altas habilidades

Post on 06-Jun-2015

5.319 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ALTAS HABILIDADES

São vários conceitos para tentar explicar as altas habilidades ou superdotação.

As altas habilidades, muitas vezes são considerados gênios, porém possuem características de indecisão, e não estão disponíveis a entender a tudo.

Há uma diversidade de interesse desses sujeitos que vão desde os cálculos matemáticos até a aptidão para artes, música, esporte, culinária.

Reconhecer os talentos tem sido, no momento, o grande desafio para estudiosos das altas habilidades.

A escola deve ser um espaço de identificação e acolhimentos desses talentos, sem criar estagnação do processo pedagógico.

A definição de altas habilidades pode seguir alguns denominadores que envolvem conceitos de QI. O que define são os valores muito acima do normal.

Existem diversas tentativas de sistematizar o grande número de definições, as quais podem ser agrupadas nas seguintes categorias: capacidade intelectual excepcional, critérios psicométrico centradas nas atitudes intelectuais múltiplas – produtividade, centradas na criatividade.

Teorias de inteligências: Modelo de Renzulli: capacidade acima da média, alto grau de implicação com a tarefa/ criatividade a partir de um marco social – escola, amigos e famílias. “ As crianças com altas habilidades são capazes de desenvolver este conjunto de aspectos e aplicá-los a qualquer área potencialmente humana”.

Teoria Triárquica da Inteligência de Stenberg: três unidades que representam atividade mental do sujeito, para resolver problemas que o meio propõe: inteligência analítica, criativa e prática.

Modelo de Gagné: diferenças de altas habilidades e talento: transformação naturais em destrezas sistematicamente desenvolvidas para um campo da atividade humana: superdotação – uso das habilidades naturais, talento – alto grau de domínio das habilidades sistematicamente desenvolvidas.

Inteligências Múltiplas de Gardner: mente humana não é entendida como uma dimensão unitária e sim como um conjunto de capacidades, denominadas de inteligências necessárias para resolver ou elaborar produtos de um contexto cultural: linguistica, musical, lógico – matemática, espacial, interpessoal e intrapessoal.

top related