente para descobrir ap>s sua cheada que n&o eranecessria ou deseKada ! provaria o padr&o da 'ora (elta. 1o incio de @FI,por e"emplo, a 'ora (elta foi acionada para e"ecutar operaes de resatede prisioneiros de uerra americanos no 0ietn&. Contudo, toda a miss&o n&odeu em nada, ap>s um cidad&o americano ter encenado e tornado p?blico suas

    pr>prias misses 8fonte9 %*C;.Enquanto seu papel principal e"ecutar operaes antiterroristas, a 'ora(elta tambm serve a outras funes ! essencialmente qualquer tipo de miss&oque requeira de um pequeno rupo uma a&o rpida e mortfera. * rupo tidocomo e"ecutor de operaes no interesse de outros sementos militares ea=ncias, como o obscuro 7essoal de Atividades Especiais da C2A 8source9%pecOar1et;.

    A 'ora (elta tem participado abertamente ao lado dos militares em invasesimportantes realiadas pelos Estados Unidos. Em +ranada, durante a*pera&o '?ria Urente, ela invadiu uma pris&o para soltar refns 8fonte9

    3ilitar:.com;. E no 7anam, como parte da *pera&o Causa Xusta, o ruporesatou um empreado americano da C2A e au"iliou na captura do presidente3anuel 1oriea 8fonte9 Arm:.com;.

    $alve sua opera&o mais amplamente conhecida a 6+rande Caada ao%cud6 durante a *pera&o $empestade no (eserto em @@. *s operadores da'ora (elta infiltraram!se centenas de quilTmetros no 2raque, encontrandomsseis %cud iraquianos, sinaliando!os para os Katos de caa americanos ematando as uarnies de lanamento 8source9 +lobal %ecurt:.net;. %eusmembros tambm serviram de uarda!costas para o +eneral 1orman%ch5ar4opf durante a $empestade no (eserto no 2raque 8source9%pecOar1et;. %ervir como uarda!costas um papel que a 'ora (eltaaparentemente e"ecuta at hoKe, K que apareceram fotos de operadores da'ora (elta proteendo o presidente afe&o Samid Varai.

    *peradores da 'ora (elta t=m sido envolvidos em misses que requeremoutras habilidades. Em @FP membros do rupo infiltraram!se na bia ,instalando equipamento de viilJncia que permitiu aos Estados Unidosmanterem!se informados sobre os campos de treinamento de militantes. (abia di!se que a 'ora (elta continuou seu caminho para o Chad, uma na&oafricana amia dos Estados Unidos. os operadores treinaram militares doChad no uso de msseis %tinere outras armas de alta tecnoloia fornecidaspelos Estados Unidos, que foram disparadas pelo Chad contra avies lbios

    8fonte9 %*C;. Uma dcada depois a 'ora (elta tomou parte nas e"tensivascaadas aos criminosos de uerra srvios 8fonte9 U.%. 1e5s and Oorld Heport;.

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/cia.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/misseis-stinger.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/cia.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/misseis-stinger.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    7/10

    Alumas operaes da 'ora (elta ocorrem dentro dos Estados Unidos, aloque torna o rupo ?nico. 1a pr>"ima se&o aprenderemos sobre as operaesdomsticas da 'ora (elta.

    %to de :osse Comitatus de 35>5

    * %to de :osse Comitatus de 35>5foi destinado a criar uma divis&o claraentre os militarese as foras policiais domsticas. * ato declara ileal qualquerenvolvimento dos militares dos Estados Unidos em qualquer opera&o policial.3as ele tambm inclui uma medida que permite que o ato seKatemporariamente revoado em alumas ocasies. Uma assinatura dopresidente pode revoar temporariamente as medidas do ato em casos deemer=ncia, e isso aconteceu pelo menos duas vees desde a cria&o da'ora (elta

    'oto %hell: VatD2maens +ett:

    ' con"imo ao localda confer=ncia, dei"ando a %ecretria de Estado 3adeleine Albriht alarmada.1esse caso o Ato de 7osse Comitatus n&o foi revoado K que foi Albriht e

    n&o a polcia quem pediu os servios da 'ora (elta.

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/aplicacoes-militares-canal.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    8/10

    Em @ o Ato de 7osse Comitatus foi novamente revoado, desta ve pelo7residente /ill Clinton. Em Oaco, $e"as, uma seita reliiosa armada conhecidacomo Hamo (avidiano criou uma situa&o de impasse contra o '/2. $r=soperadores da 'ora (elta foram enviados ao local. (ois serviam comoinstrutores e conselheiros tcnicos para o '/2 em uma pea classificada de

    equipamento de viilJncia. Um outro servia como observador.Contudo h afirmaes de que havia muito mais do que apenas tr=soperadores da 'ora (elta no conflito em Oaco. Aluns diem que havia unsQI membros da 'ora (elta e que tomaram parte tanto no planeKamentoquanto no assalto que ocorreu depois, dei"ando FI pessoas do Hamo(avidiano mortas homens, mulheres e crianas. Contudo relat>rios doenvolvimento da 'ora (elta vieram de fontes anTnimas e o overno eminl=s- dos Estados Unidos nea essas afirmaes.

    Essa n&o foi a primeira ve que a 'ora (elta e o '/2 atuaram Kuntos. Em@BF, a 'ora (elta e o '/2 treinaram Kuntos no deserto de 1evada, pr>"imo a

    um antio local de testes nucleares. Conhecido como e"erccio doEntroncamento de Xosu, os dois rupos trabalharam Kuntos treinando resatee neocia&o de refns. (esde ent&o o '/2 e sua Equipe de Hesate de HefmSH$- t=m trabalhado com a 'ora (elta em outras operaes, como ruposde seurana para Koos *lmpicos realiados em cidades americanas ! osAneles em @FP e Atlanta em @L.

