apresentação dos conteúdos, convido vocês a assistirem ao...

Post on 19-Jan-2019

220 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Ati

vid

ade

5.1

rum

7: T

âmar

as

Olá, colegas!

Estamos iniciando a Aula 5, porém, antes da apresentação dos conteúdos, convido vocês a

assistirem ao documentário:

Nunca me sonharam,

disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=S6Di2ZTgMeg

Sinopse Trata-se de um documentário que aborda sobre os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação. Ano: 2017. Direção: Cacau Rhoden. Roteiro: Cacau Rhoden, André Finotti e Tetê Cartaxo. Produção: Maria Farinha Filmes. Elenco: Alemberg Quindins, Christian Dunker, Gersem Baniwa, Mel Duarte, Macaé Evaristo, Regina Novaes, Bernardete Gatti, Marcus Faustini, Ricardo Paes de Barros, Renato Janine Ribeiro. Apresentação: Instituto Unibanco.

O gênero

O referido documentário possui caráter documental (não-ficcional). Seu registro é científico, educativo, informativo e histórico, caracterizando-se pela exposição de fatos reais, porém, não de forma fidedigna, realçando parcial ou subjetivamente, de acordo com o olhar do diretor, marcas, intenções e impressões ideológicas.

O diretor

Cacau Rhoden nasceu em Curitiba, em 1974, e bem cedo decidiu trabalhar com audiovisual. Segundo ele, “foi amor à segunda vista”. “A primeira vez que fui ao cinema eu tinha 13 anos, mas não lembro o nome do filme e dormi no meio da sessão. Voltei com 15 para ver Sonhos, do Kurosawa, e saí da sala hipnotizado, com a certeza que queria aprender como se fazia cinema”.

O contexto Retrato das realidades e adolescências presentes nas escolas públicas, visando a compreender o porquê desta etapa ser a mais problemática da Educação Básica. De um lado, as juventudes cheias de desejos e questionamentos; de outro, a sociedade, as redes de ensino, as políticas públicas que não correspondem às suas expectativas e não lhes oferecem muitas oportunidades. O documentário dá voz a jovens de oito estados de diferentes regiões do Brasil.

1.Tempestade e trovão 2. A chave 3. Nunca me sonharam 4. As grades 5. Utopia 6. Orquestra 7. Tâmaras

Capítulos

“Eles nunca me sonharam sendo um psicólogo, nunca me sonharam sendo um professor, nunca me sonharam sendo um médico, não me sonharam. Eles não sonharam e nunca me ensinaram a sonhar. Tô aprendendo a sonhar sozinho.” (Felipe Lima, estudante de Nova Olinda/CE).

Depoimento

Existe um ditado árabe que diz:

“Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!”

Tâmaras

Antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Conta-se que, certa vez, um senhor de idade avançada plantava tâmaras no deserto, quando um jovem o abordou, perguntando: Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher? O senhor virou a cabeça, calmamente, e respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”.

Atividade 5.1: Fórum 7 – “Tâmaras”

A partir do documentário assistido, participe do Fórum 7, relacionando conceitos sobre o depoimento apontado pelo aluno Felipe Lima ao ditado árabe sobre as Tâmaras.

Dirijam-se até o link "Fórum" (localizado na barra lateral à esquerda de sua tela) e procurem pelo fórum intitulado "Fórum 7: Tâmaras“. As orientações para responder aos fóruns estão disponíveis na Secretaria Digital. Lembrando da importância da interatividade para a qualificação desta ferramenta comente, pelo menos, a explanação de dois colegas e interaja com as respostas a você direcionadas. Dica importante: digite seu texto em doc. ou docx. (Word), depois copie e cole no AVA, para que você não corra o risco de perdê-lo, caso haja alguma desconexão no sistema. Essa atividade é avaliativa onde será considerada sua participação e interação e deverá ser realizada até as 23h59min do dia 21/10 (domingo).

Boa discussão!

top related