alguns conceitos e técnicas de gestão de estoque: just in time just in time fluxo descontinuo de...

Post on 17-Apr-2015

131 Views

Category:

Documents

7 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Alguns Conceitos e Técnicas de Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque:Gestão de Estoque:

Just in TimeJust in Time

Fluxo Descontinuo de MaterialFluxo Descontinuo de Material

Estoque para DemandaEstoque para Demanda

Ponto de ReposiçãoPonto de Reposição

Just In TimeJust In Time

Visa atender a demanda instantaneamente, com Visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdícios. Possibilita a produção qualidade e sem desperdícios. Possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento da quantidade necessária de componentes, no momento da quantidade necessária de componentes, no momento

e em locais corretos, utilizando o mínimo de recursos.e em locais corretos, utilizando o mínimo de recursos.

No JIT o produto é solicitado quando necessário No JIT o produto é solicitado quando necessário e o material é movimentado para produção e o material é movimentado para produção quando e onde é necessário. O planejamento é quando e onde é necessário. O planejamento é puxado para trás, ou seja pelo Cliente, obtendo puxado para trás, ou seja pelo Cliente, obtendo assim uma redução com gastos desnecessários assim uma redução com gastos desnecessários e cumprindo um dos princípios de seus e cumprindo um dos princípios de seus principios.principios.

Just In TimeJust In Time

Fluxo descontínuo de MaterialFluxo descontínuo de Material

Esta técnica é a que o fluxo de material é Esta técnica é a que o fluxo de material é “empurrado” ao longo do processo. O fluxo de “empurrado” ao longo do processo. O fluxo de informação corre no sentido do cliente, por meio informação corre no sentido do cliente, por meio de depósito e fábrica, até o fornecedor e ocorre de depósito e fábrica, até o fornecedor e ocorre em um fluxo em série. Sua maior crítica é a em um fluxo em série. Sua maior crítica é a necessidade de manter estoques substanciais.necessidade de manter estoques substanciais.

Estoque para DemandaEstoque para Demanda

É o sistema mais simples e comum de É o sistema mais simples e comum de empurrar o estoque para a demanda, a empurrar o estoque para a demanda, a idéia básica é manter os níveis de estoque idéia básica é manter os níveis de estoque proporcionais a sua demanda.proporcionais a sua demanda.

Ponto de ReposiçãoPonto de Reposição

Método do estoque mínimo, sua finalidade Método do estoque mínimo, sua finalidade é dar início ao processo de ressuprimento é dar início ao processo de ressuprimento com tempo suficiente para não ocorrer a com tempo suficiente para não ocorrer a falta de materialfalta de material

Curva ABCCurva ABC

Baseia-se fundamentalmente na idéia de Baseia-se fundamentalmente na idéia de que nem todos os itens tem a mesma que nem todos os itens tem a mesma importância e a atenção deve ser dada importância e a atenção deve ser dada para os mais significativos. (diagrama de para os mais significativos. (diagrama de Pareto)Pareto)

Cálculo de representatividadeCálculo de representatividade

consumo anual de determinado item consumo anual de determinado item vezes seu custo. vezes seu custo.

Organiza-se em ordem decrescente de Organiza-se em ordem decrescente de valor, e calcula-se o percentual relativo de valor, e calcula-se o percentual relativo de cada item em relação ao custo total do cada item em relação ao custo total do estoque (100%)estoque (100%)

Balanceamento de CapacidadeBalanceamento de Capacidade

Aumentar os níveis de estoques em Aumentar os níveis de estoques em processo nem sempre revela-se a melhor processo nem sempre revela-se a melhor solução. Isso força, ao passar do tempo, solução. Isso força, ao passar do tempo, as empresas a buscarem uma fábrica as empresas a buscarem uma fábrica balanceada.balanceada.

Fábrica balanceada = aumento do nível Fábrica balanceada = aumento do nível de estoques.de estoques.

Logo, percebe-se que uma fábrica balanceada não é algo possível. Uma fábrica sempre tem recurso com capacidade MENOR que os demais.Todos os recursos de uma fabrica devem ter uma quantidade minima de apacidade a mais que o recurso com menor capacidade, para que o fluxo não seja interrompido pela restrição. Essa quantidade a mais de capacidade é denominada capacidade protetora, que está inclusa na Teoria das Restrições.

Teoria das Restrições Teoria das Restrições

Capacidade ProdutivaCapacidade ProdutivaCapacidade ProtetoraCapacidade ProtetoraCapacidade OciosaCapacidade Ociosa

Fluxo Contínuo de Material Fluxo Contínuo de Material

Ligado ao conceito de Just in Time, o fluxo Ligado ao conceito de Just in Time, o fluxo continuo de materiais é contra o estqoeu continuo de materiais é contra o estqoeu de produtos acabados, pois a demanda de produtos acabados, pois a demanda ocorre contra a demanda real. ocorre contra a demanda real.

Fluxo Sincrônico de MateriaisFluxo Sincrônico de Materiais

Aqui, a produção e a distribuição se Aqui, a produção e a distribuição se tornam integradas por meio do uso de tornam integradas por meio do uso de tecnologia de informação. tecnologia de informação.

top related