apresentação da máquina virtual e wine

Post on 12-Apr-2017

47 Views

Category:

Internet

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

UbuntuGUIA DO INICIANTE 2.0

Emulação de aplicativos e virtualizaçãoWINE

- Erroneamente chamado de emulador, o WINE é uma “reinvenção da roda do software livre”. Permite rodar as aplicações desenvolvidas para sistema operacional Windows, apenas por possui bibliotecas de vinculo dinâmico com o Windows.

- Isso se dá por conta das DLL’s, que possuem código fonte aberto, no Linux.

Funcionalidade(WINE) O WINE trabalha como se fosse uma sub janela localizada na parte do sistema que permite que o usuário, Linux, possa rodar aplicativos próprios para Windows, o que torna mais dinâmico no uso do sistema operacional.

Restrições Embora viável, o WINE pode conter restrições, que fazem os programas aplicativos funcionarem de maneira não tão satisfatória quanto seria no sistema “PAI”. Isso se dá por conta de alguns plug-ins próprios do Windows que impede a reprodução de alguns códigos, imagens, etc...

EX: Microsoft Netframework

Facilidade O WINE permite ao usuário a instalação, direto, na pasta do sistema Linux, exceto, porém com um pouco de dificuldade que todos nós conhecemos. Requer autorização para que rode como um executável.

Como obter? O WINE pode ser obtido através da Central de programas do Ubuntu. Existem versões em desenvolvimento e versões estáveis, porém recomenda-se o uso de versões estáveis por está mais “enxuta” e não conter tantos bugs.

Mitos Muitos dizem que o Ubuntu não possui jogos, mas é um erro cometido por muitos que não conhecem o Ubuntu, há versões próprias para rodar jogos. E isso se expande mais com a utilização da ferramenta WINE que permite instalar jogos que rodam no Windows, tal como: Counter Strike, Far Cry 2, Left 4 Dead.

Virtualização(Virtual Box) Dá-se por conta da criação de um ambiente virtual que permite rodar outros sistemas sem que haja alterações mais complicadas no sistema real.

Permite, assim como um WINE, uma funcionalidade que trás uma gama muito maior de apliçações.

Dupla face Mesmo não sendo um sistema real, o sistema virtual trás um leque de opções a quem lhe faz uso, uma vez que permite ao usuário uma forma de navegação que torna-o isento de qualquer malware ou mal funcionamento no sistema.

Como obter O virtual Box, assim como o WINE, está disponível na Central de Programas do Ubuntu.

De certo, existem outros programas que fazem o mesmo serviço, cabe a cada um escolher aquele que melhor condiz com sua necessidade.

Instalação O processo de instalação se dá de maneira fácil e intuitiva, não tendo muita dificuldade para isso.

Uma vez instalado, o usuário poderá rodar qualquer .Iso de S.O em sua máquina virtual.

Compartilhamento Podemos também fazer uso dos arquivos do sistema real, uma vez que o sistema passa a funcionar em rede, bem como o virtual. Assim os arquivos podem ser compartilhados e essa isolamento é “quase quebrado”

Thanks!

top related