boletim - daridibo.org€¦ · dorst e dandelot (um guia de campo para os mamíferos maiores da...

Post on 11-May-2020

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

BoletimAbril 2017

A importância das florestas sagradasAs diferenças entre florestas sagradas e outroslocais podem ser baseadas na disponibilidadede alimentos, água ou grandes árvoresnecessárias para os ninhos que os chimpanzésconstroem todos os dias. As preferências doschimpanzés também podem mudar durante aestação: na estação seca os locais com águapodem ser essenciais. Outros mamíferostambém podem ter outras preferências.Estamos contentes com a presença de doisestudantes da Universidade de Wageningen(Holanda) que tentarão encontrar respostassobre a importância da floresta sagrada parachimpanzés e outros mamíferos este ano.

Parque Nacional do BoéDevido às frequentes mudanças de governo,levou-se muito mais tempo do que o planejado,mas finalmente nosso amigo Alfredo da Silva,Diretor do IBAP, anunciou que parte da região Boée Dulombi já foram oficialmente declaradosParques Nacionais, com o corredor CheChe paraconectar os dois. Outros corredores ligam estesdois Parques Nacionais com Áreas Protegidas nazona costeira da Guiné-Bissau. Estamos muitosatisfeitos com este desenvolvimento e felicitamosAlfredo e seus funcionários com a sua tenacidadesobre este dossiê. A Guiné-Bissau está entre asprincipais nações do mundo quanto ao percentualde terra sob proteção legal.

Fase de cor escura do Gato DouradoNossas câmeras de trilha continuam a nos dar fotosincríveis e surpresas positivas. Desta vez gravamos uavariaçao de Gato Dourado conhecida como “fase de corescura”. Dorst e Dandelot (um guia de campo para osmamíferos maiores da África, Collins, Londres (1970)),descrevem a espécie como "geralmente marromavermelhado; Às vezes acinzentado ou enegrecido. "Nosso indivíduo gravado pela cêmra está definitivamentemais no lado enegrecido do que acinzentado.

Chimbo Foundation: info@chimbo.org - www.chimbo.org – bank account: NL05INGB0002734651 / Daridibó: www.daridibo.org

EcoturismoO acampamento turístico Fonda Huuwa pode serconsiderado um trunfo importante na recepçaode visitantes. Mais e mais pessoas sabem comoencontrá-lo. No ano passado, tivemos mais de750 noites de visitantes, das quais 86 noitesforam usadas por 12 turistas (de pesquisa).Embora as instalações sejam muito básicas, amaioria dos hóspedes apreciam o conforto deuma cama limpa, a possibilidade de tomar umduche no seu próprio bangalô e uma simplesrefeição local. A maioria deles viu Chimpanzés.Ficamos muito honrados com a visita doembaixador da UE e da sua esposa. Para estacategoria de visitantes seria bom se um tipomenos básico de hospedagem fosse construídono Boé. Na colina de Lugajole, o embaixadorcontou-nos as suas memórias do dia em que aGuiné-Bissau declarou a sua independência. Eletinha 17 anos na época. Ele compartilhouconosco a profunda alegria e a profunda gratidãoque sentia pelos heróis da Guiné-Bissau.

O embaixador da UE, sua esposa e Carla Sorneta,

liderada por Amadal em Vendu Cobolo

Produção de óleo de palmaEm nosso boletim de dezembro, escrevemos sobre as 68propostas de microprojetos que recebemos. Para melhorar asegurança alimentar e estimular a geração de rendasustentável as primeiras propostas que vamos apoiar são asrelacionadas à produção de óleo de palma. Três grupos demulheres liderados respectivamente por Adama Djam Sané deBeli, Fatumata Bailo Djaló de Limbi Afia e Yira Queita deDandula enviaram as melhores propostas e receberão apoiofinanceiro. O rendimento que os projetos gerarão será gastoem arroz em caso de escassez de alimentos e no equipamentonecessário para prevenir queimadas nos locais onde os frutosde palma são coletados.

Nova viaturaO velho Toyota Prado que assumimos a partir do Projeto Bhantal Boé nosserviu muito bem, mas depois de 10 anos de trabalho duro nas estradas doBoé , sua aposentadoria foi necessaria. Houve um atraso na entrega de nosanova viatura por que a mesma (um Toyota Landcruiser) foi enviadaprimeiramente ao porto errado. Em seguida, levou-nos três meses paraconseguir sua liberação da alfândega e assim conseguirmos retirar a viaturado porto de Bissau . A burocracia tem seus méritos de transparência eresponsabilidade, mas quando é combinada com instabilidade política eindecisão, ela tem dimensões dramáticas. Graças a Nati - agente de ligação nonosso escritório em Bissau - e à sua rede informal, finalmente conseguimostirar o carro do domínio dos burocratas de Bissau.

top related