    3as essa n&o necessariamente a dimens&o das misses domsticas da'ora (elta. 1a pr>"ima se&o veremos alumas operaes obscuras ! nasquais aluns afirmam que a 'ora (elta toma parte ! que testam os limites dalealidade, e em aluns casos, v&o alm dela.

    "sc@ndalos* especula,es e rumores so+re a Fora Delta

    1&o faltam pessoas que tentam acompanhar e documentar as atividades da'ora (elta. E"istem blos, oraniaes e sites dedicados a e"ibir o quealuns acreditam serem atos ileais e contra a tica perpetrados pela 'ora(elta. 3as observadores e"ternos t=m uma enorme dificuldade em provaressas aleaes. 3esmo em casos onde as pistas dei"adas pelas operaesda 'ora (elta conduem ao rupo, relat>rios de notcias t=m uma tend=ncia adesaparecer.

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/memorias-presidenciais-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/fbi.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/homem.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/mulher.htmhttp://hsw.com.br/framed.htm?parent=forca-delta.htm&url=http://people.howstuffworks.com/government-channel.htmhttp://hsw.com.br/framed.htm?parent=forca-delta.htm&url=http://people.howstuffworks.com/government-channel.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/memorias-presidenciais-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/fbi.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/homem.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/mulher.htmhttp://hsw.com.br/framed.htm?parent=forca-delta.htm&url=http://people.howstuffworks.com/government-channel.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    9/10

    'oto 7olcia de 3edelinDA'7D2maens +ett:

    ' corpo de :a+lo "sco+ar no telhado onde morreu fu)indo de

    foras colom+ianas Ae possielmente americanas /uefinalmente o mataram

    Este parece ser o caso em Vinsville, $e"as. %upostamente, numa noite em@, a cidade foi sobrevoada por helic>pteros pretos, em vTo bai"o, quedei"aram um pequeno rupo de operadores da 'ora (elta no solo. Essesoperadores invadiram dois edifcios desocupados usando muni&o viva equeimando os edifcios com ranadas detonadas antes de se retirarem !saindo de cena ! por helic>pteros. Esse e"erccio com foo real teve o nome dec>dio *pera&o Zltima (ana 8fonte9 Oorld (ail: 1et;.

    Um site chamado Oorld 1et (ail: alea que um pessoal do E"rcito dosEstados Unidos disse mais tarde que esse rupo se entediou de treinar nabase e optou por treinar em cidades reais americanas habitadas. *s Kornaislocais escreveram e"tensivamente sobre o e"erccio de ataque encenado e olocutor Ale" Xones da rdio de Souston Kuntou recortes desses artios.

    3as uma busca dos arquivos diitais do Souston Chronicle, do (allas 3ornin1e5s e do Vinsville Hecord mostram apenas uma refer=ncia ao fato aleado.Em um artio intitulado, 6Edifcio E""on G 0enda#6 a ?ltima utilia&o do edifcio mencionada como sendo um local de treinamento para uma fora deoperaes especiais. 0oc= pode ler esse artio aqui, mas n&o se surpreendase o lin4 estiver quebrado ou tiver mudado. Esse um caso muito freq)entecom os lin4s que levam a artios sobre operaes que podem ter sidoe"ecutadas pela 'ora (elta.

    Alumas aleaes t=m mais apoio da mdia. Em QIIP veicularam notcias namdia que havia uma pris&osecreta operada e uarnecida por membros da'ora (elta localiada no aeroporto de /ad. Essa pris&o, reservada somentepara insurretos e terroristas, serviu como cenrio para mtodos de tortura comoafoamento, asfi"ia e droas 8fonte9 3%1/C;. Em @FN, a revista $ime noticiouque diversos operadores da 'ora (elta tiveram de ser liberados paradei"arem o pas ap>s terem sido mandados para uma miss&o de resate derefm na %iclia. Eles estavam sob investia&o pelo overno federal por

    desfalque e malversa&o de dinheiro do secreto 6fundo nero6 que mantm orupo 8fonte9 $ime;.

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/helicopteros.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/granadas.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/exercito-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/presidios.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/helicopteros.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/granadas.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/exercito-eua.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/presidios.htm
  • 7/24/2019 Como Funciona a Fora Delta

    10/10

    *utras declaraes n&o est&o t&o bem documentadas. Aluns bloers diemque os oito cidad&os baleados por au"iliares de "erife na ponte (anier em1ova *rleans ap>s o 'urac&o Vatrina eram na verdade membros da 'ora(elta a caminho para sabotarem o dique.

    Uma outra alea&o ! suerida por 3ar4 /o5den, de 6'alc&o 1ero em7erio6, em seu livro 6Villin 7ablo6 ! que foram os membros da 'ora (eltaque mataram o chef&o da droa colombiano 7ablo Escobar. < deconhecimento que o rupo estava na ColTmbia quando Escobar foi morto, seusmembros serviam como instrutores para um esquadr&o de elite colombianoantidroa, 6/loco de /usca.6 'oi o /loco de /usca, di o overno colombiano,que disparou os tiros que mataram Escobar 8fonte9 (ia!+ranados;.

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/furacoes.htmhttp://ciencia.hsw.uol.com.br/furacoes.htm

top related