artigo tuberculose

Post on 29-Jun-2015

583 Views

Category:

Documents

56 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ARTIGO

Seguimento farmacoterapêutico em pacientes com tuberculose pulmonar através da

Metodologia Dáder

No Brasil, o percentual de cura para tuberculose,não ultrapassa 75% dos casos tratados, sendo que a meta do Ministério da Saúde é detectar 90% dos casos esperados,atingir 85% de cura e reduzir o abandono de tratamento para 5% .

O Objetivo do Estudo

Implantar a Metodologia Dáder de Seguimento Farmacoterapêutico aos pacientes portadores de tuberculose pulmonar no Ambulatório de Tisiologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP).

Vantagem do Método

A vantagem da Metodologia Dáder está no fato de servir como um instrumento para o farmacêutico realizar o seguimento farmacoterapêutico de forma sistemática, constituindo-se uma estratégia importante para o uso racional de fármacos e para o sucesso terapêutico dos pacientes, bem como para promover a interação do farmacêutico com demais profissionais da área da saúde

Problemas Relacionado a Medicamentos ( PRM)

Todo problema de saúde que ocorre (PRM manifestado) ou é provável que ocorra (PRM não manifestado) em um paciente e está relacionado com seus medicamentos.

O conceito de problemas relacionados a medicamentos (PRM) foi enunciado no primeiro Consenso de Granada como sendo os problemas de saúde decorrentes de resultados clínicos negativos, provocados por diversas causas ligadas a farmacoterapia, que conduzem ao não alcance do objetivo terapêutico ou ao aparecimento de efeitos não desejados

Seguimento Farmacoterapêutico

Prática que profissional se responsabiliza pelas necessidades do paciente relacionadas com os medicamentos, mediante a detecção, prevenção e solução de PRM,de forma sistematizada e documentada, com a colaboração do próprio paciente e demais profissionais do sistema de saúde, com objetivo de alcançar resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente.

Atenção Farmacêutica

Assistência ativa do farmacêutico com paciente na dispensação e seguimento de um tratamento terapêutico, cooperando, assim, outros profissionais de saúde a fim de se conseguir resultados positivos. Melhora e Prevenção.

MÉTODOS

Os atendimentos farmacêuticos seguiram roteiros de entrevista, previamente elaborados que englobaram: escuta ativa, identificação das necessidades (estado da situação), análise da situação, intervenção farmacêutica, documentação, educação em saúde e outros.

Metodologia de Implantação

Programa Dáder de Seguimento Farmacoterapêutico, O método usado compreendeu as seguintes etapas:

-Oferecimento do serviço; -Primeira entrevista; -Fase de estudo; -Segunda entrevista; -Análise situacional; -Avaliação global e suspeitas de PRM; -

Intervenção farmacêutica.

Quadro de Pacientes

Sendo realizadas seis entrevistas, com cada paciente, conforme agendamento do ambulatório de tisiologia De acordo com a metodologia Dáder, a farmacoterapia atende os critérios de necessidade, efetividade e segurança em seu uso que também servem para a detecção de PRM, conforme a classificação a seguir:

Metodologia Dáder para detecção dos PRM

- Quanto à Necessidade;

- Quanto à Efetividade;

- Quanto à Segurança;

Quanto à Necessidade

O medicamento deve ser realmente necessário com finalidade terapêutica, caso contrários pode ocasionar: PRM 1 - indicação não tratada (o paciente não recebe o medicamento que necessita); PRM 2 - medicamento desnecessário (o paciente recebe um medicamento sem indicação).

Quanto à EfetividadeSe necessário deve ser efetivo para

atender o objetivo proposto, caso contrário pode ocasionar: PRM 3 - medicamento não é efetivo (o paciente recebe/toma um medicamento que não é efetivo, independentemente da dose); PRM 4 - doses sub-terapêuticas (o paciente recebe/ toma um medicamento que não é efetivo por baixa dose, sub-dose).

Quanto à Segurança

Se necessário e está sendo efetivo, deve também estar sendo seguro ao paciente, caso contrário pode ocasionar: PRM 5 - superdosagem (o paciente recebe/

toma um medicamento que não é seguro por excesso de dose); PRM 6 - reações adversas/efeitos secundários/interações medicamentosas (o paciente recebe/toma um medicamento que não é seguro independentemente da dose, por provocar reações adversas, efeitos secundários, interações medicamentosas ou alergias).

Critérios para análise dos dados:

- Freqüência às consultas mensais;

- Esquema terapêutico;

- Evolução clínica;

-Como também Recebendo os conceitos : Bom, Regular ou Ruim.

Conceito Bom

Pacientes acompanhados por seis meses, sem nenhuma faltar a entrevista e como satisfatória melhora ou dentro do preconizado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

Conceito Regular

Pacientes acompanhados por seis meses, com pelo menos uma falta e necessidade de

convocação pela equipe do Serviço de Tisiologia, verificação da utilização de

tuberculostáticos Seguimento farmacoterapêutico com dispensação

programada e exata entre uma consulta e outra; evolução clínica relatada em prontuário pelo

médico como satisfatória ou com intercorrências mesmo que dentro do preconizado pelo PNCT.

Conceito Ruim

Pacientes acompanhados por seis meses, com duas ou mais faltas e necessidade de convocação pela equipe do Serviço de Tisiologia, verificação da utilização de tuberculostáticos com dispensação programada e exata entre uma consulta e outra, mudança do esquema terapêutico do PNCT, com evolução clínica relatada como insatisfatória ou com diversas intercorrências.

RESULTADOS

Os pacientes utilizaram o esquema I do PNCT, que consiste na administração dos medicamentos Rifampicina + Isoniazida e Pirazinamida por dois meses na primeira fase, e Rifampicina + Isoniazida por quatro meses na segunda fase; totalizando seis meses de tratamento e o esquema IR (I reforçado), utilizado por um paciente, difere do esquema I, pois há o acréscimo de etambutol na primeira e segunda fase.

Reações Adversas Medicamentosas (RAM)

- 3 casos de epigastralgias;- 2 de diarréias; - 2 casos reações cutâneas /

hipersensibilidade; - 3 de artralgias;

DISCUSSÃO !

OBRIGADO!

top related