clead apresentação grupo 1

Post on 09-Aug-2015

275 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD – CLEAD

Disciplina: Estratégias na EaD para o ensino de língua

Aline Karoline de Lima BarrosAndréia da SilvaEliana Shirley do Nascimento LisboaJanaína Fernandes Oliveira

Joaquim Alves PereiraMaria Porcina de MacêdoNeísa Soares NetoSônia Maria da Silva Fonte

GRUPO 1:

> GENEROS ORAIS <

JÚRI SIMULADO

PROJETO EDUCACIONAL

Levando-se em conta a importância e a variedade dos gêneros orais e também o quanto é preciso enfatizar e por em prática na escola esse tema escolhemos para nossa atividade: o júri simulado. Tal escolha se apoia no seguinte posicionamento de Marcuschi(1995), enfocar a oralidade no ensino de língua não implica ensinar a falar, mas ajudar o aluno a identificar o que se faz quando se fala, apontando, assim, para um trabalho com a oralidade.

APRESENTAÇÃO

Para o autor, o ensino da fala só será adequado em situações que não são frequentes na vida diária como, por exemplo, colocar a voz de forma adequada ao microfone. O treinamento do desempenho oral deve ocorrer com naturalidade e, se possível, com um estímulo especial apenas para finalidades que vão além da aprendizagem social natural.

Levar o aluno a compreender e interpretar a narrativa estudada e transmitir com eficácia as informações e fatos analisados;

Promover o amadurecimento do senso crítico;Respeitar o contexto físico, o tempo, linguagem e

organização textual;Exercitar a expressão e o raciocínio;Criar impacto nos participantes do grupo através de uma

dramatização;Desenvolver nos participantes a capacidade de

improvisação, síntese, clareza e de avaliação;Promover a capacidade de argumentar.

OBJETIVOS

O júri simulado será proposto para julgar João de Santo Cristo, o personagem principal da música Faroeste Caboclo.

esta atividade será efetivada no laboratório de informática, tendo como ferramenta base a WEBQUEST da atividade a qual tem disponível todo material virtual que será utilizado.

Após estudo da música e analisar o vídeo sobre júri simulado os alunos poderão se posicionar de acordo com as orientações do professor.

Um aluno da turma será o juiz, 7 ou 9 alunos irão compor o júri.

METODOLOGIA

O restante da turma formará duplas e pesquisará sobre a música e fazer sua auto análise, metade da turma será a favor de Santo Cristo e a outra será contra. Caberá ao juiz sortear uma dupla de cada tema (favor e contra), os quais serão advogados de defesa e de acusação. Caberá ao júri decidir o veredito.

Para concluir a atividade, as duplas que ficaram responsáveis pela filmagem e registros, terão que publicá-la no blog.

Para ver a atividadeClique na imagem abaixo

A Avaliação levará em consideração tanto o aspecto individual quanto o coletivo, tendo em conta os seguintes aspectos, o trabalho será avaliado de acordo com:

Os argumentos apresentados pelos advogados;A justificativa do Juiz;Os recursos utilizados e a criatividade;As anotações e a interpretação da música.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Internet;Vídeo Júri simulado;Câmera digital / filmadora;Computador;Datashow.

RECURSOS

Com este estudo, observou-se a importância de realizar atividades orais em sala de aula, haja vista facilitar o ensino de língua portuguesa, além de contribuir para as práticas sociais dos alunos.

Constata-se que o estímulo da prática da oralidade é uma inovação positiva e fator essencial para o desenvolvimento do estudo e das aptidões linguísticas.

CONCLUSÃO

Com esta atividade, podemos verificar a consciência de movimentos retóricos próprios desse gênero textual, tais como: a tentativa de persuasão dos advogados de acusação e defesa; o uso do processo de réplicas e tréplicas, tentando desconstruir as argumentações da outra parte e a estratégias pelos advogados de acusação e defesa, tentando confundir a testemunha.

Com a utilização das ferramentas da web 2.0, promove uma interação maior entre os alunos tornando-os mais informados dentro e fora da sala de aula.

Materiais Instrucionais:

MARCUSCHI,Luis Antonio.Gêneros Textuais no Ensino de Língua. In:Produção Textual,Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo:Parábola Editorial,2008.p.186-193. CRISTOVÃO,Vera Lúcia Lopes;DURÃO,Adja Balbino de Amorim Barbieri;NASCIMENTO,Elvira Lopes. Debate em Sala de Aula: Práticas de Linguagem em um Gênero Escolar.{online}.Disponível na internet via:http://celsul.org.br/Encontros/05/pdf/199.pdfArquivo capturado em 13 de março de 2012

REFERÊNCIAS

PEIXOTO,Rafaela Araújo Jordão Rigaud.Gêneros Orais: uma nova proposta de abordagem do ensino.{online}.Revista Eutomia. v.1.n.1p562-573.jul.2008Disponível na internet via:http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdfArquivo capturado em 10 de março de 2012

Material Didático: SETTE,Graça;PAULINO,Maria Angela;STARLING,Rozário. Para Ler o Mundo: Língua Portuguesa.9ºano.São Paulo:SCIPIONE.2009

Sites utilizados:

https://sites.google.com/site/cleadgrupo1/home

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=x6VzOwSO-IM

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22492/

top related