coesão e coerência - trabalho português webquest

Post on 25-Jul-2015

141 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

As noções de coesão e coerência costumam ser abordadas pelo campo da linguística como fatores que garantem a textualidade, aquilo que diferencia

um texto de uma mera sequência de palavras.

Coesão e Coerência – Devem - se distinguir ?

Carlos Eduardo NascimentoCarmon Silvio Nery Cristiano Geraldo CunhaJessica Juliana Costa de JesusVinicius Silva Santos

Nova faculdade /Contagem MG

Texto e TextualidadeDisciplina: PortuguêsProfessor: Vilmar Vilaça

Conceitos

Termo que designa os mecanismos linguísticos de sequencialização que instituem continuidade semântica entre diferentes elementos da superfície textual.

Conceito de Coerência

Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente.

Coerência

Termo que designa os mecanismos linguísticos de sequencialização que instituem continuidade semântica entre diferentes elementos da superfície textual.

Conceito de Coesão

coesãoPara se obter a coesão,é importante a

escolha de conectivo adequado para expressar as diversas relações semânticas, o mesmo conectivo pode expressar relações semânticas diferentes, pois é preciso saber reconhece – las.

coesão

Para Halliday e Hasan (1976) a distinção dos mecanismos coesivos organiza-se em cinco categorias.

Referência Substituição Elipse Conjunção Coesão lexical.

Coesão Referencial

Pode ser caracterizada pela alta repetição do texto falado e é perceptível com facilidade isso acontece para facilitar o sentido da fala, não são interpretados semanticamente por um sentido próprio,mas referem-se a alguma coisa necessária a sua interpretação.

Coesão Referencial

Coesão-SubstituiçãoA coesão por

substituição consiste na colocação de um item num lugar de outro segmento.

Substituindo um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.

Ex.: Porto Alegre pode ser substituída por “a capital gaúcha”;Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos Escravos”;

 Omissão de uma expressão recuperável pelo contexto, evitando assim a sua repetição.

Coesão elipse

(4) O Luís foi à ópera, onde [ ] encontrou os amigos.(5) A final da Liga dos Campeões foi muito bem disputada, ao contrário do que aconteceu na [ ] anterior.Nos exemplos apresentados, os lugares onde as palavras foram omitidas estão assinalados pelos sinais [ ], que representam elipses. No exemplo (4), a palavra omitida é o pronome pessoal ele ou o nome próprio Luís; enquanto em (5) elidiu-se a palavra final.

Exemplo Coesão elipse

estabelece relações significativas entre os elementos ou orações do texto, por meio do uso de marcadores formais - as conjunções. Essas podem exprimir valor semântico de adição, adversidade, causa, tempo...

Coesão - Conjunção

Perdeu as forças e caiu. (adição)Perdeu as forças, mas permaneceu firme. (adversidade)Perdeu as forças, porque não se alimentou. (causa)Perdeu as forças, quando soube a verdade. (tempo)

Mecanismo de coesão textual que envolve a repetição da mesma unidade lexical ao longo do texto ou a sua substituição por outras unidades lexicais que com ela mantêm relações semânticas de natureza hierárquica

  Coesão Lexical

Referências:http://www.infoescola.com/redacao/coesao-e-coerencia-textual/

http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html

http://www.esa.esaportugues.com/programa/Lingua/coesao.htm

http://www.infoescola.com/redacao/coerencia-textual/

top related