collage magazine

Post on 13-Mar-2016

215 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Poucas pagina,mas com muito conteudo sobre a colagem mundial.

TRANSCRIPT

ARTISTAS

Portifolio

CollageMAGA

ZINE

COLAGEMUma foto colagem é uma coleção

de fotos colocadas juntas, for-mando uma única imagem.

Foi utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros.A colagem já era conhecida antes do Século XX, mas era considerada uma brincadeira

de crianças.

Veja os trabalhos do Grande artista João Holandês.

íNDICECollageMAGA

ZINE Luiz Felipe

Collage 01 Março 2012

03-04 - Colagem 05-06 -ArtistasMarek Haiduk

07-08 - Portifolio

ColagemColagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpos-tas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Foi utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros. Ela é uma téc-nica não muito antiga, criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes.

Collage 03 Collage 04Março 2012 Março 2012

A colagem já era conhecida antes do Século XX, mas era considerada uma brincadei-ra de crianças. O cubismo foi o primeiro movimento artístico a utilizar colagem.

Os cubistas colavam pedaços de jor-nal ou impressos em suas pinturas. A colagem como procedimento téc-nico tem uma história antiga, mas sua incorporação na arte do século XX, com o cubismo, representa um ponto de inflexão na medida em que liberta o artista do jugo da superfície. Ao abrigar no espaço do quadro ele-mentos retirados da realidade - ped-aços de jornal e papéis de todo tipo, tecido, madeira, objeto e outros -, a pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fron-teiras rígidas entre pintura e escultura.

Artistas

Collage 05 Collage 06

Marek Haiduk

A arte da colagem é uma forma eficaz de comuni-cação não-verbal e esteticamente curiosa. Marek Haiduk, ilustrador e designer gráfico, cria colagens, a maioria digitais, com referências e temas facil-mente identificáveis e comuns a todos nós - a infân-cia, a evolução, a tecnologia, a ciência, a solidão...

Um tanto de idéias juntas, recortes de livros, jornais, re-vistas. Fotografias, efeitos, formas, traçados. Um tumulto conceitual. A arte da colagem é genuinamente expressiva, pois manifesta diretamente as influências do artista. A co-lagem é a composição, por vezes não lógica, de simbolo-gias e referências. Como uma particular visão de mundo.

O trabalho do alemão Marek Haiduk é intrigante. Observando alguns outros ilustradores, não me senti tão interessada quanto me senti em relação aos trabalhos de Marek. Muitos artistas que cri-am essas colagens seguem, quase que em ritual, alguns padrões es-téticos, não ultrapassam o lim-iar do que é visualmente óbvio.

Mas Marek vai além. O que me encantou em suas colagens é que são imprevisíveis. As imagens parecem vir diretamente do sub-consciente do artista, apontado-nos todas as suas vozes. Percebe-se, pelo conteúdo, uma teoria, uma filosofia, uma opinião, um ideal. São conversas a serem tra-vadas conosco, fazendo de seus trabalhos objetos muito mais comunicativos do que estetica-mente atrativos, como acontece com tantos outros ilustradores.

Seu trabalho não contém um tema específico. No entanto, Marek gosta de brincar com o tempo, misturando referências ao passado, presente e futuro em suas colagens. E isso pode ser facilmente observado na criação que faz de diálogos entre épocas distintas, por meio de imagens e conceitos antigos.

Algumas colagens de Marek possuem um tom irônico, outras são quase românticas. Mas em todas se observa firmes referenciais - um pouco de sua própria história, um pouco de como enxerga o mundo - e sua arte toma um contorno tão expressivo quanto uma colcha de retalhos, feita de fragmentos individuais.

Atualmente, o artista vive em Viena, Áustria.

Marek

Haiduk

Março 2012 Março 2012

Portfolio

Collage 07

Desde 1998, as cola-gens de João holandês vem sido mostradas em várias galerias.

João Colagem

Nascido no coração de três santos, a cidade de Goiás Trindade, Brasil, em 23 de junho de 1967. Seu pai, José Santana e sua mãe Beatriz Divina tê-lo batizado e nomeado após o São João Santo. ( São João ) No seu quinto, seus pais se separaram.

Collage 08Março 2012 Março 2012

CollageMAGA

ZINE

Fortaleza

top related