bioma costeiro

Post on 05-Dec-2014

88 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Bioma Costeiro

Paisagismo IAluna: Raquel Afonso dos SantosTurma: A01

O bioma costeiro é um mosaico de ecossistemas encontrados ao longo do litoral brasileiro. Manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos, recifes de corais e outros ambientes importantes exemplificam a diversidade de ecossistemas que podemos encontrar. Cada um deles é formado por características regionais e únicas.

Algumas regiões da costa brasileira apresentam características mais marcantes:

Bioma Costeiro

Bioma Costeiro

Com 8.500 km de extensão, ele se estende ao longo do litoral do país.

Os ecossistemas do bioma Costeiro possuem uma grande variedade biológica. Peixes, moluscos, crustáceos, garças, colhereiros, lontras, insetos, caranguejos, camarões, ouriços, corujas e pererecas são algumas das espécies animais presentes no bioma. As algas azuis, verdes, vermelhas e pardas, as orquídeas, bromélias e samambaias são exemplos de sua flora

Bioma Costeiro

O litoral amazônico apresenta grandes manguezais, assim como dunas e praias. Possui uma rica biodiversidade em espécies de crustáceos, peixes e aves.

Bioma Costeiro

O litoral nordestino é marcado por recifes, dunas, manguezais, restingas e matas.

Bioma Costeiro

O litoral sudeste é muito recortado, com várias baías e pequenas enseadas. Tem por principais características os recifes, as praias e especialmente a mata de restinga.

Bioma Costeiro

O litoral sul possui muitos manguezais, e é especialmente rico em aves.

Bioma Costeiro

Não é possível então falar de características comuns de fauna, vegetação, solo, relevo e clima do bioma Costeiro. Por isso, faremos de outra forma, separando alguns ecossistemas que compõem o bioma costeiro:

Bioma Costeiro

ManguezaisOs manguezais estão em áreas de transição entre o

ambiente terrestre e o marinho. São comuns em estuários (lugares onde rios encontram o mar), enseadas e em lagunas de água salgada. Eles estão presentes em cerca de 30% da costa brasileira.

O solo dos manguezais é lodoso, negro e profundo e fica constantemente inundado. Nele está uma rica camada de matéria orgânica, que é decomposta por micro-organismos e, assim, pode voltar ao meio na forma de nutrientes.

Uma vegetação densa e intrincada caracteriza os manguezais. Normalmente são árvores de raízes aéreas, isto é, que se desenvolvem a partir do caule.

Bioma Costeiro

ManguezaisComo é um ambiente inundado, o manguezal é morada

de muitos peixes, moluscos e crustáceos. São sardinhas, garoupas e tainhas. Mariscos e ostras. O ambiente funciona como berçário. Lá algumas espécies nascem e permanecem até a fase adulta.  Em galerias escavadas no solo, escondem-se os caranguejos durante a maré baixa. Quando a maré está alta, esses habitantes dos manguezais sobem nos troncos e nas árvores. 

Aves marinhas também fazem parte deste ecossistema: como garças e colhereiros. E também pode se deparar com alguns mamíferos que lá buscam refúgio, como as lontras e o mão-pelada.

Bioma Costeiro

Costões rochososCostões rochosos são ambientes costeiros que, como o

próprio nome diz, estão localizados em rochas a beira mar. Eles existem por quase todo o litoral brasileiro: do Maranhão ao Rio Grande do Sul.

São mais comuns em regiões onde existem serras próximas ao mar. Fazem parte destes ecossistemas falésias e matacões, que são fragmentos de rocha em formado esférico.

Fazem parte da fauna deste ecossistema esponjas do mar, anêmonas, caranguejos, camarões e ouriços.Nos costões rochosos aparecem inúmeras algas. Algas azuis, verdes, vermelhas e pardas caracterizam este ambiente. 

Bioma Costeiro

DunasAs dunas são elevações formadas pelo acúmulo de

areia transportada pelo vento. Elas aparecem em áreas com grandes faixas de areia seca.

Fauna e flora são escassas nas dunas. Poucos animais estão adaptados à vida neste ambiente condicionado pelo vento. Entre eles estão alguns insetos e o tuco-tuco, roedor que escava a areia. 

Quanto à vegetação, são comuns gramíneas e plantas rasteiras, como o cipó-de-flores. Estas plantas têm um papel importante na fixação das dunas: suas raízes muitas vezes impedem que a areia seja levada pelo vento. 

Bioma Costeiro

Restingas                                                  São conjuntos de dunas e areais. A vegetação é

então semelhante à das dunas: baixa e rasteira. Mas, sendo um ecossistema maior, a restinga guarda mais espécies que a duna.

Entre a vegetação são comuns araçás-da-praia, sumarés, açucenas, bromélias, orquídeas e sepetibas.

A fauna é formada principalmente por caranguejos, viúvas-negras, baratas, sabiás, corujas e pererecas. Mas o espaço também é utilizado por outros animais.

Bioma Costeiro

A densidade demográfica média da zona costeira brasileira fica em torno de 87 hab./km2, cinco vezes superior à média nacional que é de 17 hab./km2.

Pela densidade demográfica nota-se que a formação territorial foi estruturada a partir da costa, tendo o litoral como centro difusor de frentes povoadoras, ainda em movimento na atualidade.

Bioma Costeiro

Hoje, metade da população brasileira reside numa faixa de até duzentos quilômetros do mar, o que equivale a um efetivo de mais de 70 milhões de habitantes, cuja forma de vida impacta diretamente os ecossistemas litorâneos.

Dada a magnitude das carências de serviços urbanos básicos, tais áreas vão constituir-se nos principais espaços críticos para o planejamento ambiental da zona costeira do Brasil. Não há dúvida em defini-las como as maiores fontes de contaminação do meio marinho no território brasileiro.

Além do mais, as grandes cidades litorâneas abrigam um grande número de complexos industriais dos setores de maior impacto sobre o meio ambiente (química, petroquímica, celulose).

Bioma Costeiro

Por fim sabemos que o ambiente costeiro foi um dos primeiros em que estabelecemos uma relação de uso e apropriação.

FIM

Obrigada

top related