carros já circulam na rua heróis da grande guerra€¦ · titã ferreira promete que “será...

Post on 25-Jul-2020

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ANO LXXXVIII • Nº4972 • Preço 0,60 Assinatura Anual: 20 Sexta-Feira, 5 de Julho de 2013

DIrectOr: JOSé LuIz De ALmeIDA SILVADIrectOr ADJuNtO: cArLOS m. mArqueS cIPrIANO

telef.:262870050Fax redacção: 262870059Fax Publicidade: 262870058 http://www.gazetacaldas.com

redaccao@gazetacaldas.com

assinatura@gazetacaldas.com

publicidade@gazetacaldas.com

desporto@gazetacaldas.com

Jornal fundado em1 de Outubro de 1925 PORTE PAGO

Aberto ao Sábado de manhã

Mais candidatos às câMaras

Pub.

A “maldição” de Inês de Castro - Foto de um dos últimos encontros em Alcobaça dos principais protagonistas da crise portuguesa desta semana

Numa semana Portugal quebra o verniz da estabilidade

inesperadamente, ou talvez não, esta semana precipitou-se a crise governamental portuguesa, não se sabendo no momento em que fe-chamos esta edição da Gazeta das caldas (noite de terça-feira), como irá deslindar-se o problema.

Vejamos a “narrativa” dos factos até à noite desse dia:

1º andamento - segunda-feira a meio da tarde – é conhecida a demissão do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que se sabe depois que foi concretizada à terceira tentativa para sair deste governo. simultanea-mente com esse pedido divulga uma carta, para uns desassombrada para outros ressabiada, em que justifica o seu abandono, quer pelas difi-culdades levantadas pelo tribunal constitucional, quer pelo fracassos repetidos da sua receita. a frase “a repetição destes desvios minou a mi-nha credibilidade enquanto Ministro das Finanças” resume o seu estado de espírito.

2º andamento – o primeiro minis-tro anuncia algum tempo depois do abandono de Vítor Gaspar a chama-da para o seu lugar da secretária de Estado, Maria Luís albuquerque, até aquele momento alvo de mui-tas criticas pela sua participação anterior também no processo do sWaPs, contratos financeiros muito arriscados para as empresas que aceitam fazê-los.

3º andamento – com a tomada de posse da nova ministra das Finan-ças marcada para as 17 horas de terça-feira, dia 2, é conhecida cerca de uma hora antes, a demissão do Ministro de Estado e dos negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que é também o líder do segundo partido da coligação e de que eram conhe-cidas reiteradas dúvidas sobre o desenrolar do processo governativo. a declaração enviada aos media por Paulo Portas confessa a ruptura definitiva com este governo e com a sua politica, referindo que Passos coelho havia deitado a perder a grande oportunidade de relança-mento do governo com a saída do ministro Gaspar.

Carros já circulam na Rua Heróis da Grande Guerraos carros voltaram a poder circular na rua

Heróis da Grande Guerra, tornada pedonal em 2010. o pedido de mais de uma centena de comerciantes em abaixo-assinado, e aprovado pela assembleia Municipal em Maio está finalmente implementado, per-mitindo a circulação rodoviária, a baixa velocidade, pela principal artéria da cidade e com um acesso privilegiado ao parque de estacionamento da Praça 5 de outubro.

titã Ferreira promete que “será feita uma avaliação do impacto desta abertura, por parte da autarquia, comércio e cidadãos, para se decidir se se manterá assim no futuro, ou se voltará a ser pedonal”.

inicialmente foram colocadas nas florei-ras plantas mais resistentes, mas a autar-

quia pretende reforçá-las com flores colori-das, tal como os comerciantes que, desde logo ornamentaram os vasos que tinham à frente do seu estabelecimento comercial.

Parece que a assembleia Municipal conti-nua a ser o espaço privilegiado para a discus-são e resolução dos problemas de trânsito na cidade: na última sessão os problemas de circulação e estacionamento, resultado das obras de regeneração que estão a decorrer na cidade, foram outra vez tema dominante.

as obras em curso continuam a sofrer com alterações pontuais porque nunca tiveram um plano estratégico a sério na sua concepção e realização.

“Uma obra de arte por mês” para os leitores da Gazeta das Caldas

Mário reis inaugura colecção de cerâ-mica de autor “Gazeta das caldas”

“Pássaro com rodas” é como se designa a obra do ceramista caldense Mário reis que inaugura a colecção autor/Gazeta das caldas que tem como intuito proporcionar aos nossos leitores uma colecção de cerâmica de contemporânea para enriquecer o seu património cultural. daqui a alguns anos provavelmente estas peças terão um alto valor cultural.

Leia nas páginas interiores o que deverá fazer para adquirir estas peças de colecção.

Sérgio Godinho nas Caldas para apresentar a sua obra literária

durante vários meses, a Eira Branca e a Editora abysmo, organizaram encontros entre escritores portugueses e lei-tores que se reuniram naquele espaço de turismo rural que fica nos infantes para falar de livros.

Esta inovadora iniciativa ter-minou numa noite de Junho com a presença do cantor e compo-sitor sérgio Godinho, depois de por cá passarem antónio Mega

Ferreira, inês Fonseca Lopes e Luís afonso. a sala de estar da Eira Branca esteve a abarrotar de gente que quis partilhar momentos inesquecíveis com o cantautor sérgio Godinho.

Gazeta das caldas associou--se à iniciativa e tem à dis-posição para venda aos seus assinantes e leitores as obras apresentadas por este autor.

BE candidata Carlos Carujo à Câmara das Caldas ...

o professor de Filosofia carlos carujo será o candidato pelo Bloco de Esquerda (BE) à câmara municipal das caldas da rainha, nas próximas eleições autárquicas.

o docente, de 39 anos, foi dirigente estu-dantil e sindical e reside actualmente na Freguesia do nadadouro.

o candidato à assembleia Municipal será Lino romão, que já assumiu as funções de deputado municipal na actual legislatura em substituição do colega Fernando rocha.

... e Joaquim Piló à Nazaréo presidente do sindicato Livre dos Pesca-

dores e Profissões afins, Joaquim Pilo, será o candidato bloquista à autarquia da nazaré. natural desta localidade, o candidato conhece bem a realidade local e tem-se batido principal-mente por melhorias ao nível da reabilitação

urbana e das condições da pesca e dos pescadores.a lista para a assembleia Municipal é encabeçada por Jorge

ribeiro, valadense, professor de Educação Física e dinamizador cultural na região.

FátiMa FErrEira

carLos ciPriano

Última

Pág. 5

Pág. 14

Pág. 16

top related