atividades sobre o filme memórias póstumas

Post on 24-Jul-2015

7.147 Views

Category:

Documents

29 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHAProfª Sabrine Menezes

Língua Portuguesa - Língua InglesaIFFarroupilha- Campus São Vicente do Sul

Atividades sobre o filme: Memórias Póstumas.

1. Resuma o filme com suas palavras.2. Qual o gênero (textual) da obra original em que o filme é baseado?3. Resuma o filme em três palavras-chave.4. Quais são os principais temas abordados no filme?5. Qual o tipo de realismo dessa obra?6. Faça uma análise da visão que Brás Cubas tem da sociedade da época.

7. Observe os cenários, o figurino e as gravações externas do filme e confronte-os com imagens do Rio de Janeiro registradas em documentos e fotografias da época. Pode-se dizer que o filme tem uma preocupação histórica?Justifique sua resposta.

8. Uma das dificuldades da transposição por livros de Machado de Assis para o cinema e para o teatro é o modo como o narrador conta a história. Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, por exemplo, o narrador começa a história pelo final e faz, ao longo da narrativa, vários movimentos para frente e para trás (no tempo). Além disso, interrompe a narrativa várias vezes para conversar diretamente com o leitor e introduzir comentários e reflexões filosóficas. Qual solução dada no filme:

a) Às paradas no tempo que o autor faz?

b) À conversa direta com o leitor?

10. O filme mostra o relacionamento que o protagonista tem com quatro mulheres: Marcela, Eugênia, Virgília e Eulália (Nhã Loló). Considerando-se o tipo de relacionamento que o personagem teve com cada uma dessas mulheres, é possível dizer que o filme trasmite uma visão otimista do amor?

11. A obra de Machado de Assis é considerada universalista, pelo fato de abordar questões que envolvem o ser humano de todas as épocas e lugares. O universalismo da obra foi mantido no filme? O filme apesar de situar-se no século XIX, é atual? Justifique sua resposta.

12. Em vários momentos do filme, Brás Cubas diz que a vida é uma loteria. Mais tarde chega a conclusão de que a morte também é uma loteria.

a) A personagem, durante a vida, procurou ser ganhador dessa loteria?b) Que respostas a “loteria da vida” lhe deu?c) Como a sorte vem ao acaso, ele teve sorte na “loteria da morte”?

13. Segundo o crítico Antonio Candido, um dos temas mais importantes do conjunto da obra de Machado de Assis, incluindo-se Memórias Póstumas de Brás Cubas, é a identidade. Diz o crítico:

Essa afirmação do crítico também se aplica ao protagonista do filme? Se sim, justifique sua resposta com fatos e ideias relacionadas com Brás Cubas.

14. Em quais situações do filme ocorrem conflitos éticos ou morais?

Talvez possamos dizer que um dos problemas fundamentais da sua obra é o da identidade. Quem sou eu? O que sou eu?

Em que medida eu só existo por meio dos outros? Eu sou mais autêntico quando penso ou quando existo? Haverá mais

de um ser em mim?

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHAProfª Sabrine Menezes

Língua Portuguesa - Língua InglesaIFFarroupilha- Campus São Vicente do Sul

15. Óbito do autorAlgum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)

Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.

A) Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas.

B) Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo.

C) Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.

D) A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas.

E) O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.

16. Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado o romance divisor de águas da obra machadiana, porque, a partir dele, o autor:

a) Assume de vez a visão da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.

b) Se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos psicológicos patalógicos e os aspectos mais repugnantes da realidade.

c) Antecede as conquistas modernistas, com uma postura crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.

d) Desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.

17. O Romance Memórias Póstumas de Brás Cubas publicou-se num momento significativo da Literatura Brasileira, tanto para a carreira de Machado de Assis, como para o desenvolvimento da prosa no Brasil. Tornou-se um divisor de águas entre:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHAProfª Sabrine Menezes

Língua Portuguesa - Língua InglesaIFFarroupilha- Campus São Vicente do Sul

14. 15. C 16. A

top related