clead apresentação grupo 1

15
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD – CLEAD Disciplina: Estratégias na EaD para o ensino de língua Aline Karoline de Lima Barros Andréia da Silva Eliana Shirley do Nascimento Lisboa Janaína Fernandes Oliveira Joaquim Alves Pereira Maria Porcina de Macêdo Neísa Soares Neto Sônia Maria da Silva Fonte GRUPO 1:

Upload: elianalisboajp

Post on 09-Aug-2015

275 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD – CLEAD

Disciplina: Estratégias na EaD para o ensino de língua

Aline Karoline de Lima BarrosAndréia da SilvaEliana Shirley do Nascimento LisboaJanaína Fernandes Oliveira

Joaquim Alves PereiraMaria Porcina de MacêdoNeísa Soares NetoSônia Maria da Silva Fonte

GRUPO 1:

> GENEROS ORAIS <

JÚRI SIMULADO

PROJETO EDUCACIONAL

Levando-se em conta a importância e a variedade dos gêneros orais e também o quanto é preciso enfatizar e por em prática na escola esse tema escolhemos para nossa atividade: o júri simulado. Tal escolha se apoia no seguinte posicionamento de Marcuschi(1995), enfocar a oralidade no ensino de língua não implica ensinar a falar, mas ajudar o aluno a identificar o que se faz quando se fala, apontando, assim, para um trabalho com a oralidade.

APRESENTAÇÃO

Para o autor, o ensino da fala só será adequado em situações que não são frequentes na vida diária como, por exemplo, colocar a voz de forma adequada ao microfone. O treinamento do desempenho oral deve ocorrer com naturalidade e, se possível, com um estímulo especial apenas para finalidades que vão além da aprendizagem social natural.

Levar o aluno a compreender e interpretar a narrativa estudada e transmitir com eficácia as informações e fatos analisados;

Promover o amadurecimento do senso crítico;Respeitar o contexto físico, o tempo, linguagem e

organização textual;Exercitar a expressão e o raciocínio;Criar impacto nos participantes do grupo através de uma

dramatização;Desenvolver nos participantes a capacidade de

improvisação, síntese, clareza e de avaliação;Promover a capacidade de argumentar.

OBJETIVOS

O júri simulado será proposto para julgar João de Santo Cristo, o personagem principal da música Faroeste Caboclo.

esta atividade será efetivada no laboratório de informática, tendo como ferramenta base a WEBQUEST da atividade a qual tem disponível todo material virtual que será utilizado.

Após estudo da música e analisar o vídeo sobre júri simulado os alunos poderão se posicionar de acordo com as orientações do professor.

Um aluno da turma será o juiz, 7 ou 9 alunos irão compor o júri.

METODOLOGIA

O restante da turma formará duplas e pesquisará sobre a música e fazer sua auto análise, metade da turma será a favor de Santo Cristo e a outra será contra. Caberá ao juiz sortear uma dupla de cada tema (favor e contra), os quais serão advogados de defesa e de acusação. Caberá ao júri decidir o veredito.

Para concluir a atividade, as duplas que ficaram responsáveis pela filmagem e registros, terão que publicá-la no blog.

Para ver a atividadeClique na imagem abaixo

A Avaliação levará em consideração tanto o aspecto individual quanto o coletivo, tendo em conta os seguintes aspectos, o trabalho será avaliado de acordo com:

Os argumentos apresentados pelos advogados;A justificativa do Juiz;Os recursos utilizados e a criatividade;As anotações e a interpretação da música.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Internet;Vídeo Júri simulado;Câmera digital / filmadora;Computador;Datashow.

RECURSOS

Com este estudo, observou-se a importância de realizar atividades orais em sala de aula, haja vista facilitar o ensino de língua portuguesa, além de contribuir para as práticas sociais dos alunos.

Constata-se que o estímulo da prática da oralidade é uma inovação positiva e fator essencial para o desenvolvimento do estudo e das aptidões linguísticas.

CONCLUSÃO

Com esta atividade, podemos verificar a consciência de movimentos retóricos próprios desse gênero textual, tais como: a tentativa de persuasão dos advogados de acusação e defesa; o uso do processo de réplicas e tréplicas, tentando desconstruir as argumentações da outra parte e a estratégias pelos advogados de acusação e defesa, tentando confundir a testemunha.

Com a utilização das ferramentas da web 2.0, promove uma interação maior entre os alunos tornando-os mais informados dentro e fora da sala de aula.

Materiais Instrucionais:

MARCUSCHI,Luis Antonio.Gêneros Textuais no Ensino de Língua. In:Produção Textual,Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo:Parábola Editorial,2008.p.186-193. CRISTOVÃO,Vera Lúcia Lopes;DURÃO,Adja Balbino de Amorim Barbieri;NASCIMENTO,Elvira Lopes. Debate em Sala de Aula: Práticas de Linguagem em um Gênero Escolar.{online}.Disponível na internet via:http://celsul.org.br/Encontros/05/pdf/199.pdfArquivo capturado em 13 de março de 2012

REFERÊNCIAS

PEIXOTO,Rafaela Araújo Jordão Rigaud.Gêneros Orais: uma nova proposta de abordagem do ensino.{online}.Revista Eutomia. v.1.n.1p562-573.jul.2008Disponível na internet via:http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdfArquivo capturado em 10 de março de 2012

Material Didático: SETTE,Graça;PAULINO,Maria Angela;STARLING,Rozário. Para Ler o Mundo: Língua Portuguesa.9ºano.São Paulo:SCIPIONE.2009

Sites utilizados:

https://sites.google.com/site/cleadgrupo1/home

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=x6VzOwSO-IM

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22492/