apresentação do powerpoint...olá, seja bem vindo à apresentação do workshop criado para o...

Post on 13-Jul-2020

5 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Olá, seja bem vindo à apresentação do Workshop criado para o Sistema de Controle de Bilheteria (SCB).

1

A obrigação de envio de dados de bilheteria já era prevista na Medida Provisória que criou a ANCINE, a MP 2.228-1, de 2001. Mas foi apenas em 2015 que a ANCINE regulamentou o funcionamento do Sistema de Controle de Bilheteria, através da Instrução Normativa nº 123.

2

Os exibidores devem estar aptos a enviar os dados de bilheteria para o ambiente de produção nas datas acima. Caso tenha dúvidas sobre a composição ou número de salas de sua rede, gentileza entrar em contato pelo e-mail scb@ancine.gov.br.

3

O envio é obrigatório apenas para salas comerciais em funcionamento no país. Caso a sua sala não atenda concomitantemente a esses três critérios acima, vocês devem solicitar a alteração de status para sala Não Comercial junto à ANCINE.

4

Dúvidas sobre a composição do relatório, favor nos enviar para o e-mail scb@ancine.gov.br.

5

6

É coisa de outro mundo?

7

É simples. O exibidor envia o relatório para o sistema da ANCINE através de seu sistema. Lembrando que não há a possibilidade de envio manual dos dados. O SCB primeiramente realiza uma validação do que foi enviado, antes de gravar as informações em nosso banco de dados. Após a primeira validação (síncrona), o sistema realiza uma varredura dos dados de relatório e os compara com os dados presentes em nossa base de dados (como, por exemplo, número da sala, códigos de obra). Essa segunda validação é chamada de assíncrona.

8

9

Nós possuímos uma lista de desenvolvedoras que já estão trabalhando para alguns exibidores com registro na ANCINE. Caso tenha interesse, podemos encaminhar essa lista a vocês. Basta solicitar através do e-mail scb@ancine.gov.br.

10

Os recursos financeiros necessários para automação de bilheteria podem ser obtidos através do Prêmio Adicional de Renda (PAR). O edital de 2016 previu que os recursos obtidos no PAR poderiam ser utilizados em projetos de automação de bilheteria, bem como digitalização das salas de cinema e complementos tecnológicos para promoção da acessibilidade. Dúvidas sobre o PAR? Encaminhe para o e-mail par.exibicao@ancine.gov.br.

11

A dispensa temporária deve ser pleiteada de acordo com o tempo necessário estimado para a automatização de sua bilheteria. A princípio, o prazo máximo concedido, após a análise do pedido, é de 6 meses.

12

13

Caso a sua rede exibidora seja composta por uma única empresa com registro na ANCINE, com diversas filiais (complexos), apenas um token já seria o suficiente para iniciar a transmissão dos dados de bilheteria. No entanto, não há limite imposto pelo SCB no número de tokens gerados por cada exibidor. A exigência é que seja gerado, no mínimo, um token por empresa.

14

Ao desenvolver um sistema de bilheteria, o código do token informado no sistema deve necessariamente estar associado ao registro da empresa vinculado aquele token. Caso contrário, o sistema irá gerar um erro (erro 403).

15

Dúvidas sobre login e senha, gentileza entrar em contato pelo e-mail registro.empresa@ancine.gov.br

16

17

Os campos CNPJ, Registro ANCINE e Nome da Empresa já virão preenchidos após o login com o usuário e senha do exibidor.

18

O marcador para gerar um token de produção só ficará habilitado após os testes de certificação serem concluídos sem erros (os 3 relatórios devem estar validados).

19

São três os tipos de inadimplência: por atraso, por envio com erro e por não envio. O exibidor pode consultar os relatórios de inadimplência referentes a sua empresa em seu próprio sistema. Caso tenha dúvidas sobre como consultar as situações de envio de seu complexo, consulte sua desenvolvedora r peça a ela que inclua este serviço no sistema de vocês. As instruções estão disponíveis no Manual Técnico do SCB.

20

21

Os erros são mensagens que notificam o exibidor se há alguma inconsistência no relatório enviado que deve ser corrigida. Caso contrário, o exibidor ficará inadimplente por Envio com Erro.

22

23

As opções de consulta de CPB e ROE estão na página inicial do SAD (Sistema ANCINE Digital). O endereço é http://sad.ancine.gov.br

24

25

Caso, em sua pesquisa, você encontre dois registros para um mesmo Título Original, basta clicar no ícone de Lupa das obras relatadas.

26

Algumas informações nessa tela podem te ajudar a identificar a obra correta, como o nome do diretor ou ano de produção.

27

Aqui colocarei um caso prático para facilitar o entendimento deste cenário de erro. Em uma sala de cinema, estão disponíveis 150 assentos (100 destinados ao tipo de assento padrão e 50 destinados ao tipo de assento especial). Considerando que em uma determinada sessão de cinema, todos os ingressos foram vendidos, a soma de ingressos vendidos de todas as categorias de ingresso (inteira, meia-entrada, cortesia e promocional) para um determinado tipo de assento (padrão ou VIP) deve ser igual ao número de assentos disponibilizados para aquele tipo. No caso acima, a soma 10+10+10+30 é superior ao número de assentos disponibilizados para o tipo Especial (50). Dessa forma, há uma inconsistência nos valores informados.

28

Aqui é importante destacar que meia-entrada que não seja obrigatória por lei (parceria com Bancos e empresas, por exemplo) deve ser informada na categoria Promocional.

29

Ao contrário dos Erros, os alertas são inconsistências de baixa severidade. Por isso, não invalidam os relatórios enviados e não geram inadimplência.

30

Nos casos de co-distribuição, poderá ser informado qualquer um dos dois CNPJ.

31

A duração das obras informadas deve estar de acordo com o registro da ANCINE. As durações podem ser consultadas no SAD, em sua página inicial, dentro das consultas de códigos ROE e CPB.

32

Além de consultar os distribuidores, a ANCINE também consulta algumas fontes externas, como o site IMDb, no que diz respeito à duração de obras.

33

O número de assentos de uma determinada sala pode ser alterado pelo próprio exibidor no SAD (http://sad.ancine.gov.br). Vá até a aba Sala de Exibição, escolha o complexo e verifique os registros de salas relacionados.

34

Clique no ícone Editar (um lápis).

35

Altere a informação do número de assentos de sua sala na base de dados da ANCINE.

36

O resultado do cálculo apresentado acima deve estar entre R$1,00 e R$200. Este valor poderá ser revisto pela ANCINE.

37

Só mais alguns slides...

38

Aqui temos um exemplo do horário limite para envio dos relatórios. Por exemplo, dados de bilheteria referentes ao dia 01 de setembro devem ser enviados até às 10 da manhã do dia 02 de setembro para complexos situados em municípios com população igual ou superior a 200 mil habitantes OU até as 03 da tarde para os demais casos.

39

Indisponibilidade relevante é quando após algumas tentativas de envio em um intervalo de meia hora, o SCB não recebe as informações por estar indisponível. Nesses casos, o prazo da obrigação será estendido em um dia para registros de indisponibilidade em um período menor que um dia. No caso acima, o envio das informações do dia cinematográfico do dia 01 de setembro deveria ser realizado até as 10h/15h do dia 02 de setembro. No entanto, devido à indisponibilidade do sistema, o prazo foi estendido para o dia 03 de setembro.

40

Em caso de indisponibilidade por mais de um dia, o prazo será estendido pelo número de dias em que o sistema ficou indisponível.

41

42

Em caso de dúvidas, mande um e-mail pra gente: scb@ancine.gov.br

43

44

top related